Sem acordo, profissionais de TI ameaçam greve

Bem, parece que agora ja ta descidido, o pessoal votou por greve no Sabado (14).
http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=816

O que eu acho meio complicado é nivelar todas as empresas como se tivessem a mesma arrecadação, tem empresas que realmente não podem pagar o que esta se pedindo.
mas tem empresas que poderiam apgar até muito mais. A proposta, na minha opnião, deveria ser segundo o porte da empresa. Quero ver se tudo isso for aprovado e as empresas começarem a despedir funcionarios pois a folha de pagamento vai pesar de mais, ai sim quero ver o que o sindicato vai fazer pelo povo desempregado.

[]s
EDIT:
bom como sou totalmente ignorante sobre assuntos juridicos, acabei de ler que é vetado que o salario da pessoa seja cortado em qnto tal faz greve…
to vendo que vai ter muita gente encarando a greve como umas ferias… queria ver se o salario fosse congelado enquanto a pessoa esta de greve, ou entao ela tivesse que fazer algo como ir a assmbleias e tudo mais no periodo da greve, sera que muia gente fazria greve?

Congelar salário é proibido, porque se a pessoa ganha pouco não vai poder entrar em greve, mesmo que tenha motivos. Concordo com você, isso dá margem pra abusos, um dos motivos que hoje em dia o sentido da greve desvirtuou demais. Trabalhei em escola pública e os professores já contavam com a greve pra tirar folga e não trabalhar, não estavam nem aí pro movimento.

A sugestão de condicionar o pagamento à participação em assembléias é muito boa, só que o interesse é invertido, teria conflitos: quem paga o salário é a empresa, não o sindicato. E a assembléia é referente ao sindicato, dificilmente eles conseguiriam esse tipo de acordo.

Olá

Concordo que a notícia deveria ser aprovada e que no GUJ devemos discutir assuntos pertinentes a nossa categoria. Mas tenho uma curiosidade:

Alguém em algum momento da vida já viu algum sindicato fazer alguma outra coisa em prol da categoria além de greve que justifique a contribuição para sua exi$tência e dê palanque e oportunidade de no futuro alguém se eleger para alguma coisa?

Nos meus mais de 40 anos de vida profissional ainda não tive esta oportunidade. Estou realmente curioso para saber se alguém foi mais afortunado do que eu.

Em tempo: também nunca vi nada de bom feito pelo órgão regulador que contribui por mais de 35 anos (CREA)

[]s
Luca

Bem, não concordo com algumas afirmações que são colocadas aqui, “o sindicato não faz nada por nós”, “o sindicato nunca me ajudou”, etc…
Primeiramente vamos lembrar que o sindicato é o representante da categoria, porem quando existem mobilizações e assmebreias são poucos assossiados que participam.
É obvio que a força de um sindicato vem da união da classe e da adesão dos sindicalizados, muitos nem se dão ao trabalho de ir atraz do que o sindicato já fez ou o que esta fazendo.
No ano passado, o sindicato conseguiu a redução da carga horária de 44 pra 40 horas semanais. Dissídio todo mundo questiona o valor, mas acho melhor o que vem do que nada…

Minha opnião sobre as formas que o sindicato encontra pra conseguir melhorias é bem clara: sou contra e acho que poderia ser feito mais. Só que uma coisa tenho em mente, não vou atraz em assembleias cobrando por melhorias, não me envolvo, desta forma tambem acho justo não ficar levantando a bandeira e criticando a torto e direito como o sindicato age e as coisas que ele vem conseguindo.

Esta é a minha opnião, não estou dizendo que estou certo, mas tento me posicionar com bom senso.

[]s

Bom dia aos colegas,

Como já tinha dito antes sou a favor da greve como forma de pressionar o sindicato patronal. A representação das empresas (Seprosp) demonstrou clara falta de respeito com a categoria a se recusar prontamente a negociar os pontos.

Estive na assembleia no sabado e uma das diretoras disse algo emblematico, algo do tipo “nós sabemos que empresas menores tem menos condições de dar reajustes, plr, etc…mas a convenção coletiva prevê que as empresas procurem o sindicato para negociar individualmente os reajustes. E nenhuma empresa nos procurou. Então, essas empresas menores vao ter que pagar tudo tambem” :lol: . Em ultima instancia é isso, as empresas menores se encostam no poder de negociação das maiores, e as gigantescas usam as pequenas para dizer que “o setor não tem condições de reajuste”, como disse o presidente do Seprosp. É falta de ética e de respeito. Por essas coisas, que não são de hoje, apoio a greve.

Com todo o respeito as opinioes dos colegas, é claro.

É GALERA…

" Por essas coisas, que não são de hoje, apoio a greve. "

Trabalho na CPM e uns dias atrás eles estiveram aqui com carro de som e entregando uns panfletos falando da greve. Aqui pelo que sei de ninguém que vai aderir.

Esse sindicato anunciou ano passado que conseguiu junto com a CPM o direito a participação nos lucros para os funcionários, só que também ninguém viu isso até hoje.

Ano passado a CPM descontou uma grana do meu salário e quando fui ver era contribuição para este sindicato, um dinheiro meu que considero totalmente jogado fora, pois ainda não tive benefício nenhum desta porcaria de sindicato. Aliás, com a grana que eles arrecadam em contribuição, eles gastam com festinhas e showzinhos com a Sabrina Sato, mostrados em um panfleto entregue uns meses atrás…ridículo!!!

