saoj, você sabe como funcionam as leis trabalhistas dos EUA?
Por exemplo, aqui no Brasil a gente paga IR, INSS, sindicato (e outros) e, teoricamente, tem seguro desemprego (mixaria), seguro do INSS, 13ro, férias, FGTS e licença maternidade.
E o que tem lá fora? Quais os encargos e benefícios? Lá eles dão VT, VA, previdência etc?
Eu trabalhei nos EUA em 2000/2001 e 2002/2003, mas era estagiário, então não tinha essas coisas. Inclusive eu podia restituir TODO o imposto pago depois que voltasse ao Brasil.
Eu prefiro um modelo de lei trabalhista mais flexível, menos oneroso e que VIABILIZE o crescimento sustentável do país.
Eu li esses dias que APENAS pouco mais de 30 milhões dos brasileiros tem carteira assinada, o que representa 33% da população. Acho um nível baixo. Alguém tem o dado de um país desenvolvido?
Acho que se os impostos fossem mais justos e equilibrados, mais pessoas pagariam por ele.
saoj, a gente sabe que poucos no Brasil são privilegiados e tem uma auto-suficiência maior. A maioria do povo é gado, acomodado e não faz nada por si próprio. Credito isso à história brasileira.
Eu acho que alguns direitos (da maioria) devem ser garantidos, mas deve-se dar o direito à minoria que pode e quer optar trabalhar como desejar, dentro de lei. Eu sou parte deste último.
Eu apenas acho que isso é a consequência e não a causa. Uma pessoa que nasce no Brasil tem o mesmo potencial de uma que nasce nos EUA…
O cara que trabalhou, acordou cedo, estudou, assumiu riscos, batalhou é visto com inveja. Já aquele que está lá pedindo a Deus e ao Lula que o ajude é visto com piedade. Os primeiros tem a obrigação “moral”, religiosa, social e o escambal de dividirem suas conquistas e seus salários com os segundos…
Isso seria apenas injusto se não fosse também totalmente ineficaz gerasse cada vez mais pobreza… Em vez de dar o peixe ao cara, ensine ele a pescar. A única maneira de melhorar isso é exaltar o valor do SER HUMANO como ser independente e capaz. E não exaltar a dependencia desse mesmo homem ao estado, ao clero e ao próximo.
Não é construindo mais escolhas para ensinar religião e dar merenda. Tem que ensinar FILOSOFIA ao cara!
[quote=saoj][quote=danieldestro] saoj, a gente sabe que poucos no Brasil são privilegiados e tem uma auto-suficiência maior. A maioria do povo é gado, acomodado e não faz nada por si próprio. Credito isso à história brasileira.
[/quote]
Eu apenas acho que isso é a consequência e não a causa. Uma pessoa que nasce no Brasil tem o mesmo potencial de uma que nasce nos EUA…
O cara que trabalhou, acordou cedo, estudou, assumiu riscos, batalhou é visto com inveja. Já aquele que está lá pedindo a Deus e ao Lula que o ajude é visto com piedade. Que justiça é essa eu realmente não sei…[/quote]
Bom a realidade no nosso pais não é bem assim. Acho que o povo brasileiro é um pouco bem acomodado mesmo, mas a culpa disso é da classe media pra cima que tem condições de brigar e refletir sobre seus direitos.
Vivemos em um pais em que pessoas não tem acesso a educação, livros e vive pra comer.
Devemos lembrar que apenas 2% da população(não sei se ainda é assim) tem acesso a universidade no nosso pais.
E a classe pobre quando tem acesso dificilmente consegue leva-la até o final.
70,56% da população nordestina por exemplo vive abaixo da linha da miseria, elas estão preocupadas com o que vão comer amanha e não com seus direitos trabalhistas por exemplo.
A esses só resta rezar amigo.
“Historicamente, o país mais próximo do minarquismo pura foram os Estados Unidos da América durante o periodo de 1780 até 1913. Durante este período os EUA se transformaram de uma economia rural e primitiva, que possuía menos de 1% do volume de produção global, para o país mais rico e industrializado do mundo, com um terço da produção industrial global.”
Pois é. Então você ve como um estado dita o destino da grande maioria da sua população, imagina como o Brasil cresceria se fosse taxado em apenas 3%!!!
