[quote=asaudate]
Em primeiro lugar, se são gerados “XMLs opacos por ferramentas SOA proprietárias”, azar de quem escolheu. Existem ferramentas que geram, sim, contratos e XSD´s reutilizáveis por qualquer ferramenta / linguagem, e a maior parte dessas nem proprietária é. Aqui, como em tudo que envolve TI, requer discernimento, bom senso, parcimônia, etc.[/quote]
Não importa se sua ferramenta é proprietária ou não. O XML gerado continua sendo opaco porque só é entendido por quem segue as diversas especificações da plataforma.
[quote=asaudate]Amigo, só uma sugestão…
Antes de sair distribuindo sua opinião, leia o restante do tópico, para saber o que talvez outros achem da sua mesma opinião, OK?
Grato.[/quote]
Eu li todo o tópico, como sempre faço,
Sinceramente não entendi a sua colocação, e não entendi o que há de errado em expor (ou “distribuir”, como vc diz) a minha opinião, mesmo que seja semelhante a outras.
O que me parece é que, ante uma simples opinião contrária à sua, vc teve uma reação tão irônica e raivosa que prejudicou até a sua capacidade de escrever uma frase inteligível.
Uma das vantagens de ser pinto é que ainda posso evitar desenvolver uma soberba igual à sua, que me tacha como ignorante só porque não concordo com a sua opinião.
E certamente vc tem muito mais conhecimento do que eu sobre SOA, afinal vc tem que ter muitos argumentos para tentar vender aos seus clientes uma solução que, como já foi dito aqui até pelos seus defensores, é cara, apresenta resultados a longo prazo e sobre a qual (agora é a minha opinião) não se sabe exatamente o que se está comprando nem o que vai ser entregue.
[quote=pinto][quote=asaudate]Amigo, só uma sugestão…
Antes de sair distribuindo sua opinião, leia o restante do tópico, para saber o que talvez outros achem da sua mesma opinião, OK?
Grato.[/quote]
Eu li todo o tópico, como sempre faço,
Sinceramente não entendi a sua colocação, e não entendi o que há de errado em expor (ou “distribuir”, como vc diz) a minha opinião, mesmo que seja semelhante a outras.
O que me parece é que, ante uma simples opinião contrária à sua, vc teve uma reação tão irônica e raivosa que prejudicou até a sua capacidade de escrever uma frase inteligível.
[/quote]
O que eu quis dizer foi que, logo no começo do tópico, eu me manifestei a respeito.
Quem trabalha com isso SABE que existem muitas e muitas empresas que apenas tentam vender produtos. No entanto, tem gente séria por aí tentando fazer um bom trabalho, mas que acaba sendo prejudicada por essa visão - que nada tem a ver com SOA em si, poderia ser qualquer outra tecnologia.
Desculpe se pareceu uma reação “irônica e raivosa”, não foi a intenção. Espero que agora o argumento esteja parecendo um pouco mais claro.
[quote=mochuara][quote=asaudate]
Em primeiro lugar, se são gerados “XMLs opacos por ferramentas SOA proprietárias”, azar de quem escolheu. Existem ferramentas que geram, sim, contratos e XSD´s reutilizáveis por qualquer ferramenta / linguagem, e a maior parte dessas nem proprietária é. Aqui, como em tudo que envolve TI, requer discernimento, bom senso, parcimônia, etc.[/quote]
Não importa se sua ferramenta é proprietária ou não. O XML gerado continua sendo opaco porque só é entendido por quem segue as diversas especificações da plataforma.[/quote]
Sim, claro, muito melhor desenvolver uma coisa sem contrato. Tudo bem que alguém corre sério risco de acabar com uma aplicação “crasheada” nas mãos, do nada, sem nem entender porque, mas o importante é entregar funcionando. Se quebrar, depois… paciência!
Não existe integração sem contrato, o próprio http implementa de forma implícita.
A troca que me referi de arquivos foi layout, como fazíamos nos tempos de integração Mainframe com EDI, onde não há possibilidade de cenários Online síncronos por exemplo.
