Porra, alguém se deu ao trabalho de assistir o meu Talk ou ver a discussão no Tectura ?
Por isso o GUJ às vezes me brocha e fico meses se escrever. Muito troll, achômetro e pouca discussão concreta madura.
SOA não é ferramental, isso é fato. O ferramental ajudará caso tenha motivações, sempre disse isso e dou aula das ferramentas. Logo, vivo disso e não teria sentido algum eu ministrar treinamento de algo que não acredito.#ficaadica.
O que eu disse é que vc não precisa delas pra criar SOA em muitos cenários. Se há motivação de integração com outros protocolos, como SNA-Mainframe, claro que você vai usar um ESB.
Se você necessitar de uma máquina de estados, vai usar uma DSL como BPEL e sua engine.
Até o exemplo que citei sobre o maps distorceram. Eu não disse que fazer uma aplicação se integrar com Maps está fazendo SOA, ela está pura e simplesmente fazendo integração. O que eu disse foi que o Google Maps é SOA, coisa completamente diferente.
Eu percebo que tem muita gente bitolada em ferramental, deve trabalhar em partners e sei como isso funciona, pois já passei por essa fase.
E por fim, sim SOA exige muuuita literatura para percerber uma coisa: É muito simples, basta saber como fazer direito :).
Aliás, o Jim Webber fala pra jogar todos os livros fora, não sou tão radical mas confesso, que muitos são uma merda e instruem as pessoas a fazerem design pobre como Access layer, Business Shared Services, Business Private Services, Portal - E eles te empurram isso, vc acha que está fazendo SOA, mas está fazendo uma meleca e é isso que o Mochura diz que morreu e não sabe se expressar :-).
Denovo, não escrevo mais aqui até antes, todos lerem o tópico do Tectura, verem o talk e depois voltem e façam críticas, caso contrário, vou ficar no fórum de adultos 8)