Entao depois de testado , vim dar minha opinião sobre ambos assuntos , tanto sobre ferramenta do tipo RAD quanto esse waveMaker.
Bom acho que fazer um software pra rodar local em browser é furada , começando por ai ,fizesse desktop então. Não cheguei a ver mais deve ter um modo online de fazer a coisa.
Fazer uma ide online é uma sacada boa desde que eu num tenha que baixar nada na minha maquina mas como todo mundo que faz um gerador de codigo/aplicação insiste em usar banco de dados e abordagem bottom up , não vejo muita saida a nao ser disponibilizar o projeto pra integrar no banco local do cara!!
Isso serve bem pra aplicações que ja tem um conjunto de dados pronto do tipo “Quero migrar minha aplicação aqui da lojinha de c , pra ser web java , php o que seja , ai beleza ja tem seu conjunto de dados a coisa ta mais engatilhada”
Tá e se minha aplicação for escrita do zero ?? Como faz ?? Ta nessa de ficar criando banco de dados ainda pra depois começar a escrever código ?? Ta atrasado hein ?? Aplicação de qualidade se começa de cima pra baixo ( UML (diagramas básicos) e láaaa na lanterninha MER e script de banco de dados ) pra que eu vo ficar perdendo tempo escrevendo e reescrevendo código sql,por algum erro que vi depois que modelei se em 3,4 diagramas eu especifico e entendo 10 vezes melhor que em um modelo de dados , tem um milhao de framework que faz o serviço e muito bem feito por sinal , vide hibernate da vida , doctrine para php (que fique claro que não to falando que é pra deixar fazer 100% da coisa toda), entao sempre bom olhar,revisar o que ele ta fazendo,colocar no seu padrao , etcetc.
Agora vamo pra IDE . Ela é bem rica tudo isso não há de se negar . Mas , me dizer que um cara leigo mexe naquilo ?? De cara pelo que entendi (e se entendi errado é culpa da ide) tem que ter conhecimento de banco de dados e modelo de dados pra poder fazer a importação dos dataSet da vida . Ou seja descartamos os leigos e voltamos pros profissionais da area
Vi o código exportado , me desculpe , mas num da pra entender nada da organização da coisa . Funciona ?? Funciona . O scriptcase funciona tb e da ate arrepio de pensar na porquisse toda que ele gera . Gerou um monte de coisa tudo jogado , com um monte de nome estranho , nem o padrao basico de um projeto java seguiu chamar seu web root de webapproot que isso ou chama WebContent ou vai direto na raiz… nem META-INF gerou …meu Leader Team nunca na vida aprovaria esse fonte.
Gastaram muito dinheiro e energia na coisa toda , que era pra ser facil certo ? De facilidade mesmo num vi nada.
Eu num usaria nem pra prototipar , tem muita ferramenta 10 vezes melhor , gratuita e que proproe a fazer só isso. Pencil por exemplo pra que num conhece.
Sobre ferramentas geradores de código e RAD agora :
Muita gente aqui no guj torce o nariz , pra gerador de aplicação ou código , eu até disponibilizei de graça um tempo atras um gerador de código fonte , que eu vi que tava dando tanto certo que acabou ficando comercial (não lancei oficialmente ainda , em breve vou lançar) . É isso mesmo sou mercenário , tem que ser né …ó o google dominando o mundo ai… rs
O que eu fiz funciona MUITO BEM obrigado e num gera uma virgula de código fora de padrão de mercado . Dependo da complexidade da aplicação gera quase que instantaneo . Isso mesmo e num é balela minha não , ou papo furado , tanto é que quando lançar vou abrir uma conta free pra turma do guj , que sempre foi minha casa usar e conferir . Minha abordagem é totalmente diferente do que tem no mercado . Nada de engenharia reversa de nada , ficando baixando ferramenta instalando num sei o que .
A conversa da ferramenta com o desenvolvedor …
Ferramenta : Amiguinho se precisa de um projeto ??
Programador : Preciso cara !! Faça o favor .
Ferramenta : Beleza . E ai se ta afim de usar o que ?? Java ??
Programador : Opa java sim , é minha praia .
Ferramenta : Qual versao ??
Programador : 1.6 né ?
Ferramenta : Opa beleza . Ta e se usa ou vai usar o que de controller ?? Vraptor ? Qual Versao ? e Banco ?? jdbc ??
Programador : jdbc
Ferramenta : JDBC ?? Se ta loko rapaz … Vamo de hibernate vai … ou ta afim de ir pro cloud do google com o objectify ??
Programador : Cloud , mas já ??
Ferramenta : Cloud uai eu suporto , vo te dar o caminho das pedras . A vai falar que se vai ficar usando servidor dedicado ainda . Ta ficando pra tras irmãozinho.
Programador : A vo de hibernate entao vai depois eu pesquiso melhor cloud , e a empresa aqui usa já entao vamo de hibernate .
Ferramenta : Firmeza entao , agora vo te perguntar mais um monte de coisa , se quer autenticação na aplicação ?? SE quer um painel de log de evento ? E log de erro ?? Se quer um painel de email ??
