[quote=Sparcx86]Eu não tenho dados oficiais pois não sei se existem pesquisas no nosso país sérias sobre tecnologia. O Gartner Group sequer deve nos considerar dignos de sua atenção mas minha visão do mercado SOA no país é que este ainda engatinha vagarosamente. Pouca gente sequer conhece sobre SOA e a maioria dos que vejo ou converso por ai tem noções equivocadas sobre serviços.
Muita gente acha que SOA é um ESB plugado com muitos webservices e mais nada, sendo que nem um nem outro é imprescindivel para SOA. No mercado de trabalho vejo muita proposta para vagas em Java, JSP, Struts, JSF e banco oracle alem de noções de orientação a objeto. O que obviamente já demonstra que não se está investindo na construção de serviços e sim na manutenção e construçaõ de sistemas monoliticos sem visão de negócio, escopo limitadissimo e funcionalidades que dificilmente serão reaproveitadas.
O que podemos fazer para mudar esse quadro? Começarmos antes de mais nada a estudar, literatura conceituada de fornecedores e mesmo independentes como Thomas Erl e companhia que alias tem um belo catalogo de design patterns que fariam passar vergonha qualquer ‘entendidinho’ em SOA. Com base nesse arcabouço teórico estimular o uso dos principios e sua aplicação, sem isso não iremos sair dessa inércia e a continuar com os mesmos problemas de sempre nesses sistemas intermináveis e que agregam pouco valor ao negócio. Não importa quantos design patterns java ee voce implemente, se eles não agregam valor ao negócio eles não servem para nada, jogue-os fora e comece do zero.
Estou postando aqui pois é em Java que temos as melhores ferramentas SOA BPM existentes e vejo pouca coisa de movimentação da comunidade em busca da orientação a serviços atualmente no Brasil.[/quote]
Pois é, a coisa anda meio complicada, mesmo. Como alguns aqui do fórum devem saber, eu sou consultor SOA, e a sua visão do mercado não é nem um pouco equivocada, ao contrário…
No entanto, a falha da adoção de SOA no mercado brasileiro está nas próprias pessoas responsáveis pela implementação, já que, como você mesmo disse, muitos pensam que SOA é composto de ESB´s e web services (aliás, já fui obrigado a engolir, de uma pessoa que teve péssima experiência com a arquitetura, que SOA nada mais é do que um engodo feito para vender produtos, quando não podia estar mais longe da intenção).
Alguns vendors, aqui no Brasil, fazem questão de promover SOA para vender seus produtos. Eu mesmo tive uma péssima experiência com uma consultoria parceira da Oracle (obviamente, não vou revelar o nome dessa consultoria aqui), onde o próprio vendedor se encarregou de “empurrar” os produtos pela goela do cliente. Não tínhamos necessidade de NENHUM desses produtos, aliás, o uso dos mesmos, por ser empurrado, acabou prejudicando a arquitetura, atrasando o projeto e me forçando a pedir demissão da consultoria, pois não aceitava mais a situação como um todo.
Hoje, trabalho em uma empresa que trabalha estas questões com mais responsabilidade, e nos esforçamos ao máximo para promover o reuso dos serviços, além de promover a governança SOA com nossos clientes. É direito do cliente usar uma tecnologia para seu benefício, não para fazer com que ele gaste rios de dinheiro com ferramentas que não vão trazer o ROI esperado.
No entanto, a impressão que tenho tido, até agora, é que praticamente todas as empresas que vendem SOA (especialmente aquelas gigantes de três letrinhas) não têm essa responsabilidade, o que acaba atrasando a adoção da tecnologia.
O outro lado da moeda é que não vejo essa situação somente no Brasil. Já trabalhei com este tipo de arquitetura em projetos fora do Brasil e devo dizer que as implementações de serviços e SOA são iguais às daqui. Tendo a pensar que, dada a complexidade da tecnologia, as pessoas tendem a não conseguir implementar de maneira ideal SOA. Aliás, SOA é tão complicado que mesmo as pessoas que parecem que conhecem muito bem a arquitetura, no final das contas, parecem nunca ter implementado uma de fato. Recentemente, assistí a uma palestra da Anne Thomas, do Gartner Group, em Berlin (no SOA Symposium, pra ser específico). A impressão que ela me deixou é de que faz, pelo menos, alguns anos que ela não senta na frente de um computador para escrever uma única linha de código. O que ela disse, na palestra, está beeem distante de ser uma realidade.
Assim, só para concluir… SOA é uma fria? Não, não é. Só que deve ser adotada com seriedade, porque muita gente aproveitou o hype para embarcar na onda. Muitos clientes são ignorantes do fato de que (como o próprio Thomas Erl disse) uma implementação inicial de SOA costuma levar 30% a mais do que uma implementação de arquitetura convencional. O ROI prometido por SOA é dado a longo prazo; quem tiver paciência, verá.
[]´s