Sindpd denuncia contratação irregular em TI

Mas e os profissionais que QUEREM MESMO ser PJ?

Eu pude optar, na minha empresa atual, por PJ ou CLT. Eles me deram a escolha, cada qual com suas vantagens e desvantagens, mas fizeram de forma que ficou equivalente.

Por razões pessoais, eu QUERO PJ e não vou deixar FDP de sindicato nenhum me tirar isso!!!

Acho que eles tem sim, de atuar nos casos onde o profissional é obrigado a ser PJ. NOs casos de direitos que são lesados. Mas para os que querem, sinto muito. Eu quero ser PJ. Eu quero que essa PJ se torne uma EMPRESA. Eu quero ser empreendedor. Qual o problema nisso?

Não gosto da mentalidade de sindicalista, não gosto dessa briguinha “patrão X empregado”. Essa disputa ficou pra decada de 60, pô! Vivemos numa área onde quem quer trabalhar pode sim crescer por conta própria vivemos uma era de oportunidades! E esse povo aí fica com essa mentalidade tacanha de “eu sou um coitadinho e meu patrão malvado quer me ferrar”. VAI TRABALHAR PORRA! Inventa algo, estuda, se joga. Faz alguma coisa de útil de verdade"

Na hora de fazer greve pra exigir aumento de salário e menos trabalho, todo mundo quer. Agora, dar duro pra fazer algo diferente, pra construir o próprio destino, aí nego só sabe é reclamar. Quer trabalhar 8 horas só por dia? FAÇA ISSO! É SEU DIREITO! QUER TER ESTABILIDADE? É SEU DIREITO! MAS ME DEIXE COM MEU DIREITO DE CRESCER, DE NÃO TER ESTABILIDADE, DE ME AVENTURAR, DE TRABALHAR MUITO E ME SENTIR REALIZADO COM ISSO!

Me descupem os preguiçosos, mas a vida só é dura pra quem é mole!

E me desculpe pelo desabafo. Simplesmente odeio quando gente preguiçosa que tenta me levar pro mesmo buraco. Quer viver sua vidinha de forma mediocre? O direito é seu. Isso não é da minha conta. Quer pular da ponte? Não quero, obrigado. Mas se quiser, só falar que eu ajudo!

Falou tudo josenaldo…

O Brasil deveria ser um país livre. Mas na prática não é isso o que vemos. Temos que contribuir com impostos absurdos, sem ter os benefícios na mesma proporção, somos obrigados a ter um cindicato que acha que somos metalúrgicos (sendo que a coisa na nossa área é bem diferente). E outra, ultimamente as vagas CLT têm aumentado muito, justamente pq as empresas estão vendo q a contratar um “carinha de tecnologia” pra resolver um problema não é o melhor negócio: eles precisam de mão de obra estável. Somos nós que garantimos o lucro deles.

Tô na luta pelo meu próprio negócio também, e espero que a empresa que uso para emitir minhas nf’s mensalmente se torne uma empresa forte e atuante nesse mercado que não sabe valorizar o profissional.

[quote=PadrE]Bah!!!

Sera que isso eh uma boa mesmo ??? Sera que as empresas apontam um arma pro cidadão na entrevista para ele ter que abrir um empresa e trabalhar como PJ ???
[/quote]

Não, mas se aproveitar da necessidade tambem é uma forma de apontar uma arma!

Por mais que seja uma escolha é ilegal! Aqui no Brasil é ilegal, e ninguem sabe dizer realmente até que ponto compensa neh…

É engraçado, todo mundo reclama a vida inteira que não existe sindicato que eles não fazem nada e quando resolvem fazer algo todo mundo cai matando… se é uma forma de eles arrecadarem dinheiro, bom, desde que estejam brigando pelos nossos direitos (e isso sabemos que não tá acontecendo) eu não vejo porque eles não ganharem. Eu sempre defendi a criação de um orgão forte para acabar com os “programadores” que aprenderam a programar em banca de revistas…

Sinceramente, se não é injusto com os trabalhadores é uma forma de trapassear as empresas que procuram trabalhar da maneira correta, uma empresa dessas hoje não consegue manter um funcionário na CLT pq outra não tão honesta assim paga mais como PJ no entando tem uma carga de impostos bem menor. Ontem acharam essa forma de burlar os impostos, hj já inventaram a CLT Flex, amanhã vão fazer a CLT total flex power e assim por diante…