[quote=ddduran]Pois é. Então você ve como um estado dita o destino da grande maioria da sua população, imagina como o Brasil cresceria se fosse taxado em apenas 3%!!!
Acho que muitos de vocês já leram isso, mas gostaria de compartilhar.
Desculpa se estou desvirtuando o tópico.
[/quote]
Maravilhoso! Obrigado por compartilhar!
E viva o Lula, viva a justiça social, viva o tamanho do estado (ele é necessário!), viva o salário mínimo a 2 mil reais (dinheiro dá em árvore!) e viva o “Ordem e Progesso”!
Agora vou voltar ao trabalho aqui pois preciso pagar o meu IPTU. Não querem fazer uma vaquinha para me ajudar a pagar isso não?
[quote=saoj][quote=ddduran]Pois é. Então você ve como um estado dita o destino da grande maioria da sua população, imagina como o Brasil cresceria se fosse taxado em apenas 3%!!!
Acho que muitos de vocês já leram isso, mas gostaria de compartilhar.
Desculpa se estou desvirtuando o tópico.
[/quote]
Maravilhoso! Obrigado por compartilhar!
E viva o Lula, viva a justiça social, viva o tamanho do estado (ele é necessário!), viva o salário mínimo a 2 mil reais (dinheiro dá em árvore!) e viva o “Ordem e Progesso”!
Agora vou voltar ao trabalho aqui pois preciso pagar o meu IPTU. Não querem fazer uma vaquinha para me ajudar a pagar isso não?
[/quote]
More em uma casa menor que seu imposto também será, correto?
Voltando ao tópico, o profissionais que vejo trabalhando na nossa area abrem empresa pra prestar seus serviços…qual a utilidade de um sindicato para esse povo? (sendo eu um desses)
Cara, eu gostaria de saber se só na area de TI é comum o tipo de contratação PJ ou se é uma modalidade comum em varias areas.
Dos meus colegas que não são da TI não conheço nenhum que trabalhe como PJ (a não ser os empresários de verdade)
Muitas pessoas da área de educação física são contratadas como autônomos. Um amigo estava assim e a situação dele era muito ilegal. O clube não pagava nada e o contrato dele era de “uso de imagem”. Acredita?
Sou PJ, mas eu tenho muitas coisas que não me enquadrariam como um funcionário propriamente dito.
Acho que o governo está com razão
Alguem poderia citar se alguem conhece algum PJ que trabalha a mais de 5 anos na mesma empresa?, poxa isso e um vinculo empregatício…
Eu não trabalho, mas PRESTO SERVIÇO para mesma consultoria há quase 8 anos, além de projetos para outros clientes.
Não me considero um funcionário e estou muito bem assim, obrigado!
O Governo só olha para o próprio umbigo e não para as reais necessidades da população.
[quote=ramilani12][quote]
pinto…
[/quote]Acho que o governo está com razão
Alguem poderia citar se alguem conhece algum PJ que trabalha a mais de 5 anos na mesma empresa?, poxa isso e um vinculo empregatício… [/quote]
Em Curitiba, se vc procurar, encontra no mínimo uns 400 que trabalham há mais de 5 anos para o HSBC.
Eu acredito que algum poucos entendem que estão prejudicando e muito aqueles que dizem ajudar. Isso é falta de caráter e desonestidade mesmo.
Já a maioria que está nesse Governo, o excelentíssimo presidente incluído, é simplesmente ignorante em relação a economia. Nunca ouviram falar de Hayek, Friedman, Mises, etc.
Não fazem a mínima idéia de que um país só é viável com economia livre e desregulada, e que historicamente os países que adotaram isso só fizeram progredir e melhorar a qualidade de vida do seu povo.
Será que o governo não tem Internet nem Google? Consomem bilhões de folha de pagamento e não tem ninguém lá para fazer uma pesquisa?
Ah, deixa pra lá. Esses caras devem ser todos uns imbecis! Bom mesmo foi Lenin, Stalin, Mao, Fidel, Chaves e Marx. Eles sempre colocaram o bem-estar do povo em primeiro lugar! Basta transformá-los em abelhas e cupins que todos serão felizes! :roll:
[quote=pinto][quote=ramilani12][quote]
pinto…
[/quote]Acho que o governo está com razão
Alguem poderia citar se alguem conhece algum PJ que trabalha a mais de 5 anos na mesma empresa?, poxa isso e um vinculo empregatício… [/quote]
Em Curitiba, se vc procurar, encontra no mínimo uns 400 que trabalham há mais de 5 anos para o HSBC.