Uma integração exige muitas vezes, tradução de protocolos, de http pra SNA, por exemplo. Pauta que estamos discutindo no Tectura e vale à pena entender a discussão.
Disse milhões de vezes aqui no fórum que SOA não é ferramental.
Vi que o Mochura, gosta de separar Restful de SOA e acho que o problema está no erro conceitual disso.
Utilizar ou não ferramental, vai depender das necessidades de cada cliente. Todo preconceito é burro ou estúpido, sem conhecer à fundo as soluções, julgar apenas com achômetro é uma baita ignorância.
Eu me retiro da discussão, pois não há argumentações técnicas aqui neste fórum. Olhem o Tectura, por exemplo. Estamos discutindo SOAP x Rest, mas em outro nível e prefiro ficar por lá.
Quem quiser continuar a acompanhar o tópico e ver minhas explicações, sugiro que migrem para a outra discussão.
Kenobi, infelizmente não sei qual é a solução para esta Torre de Babel, e se soubesse estaria a caminho de enriquecer :lol:
Tambem não acredito no aparecimento de uma utópica camada mágica que faça com que os sistemas conversem entre si mais facilmente.
Mas acredito menos ainda na idéia de que todos os sistemas tenham que ser, um a um, moldados a ferro e fogo para que sejam acessíveis entre si.
Apesar do meu ceticismo, eu respeito o trabalho de vocês, que pelo menos estão tentando fazer algo para resolver o problema, e se conseguirem merecerão todos os aplausos.
Enquanto isso, vamos fazendo os sistemas conversarem via texto mesmo, porque o mundo não pode parar.
Kenobi, infelizmente não sei qual é a solução para esta Torre de Babel, e se soubesse estaria a caminho de enriquecer :lol:
Tambem não acredito no aparecimento de uma utópica camada mágica que faça com que os sistemas conversem entre si mais facilmente.
Mas acredito menos ainda na idéia de que todos os sistemas tenham que ser, um a um, moldados a ferro e fogo para que sejam acessíveis entre si.
Apesar do meu ceticismo, eu respeito o trabalho de vocês, que pelo menos estão tentando fazer algo para resolver o problema, e se conseguirem merecerão todos os aplausos.
Enquanto isso, vamos fazendo os sistemas conversarem via texto mesmo, porque o mundo não pode parar.
[/quote]
Quer saber um segredo? Até os ESB´s mais leves do mercado conseguem fazer leitura de texto.
[/quote]
Quer saber um segredo? Até os ESB´s mais leves do mercado conseguem fazer leitura de texto.
[]´s[/quote]
Poxa cara, estou me sentindo discriminado porque comigo vc não usa as suas tags de ironia…
Mas não se preocupe, não vou contar este seu segredo pra ninguem, porque se a notícia se espalha vc não vai conseguir vender nem pra quem ainda integra por EAI via file transfer…
Sim, claro, muito melhor desenvolver uma coisa sem contrato. Tudo bem que alguém corre sério risco de acabar com uma aplicação “crasheada” nas mãos, do nada, sem nem entender porque, mas o importante é entregar funcionando. Se quebrar, depois… paciência!
[/quote]
Voce devia pesquisar sobre REST que extingue a necessidade de contratos pre-definidos. Sem falar que é uma arquitetura provada que funciona, inclusive para integração de sistemas heterogeneos, ao contrário de SOA.
Não Pinto, não leve pelo lado errado. Primeiro entenda os recursos e os benefícios de SOA para depois fazer críticas e generalizações, senão vai parecer que vc está seguindo os passos do Mochuara.
Se vc parar para pensar, QUALQUER solução de software é “cara, apresenta resultados a longo prazo e (o cliente) não sabe exatamente o que se está comprando nem o que vai ser entregue”. Sabe pq? A natureza de sotware é abstrata. Vc vai perceber isso com o tempo.
Cabe a vc como profissional guiá-lo no caminho dessa descoberta.
