[quote=furutani]Olá
Sou da mesma opinião.
Pra mim sindicato só serve para enche o saco. Eu sou CLT e todo ano tenho que levar uma cartinha dizendo que não quero “contribuir” para eles.
[/quote]
Eu tbm…
[quote=furutani]Olá
Sou da mesma opinião.
Pra mim sindicato só serve para enche o saco. Eu sou CLT e todo ano tenho que levar uma cartinha dizendo que não quero “contribuir” para eles.
[/quote]
Eu tbm…
Eu também acho que o Sindicato não faz nada pela gente, só serve pra cobrar impostos. Mas o fato é que você, estando empregado como PJ, não entra oficialmente nas estatísticas das taxas de emprego. E, como o governo disse que geraria milhões de vagas, para ele é interessante que as pessoas sejam contratadas como CLT.
Nunca entendi essa diferença de PJ e CLT, fui CLT 6 anos e hoje sou PJ, eu no momento quero ser PJ, estou lucrando e feliz com a minha situação, me sinto bem assim e nem me passa pela cabeça ser CLT mesmo com as propostas que oferecem.
Porque é tão dificil deixar entender que PJ é uma forma de contratação normal, é uma escolha de ambas as partes.
Por que esse pessoal simplesmente não deixa a gente trabalhar em paz?
Deixando de lado a discussão sobre ser crime ou não, ser coisa de preguiçoso ou não trabalhar como CLT, etc. Mas e como é que a gente faz se atualmente cada vez mais temos vagas de PJ? Sendo de certa forma forçado a aceitar a situação? Vou deixar de trabalhar? Tenho contas a pagar… se eu como PJ estou irregular e alguém estiver a fim de me regularizar, e que isso não signifique redução de meu salário, beleza! Quero as coisas certas.
ai é dificil hem… normalmente quando perguntam pretenção de PJ e CLT eu passo a mesma… e sempre dizemq que CLT é no minímo 10% menos…
ai é dificil hem… normalmente quando perguntam pretenção de PJ e CLT eu passo a mesma… e sempre dizemq que CLT é no minímo 10% menos… [/quote]
Sim, é dificil, mas acho que ninguém vai querer que reduza seu salário, ou vai?
Pode até ser que o sindicato nunca tenha prestado serviços de real valor, mas concordo que este lance de PJ é uma forma de exploração.
Nós já temos muita desvalorização em nossa área e est e tipo de “terceirização” é um mecanismo que ajuda a desvalorizar ainda mais o trabalhador na área de T.I
Acredito que a atitude de quem trabalha de P.J ajuda a desvalorizar ainda mais a nossa área. A desvalorizar os direitos que a classe trabalhadora demorou tanto pra conquistar.
Classe trabalhadora? hahahah… parece o Lula ou um sindicalista falando.
Essa legislação trabalhista brasileira é um dos maiores atrasos para um crescimento econômico mais sustentável do nosso país. Ele onera a todos: empregador e empregado.
Eu sou PJ há quase 8 anos e nunca me senti explorado. Pelo contrário, eu tenho muita flexibilidade e todas as vantagens (não estou falando de benefício) que eu preciso. Não ouso nem pensar em virar CLT. Acho um abuso ter 27,5% de IR retido na fonte, fora o INSS e outros. Além do mais, eu posso prestar serviços a outras empresas, o que faço esporadicamente.
Eu não quero que o governo seja minha babá. Eu quero eu mesmo garantir minhas próprias necessidades, e sendo PJ, eu me sinto mais livre para fazer isso, embora eu tenha uma carga de impostos consideravelmente alta.
Concordo que o mercado pode “obrigar” as pessoas a virarem PJ, criando demanda apenas para esta modalidade. É ai que deve entrar o governa e sindicatos para evitar os abusos. Mas EU não quero ser obrigado a aceitar ser CLT ou PJ. Quero poder escolher como quero trabalhar.
Sociedades mais modernas (e menos paternalistas) tem sistemas de contrato de trabalho mais flexíveis, sem tirar a pele de que trabalha.
27,5% de desconto na sua folha de pagamento sem ter nenhum retorno não é?