Programador : Opa vamo de pacote completo , quero tudo essas paradas ai .
Ferramente : blz seu projeto ta criado .
Programador : Ta pronto ??
Ferramenta : Pronto ?? Ta loko , num so o maker , num vo adivinhar o que voce quer … Vamo rapai trabalhar. Modela suas classes ai em mim.
Programador : Ah ta achei que tava pronto. Blz ó tenho esse diagrama de classes aqui so passar ai , é só isso . Mas eu num posso exportar em xml e te mandar e voce se vira ??
Ferramenta : Infelizmente AINDA não cara , mas vou fazer isso ainda pra te poupar o trabalho de escrever de novo o que ja ta escrito , entao quebra o galho passa aqui pra mim tudo ai ,
classe a classe , seu atributos e seus tipos e uma coisinha ou outra que vo te perguntar.
Programador : Firmeza , ta ai . Simples e objetivo hein ?
Ferramenta : é a ideia né , de complicada ja basta a vida
Programador : Ta então exporta ai pra mim :
Ferramenta : firmeza . To o zip ai .Se vira irmaozinho.
Programador : Vai rodar de cara né ? Esse código num ta uma zona né ??
Ferramenta : Lógico que vai rodar né , se num rodar eu to com bug, por favor avise meu dono. Código zona esse !! Primeiro que eu gerei em cima do que voce pediu , se pediu hibernate num pediu ? Ta ai uai … ta as classes anotadas bunitinha ai no seu pacote model … voce ou seu modelo me falou a relação das classes os nomes … então num to adivinhando nada … se tiver coisa errada a cagada foi sua … eu gero em cima do que voce me falou pra fazer …
Programador : A ta vi aqui agora que eu vi ! A mas seu codigo ta tudo desformatado .
Ferramenta : Pelo amor né ?? Ctrl + Shift + F no eclipse né.
Programador : Verdade minha ide faz isso. Opa agora sim . Na boa achei que ia gerar uma porcariada , mas ta bem decente viu , meu LT com certeza homologaria essa qualidade de código
Ferramenta : E nem seria o contrário eu gero em cima do que voce pediu e o framework que voce escolheu . Num tem onde inventar moda. Entao tudo que ta ai num tem nada inventado da minha cabeça isso é mercado , o legal agora é que voce se vira meu amigo , num tem dependencia comigo o código é seu eu so acelerei e muito a bagaça toda pra voce .
Programador : Ta mas ta pronto tudo cara é só acertar um label ou outro e já era .
Ferramenta : É se ta falando isso pq o projeto é simples sabixão
Programador : Bom 12 classes de negocio num diria que é tão simples assim .
Ferramenta : Talvez suas regras sejam simples entao . Bom mas em todo caso o código ta ai , se precisar mudar algo se vira , documentacao tem aos montes de hibernate e vraptor e jquery e sei la o que voce escolheu.
Programador : Blz me viro daqui pra frente pq tem umas coisas aqui que voce num vai saber fazer.
Ferramenta : Com certeza não . Faço o que está a meu alcance .
Programador : Tem varias regrinhas de negócio agora que preciso fazer . um abraço e valeu por esse up pra mim. Digo que voce adiantou 90% desse projeto
Ferramenta : Time is money , my friend . É tem alguns projetos que não adianto tanto assim . A parte de dominio eu garanto 100% pronto e varias interfaces das coisas .
Programador : A mas tem umas interfaces meio loucas aqui com ajax e mais um monte de coisa.
Ferramenta : A blz , tranquilo jquery que voce escolheu isso é mole.
Fim da novela . Eu sou a favor e uso ferramenta de geração ou qualquer outra que faça o que se compromete a fazer . Eu sempre precisei acelerar meu trabalho , pra ficar mais produtivo , ja conheci inumeras ferramentas geradoras , a maioria caia na velha historia de porquisse no fonte final e isso sempre desanimava e eu entendo o porque muita gente torce o nariz pra coisa. Porque sempre tiveram más experiencias com o que usaram . Mas se voce for ver o rational rose da vida , o case deles vende que nem agua . Apesar de não achar que apenas escrever classe pura acelera em nada o desenvolvimento , mas para todo o resto é perfeito da UML é ótimo , e num é atoa que a IBM comprou eles .
Outro caso ruim .O oracle com o JDeveloper (que agora é free) e o ADF que da mais trabalho consertar o que ele escreve do escrever do zero .
E muitos outros .
E pra reforçar . Nada nesse mundo vai substituir uma equipe de desenvolvedores , ferramenta nenhuma faz milagre , mas agora ser xiita ou cético a ponto de não usar nada “só o getter e setter” ai tamem é demais , cada coisa no seu lugar , hora de usar ferramente usar ferramenta , hora de usar a recurso humano usar recurso humano , tirando o dia que o google criar um robo com inteligencia suficiente pra poder fazer tudo ai num vai existir mais desenvolvedor , mas que é uma forte tendencia automatização das coisas inclusive software isso é .
E pra finalizar como dizia meu professor de faculdade : “Nós fazemos ferramenta pra todo mundo , menos pra gente”.