Bom, não estou indo contra a opinião de vcs, apenas colocando minha opinião pessoal sobre o assunto, que ao meu ver, involve muito mais doque um salário melhor…

Historicamente os sindicatos não lutam mais pelos trabalhadores…e sim pelos próprios bolsos…é só observar o absurdo que acontece nas fábricas, greve em cima de greve, gente sem qualificação ganhando mais dq gente formada e achando pouco…concordaria com brigas em favor de salários abusivos…ou cargas horárias abusivas mas não vejo isto acontecer com PJ…honestamente acho muito mais lucrativa este tipo de contratação…

concordo com você !

alguem aqui poderias citar as benfeitorias consedidas e conquistas pela nossa grande CLT (Aqueles q as defendem)??

esse povo esta se lixando pra gente.

kkkkkkkk
sindpd, que ridiculo, essa porcaria de sindicato não faz nada de bom, só quer aumentar os clts para abocanhar mais e mais dinheiro.
os politicos falam que estão criando mais empregos e mais pessoas estão sendo empregadas, na verdade estão sendo obrigadas a virar clt, isso é ridiculo, eu tenho direito de ser pj, cooperado, ou qq outra coisa que eu quiser e pronto.

abraços!

[quote=josenaldo]Mas e os profissionais que QUEREM MESMO ser PJ?

Eu pude optar, na minha empresa atual, por PJ ou CLT. Eles me deram a escolha, cada qual com suas vantagens e desvantagens, mas fizeram de forma que ficou equivalente.

Por razões pessoais, eu QUERO PJ e não vou deixar FDP de sindicato nenhum me tirar isso!!!

Acho que eles tem sim, de atuar nos casos onde o profissional é obrigado a ser PJ. NOs casos de direitos que são lesados. Mas para os que querem, sinto muito. Eu quero ser PJ. Eu quero que essa PJ se torne uma EMPRESA. Eu quero ser empreendedor. Qual o problema nisso?

Não gosto da mentalidade de sindicalista, não gosto dessa briguinha “patrão X empregado”. Essa disputa ficou pra decada de 60, pô! Vivemos numa área onde quem quer trabalhar pode sim crescer por conta própria vivemos uma era de oportunidades! E esse povo aí fica com essa mentalidade tacanha de “eu sou um coitadinho e meu patrão malvado quer me ferrar”. VAI TRABALHAR PORRA! Inventa algo, estuda, se joga. Faz alguma coisa de útil de verdade"

Na hora de fazer greve pra exigir aumento de salário e menos trabalho, todo mundo quer. Agora, dar duro pra fazer algo diferente, pra construir o próprio destino, aí nego só sabe é reclamar. Quer trabalhar 8 horas só por dia? FAÇA ISSO! É SEU DIREITO! QUER TER ESTABILIDADE? É SEU DIREITO! MAS ME DEIXE COM MEU DIREITO DE CRESCER, DE NÃO TER ESTABILIDADE, DE ME AVENTURAR, DE TRABALHAR MUITO E ME SENTIR REALIZADO COM ISSO!

E me desculpe pelo desabafo. Simplesmente odeio quando gente preguiçosa que tenta me levar pro mesmo buraco. Quer viver sua vidinha de forma mediocre? O direito é seu. Isso não é da minha conta. Quer pular da ponte? Não quero, obrigado. Mas se quiser, só falar que eu ajudo![/quote]
Josenaldo, em primeiro lugar, acho que não foi a sua intenção ofender ninguem, e quero deixar claro que tambem não quero fazer isto.
Concordo plenamente com vc quanto à liberdade de escolha.
Todos devem ter o direito de escolher como querem ser contratados, CLT, PJ, ou seja lá o que for.
Pessoalmente, sempre que puder escolhar, vou de PJ.
Da mesma forma, admiro o empreendedorismo e quero muito que todos obtenham todo o sucesso que merecem, que façam crescer as suas empresas, gerem emprego e progresso para o país.
Mas chamar quem trabalha 8 horas por dia de preguiçoso, e acusá-lo de levar uma vida medíocre, é uma enorme injustiça.
Deve-se respeitar aí tambem, além das limitações de cada um, o seu direito de escolha.
Há vida além do trabalho.
Na minha escala de valores, por exemplo, nada é mais importante que uma hora de convivência com minha família. Assim como outro pode preferir estar com seus pais. Ou com a namorada. Ou simplesmente jogando o seu game preferido.
Quem prefere trabalhar 12, 16 ou mais horas por dia que o faça, se isto o faz feliz.
Mas, na minha opinião, isto é suicídio.
Isto sim é pular da ponte.

