Voltei a ficar desempregado, porém com mais experiência de trabalho, mas ainda não é o suficiente para atender as expectativas de alguma empresas , porque eu sou nada mais e nada a menos que um programador júnior.
Quando vou buscar por vagas de emprego como programador Java na minha cidade, o argumento que é a maioria das empresas buscam por TALENTOS!!! Então o que seria um TALENTO?
Seria um tipo de candidato que tem PERFORMACE!!! em programar. Então o que seria um candidato que tem PERFORMACE?
É um candidato que ao trabalhar com desenvolvimento de sistemas ele tem um auto graus de desempenho, que envolve um código coeso, e pouco aglobado e feito em um pequeno espaço de tempo, ou um candidato que ao pegar numa linguagem que não tem muita pratica, ao estuda-la ele aprende rápido.
Ao ser informado dessas coisas eu descobrir que não sou um cara com PERFORMACE nem TALENTO, e agora?
O que fazer?
Mudar de profissão?
Mano, quando estava na faculdade eu ajudava colegas de classe em aprender algoritmo, e hoje em dia esses caras estão ganhando o suficiente para viagem para Europa uma vez por ano. Mas afinal aonde está o problema?
A trajetória de alguns foram entrar numa faculdade, conseguir vários estágios, e com os estágios conseguiram oportunidades de trabalho.
Eu fiz uma trajetória diferente dessas, e com isso sair prejudicado.
Mas e agora o que fazer?
Eu tive a ideia de pegar serviços e projetos para fazer, mas os clientes querem que sejam entregues cada projeto em media de duas semanas a 30 dias, eu descobri que sozinho não consigo dá conta, então tive a ideia de chamar uns antigos colegas de faculdade para me ajudar. Mas sabe qual foi o resultado?
Eles não deram a devida importância necessária que deveriam dá ao projeto, não podia me comprometer com os clientes e saber que existiria o risco de não entregar o projeto, e para agravar poderia me queimar com os outros futuros clientes.
A gente vive em plena crise financeira no Brasil, sendo que você vai se conformar com essa crise?
As emissoras de TV vivem dizendo que a minha profissão não está em crise, sim de fato, não está, o mercado está muito aquecido, mas somente tem oportunidade para quem tem PERFORMACE ou para programadores Pleno que estão aceitando salários de júnior.
Então qual seria a solução?
A gente deveria se unir através de fórum e sermos mesmo dedicados e comprometidos, e colocar na cabeça que a crise financeira ela somente existe se acreditamos nela.
Um pega um projeto com um cliente, posta aqui no fórum, e diz que está com um cliente para entregar o projeto, e a gente se juntava para ajudar a concluir o projeto do companheiro sem ter interesse de fins lucrativos, ai um outro posta pedindo ajuda para fazer um projeto e a gente faria a mesma coisa, e quando pensar que não, conseguimos a experiência que tanto desejamos para entrar no mercado de trabalho.
Mas como podemos fazer tudo isso se somos desunidos?
Eu não quero acredita que estou sobre a minoria, será que todos mundo que se forma nos cursos de tecnologia da informação estão conseguindo emprego?
Eu somente sei que tenho vários contatos de clientes, e de pessoas que necessitam de alguém para criar o projetos para elas, mas sozinho eu não tenho como dá conta.
A gente tem que ser mais humilde galera, cadê a vontade de vencer?
Eu tenho vontade de aprender, de crescer, de tudo, mas sozinho eu não posso fazer diferença.
Eu acredito que se a gente mudasse a forma de olhas as coisas realmente não existiria motivos para ter crise profissional para ninguém!!!