SOA e BPM no brasil engatinham vagarosamente ainda

Puxa, eu achei que eles poderiam estar relacionados. Será que viajei grandão?[/quote]

Vc está certa,

SOA tem tudo a ver com Cloud e, na verdade, SOA contém muitos dos fundamentos que estão possibilitando Cloud.

Só quem não sabe do que está falando não enxerga isso.

Na realidade esta conversa de que “SOA morreu” já está até passada. O que existe é uma tendência do hype de SOA diminuir e de os produtos serem reempacotados pelos fornecedores, só que agora sob o hype de Cloud.

Ignore os trolls.

“You can’t do true cloud computing without architecture. Leveraging best practices to build loosely coupled abstractions: That’s a SOA best practice,” said Bloomberg. “You won’t be able to succeed in the cloud without SOA best practices.”

Não é tão amplo, é simples: Você vai expor sua API à outra plataforma, simples. Não poderia fazer com Servlets, pois está preso à sua plataforma (Java) a não ser que você retorne algo que desconecte, como um xml ou json.

[/quote]

SOA é simples, mas exige 10 mil de horas de treinamento intensivo para entender. Deve ser um poema zen… Vou embora antes que voce me bote pra pintar uma cerca…

Cloud computing é baseado em REST pelo simples motivo que a web é baseado na arquitetura REST, e a nuvem é a propria web. Crie sua propria nuvem para competir com a web, chame seus amigos, e use SOA pra isso se quiser. A relação com SOA é o que pouco me interessa. Sem um caso de sucesso a relação entre ela e qualquer outra coisa só interessa aos arqueólogos da TI, encarregados de contar a historia dos maiores fracassos da indústria.

“Leveraging best practices to build loosely coupled abstractions”

É uma afirmação linda, mas na prática não quer dizer nada. Empresas de internet lidam com milhoes de usuários na web todos os dias e estão cagando pra SOA. Só quem promove SOA são consultores querendo faturar uma graninha com ferramentas milagrosas e pra isso vendem a ideia que no ambiente corporativo a natureza do software desenvolvido é especial. Não é. Felizmente o mercado esta começando a criar anticorpos contra essas promessas que não são entregues.

Mochuara,

sinto dizer-lhe, mas sua guerra é contra SOAP e não contra SOA … kkkk

O pior é que ainda assim vc está errado.

Por exemplo, pegue essa empresinha chamada Amazon que não sabe nada de Internet e de E-commerce…

Ela está cagando e andando para SOAP… kkkk

http://docs.amazonwebservices.com/AWSECommerceService/2009-10-01/DG/index.html?CHAP_IntroducingECommerceandWebServices.html

[quote=andre_salvati]Mochuara,

sinto dizer-lhe, mas sua guerra é contra SOAP e não contra SOA … kkkk

O pior é que ainda assim vc está errado.

Por exemplo, pegue essa empresinha chamada Amazon que não sabe nada de Internet e de E-commerce…

Ela está cagando e andando para SOAP… kkkk

http://docs.amazonwebservices.com/AWSECommerceService/2009-10-01/DG/index.html?CHAP_IntroducingECommerceandWebServices.html

[/quote]

Não. Estou falando de SOA como todo. Um dos maiores fracassos da nossa industria. Vc essta falando de SOAP só pra poder citar a API da amazon que de fato é SOAP. Mas e ai? A menos que vc esteja dizendo que a API SOAP é mais usada que a API HTTP não entendi qual seu ponto. O proprio fundador da amazon ja disse que a API HTTP é muito mais usada.

Não, vc não sabe do que está falando.

Estude SOA, pratique SOA e depois volte aqui para contribuir.

Desculpe estar sendo repetitivo.

[quote=andre_salvati][quote=mochuara]

Não. Estou falando de SOA como todo. Um dos maiores fracassos da nossa industria.

[/quote]

Não, vc não sabe do que está falando.

Estude SOA, pratique SOA e depois volte aqui para contribuir.

Desculpe estar sendo repetitivo.[/quote]

++

[quote=andre_salvati]

O problema não é a repetição, mas a falta de argumentos.

