Sindpd denuncia contratação irregular em TI

A instituição classifica contratação por PJ como “fraude” e abre busca por denúncias contra empresas que contratam mediante terceirização.

Por Tatiane Seoane, DO COMPUTERWORLD
25 de setembro de 2008 - 12h34

O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Empregados do Estado de São Paulo (Sindpd) tornou pública a iniciativa de buscar denúncias de empresas que contratam trabalhadores como pessoa jurídica. A primeira manifestação aconteceu por meio de comunicado no jornal Valor Econômico desta terça-feira (23/09).

Nestes últimos dois dias - desde a publicação do comunicado - o sindicato recebeu cerca de 70 e-mails com denúncias, segundo Emerson Morresi, diretor da instituição. Ele afirma que o Sindpd entrará com ação judicial contras as companhias denunciadas e levará as acusações aos Ministérios Público e do Trabalho.

De acordo com Morresi, os empresários que buscam e fazem a contratação de “falsas cooperativas, de falsos estagiários, e autônomos e de PJs” (conforme comunicado) “são vilões” e não estão cientes das punições de contratações fora da CLT.

Este trabalho existe por parte do Sindpd há quatro anos, porém apenas agora o sindicato tornou pública a iniciativa. “Temos visto crescimento da receita de até 50% das empresas de Tecnologia da Informação no País, enquanto o índice de contratações irregulares aumenta cada vez mais”, diz Morresi. No entanto, o presidente da entidade de classe não soube informar o porcentual de contratações irregulares de profissionais de processamento de dados, computação, informática e tecnologia da informação, em relação a contratos formais.

A fraude na contratação de trabalhadores prevê pena de um mês a um ano, na dicção do Código Penal, artigo 203 e multa. Morresi informou que até a próxima semana o comunicado será publicado também nos jornais Folha de S. Paulo e DCI - Comércio, Indústria & Serviços.

Para denunciar, os trabalhadores podem entrar em contato por meio do telefone (11) 3824-5600 ou através do e-mail sindpd@sindpd.org.br.

Para mim isso é uma atitude do sindicato só para ele abocanhar mais dinheiro.

faço das suas palavras as minhas…

Muito estranho esta entidade que existe a décadas e nunca moveu um dedo sequer para defender qualquer coisa decidir agora agir para fazer algo.

Não sei qual é a intenção deles, mas é muito estranho.

faço das suas palavras as minhas…[/quote]
++

faço das suas palavras as minhas…[/quote]
++[/quote]
++

O que vale pro sindicato é receber a parte deles todo ano do nosso suado dinheiro. Na hora que tu precisa de algo eles nunca podem fazer nada.

Na real, qr reduzir o emprego informal na área de TI? Fácil, luta pra diminuir os impostos sobre a folha de pagamento. E eu to falando em impostos, parte do governo. Pq pra político reforma na CLT é acabar com 13º e/ou férias e/ou benefícios.

Alias, PJ que assina contrato depois quer processar empresa, tinha que ser processado por fraude pra ficar esperto. Se tu era CLT pq recebeu grana pela empresa? :twisted:

VELO

Nunca vi sindicato de informática fazer nada de útil pelos profissionais da área.
Pra mim se a pessoa aceita trabalhar como PJ, é uma decisão dela. Nunca vi ninguém na nossa área com falta de esclarecimento neste assunto para que algo dessa natureza vire “denúncia”.

Bah!!!

Sera que isso eh uma boa mesmo ??? Sera que as empresas apontam um arma pro cidadão na entrevista para ele ter que abrir um empresa e trabalhar como PJ ???

Ngm eh bobo hoje em dia… sabe o que ganha e o que perde trabalhando como PJ e tb sabe que isso eh uma questão de escolha…

Ao meu ver, trabalhar PJ não eh crime algum e nem CLT… agora, CLT Flex… (pqp…) ngm merece…

O Sindicado deveria parar de correr atras do povo PJ para que eles se tornem CLT… e correr atras do povo CLT Flex… isso sim eh trapaça…

Pra mim, o sindicato quer mais é ganhar dimdim em cima do pessoal PJ mudando eles para CLT… afinal, com CLT o sindicato leva a grana logo em folha… enquanto que PJ nem tem chances…

Como ja disseram… o sindicato existe a um bom tempo e so agora quer das as caras impedindo o povo de trabalhar como PJ ??? a para com isso… o que tem de errado em trabalhar como PJ que nao entendi ate agora ???

Sera que eles querem o nosso bem ou so querem que os 9845739846 trabalhadores PJ paguem sua contribuição ???

Muito estranho isso… muito estranho mesmo…

Se liga ae sindicato… ve se impede o CLT Flex e deixa os PJ em paz…

Fui !!!

Meu sonho era viver num país onde tu não é obrigado a ter um direito.

Sindicato é um direito do cidadão. Mas no Brasil se é obrigado a sustentar o sindicado, mesmo que ele não faça nada por você. Legal né?

VELO

Coisas absurdas como essa só acontecem no Brasil mesmo… Tá na cara que eles estão apenas defendendo o “direito” deles, de abocanhar uma porcentagem de cada trabalhador. Ridículo.

Olá

Sou da mesma opinião.
Pra mim sindicato só serve para enche o saco. Eu sou CLT e todo ano tenho que levar uma cartinha dizendo que não quero “contribuir” para eles.