[/quote]
Esta matéria se refere a prestadores de serviços dentro de órgãos públicos.
Se você tem uma empresa que contrata uma prestadora de serviços por 100 anos, o problema é seu.
Mas se é o governo que contrata, então a coisa é diferente.
Não seria muita inocência achar que o governo está de fato fazendo caridade com o dinheiro dos outros? Não tenho fontes, mas há quem vê isso como investimento. Opiniões bem diferentes, não?
Boa colocação! Tenho que pensar um pouco para poder argumentar em relação a isso. Mas não deixa de ser esquisito eu tomar o seu dinheiro para fazer um “investimento” no cara que não está produzindo nada… não? Investimento pressupõe retorno tb… Tudo é uma questão de coletivismo versus individualismo. No primeiro alguém tem que me ajudar, sempre: Deus, Lula, o patrão, o vizinho, etc. No segundo eu entendo que a única pessoa que pode me ajudar sou eu mesmo… É uma questão de filosofia de vida…
O mais forte não não mata o mais fraco. Ele simplesmente sustenta o mais fraco. O problema é que do jeito que as coisas vão, os mais fortes serão sufocados pelos mais fracos, e depois quem sustenta os mais fracos?
O mais forte não conseguirá sustentar os mais fracos com uma arma apontada para sua cabeça. Não conseguirá produzir riquesas a base de chicote e sabendo que o que ele produzir terá que repartir com milhares.
E o fraco pode muito ser forte com incentivo e filosofia. Todo homem nasce com o mesmo potencial.
Você já aventou a possibilidade de eles conhecerem porém discordarem da sua opinião? Você citou apenas 1 lado da história, você conhece, por exemplo, Marx e Engels?
Você não fica constrangido em disparar um monte de frases neoliberais enquanto os pregadores do neoliberalismo aprovam a socialização dos prejuízos indo contra exatamente ao que eles pregam, exatamente como fez o FHC no PROER? Pelos quais, diga-se de passagem, o presidente do banco central do FHC já foi julgado e condenado a 13 anos de cadeia?
A que pais você se refere? No mundo atual, no planeta terra, creio que você não consegue citar nenhum país que tenha seguido as teorias que estes economistas pregam, mas todos querem que os outros as sigam. Certamente esse país não fica na Europa do estado de BEM ESTAR SOCIAL ou dos U.S. do PROTECIONISMO AOS PRODUTOS AGRICOLAS? Talvêz esse país fique na Africa, ou na Ásia…
Desses que você citou eu só li Marx, você poderia me dizer qual parte da obra dele você realmente leu e dizer qual ponto você discorda? O resto eu concordo que realmente não são exemplos a serem seguidos, mas o Stalin não é pior do que o Bush.
( off-topic: Abro um parenteses no tópico para recomendar o filme www.zeitgeistmovie.com, é um documentário americano distribuido gratuitamente pela internet, fala sobre religião, 11/9 e “economia”. É realmente impressioante. )
Ainda citando o PROER, se um presidente dá dinheiro ao povo ele é populista, se dá a banqueiros é estadista, é isso? Seria melhor continuarem com funcionários terceirizados, então? Melhor pra quem? Melhor, porque seria mais barato ou melhor porquê é mais fácil de beneficiar empresários financiadores de campanha?
Porquê o presidente neoliberal teve PIB negativos e o presidente ignorante teve PIB de 6,2% seis anos após a saida do neoliberaloide?
Se TODOS os indicadores sociais e econômicos estão melhores na atual gestão, será que não está na hora de uma revisão de conceitos?
Uma coisa é certa, com o aquecimento da economia, que está ocorrendo no governo do ignorante, sem-dedo, sindicalista, analfabeto, nordestino ( esses adjetivos não falam, mas pensam. Bom, aqui em SP alguns <cought>Serra<cought> falam ), vai permitir que, quem tiver interesse, re-negocie a própria situação um pouco melhor.
O que constroi grandes nações é a integridade e a honestidade. Jeitinhos para burlar impostos e a lei, não.