Voces estão simplesmente convencidos que SOA é importante, sem saber qual beneficio exatamente ele promove.

[quote=mochuara][quote=andre_salvati]

O problema não é a repetição, mas a falta de argumentos.

Voces estão simplesmente convencidos que SOA é importante, sem saber qual beneficio exatamente ele promove.

[/quote]

Sabemos exatamente quais os benefícios. Não teríamos tantos cases de integração no currículo se não soubéssemos para que serve. E, como eu disse no começo do tópico, o discurso que você tem é o de quem teve um primeiro contato ruim e, por conta disso, não quer mais se envolver com a tecnologia. Tudo bem, é um ponto de vista, a vida é sua. Mas não venha generalizar, falar que todo mundo que trabalha com isso está tentando vender ferramentas e que a tecnologia não serve pra nada.

[quote=asaudate]

Sabemos exatamente quais os benefícios. Não teríamos tantos cases de integração no currículo se não soubéssemos para que serve. E, como eu disse no começo do tópico, o discurso que você tem é o de quem teve um primeiro contato ruim e, por conta disso, não quer mais se envolver com a tecnologia. Tudo bem, é um ponto de vista, a vida é sua. Mas não venha generalizar, falar que todo mundo que trabalha com isso está tentando vender ferramentas e que a tecnologia não serve pra nada.[/quote]

Tudo gira em torno das ferramentas no SOA. Se vc não é um vendor querendo trancar o cliente no seu produto proprietario então é um comprador prestes a receber a visita de um.

Porra, alguém se deu ao trabalho de assistir o meu Talk ou ver a discussão no Tectura ?

Por isso o GUJ às vezes me brocha e fico meses se escrever. Muito troll, achômetro e pouca discussão concreta madura.

SOA não é ferramental, isso é fato. O ferramental ajudará caso tenha motivações, sempre disse isso e dou aula das ferramentas. Logo, vivo disso e não teria sentido algum eu ministrar treinamento de algo que não acredito.#ficaadica.

O que eu disse é que vc não precisa delas pra criar SOA em muitos cenários. Se há motivação de integração com outros protocolos, como SNA-Mainframe, claro que você vai usar um ESB.

Se você necessitar de uma máquina de estados, vai usar uma DSL como BPEL e sua engine.

Até o exemplo que citei sobre o maps distorceram. Eu não disse que fazer uma aplicação se integrar com Maps está fazendo SOA, ela está pura e simplesmente fazendo integração. O que eu disse foi que o Google Maps é SOA, coisa completamente diferente.

Eu percebo que tem muita gente bitolada em ferramental, deve trabalhar em partners e sei como isso funciona, pois já passei por essa fase.

E por fim, sim SOA exige muuuita literatura para percerber uma coisa: É muito simples, basta saber como fazer direito :).

Aliás, o Jim Webber fala pra jogar todos os livros fora, não sou tão radical mas confesso, que muitos são uma merda e instruem as pessoas a fazerem design pobre como Access layer, Business Shared Services, Business Private Services, Portal - E eles te empurram isso, vc acha que está fazendo SOA, mas está fazendo uma meleca e é isso que o Mochura diz que morreu e não sabe se expressar :-).

Denovo, não escrevo mais aqui até antes, todos lerem o tópico do Tectura, verem o talk e depois voltem e façam críticas, caso contrário, vou ficar no fórum de adultos 8)

Oras,

para mim a discussão estava e está interessante.

Fica chato uma evasiva dessas, mas tudo bem, pelo menos agora tem gente convencida de que as ferramentas são importantes :wink:

[quote=andre_salvati]Oras,

para mim a discussão estava e está interessante.

Fica chato uma evasiva dessas, mas tudo bem, pelo menos agora tem gente convencida de que as ferramentas são importantes ;)[/quote]

Eu nunca diria o ao contrário, até porque como eu disse, vivo delas e o carro chefe da soa|expert é a Formção Consultor SOA - http://www.soaexpert.com.br/cursos/fsoa / FSOA.

Analise friamente, o que são essas ferramentas ? Implementação de patterns. Quando um pattern é utilizado ? resposta: Quando há motivações.

