Sobram vagas para profissionais de TI em diversas áreas

Poderia enumerar tais impactos?

A meu ver o google resolve qualquer deficiência, basta a vontade de pesquisar.
[/quote]

E quem resolve as deficiências do Google ?[/quote]

O bom senso, algo essencial no curriculum de um bom desenvolvedor.[/quote]

OK, nunca mais vou ler uma página sobre complexidade de algoritmos ou estrutura de dados. O bom senso me basta

[quote=rmendes08]
OK, nunca mais vou ler uma página sobre complexidade de algoritmos ou estrutura de dados. O bom senso me basta[/quote]

Se você precisa de conhecimento profundo sobre algoritmos e estrutura de dados, deve sim ler sobre estes assuntos, porém, muitas pessoas precisam se aprofundar em frameworks, padrões de projeto, arquitetura, entre outros.

Acho injusto julgar as pessoas pelas ferramentas que utilizam, cada um ganha a vida da maneira que lhe convém e não são piores ou melhores apenas por saberem uma especialidade entre centenas na área de tecnologia.

Um bom profissional se adapta as necessidades e não é um algoritmo qualquer que vai separar o joio do trigo e sim o resultado, como já disseram neste tópico.

Para as empresas que avaliam os profissionais utilizando algoritmos e provas copiadas de simulados de certificação, só posso dizer uma coisa:

[size=18][color=red]#fail[/color][/size]

[quote=rmendes08]
Depende da empresa … no meu caso, TI faz parte do negócio empresa em que eu trabalho, e trabalho exclusivamente como desenvolvedor. E no meu caso, sim, meu chefe está se lixando e muito se eu sei a diferença entre um session bean stateless e um stateful.[/quote]

OK, mas mesmo no seu caso o importante eh o resultado para o cliente, inevitavelmente entramos em contato com pessoas que nao tem skill tecnico.

O mercado ainda nao amadureceu ao ponto de reconhecer os diferenciais dos profissionais, mas ja melhorou bastante, um exemplo sao as implantacoes de ERP, eram uma desgraca que nunca terminava e soh consumia dinheiro, hoje uma consultoria de ERP sem uma base de processos sente dificuldade em ganhar novos clientes.

Cara você matou a pau, vejo muitas vagas que pedem todos os 3146467 frameworks que existem para a plataforma Java (mesmo que a empresa não utilize todos), só que um profissional assim é generalista por excelência (isso não é culpa do profissional), ele sabe pouco sobre muito. Não dá para saber tudo sobre todos os frameworks e afins, mesmo que o cara tenho 450 anos de experiência.

"

Nas boas faculdades e empresas também costuma pegar mal escrever palavras como “invéz”, “atraz” e “atrazo”. Dá pro pessoal começar a formação pelo português porque no “soletrando” a criançada de 12 anos daria uma surra nos tais profissionais de TI.

Eu ja entenderia que se o cara não sabe nem um algoritimo basico ele não sabe nada!

Tudo bem que TI nao é como ADM mas 80 entrevistas caraca é no minimo para arregaçar as mangas e fazer por si mesmo!

1 - Esse cara nunca entrevistou ninguem na vida dele e deu um belo chutodromo para a materia
2 - O salario para essa oferta de trabalho era o verdadeiro: I code html for food!
3 - Entendi errado e ele tava procurando por um DBA Teradata mosca branca fucking good master certified

so dando risada mesmo!

Teoria demais atrapalha!

Mas alguns profissionais nem o básico sabe, creio que foi isso que o rmendes quis dizer.

A solução é colocar um gerente de TI, que conviva com gente de TI para entrevistar, olho no olho, você descobre se o cara é bom ou não. Nada de entrevista de ficar trocando de sapato e essas coisas também, você tem que testar o cara em situações de fábrica de software… O mais importante é ver se ele está preparado, mas por alguém da área!

(Em umas entrevistas que participei houveram somente testes de RH, enquanto em outras foram mais técnicas).

A melhor solução é aquela que agrada o cliente. Sou fã de algoritmos, de OO. Mas não deixo de usar uns frameworks milagrosos para me ajudar no trabalho quando são requeridos:

http://computerworld.uol.com.br/gestao/2009/07/27/10-mandamentos-para-fazer-menos-com-menos/

Como um amigo disse:

“A melhor tecnologia é aquele na qual você gera um aplicação perfeita em poucos minutos e tem tempo de sair pra beber umas cervejas com os amigos”.