[quote=Kenobi]
Vi que o Mochura, gosta de separar Restful de SOA e acho que o problema está no erro conceitual disso. [/quote]
Hã? REST e SOA são arquiteturas distintas. Se vc quer unificar as duas provavelmente esta querendo vender alguma coisa. Engenheiros de software não tem porque temer diversidade, eles aplicam o que é melhor pra cada caso.
[quote=andre_salvati]Se vc parar para pensar, QUALQUER solução de software é “cara, apresenta resultados a longo prazo e (o cliente) não sabe exatamente o que se está comprando nem o que vai ser entregue”. Sabe pq? [color=red]A natureza de sotware é abstrata[/color]. Vc vai perceber isso com o tempo.
[/quote]
:shock: :shock: :shock:
[quote=pinto][quote=andre_salvati]Se vc parar para pensar, QUALQUER solução de software é “cara, apresenta resultados a longo prazo e (o cliente) não sabe exatamente o que se está comprando nem o que vai ser entregue”. Sabe pq? [color=red]A natureza de sotware é abstrata[/color]. Vc vai perceber isso com o tempo.
[/quote]
:shock: :shock: :shock: [/quote]
É Pinto,
infelizmente vc ainda não tem a maturidade necessária para compreender coisas simples como essas.
Só me resta esperança de que um dia vc vire um frango e, depois, um galo.
[/quote]
[]´s[/quote]
Poxa cara, estou me sentindo discriminado porque comigo vc não usa as suas tags de ironia…
Mas não se preocupe, não vou contar este seu segredo pra ninguem, porque se a notícia se espalha vc não vai conseguir vender nem pra quem ainda integra por EAI via file transfer…[/quote]
Não uso as tags de ironia com você porque não estou sendo irônico, oras. Estou dizendo como se fosse um segredo porque algumas pessoas esquecem (parece que convenientemente) que SOA consegue se adaptar, também, ao legado - quando as transferências por CSV, TXT ou coisa que o valha eram usadas.
Agora, sendo irônico mesmo: você notou que, se as pessoas soubessem que os ESB´s tivessem essa capacidade, aí sim que elas iriam MESMO querer essas ferramentas??
[quote=mochuara][quote=Kenobi]
Vi que o Mochura, gosta de separar Restful de SOA e acho que o problema está no erro conceitual disso. [/quote]
Hã? REST e SOA são arquiteturas distintas. Se vc quer unificar as duas provavelmente esta querendo vender alguma coisa. Engenheiros de software não tem porque temer diversidade, eles aplicam o que é melhor pra cada caso.
[/quote]
Não são arquiteturas distintas. Na verdade, REST nem ao menos é uma arquitetura: você pode construir algo baseando-se na tecnologia, mas ela não deixa de ser uma tecnologia. É como se eu dissesse que possuo uma arquitetura Spring.
Já SOA é uma arquitetura. Que pode usar REST, assim como WS-*, JMS, file transfer…
[quote=mochuara][quote=Kenobi]
[/quote]
O que é distinto é Corba x WS* x Restful. O conceito, permanece.
Todas são implementações do conceito. EJB não se aplica, apesar de ser contrato e tudo mais, pois é preso à plataforma e não permite que plataformas heterogênas consumam recursos.
Mas não precisa acreditar em mim, um mero brasileiro tentando firmar meus pensamentos:
Entendo sua afirmação, pois logo quando Rest surgiu, a comunidade queria diferenciá-lo de tudo que ali estava, como produtos e a especificação dos WS-*. Entretanto o conceito do SOA nunca pregou tecnologia X ou Y, isso era coisa de vendor e alguns evangelizadores, como nós que estamos tentando fazer um trabalho, começaram a refutar essa idéia e lembrar que SOA é conceito e não implementação.
[quote=mochuara][quote=asaudate]
Não são arquiteturas distintas. Na verdade, REST nem ao menos é uma arquitetura[/quote]
Parei de ler aqui. rs
[/quote]
Realmente, dá pra ver que você não lê bastante coisa. Se você fosse um pouco menos teimoso (ou seria arrogante?), talvez você entendesse o que eu, o Kenobi, e o andre_salvati estávamos tentando te explicar. É uma pena, a arrogância cega mesmo as pessoas.