Eu chamo isso de no mínimo ‘estelionato’
[quote=m0ska]
Nós já temos muita desvalorização em nossa área e est e tipo de “terceirização” é um mecanismo que ajuda a desvalorizar ainda mais o trabalhador na área de T.I[/quote]
Desvalorização?!?
Você já chegou a comparar o salário da área de T.I com a média salarial das outras áreas do seu país? A área de T.I é uma das mais bem remuneradas.
[quote=m0ska]
Acredito que a atitude de quem trabalha de P.J ajuda a desvalorizar ainda mais a nossa área. A desvalorizar os direitos que a classe trabalhadora demorou tanto pra conquistar.[/quote]
Quem desvaloriza é esse bando de ‘prego’ que tem no mercado que trabalha por mixaria ou não sabe negociar um contrato.
E que direitos você se refere?
Eu particularmente não quero que o Estado seja minha babá.
ai é dificil hem… normalmente quando perguntam pretenção de PJ e CLT eu passo a mesma… e sempre dizemq que CLT é no minímo 10% menos… [/quote]
Cara, como assim pede o mesmo?
A não ser que seu trabalho PJ pague Convênio médico, odontológico, vale refeição, décimo terceiro, fgts, férias e tudo o mais pra você, pedir a mesma coisa chega a ser igenuidade. Por exemplo, 5000 é um bom salário para um CLT Pleno, mas pra um PJ Pleno que não tem benefícios é um salário ridiculo.
Não tenho nada contra os PJ, mas quando PJ começar a achar que ganhar o mesmo salário de um CLT é um bom negócio, será o fim para nós e a alegria das empresas.
A não ser que seu trabalho PJ pague Convênio médico, odontológico, vale refeição, décimo terceiro, fgts, férias e tudo o mais pra você, pedir a mesma coisa chega a ser igenuidade. Por exemplo, 5000 é um bom salário para um CLT Pleno, mas pra um PJ Pleno que não tem benefícios é um salário ridiculo.
Não tenho nada contra os PJ, mas quando PJ começar a achar que ganhar o mesmo salário de um CLT é um bom negócio, será o fim para nós e a alegria das empresas.[/quote]
Exatamente, esse é o problema: As empresas querem pagar para um PJ o mesmo que deveriam pagar para um CLT, economizando assim os encargos.
E o pior, muita gente aceita isso, e ainda acha q está ganhando bem.
Blz, mas … no dia que eu for demitido? E o meu décimo terceiro? E meu seguro desemprego? E o meu 1/3 de férias? Aliás, e minhas férias? Se um dia eu ficar doente e não puder trabalhar mais, quem vai me sustentar? O empregador de PJ?
Tudo bem que quem trabalha com clt tenha que pagar muitos impostos. Tudo bem que a política trabalhista do governo precisa ser melhorada e muito. Mas PJ pra mim é tapar o sol com peneira.
Agora dizer que eu pareço o Lula falando é me ofender hehehehehe
O cálculo do IR é proporcional. Dá uma olhada aqui. O imposto tende a 27,5% e me parece que não chega nunca, pq sempre tem a dedução. O cara que ganha R$100.000,00/mês paga 26,99999% ou algo assim.
Agora, o INSS realmente é cruel.
Mas os impostos como PJ também não são nada amigáveis. Tem IR do mesmo jeito, só que tem contador, ISS, etc. etc. etc.
Mas como normalmente o cara que é PJ compensa os os benefícios de CLT (já trabalhei nas duas formas e hoje sou CLT), acho que o ponto focal é mais na negociação do que na forma de contratação.
Hoje recebo líquido como CLT cerca de 80% do que vinha liquido para a minha mão quando era PJ. Contando VT, TR, 13º e férias. Não fiz o cálculo do FGTS, PO, PS, Seguro de Vida.
Abraços
[quote=m0ska]Blz, mas … no dia que eu for demitido? E o meu décimo terceiro? E meu seguro desemprego? E o meu 1/3 de férias? Aliás, e minhas férias? Se um dia eu ficar doente e não puder trabalhar mais, quem vai me sustentar? O empregador de PJ?
[/quote]
Você deve pensar nisso tudo antes de assinar o contrato. Se ficar doente e realmente não puder trabalhar quem deve te sustentar é o seu “pé-de-meia” que você deve ter feito. Mas se estiver torrando a grana toda… já era.