Vc já leu o art. 7 do capítulo II dos direitos sociais na nossa constituição? é em cima dele que a clt foi escrita, por que oq está na constituição só é valido que hover lei que a regularize.

PJ não tem medate dos direitos que são garantidos por lei para CLT.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituiçao.htm

É tudo uma questão de gosto…

Eu prefiro trabalhar como CLT, mas já trabalhei como PJ, ainda tenho minha empresa aberta e faço alguns freelas por ela. Nada de mal nisso.

Eu prefiro CLT porque não tenho q me preocupar em ficar guardando dinheiro pra férias, 13º, FGTS e etc.

Mas tem gente q prefere PJ, porque tem mais controle sobre o dinheiro e etc…

Onde trabalho hj, sou CLT, e da minha folha só é descontado o IR (que eu também pagaría como PJ) e o FGTS (que também precisaria guardar se fosse PJ). VT, VR, Plano de Saúde, Curso de Idiomas, Plano odontológico, tudo com desconto simbólico de R$ 1,00.

Ou seja, como foi dito acima, também vai depender muito da empresa onde vc trabalha.

O que eles deveríam fiscalizar melhor são empresas que contratam como PJ ou estágio só pra pagar menos, ou seja, a pessoa tem q trabalhar como funcionário, bater cartão (exatamente, isso acontece) e etc. e não ganha um salário alto suficiente para equivaler a um CLT.

Só que, o que as pessoas tem q entender, é que você não precisa se sujeitar a trabalho nessas condições, ou seja, não deve temer o mercado. Não tá feliz? Sai e arruma outro melhor.

“Ninguém dá nada pra ninguém”, tudo é interesse, as empresas tbm não contratam PJ pq são boazinhas e querem “o melhor do funcionário”.

Quem pode mudar o País somos nós, não adianta reclamar de sindicato, de empresas malvadas e etc. Tome uma atitude! Estude muito, faça seu trabalho ter valor, e aí vc escolhe onde e como prefere trabalhar.

[quote=pinto][quote=josenaldo]Mas e os profissionais que QUEREM MESMO ser PJ?

E me desculpe pelo desabafo. Simplesmente odeio quando gente preguiçosa que tenta me levar pro mesmo buraco. Quer viver sua vidinha de forma mediocre? O direito é seu. Isso não é da minha conta. Quer pular da ponte? Não quero, obrigado. Mas se quiser, só falar que eu ajudo![/quote]
Josenaldo, em primeiro lugar, acho que não foi a sua intenção ofender ninguem, e quero deixar claro que tambem não quero fazer isto.
Concordo plenamente com vc quanto à liberdade de escolha.
Todos devem ter o direito de escolher como querem ser contratados, CLT, PJ, ou seja lá o que for.
Pessoalmente, sempre que puder escolhar, vou de PJ.
Da mesma forma, admiro o empreendedorismo e quero muito que todos obtenham todo o sucesso que merecem, que façam crescer as suas empresas, gerem emprego e progresso para o país.
Mas chamar quem trabalha 8 horas por dia de preguiçoso, e acusá-lo de levar uma vida medíocre, é uma enorme injustiça.
Deve-se respeitar aí tambem, além das limitações de cada um, o seu direito de escolha.
Há vida além do trabalho.
Na minha escala de valores, por exemplo, nada é mais importante que uma hora de convivência com minha família. Assim como outro pode preferir estar com seus pais. Ou com a namorada. Ou simplesmente jogando o seu game preferido.
Quem prefere trabalhar 12, 16 ou mais horas por dia que o faça, se isto o faz feliz.
Mas, na minha opinião, isto é suicídio.
Isto sim é pular da ponte.
[/quote]

Falou tudo, também sou do tipo que não faço horas extras, pois tenho vida lá fora. Mas, preguiçoso? eu? muito pelo contrário, sempre estudei muito, pra terminar meu trabalho no horário, sem ter q me matar pra fazer as coisas.

Pra mim, quem nunca consegue cumprir prazos e sempre faz horas-extras é incompetente!

