Sun Gets Serious About Python

Sun Gets Serious About Python

Segundo [URL=http://www.infoq.com/news/2008/07/sun_python]matéria vinculada no InfoQ[/URL]:

Depois do Google apoiar o Python, agora é a vez da Sun. Como a linguagem tem se tornado cada vez mais popular, os próximos releases do NetBeans terão suporte ao Jython e Python.
O projeto, chamado de nbPython, inclui:

Syntax highlighting with version support;
Code Completion, Python/Jython support;
PyUnit support;
Debugger support;
Python library manager;
Bundled Jython Package;
Execution of python scripts;

Além disso, a Sun também anunciou o [URL=http://developers.sun.com/python/]Python Developer Center[/URL], um portal exclusivo sobre a Python e o Jython.

Quem diria hein ? a JVM tá se tornando realmente MULTI-LINGUAGEM… e o interessante é que os programadores Java tem todo esse poder e não precisaram nem passar por reciclagem… quem quer… usa… quem não quer… continua com Java e não abre mão :slight_smile:

Tô brincando com Python desde o GDD e tô gostando bastante da linguagem. Recomendo uma olhada.

É… A JVM está com a corda toda mesmo!

Ainda não tenho uma visão muito bem formada a respeito dessa abertura a outras linguagens que a Sun atualmente está promovendo, no entanto, às vezes me leva a pensar que, segundo a visão deles, a linguagem Java começará a perder a sua força num futuro muito próximo. Será??? :shock:

aonde esta escrito isso ?

A ideia de juntar varias linguagem a plataforma java é justamente o contrario… é unir forças… cada um em seu escopo :slight_smile:

Hum, interessante a idéia de unir forças…

Isto não está escrito em lugar algum Chun, pois como eu mesmo havia dito, é uma idéia (ou desconfiança) minha, e somente minha, mesmo.

Axo muito interessanta a JVM fazer isso pois assim ira fortalecer a sua estrutura e despertando o interesse de programadores python a usar JVM… Ou Alguem axa que eles dão tiro no escuro…

Na verdade acho que a estratégia da Sun é: Unir pra conquistar, o que pra nós javeiros de plantão é uma excelente notícia.
E também não passa de estratégia de marketing, pois se nós pararmos pra pensar se eles incluirem todas as linguagens “uteis e da moda” dentro da VM quantos mais programadores eles terão para o seu humilde rebanho?

É não é só a m$crosoft que gosta de conquistar o mundo :D, viva o monopólio!

Legal esta notícia.
Eu que só mechi com Java até hoje me interessei em saber um pouquinho sobre Phyton tambem… vou procurar.

Aliás, estes dias mesmo estava lendo um topico aqui no GUJ e teve alguem que provavelmente trabalhava com phyton e que falou que o Phyton já é multi-plataforma. Vide o sexto post (do cv) : aqui

Então não entendi o post acima. Pode ser que por este motivo; na cabeça dos desenvolvedores phyton ; que eles não necessitam disso da SUN e JVM. Alguem poderia me explicar então ?

Muitas linguagens rodam em vários sistemas operacionais. É assim com Python, Ruby, PHP, Perl e vários outros. Ter essas linguagens rodando na JVM é bom porque se ganha interoperabilidade, mas não porque se ganha a possibilidade de ser multi-plataforma (isso já havia).

Vejo que a estratégia da Sun não é somente “conquista”, mas de abertura. A empresa por trás do Java nunca toma a decisão de adicionar mais uma linguagem na JVM por iniciativa própria, sempre existe antes uma comunidade independente que desenvolve o porte. A Sun apenas dá a benção ao projeto quando este está razoavelmente maduro.

E é legal ter mais linguagens na JVM. Sinto que é o começo do fim do Java como “Silver Bullet” ou “Gold Hammer”, e o conseqüênte fim de certas atitudes como: aprender Java e Struts e por o burro na sombra; ou vangloriar o fato de alguém tem feito uma aplicação X inteiramente em Java, e usar isso como prova de que não se precisa aprender mais nenhuma linguagem.

Só quero dizer uma coisa.

Sempre acreditei no Python. E sempre falei isso.

Aqui no GUJ já fui ridicularizado por isso (tá, não fui, mas é só pra fazer um drama). Quando eu falava em python ninguem acreditava em mim. Como eu vou atrás do que eu penso e não do que os outros falam, já faz mais de ano que estou trabalhando com python, e para alguns casos está sendo bem bom. Mesma coisa com PHP.

