Engenharia de Software ou Ciencias da Computação?

Uma curiosidade que eu tenho, qual a melhor faculdade para um programador?
[b]engenharia de software
[b]Ciencias da computação
[b]ou outra

e qual a diferença?

Eu achei, mas vlw mesmo!!!

mas quem quiser tbm tirar essa duvida a vai a resposta!!!

Em termos simples, o engenheiro de computação trabalha entre o hardware e o software de base (sistema operacional), criando drivers, arquiteturas etc. O cientista trabalha a evolução e pesquisa da computação, linguagens, compiladores.

Além disso tem os cursos de bacharelado em informática e sistemas de informação para softwares mais empresariais.

Os 4 cursos tem uma intersecção muito forte. A maioria dos empregos comuns poderia ser ocupado por qualquer um dos quatro. Mas é mais fácil um engenheiro ir pra industria de pesquisa de base, o cientista ficar no academico pesquisando novos problemas e aplicações, enquanto os demais vão para as empresas de desenvolvimento mesmo.

Mas qualquer um deles pode fazer por exemplo uma certificação oracle e trabalhar como DBA, ou uma certificação Cisco/Lpi e trabalhar com administração de redes. O mesmo vale para certificações de desenvolvimento como Java e de outras linguagens.

As áreas de mestrado dentro da computação são tantas que seria dificil listar aqui, mas para dizer algumas:

• Inteligencia artificial
  • Redes
  • Sistemas distribuidos
  • Engenharia de software
  • Robótica
  • Sistemas embarcados
  • Computação ubíqua

e dentro de cada uma delas, tem mais um menos umas 5 sub-áreas para escolher hehe

muito interessante, mas isso pode varia muito em que área o estudante que se especializar.

essas descrições são para teoria pois o foco d cada curso depende muito da grade curricular do msm.

vc pode ter um curso de ciência(s) da computação com a grade curricular mais para engenharia da computação ou para sistema de informação ou para engenharia de software. um curso de engenharia da computação com grade igual ao de software (com foco em sistema da informação) e por ai vai…

o MEC (Ministério da Educação) ñ exigia isso, pois na realidade, tais definições são bem rescentes e, caso ñ esteja enganado, as maioria (señ todas) profissões da área de TI ainda nem foram regulamentadas.

resumindo: para ter certeza do foco do curso q vai cursar veja a grade curricular do msm e, principalmente, consulte os alunos dele.

[]'s

O curso mais completo sem sombras de dúvidas é a Engenharia, 5 a 6 anos.
Mas somente escolha esse caminho se você gostar de matemática, cálculo avançado,
fisica avançada, hardware e construção de software em baixo e em alto nível.

Mas é muito raro encontrar empresas que utilizam todo o conhecimento que se aprende ao fazer
engenharia. A maior parte das vagas se encontram na parte de software em alto nível.

Eu prefiro ciências da computação

tambem acho inteligência artificial muito interessante

meu negócio é programar, quero morrer programando

:smiley:

Eu sempre quis fazer ciência, mas tive a oportunidade de estudar Sistemas de informação como bolsista, e este ano estou trocando para TI (tecnologo mesmo, pq num guento mais a faculdade!!). Hoje eu acho que o que vale mesmo é pra onde vc vai se direcionar com os conhecimentos da faculdade. Na empresa onde eu trabalho tem ambos ciência, engenharia e sistemas, e todos executam a mesma função, é claro que tem uns que tem mais facilidade pra algumas coisas.
Hoje eu vejo que a minha cara mesmo é arquitetura, que é o que pretendo fazer na pós.

se quer ser um joaotalhao faça engenharia se quer ser o fodao faça cc

Ciência da computação e bem mais completo!

Classificação dos cursos de informática pela SBC - Sociedade Brasileira de Computação:
Tipo 1 - usam a computação como atividade fim, ou seja, estuda-se a computação com a intenção de aprimorá-la. Exemplo: Ciência da Computação
Tipo 2 - usam a computação como atividade meio, ou seja, estuda-se computação como uma ferramenta para resolver-se problemas de outras áreas do conhecimento. Exemplo: Sistemas de Informação (administração de empresas), Engenharia de Computação (sistemas de computação), Matemática Computacional (matemática), etc.
Tipo 3 - usam a computação como objeto de ensino. Exemplo: Licenciatura em Computação
Nenhum curso é melhor ou pior, tudo depende de qual é seu objetivo profissional e, principalmente, de seu esforço como estudante.
Veja mais na página do prof. Fernando Buarque -> http://www.fbln.pro.br
Também já tive esse questionamento, e espero ter ajudado.

ambos são ótimos cursos.

Sou muito mais Ciencia da Computação. Mas acho Engenharia de Software meio futil… sei que não é… mas sei la, prefiro colocar a mao na massa.

Engenharia é o melhor para quem quer aprender coisas mais direcionadas ao mercado de trabalho, na minha opinião

mas eu acho que técnico em informatica é melhor
puxando brasa pro meu assado hehehhehe

Não posso falar pelos outros cursos pois conheço poucas pessoas que os fizeram e essas pessoas cursaram na mesma faculdade, então fica dificil definir, mas posso falar do curso que eu fiz, no caso CC. Eu sinceramente acho um curso bem completo, o problema é que pra quem está esperando ficar só na programação pode acabar se decepcionando com as matérias teóricas. Eu fiz, gostei muito e recomendo 100%.

Eu fiz Ciência da Computação… e achei bem completo também…não me arrependo