[quote=furutani]Olá

Sou da mesma opinião.
Pra mim sindicato só serve para enche o saco. Eu sou CLT e todo ano tenho que levar uma cartinha dizendo que não quero “contribuir” para eles.
[/quote]

Em SC a carta tem que ser feita a mão e entregue pessoalmente no sindicato.

É um perigo alguem falsificar algo assim…

VELO

[quote=furutani]Olá

Sou da mesma opinião.
[/quote]

Tai uma coisa que ngm divulga…

Engracado neh… vc nao eh obrigado a pagar o sindicato, mas eles sao do lema… “Todos vao contribuir, quem n quizer que fale”… orra… onde ja fiu isso ??? Um treco que eh opcional mas vc deve pagar senao se manisfestar ?? Se sindicato fosse bom, todos iriam atras para contribuir… e nao teria isso te vc ter que enviar uma carta para nao pagar… fora que vc tem que levar a carta pessoalmente… e de proprio punho… pqp

Por falar nisso… alguem ai sabe direitinho o procedimento para nao ter que contribuir para o sindicato ?? Sei que teve uma correria em 2007 por causa disso…

Fui !!!

[quote=velo][quote=furutani]Olá

Sou da mesma opinião.
[/quote]

É um perigo alguem falsificar algo assim…

VELO[/quote]

Em São Paulo tbm. Devido ao tempo que leva pra andar em São Paulo, muitos acabam desistindo e deixando pra lá, pq o tempo gasto não compensa.

[quote=lavh][quote=velo]
[/quote]

Em São Paulo tbm. Devido ao tempo que leva pra andar em São Paulo, muitos acabam desistindo e deixando pra lá, pq o tempo gasto não compensa.[/quote]
Mas eu aposto que eles não tiveram a intenção.

Só fazem isso pensando no bem estar do trabalhador. Vai que um colega de trabalho mal intencionado falsifica a sua carta e te priva do direito de ser explorado.

Bem, passaporte na mão. Só falta um trampo, visto e passagem :oops:

VELO

[quote=PadrE][quote=furutani]Olá

Sou da mesma opinião.
[/quote]

Tai uma coisa que ngm divulga…

Engracado neh… vc nao eh obrigado a pagar o sindicato, mas eles sao do lema… “Todos vao contribuir, quem n quizer que fale”… orra… onde ja fiu isso ??? Um treco que eh opcional mas vc deve pagar senao se manisfestar ?? Se sindicato fosse bom, todos iriam atras para contribuir… e nao teria isso te vc ter que enviar uma carta para nao pagar… fora que vc tem que levar a carta pessoalmente… e de proprio punho… pqp

Por falar nisso… alguem ai sabe direitinho o procedimento para nao ter que contribuir para o sindicato ?? Sei que teve uma correria em 2007 por causa disso…

Fui !!![/quote]

O RH da sua empresa é obrigado a avisar os funcionários que eles serão descontados por causa do sindicato, e de fornecerem todas as informações para quem não deseja contribuir.

Tudo mundo tem a mesma opinião?!

Eu acho que o Sindpd é um sindicato ruim, mas FINALMENTE parece que resolveu fazer alguma coisa, talvêz tenha mudado algum dirigente, talvêz seja só fogo de palha, sei lá…antes tarde do que nunca. Torço para que algo de bom saia disso.

Existem empresas de TI que contratam irregularmente isso todo mundo sabe. As empresas que contratam desta forma tem uma vantagem ilícita em cima daquelas que querem trabalhar corretamente.

Eu acho que quem não estiver satisfeito com a lei, que fale com o deputado ou senador em quem votou para que acabem com essa bobagem de férias, 13o, fundo de garantia, aposentadoria que o que vale é o livre mercado, até lá a lei não é opcional.

Acho que essa mania de falar mau de sindicalista é coisa de militar, que tinham interesse me propagar essa imagem. Tem sindicalista bom e sindicalista ruim, assim como tem empresario bom e empresario ruim, médico bom e médico ruim… mas todos os países desenvolvidos tem sindicatos fortes e atuantes.

Abraços,

Sannon

Só agora eles descobriram que tem empresa que contrata PJ?

São poucos sindicatos no Brasil que funcionam, a maioria não fazem nada.

Atualmente ganho bem menos trabalhando na categoria CLT mas possuo Plano de Saude , ferias , 13o ,PL, bonus e auxilio refeição.
Particularmente prefiro a modalidade CLT .
Mas , já aconteceu comigo situação onde estava empregado como CLT e fui obrigado a trabalhar como PJ . Passei a ganhar mais dinheiro mas o nivel de instabilidade era tanta que se eu saisse de “ferias” iria perde o emprego para outro profissional. Acabei saindo da empresa pois não me adaptei a esse tipo de trabalho.

Claro que o sindpd quer mesmo é aumentar sua receita mas as coisas só funcionam aqui nesse país na base do interesse financeiro .

Bem, eu jah trabalhei como PJ, tendo ferias (15 dias uteis a cada 12 meses trabalhados), auxilio de até 100 reiais no plano de saude e auxilio educação (quando era do interesse da empresa, pagaram ingles e duas certificações pra mim)

CLT não é o céu e PJ não é o inferno, hehehhe, nem o oposto é valido.

Depende muito to lugar onde você tá, se você tem família, essas coisas.

Quando eu vi o meu primeiro contracheque como CLT depois de tempos como PJ eu comecei a procurar emprego novamente, kkkkkkk. CLT você sofre um assalto a cada 30 dias.

VELO