Fico feliz de ver o suporte a Python e PHP no NetBeans. E melhor que é suporte de verdade, e não apenas corzinha na sintaxe.

Eu me defendo de todos os lados com o trio: Java, Python e PHP.

Uma pergunta boba…
Vale chamar a linguagem de “pitom” (num papo em português, é claro), ou é preferível sempre a pronúncia em inglês (algo parecido com “páifon”) ?

[quote=marcelomartins]
Eu me defendo de todos os lados com o trio: Java, Python e PHP.[/quote]

PHP e Python juntos na mesma app?
Por que isso?

Codigo legado ? API “muito legal e inexistente” em outra linguagem ?

Fazer remakes é algo muito util…

[quote=Rafael Nunes][quote=marcelomartins]
Eu me defendo de todos os lados com o trio: Java, Python e PHP.[/quote]

PHP e Python juntos na mesma app?
Por que isso?[/quote]
Eu disse na mesma aplicação? Não né!

Mas então tu pensou em usar Java e Python na mesma aplicação? Pra que isso?

:slight_smile:

Com Java, Python e PHP eu me defendo bem por todos os lados em e com aplicações diferentes. Cada um com suas aplicações (no sentido de: ser aplicado a alguma coisa, e não no sentido de um software).

Sinceramente eu apostaria muito mais em uma combinação Java + Python + Groovy ou JRubi, pois PHP já está no mercado a décadas e sinceramente? ainda pra mim não passa de uma linguagem de script pra quem gosta de fazer gambiarras, apesar que a POG pode estar em todos os lados…
tudo bem, sei que vão me crucificar, mas acho que é “Cada um no seu quadrado”, gosto não se discute, e olha que eu falo isso do PHP pq o conheço de alguns anos e trabalhei muito com ele, e cansei de ver “pog” em tudo qto é lado… bom espero que a versão 6.0 tão esperada tenha melhorado muito, aliás no meio dos phpeístas estão todos reclamando as mudanças, que ao meu ver melhoram e muito a linguagem, limitando as POGs, graças a Deus.

Thats all folks.

Grosso…humpf
:lol:

Estou usando na verdade, tenho um ‘middleware’ que disponibiliza alguns serviços via REST.
E alguns clientes como são coisas simples que faço ao consumir o serviço, faço-os em Python.

Mas também me agrada a idéia de poder gerar páginas em Python acessando alguns Servlets.

Eu tambem me interessei um pouco mais por Python depois do GDD! :smiley:
Realmente é uma linguagem bem interessante.

Eu estava dando uma lida no diveintopython e também gostando bastante. Pensei até em contribuir com o desenvolvimento do novo amsn.

Obs: O que é GDD?

quote=alexrosa pois PHP já está no mercado a décadas e sinceramente? ainda pra mim não passa de uma linguagem de script pra quem gosta de fazer gambiarras (…)
tudo bem, sei que vão me crucificar, mas acho que é “Cada um no seu quadrado”, gosto não se discute, e olha que eu falo isso do PHP pq o conheço de alguns anos e trabalhei muito com ele, e cansei de ver “pog” em tudo qto é lado… (…)
[/quote]

Não quero começa “flames”, mas sim defender meu ponto de vista. Também trabalhei bastante com o PHP. Na verdade na minha vida profissional tenho mais tempo trabalhando com PHP do que com Java. Atualmente trabalho com Java. Mas acredito eu que todo esse “POG” no PHP não é culpa da linguagem, mas sim do programador. O problema é que PHP tem uma curva de aprendizagem bem menor que Java. Qualquer um que tenha mínima noção(minima mesmo) de lógica de programação, consegue desenvolver “aplicações”(entre aspas mesmo) com muito pouco tempo de aprendizagem. E boa parte do povo que trabalha com PHP, na verdade nem aprendeu a linguagem direito. Tanto que se vê muita re-implementação de coisa que a linguagem já suporta. Seria mesma coisa que eu reescrever a ArrayList para todo projeto. Ou seja, você pode fazer aplicações bem escritas em PHP. È questão do programador se policiar e saber realmente programar com PHP. Mas concordo que é mais fácil fazer POG no PHP do que no Java por exemplo.