Sejamos realistas, as empresas, atualmente são orientadas a resultado. :wink:

As empresas sempre foram e sempre serão orientadas a resultados. O que eu quis dizer justamente é que esses resultados, para uma empresa que vende tecnologia, depende diretamente da qualificação de seu corpo técnico, e que nesse caso, o conhecimento teórico (no sentido empregado na reportagem) faz muita diferença sim. Nisso eu incluo estruturas de dados, complexidade de algoritmos, modelo relacional de dados, etc. Obviamente que quem trabalha na produção de software não terá um conhecimento tão profundo quanto um Dr. na área que pesquisa um único assunto, mas deve pelo menos aplicar o básico no dia a dia.

"

[quote=marcosalex][quote=benflodin]
Tudo bem que TI nao é como ADM mas 80 entrevistas caraca é no minimo para arregaçar as mangas e fazer por si mesmo!

1 - Esse cara nunca entrevistou ninguem na vida dele e deu um belo chutodromo para a materia
2 - O salario para essa oferta de trabalho era o verdadeiro: I code html for food!
3 - Entendi errado e ele tava procurando por um DBA Teradata mosca branca fucking good master certified
[/quote]

hehehe
Nem tanto. Por aqui pra contratar alguém experiente também precisamos entrevistar entre 50 e 80 pessoas. Aparece muita gente, mas a grande maioria não tem experiência ou conhecimento suficiente.

[/quote]

Marcos Alex:

Desculpe desde já a sinceridade. Não pretendo ser agressivo, mas vou resumir em uma frase:

Entrevistar tanta gente para um cargo diz muito mais sobre a falta de rumo da contratante
do que sobre a falta de qualidade dos candidatos.

Há algo errado nessa história: a relação custo/benefício de um processo desses não se
sustenta. Já estive dos dois lados do balcão, e não enxergo razões para que o número de
entrevistas seja muito maior que meia dúzia. Motivos:

Com uma triagem competente, não pode haver uma quantidade tão grande de gente
que passa para uma etapa de entrevista

O custo em horas (e em desvio de foco) dos profissionais que entrevistam é grande

Muito profissional competente vai achar perda de tempo fazer entrevista numa empresa
onde a probabilidade de contratação não passa de 2%, a não ser que trabalhar na sua
empresa seja extremamente atraente.

Para um perfil muito especializado, os profissionais são encontrados por redes de contatos
e não aceitando currículos no atacado.

Em qualquer contratação, o risco é grande: quem se dá bem em uma entrevista de uma hora
pode ser uma ótima ou uma péssima escolha. Simplesmente não há como saber sem
que a pessoa esteja integrada no ambiente de trabalho, e o exagero no número de entrevistados
não diminui esse risco.

Quem está procurando emprego na área de TI, está com mais de uma proposta para avaliar e
recebendo outras com certa freqüência. Se uma proposta muito melhor sair em pouco tempo
(primeiro mês), há chances reais da pessoa sair para outra empresa, mesmo depois de contratada.

O tempo e esforço investidos em encontrar o profissional ideal para fazer o trabalho
poderiam ser melhor investidos no trabalho de um profissional suficientemente bom.

Espero ter contribuído,

Jorge Diz

"

De novo esse papo furado de q o mercado está carente de profissionais.

Concordo!

Mais está. Na área de RH.

[quote=onolox]De novo esse papo furado de q o mercado está carente de profissionais.
[/quote]

Sabe uma coisa que concluí?

É que pra alguns o mercado tá péssimo e sem empregos e a galera tá ganhando mal.
Pra outros o mercado tá ótimo, pagando bem e com várias vagas.

Então toda essa discussão sobre sexo dos anjos não vai levar ninguém a lugar nenhum

Mais está. Na área de RH.[/quote]
Ri alto! :lol: :lol:
Compartilho de grande parte da opinião do rmendes. Mas também compreendo o que o aleck quer dizer. Acho que é essencial conhecer tanto uma boa quantidade de frameworks como também conhecer o core de muita cois (estrutura de dados e padrões de projetos que tem por trás de tudo o que usamos).

"

pra mim este negocio de entrevistar um monte e so pro carinha do rh mostrar trabalho… isto é inutil…