Trabalho há vários anos na área, sempre tive excelentes feedbacks, e devo ter feito no máximo umas 10 horas extras em toda a vida profissional.

Concordo… As empresas só contratam como PJ por que é mais barato para elas

Eu entendo o que o Josenaldo (talvez) quis dizer.

Ele não disse que quem é CLT e trabalha 8 horas por dia é medíocre ou preguiçoso, mas sim GRANDE parte das pessoas que se acomodam e se acostam em empregos e carteiras de trabalho, achando que só aquela situação é suficiente pra vida delas, ou seja, não faz nada de diferente, não se mexe para melhorar e ainda quer cobrar dos outros (sindicatos, governo, empresas) que a situação melhores, sendo que ela não faz nada em sua contrapartida.

Conheço caso de gente que pediu aumento e o chefe perguntou: “O que você fez aqui no último ano para achar que merece um aumento?”. A pessoa não soube responder, logo, não ganhou o pretendido incremento.

Procure sempre estar à frente, ser um ativo para quem te contrata. Certamente nunca precisará pedir um aumento. E se não te derem, mude de empresa.

No meu prédio existem uns 4 porteiros em turnos diferentes. Três deles ficam lá o tempo todo de fofoca, picuinha e não fazem nada. Um dia vi um deles estudando e perguntei o que era. Ele disse que ia prestar um concurso. Hoje ele não trabalha mais lá, felizmente e para a sorte dele.

Eu entendo o que o Josenaldo (talvez) quis dizer.

Ele não disse que quem é CLT e trabalha 8 horas por dia é medíocre ou preguiçoso, mas sim GRANDE parte das pessoas que se acomodam e se acostam em empregos e carteiras de trabalho, achando que só aquela situação é suficiente pra vida delas, ou seja, não faz nada de diferente, não se mexe para melhorar e ainda quer cobrar dos outros (sindicatos, governo, empresas) que a situação melhores, sendo que ela não faz nada em sua contrapartida.

Conheço caso de gente que pediu aumento e o chefe perguntou: “O que você fez aqui no último ano para achar que merece um aumento?”. A pessoa não soube responder, logo, não ganhou o pretendido incremento.

Procure sempre estar à frente, ser um ativo para quem te contrata. Certamente nunca precisará pedir um aumento. E se não te derem, mude de empresa.[/quote]

E todos os PJ não são acomodados ?

PJ acomodado, picareta, preguiçoso e incompetente também existe, ou não ?

Concordo plenamente aliás, é como dizem “vc perde a saude pra ganhar dinheiro e depois gasta todo dinheiro que ganhou pra recuperar a saúde” e eu acrescento ainda “se tiver tempo”. Eu trabalho como CLT, 8 horas por dia e se isso é ser preguiçoso eu escolho ser preguiçoso e viver.
Uma horinha extra é bom de vez enquando sim, ajuda no orçamento e talz mas falo pra vc como uma pessoa que já sofreu na pele com transtornos devido ao stress e não dejesaria isso a ninguem, isso na maioria das vezes não vale a pena!

Sou PJ, trabalho 9 horas por dia e nada mais! Não trabalho de sábado, nunca (e já faz 4 anos que trabalho como PJ)
Vez ou outra é necessário, mas é difícil ser necessário.

Agora, gente acomodada tem em todo lugar, e não é pq o cara é CLT ou PJ que ele é mais esperto ou mais pró-ativo, tudo é uma questão de circunstância.

Quanto ao sindpd, prestei serviço pra eles durante um bom tempo, e pra outros sindicatos da capital de são paulo. E vou lhes dizer, que o melhorzinho é o Sindpd.
Mesmo assim, acho que essa presepada ai é por causa da eleição.

Nosso país tem leis, e todo mundo fechou os olhos pra elas. PJ significa pessoa jurídica, você responde por uma empresa.

O problema não é o cara contratar um PJ (uma empresa) pra fazer um trabalho. O problema tá em as empresas encherem seus corredores de “PJs” pra burlar o fisco. Sai mais barato pra ela te ter lá como PJ, nao te dar direito algum (13o, ferias, passagem, FGTS, etc), jogar a carga tributaria nas tuas costas pseudo-“compensando”, e sim, no nosso país, isso é crime.

O fato do sindicato estar se movendo agora é pra que as empresas sejam obrigadas a contratar os PJs como CLT e pagar uma multa pesada pra cada um. E isso só está acontecendo nesse momento por um motivo simples: As eleições.