Abraços
Gente que nao sabe ganhar dinheiro com inteligencia, atrapalhando quem sabe.
O pior do Brasil é o brasileiro. Ridiculo essa do sindicato.
PS: Nao estou defendendo PJ nem CLT (sou CLT).
Não tenho nada contra os PJ, mas quando PJ começar a achar que ganhar o mesmo salário de um CLT é um bom negócio, será o fim para nós e a alegria das empresas.[/quote]
o mesmo valor para os dois casos, por que não quero ser CLT e se for, dados todos os impostos e encargos… que me paguem o mesmo valor… o que não quer dizer que seja bom ou ruim (como você citou sobre valores), é assim, se eu fosse pedir 1.000 como PJ, pediria os mesmos 1.000 como CLT, se fossem 10.000 PJ, seriam 10.000 CLT… pelo simples fato de não querer ser CLT, ou seja, passo um valor ‘mais alto’ para o CLT, forçando um PJ.
O ideal não seria brigar pelo retorno dos 27.5% decontados ?
Muita, mas muita gente mesmo, aceita ser PJ por falta de opção.
Fui PJ por algum tempo e ganhei um bom dinheiro assim, mas não creio que isso seja o ideal.
Acho que deveriamos “brigar”, ou o sindicato brigar, por uma reforma na CLT, e não brigar por “POGs” como PJ.
PJ é gambiarra ! Salvos excessões, logico ! Tem gente que realmente faz papel de prestador de serviços. Mas deve ser muito pouco.
Putz, tem PJ que marca ponto !! :shock:
Eu acho totalmente errada a contratação PJ e ponto final. Tenho meu emprego CLT, com um salário que considero justo. E tenho também minha empresa, pela qual emito nota dos meus freelas…
Notaram a diferença? Se vc trabalha, no mesmo lugar, durante meses, indo todo dia, ficando 8 horas, está configurada uma relação de emprego. Essa relação é regida pela CLT e TEM que ter carteira assinada. É LEI!
Os freelas, são projetos fechados. Sou contratado como uma empresa para entregar um projeto. Tem inicio, meio e fim! De vez enquando até contrato um temporário pra ajudar. E sim, quando exigido pela lei, assino a carteira. Isso sim é empreendedorismo. Não essa “empresa de um homem só que só presta serviço pra uma empresa”.
Odeio essas pseudo justificativas de “Ah, não pago o sindicato porque ele nao faz nada pela gente”. Concordo que o sindicato deixa a desejar, mas se ele nao faz nada, a culpa também é sua. Se não está satisfeito, vá lá! Reclame! Participe do sindicado! Se candidade a presidente!! Ficar sentado reclamando e falando que não vai dar o dinheiro é fácil. Quero ver todo mundo fazer sua parte participando!
Se está insatisfeito achando que os impostos que vc (ou sua empresa) paga para o governo não dá retorno. Faça a mesma coisa… Vá lá… reclamete… tome atitude… Não pagar o imposto só faz tornar a carga tributária mais alta para os que pagam.
Quem sabe se as empresas para quem vcs trabalham como PJ não pagassem os impostos que devem, como CLT, a carga tributaria das pessoas fisicas nao ia baixar??
E lógico… A empresa que não contrata seus funcionários como CLT está sonegando imposto e tendo uma vantagem ILEGAL sobre as que contratam. Assim, fica mais difícil a empresa que cumpre a lei sobreviver, fazendo que com só sobrevivam as que praticam a contratação por PJ,forçando com que os profissionais se submetam a esse tipo de contratação por falta de opção. Ou então o profissional pode sempre escolher morrer de fome… Se isso não é por uma arma na cabeça, eu não sei o que é.
Ok, voces acham a lei injusta? Ótimo… pressionem os seus vereadores, senadores, prefeitos, governadores e presidente para mudar a lei. Infringir a lei não resolve o problema, só te torna um infrator.
Bom… antes que alguém vista a carapulsa, não me referi a ninguém e a nenhum post específico. Esse é apenas meu ponto de vista, com algumas contra-argumentações expostas em outros posts. Acredito que as leis existem para serem cumpridas. Se a lei está errada, ela tem que ser mudada e nao infrigida.
É exatamente isso o que penso.