Se não há motivação, não tem o porquê utilizar uma ferramenta, e na maioria dos novos projetos, não tem o porque, ao menos não as atuais.

O BPEL vai necessitar ser estendido, outras ferramentas que suportem Atom, PubSubHubPub, RestMS, Salmon, OAuth e etc;ou seja, a maior parte já está obsoleta em sua forma atual.

Claro que os players não ficarão parados e novas versões dos produtos devem surgir ou serão comidos pelo tempo, por novas ferramentas de startups.

Aliás, dia 29, farei um Mini Curso de SOA junto com a Globalcode. Esse é na faixa e tem duração aproximada de 3h, onde dá pra ver muita coisa. Quem quiser aparecer lá e bater papo ao vivo, ficarei honrado :slight_smile: - http://www.globalcode.com.br:80/gratuitos/minicursos/minicurso-introducao-a-soa

Alguém sabe dizer qual o percentual de grana do mercado que essa maioria de novos projetos que não necessitam de ferramentas representa?

Não sei te dizer qual o percentual. Sei que sou consultor SOA e trabalho com ferramentas open source.

P.S: Caso o mochuara venha a falar algo sobre isso, eu faço questão de implementar SOA de acordo com padrões abertos e, portanto, se o cliente quiser mudar de vendor, ele sempre se sente à vontade para fazer isso.

Por acaso, asssisti uma apresentação do Gartner hoje, falando sobre pequenas e médias empresas também.

Uma pequena empresa, provavelmente não tem grande legado e talvez esteja escrevendo sua primeira plataforma. Pra esse cenário, talvez endereçar com ferramental mas simples, como Restful - Restfulie + RestMS + OAuth + Hypermedia.

Repare que há um stack, não deixa de ser um novo, orientado às novas práticas.

Já empresas médias e principalmente, grandes empresas, a maior parte precisará, pois os cenários exigirão integração com softwares legados, ou soluções empresariais como SAP, Siebel, Cobol e por aí vai.

Acredito que hoje, 80% das empresas necessitem de ferramental e a tendência é baixar, pois as pequenas e médias empresas deverão também implementar SOA.

Quando vc olha pra Telecom, Bancos, Corretoras, Grandes Seguradoras…é praticamente impossível não adotarem ferramental, como Grid, Complex Events, ESB e BPEL, até evoluirem para processos - BPM, pois precisam otimizar a gestão do negócio.

É para esse tipo de cenário acima, profissionais que queiram trabalhar forte em integração e disponibilização de recursos, que criamos a FSOA: http://www.soaexpert.com.br/cursos/fsoa #jabazinhomoments :slight_smile:

As pequenas e médias empresas vão utilizar SaaS. A implementação de SOA fica para o fornecedor de SaaS… :wink:

[quote=andre_salvati][quote=Kenobi]

… pois as pequenas e médias empresas deverão também implementar SOA.

[/quote]

As pequenas e médias empresas vão utilizar SaaS. A implementação de SOA fica para o fornecedor de SaaS… ;)[/quote]

Quer dizer, SE e somente SE houver software (SaaS) que as atenda. Caso contrário…

[]´s

[quote=asaudate]

Quer dizer, SE e somente SE houver software (SaaS) que as atenda. Caso contrário…

[]´s[/quote]

Caso contrário não faz… PMEs não têm dinheiro nem para pagar por projetos de ERP customizados, quanto mais por projetos SOA.

[quote=andre_salvati][quote=asaudate][quote=andre_salvati][quote=Kenobi]

… pois as pequenas e médias empresas deverão também implementar SOA.

[/quote]

As pequenas e médias empresas vão utilizar SaaS. A implementação de SOA fica para o fornecedor de SaaS… ;)[/quote]

[]´s[/quote]

Caso contrário não faz… PMEs não têm dinheiro nem para pagar por projetos de ERP customizados, quanto mais por projetos SOA.

[/quote]

E SOA precisa custar caro?

(Desconfio que vamos voltar ao ponto inicial da discussão… ferramental x não-ferramental. Espero q possamos discutir isso dum ponto em que “corporativo” não signifique “imenso”!)

[]´s