Não to falando que CLT é melhor que PJ. Simplesmente trabalhar como “PJ”, da forma como estão fazendo, não pode e é crime.

Abraços,
Frentic

PS: Vale lembrar que se o imposto de PJ fosse 30%, 3% a mais que CLT, NINGUEM IRIA QUERER SER PJ. Ou seja, o motivo É fugir da carga tributária CLT, não sejamos hipócritas :slight_smile:

Na minha opinião, se você trabalha dentro de uma empresa, só tem 1 cliente, emite nota pra ele mensalmente e você se acha empreendedor, você é ingênuo. Não estou dizendo que seja o caso de alguém aqui, eu só acho que este tópico não é para empreendedores que emitem nota, e sim para a contratação irregular de PJ para burlar a lei.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo

Historicamente falando os sindicatos não lutaram pelos próprios bolsos apenas, não. A não muito tempo atrás trabalhava-se 16 horas por dia sem finais de semana, e se a jornada fosse reduzida para 13 horas os alguns economistas diziam que o mundo iria parar e todas as indústrias iriam falir. Isso é fato histórico, creio que todo mundo com 1 pingo de informação já saiba disso.

A greve faz parte dessa negociação. O ser humano é ganancioso, ele não vai abrir mão de um lucrinho a mais facilmente. Um economista disse 1 século atrás que a lei da demanda e oferta precisa ser testada de tempos em tempos com greves.

Veja o exemplo dos bancos, que tem lucro recorde ano após ano, mas todo ano tem greve de bancários para serem reajustados e pela distribuição de lucros. Recorde atrás de recorde de lucratividade e mesmo assim só brigando muito para os funcionários receberem uma parte disso. Agora os bancos estão abrindo empresas de informática para prestarem serviços para eles mesmos só para fugirem de distribuir lucro e reajustar os funcionários de TI de acordo com o sindicato dos bancários.

O mais importante aqui é termos a mente aberta e mantermos o nível do debate. Acho que algumas pessoas não entenderam o questionamento em pauta. Não existe razão para se chamar alguém que nem se conhece de preguiçoso, isto é agressão gratuita e é um absurdo.

Abraços,

Sannon

Muito sensato, concordo plenamente.

Cada um em seu quadrado :smiley:

Segue link que encontrei no site apinfo com uma planilha de comparação entre salários entre os vinculos CLT x PJ x CLT FLEX e cooperado .

http://www.apinfo.com/sal.xls

O duro é que a hora extra de pj quase sempre vale o mesmo que a hora “normal”, o que eu acho injusto. Se a pessoa tem que passar a noite ou o fim-de-semana trabalhando nada mais correto que seu valor/hora ser aumentado, como acontece em clt. Acho que isto é uma das grandes vantagens da empresa contratar pj (ter alguém que trabalhe muito mais que as 40h semanais). Pois a conversa que sempre ouço das empresas é que eles vão gastar X com o funcionário, esse X pode ser clt e ir boa parte para impostos ou pode ser X em pj e ir p/ o bolso do cara. Claro que ai são empresas que tb não oferecem nenhum benefício aos seus clts, logo as pessoas acabam preferindo ser pj. Tem também a questão de ficar doente, e ai como fica a vida do pj? E sair de férias tb, para conseguir um mês de descanso tem que ser muito bem conversado, pois o empregador coloca como se estivesse fazendo um favor a você.

Acho que como a maioria desta área é jovem vale a pena os “riscos” de ser pj, pois tem muita disposição para fazer horas extras, não tem filhos e, em teoria, fica menos doente.

No final é cada um por si, as empresas buscam seu lucro, o sindicato tb, nós devemos fazer o mesmo.

O que eu acho engraçado é que tem empresa que contrata por pj, o que tb lhe dá direito de chutar o cara pra rua a qualquer hora e quando o pj consegue algo melhor e sai fora (afinal o mercado está muito aquecido), o empregador reclama que hoje ninguém mais veste a camisa da empresa.

No momento eu prefiro ser pj, mas acho que as empresas deveriam oferecer pelo menos plano de saúde, afinal sai bem mais barato do que cada pj pagando o seu. Sei de empresas que já oferecem isto aos seus pjs, mas creio que seja a minoria.

E como somos “empresas de uma pessoa só”, os impostos podiam ser menores… :lol: