"
Como você sugere pra avaliar se a pessoa mentiu no currículo? [/quote]
uma prova inteligente… nada de decorebas de certificações e nem exercicios que não tem haver com o foco principal… como coisas de logica e matematica… a prova não é pra contratar um matematico certo?! deve colocar exercicios espondo o candidato a situações reais e a alternativas de soluções… com soluções erradas, corretas e otimizadas… e perguntando o pq acha que esta alternativa é a melhor… e entrevistar 80 candidatos não leva a nada só mostra que o rh ta querendo mostrar trabalho ou que é muito incopetente de não conseguir selecionar alguem…
é dificil saber se o cara mentiu ou não no curriculo mas uma prova inteligente ajuda bastante…
"
[quote=marcosalex][quote=luistiagos]
uma prova inteligente… nada de decorebas de certificações e nem exercicios que não tem haver com o foco principal… como coisas de logica e matematica… a prova não é pra contratar um matematico certo?! deve colocar exercicios espondo o candidato a situações reais e a alternativas de soluções… com soluções erradas, corretas e otimizadas… e perguntando o pq acha que esta alternativa é a melhor… e entrevistar 80 candidatos não leva a nada só mostra que o rh ta querendo mostrar trabalho ou que é muito incopetente de não conseguir selecionar alguem…
é dificil saber se o cara mentiu ou não no curriculo mas uma prova inteligente ajuda bastante…[/quote]
Então acho que me expressei mal, não é que entrevistávamos 80 pessoas por vaga, mas que apareciam mais de 80 pessoas por vaga.
Muitos que diziam ter mais de dois anos de experiência não passagem por testes básicos, outros que se diziam fluentes de inglês quando viam que a entrevista era em inglês pediam licença e voltavam pra trás, teve cara que dizia trabalhar com java há 3 anos e perguntou “o que é java?” e por aí vai. E olha que pedimos somente JavaEE, não precisa nem conhecer Hibernate e JSF…
Tem muita gente fraca procurando emprego mas tem muita vaga pra desenvolvedores intermediário pra cima. [/quote]
Nossa apareciam 80 pessoas por vagas… :shock:
e ainda tem gente que tem a cara de pau de dizer que o mercado de java ta otimo…
Mas pra quem sabe java, o mercado tá ótimo.
O problema é esse pessoal que fez um Hello World ou se formou faz pouco tempo e se acha O PROGRAMADOR e tomba em entrevista besta.
Acho que o pessoal não leu a notícia toda. O cara explica a questão da formação:
"
O grande problema é que o Brasil é um “continente inteiro”, tanto haverá lugares com sobra de vagas quanto de mão-de-obra. As Empresas precisam de resultados, a grande diferença estará no negócio da Empresa o que é resultado para uma pode ser balela para outra.
Gente, fiquei asustado!
Tenho 44 anos, estou terminando um curso de Java básico agora, começando faculdade agora e vejo um longuíssimo caminho pela frente…
Sabe, fica pra mim a pegunta "fazer o quê, agora?’.
Abraço!
A verdade é que o mercado e amplo
Diploma é necessario
Conhecimento e essencial
Certificaçao mais ainda
Experiencia nem se fala
quem tem tudo isso ta bem na foto.
Eu parto do princípio de que ‘difícil é aprender a ler… o resto está escrito’. Enquanto continuar este comércio ‘universitário/certificante’, deixaremos de ter bons programadores trabalhando, preferindo deixar a vaga livre para um ‘politicamente encanudado’. Dane-se o conhecimento, a experiência. O négocio é ser ‘cursado’.
dane-se msm
e um caminho sem volto
chega de experiencia conhecimento sao
fundamentais, ms um 'universitário/certificante’
nao pode ter isso tbm
ou seja ou é 'universitário/certificante’
ou tem experiencia e conhecimento???
pq o cara nao pode ter conhecimento, certificicao e ser universitario???
o que tem e errado nisso?.
Releia novamente o que escrevi e talvez voce consiga entender. Mas mesmo assim vou tentar explicar :
- Sou graduado.
- Tenho 24 anos trabalhando com desenvolvimento de sistemas.
- Conheci inúmeros profissionais de informática que não tinham graduação mas eu tiro o chapéu, o boné, a kipá, o gorro, a touca e o capacete pra eles.
- Conhecí inúmeros graduados que sequer conseguiam entender uma frase escrita por mim.
Concordo que dá pra ser todas as coisas juntos : experiente, graduado e certificado. Mas quando eu entrevisto alguem, valorizo mais a experiência (com sistemas e linguagem) do que os títulos e canudos.
Conheço muita gente que o papai consegue pagar vários cursos, em várias instituições, e o cara fica parecendo uma ‘penteadeira de put@’, cheio de diplominhas e certificadinhos. Mas quando vão pra uma entrevista e eu pergunto algo sobre sistemas, aplicativos, relação com clientes, negócios da empresa e tals, o cara não tem a mínima noção do que estou falando… fica com cara de ‘vaca na frente da farmácia’.
Consegui me explicar ?
Agora ta explicado pq o candidato
fica com cara de ‘vaca na frente da farmácia’.
Talvez porque seja dificil entender uma frase tua.
ta explicado sim senhor.
O problema é que eu estou acostumado a utilizar as vírgulas no lugar certo. Eu sei fazer isto.
Só não aprendeu a utilizar os acentos!!!
trabalhar que é melhor. Não vou ficar
perdendo tempo quem sr. experiência.
eu to procurando um novo emprego no momento, e eu que tenho pouca experiência (pouco menos de 2 anos, e a maioria da experiência em desktop) posso dizer…
falta oportunidade para quem está começando, tem bastante vaga no mercado sim, mais pra quem já tem 2 anos ou mais, com web, a maioria dessas vagas pedem tanto experiência com struts quanto com jsf, boa parte delas pede EJB, e boa parte delas pede experiência com IDE especifica e servidor de aplicação especifico…
o mercado ta com bastante vaga sim, porém pede que o estagiário seja na verdade o junior (mais que trabalhe com salário de estagiário), que o junior seja um pleno, que o pleno seja um sênior, e que o sênior seja sênior mesmo e que seja gerente também…
"
Não consigui deixar de postar!!!
Muito claro que a notícia é pra matricular gente nessas escolas.
pááááára!
OBS:apesar de que a galera levou a sério e começou a postar assuntos interessantes.Galera de conteúdo essa.
O colega postou lá em cima que as empresas são orientadas a resultados.
Bem, quase isso. As empresas sérias são orientadas a resultados.
A maioria das empresas são orientadas a puxação de saco, a culto a personalidade do chefe, a extorsão de clientes-vítimas, a exploração de clientes-otários. E mesmo algumas que são orientadas a resultados não são sérias, pois por vezes esses resultados dependem de escravizar e/ou aterrorizar os funcionários.
É por causa desses tipos de empresas que a área de TI está um caos, mas não é só a área de TI.