[quote=Tiburcio_Mancha]
Aliás, com a grana que eles arrecadam em contribuição, eles gastam com festinhas e showzinhos com a Sabrina Sato, mostrados em um panfleto entregue uns meses atrás…ridículo!!![/quote]

Se a Sabrina Santo viesse junto no pacote, eu me filiaria na hora!

[quote=alias]Bom dia aos colegas,

“nós sabemos que empresas menores tem menos condições de dar reajustes, plr, etc…mas a convenção coletiva prevê que as empresas procurem o sindicato para negociar individualmente os reajustes. E nenhuma empresa nos procurou. Então, essas empresas menores vao ter que pagar tudo tambem” :lol: . Em ultima instancia é isso, as empresas menores se encostam no poder de negociação das maiores, e as gigantescas usam as pequenas para dizer que “o setor não tem condições de reajuste”, como disse o presidente do Seprosp. É falta de ética e de respeito. Por essas coisas, que não são de hoje, apoio a greve.

[/quote]
Não tinha olhado por este ponto de vista. Realmente, concordo com colega. Se isso ja é previsto, então a empresa deveria correr a traz para não perder depois.

EDIT: só por curiosidade, a empresa em que trabalho não tem como principal destinação a área de TI, porem nos desenvolvemos softwares e eu sou programador, alguém sabe se os benefícios como redução de carga horária, PLR, vale-alimentação também se aplicam a mim?

Ao que me consta, não, pois as diretrizes/convenções/etc do sindicato (no caso SINDPD) se aplicam aos trabalhadores das empresas categorizadas como Informatica, Proc. de Dados, TI, e etc. Portanto o sindicato representaria os trabalhadores das empresas do ramo de TI, não os profissionais de TI em empresas de outras atividades.

Infelizmente sou programador e não advogado, portanto posso eventualmente estar dizendo besteiras no afã de ajudar o colega :lol: , se for o caso peço desculpas antecipadas.

Ainda sobre a eventualidade de greve, foi publicado hoje na Folha de SP a comunicação do estado de greve

http://www.sindpd.org.br/images/conteudo/noticias/aviso_greve.pdf

Agora, por lei, a categoria deve aguardar 72 horas para iniciar as paralisações (o que seria na sexta feira)

Espero que saia um acordo até lá, mas se não…tudo pronto pra greve.

Então por isso que estava em duvida, sou programador, registrado como tal, tenho que pagar a contribuição anual pois estou registrado como tal.
Agora porque tenho que pagar tal contribuição para um sindicato que em teoria não me representaria? Inclusive tenho que entregar todo ano a carta de não filiação, caso o contrario tenho que pagar uma taxa mensal de R$10-R$15? Eu acho isso muito estranho. Se alguém souber de algo poderia responder por favor?

[quote=Danfael]Então por isso que estava em duvida, sou programador, registrado como tal, tenho que pagar a contribuição anual pois estou registrado como tal.
Agora porque tenho que pagar tal contribuição para um sindicato que em teoria não me representaria? Inclusive tenho que entregar todo ano a carta de não filiação, caso o contrario tenho que pagar uma taxa mensal de R$10-R$15? Eu acho isso muito estranho. Se alguém souber de algo poderia responder por favor?[/quote]

Nesse caso, aparentemente, a minha resposta está absolutamente errada. :oops:

bom existe sempre o outro lada da moeda…

http://www.seprosp.org.br/documentos/convencoescoletivas/2011/Comunicado_convencao_2011.pdf

direito de greve abusivo? nao sou a favor da greve, mas isso eh um direito e pelo que vi o SINDPD esta fazendo tudo conforme a lei…
eh cada uma viu

[quote=Danfael]bom existe sempre o outro lada da moeda…

http://www.seprosp.org.br/documentos/convencoescoletivas/2011/Comunicado_convencao_2011.pdf

direito de greve abusivo? nao sou a favor da greve, mas isso eh um direito e pelo que vi o SINDPD esta fazendo tudo conforme a lei…
eh cada uma viu[/quote]

Realmente não ficou legal esse comunicado do sindicato patronal…é com essas empresas ai que estamos lidando amigos.

Ele diz sobre as 40 horas semanais como benefício concedido em 2011, mas isso foi aprovado no ano passado pra ser implantado a partir do segundo semestre (de 2010)… ou seja, a esta altura, as empresas já deveriam ter rebolado e estarem de acordo com a convenção aprovada…

Ele fala do vale refeição, “como é do conhecimento de todos, já é adotado pela grande maioria das empresas, sendo, na prática,
totalmente inútil a sua inserção na Convenção Coletiva de Trabalho.”. Ele não diz “a totalidade” das empresas, o que nos permite imaginar que há as que não pagam e descumprem a lei…e se já pagam, ora, é um benefício adquirido e deve constar sim na convenção.

O outro ponto da PLR (que nao acho que vá vingar): “a PLR tal como proposta pelo SINDPD não foi aceita, pois a mesma entrava em conflito com o que dispõe a Lei
10101/2000, podendo gerar passivo trabalhista/previdenciário;”. Essa lei (que regulamenta a PLR) diz que a mesma deve ser paga após negociacao entre empresa e FUNCIONARIOS. O sindicato representa a categoria, claro, mas é subjetivo interpretar que o mesmo atende esse ponto da lei, fazendo o papel dos “funcionários”. De qualquer forma, acho muito dificil o sindicato conseguir isso, mas tambem não acho certo o SEPROSP não expor os motivos, na negociacao, de se opor ao pagamento…

Sobre a greve “ilegal”, até agora o sindicato cumpriu todas as obrigações da Lei de Greve pra ser considerada válida. É uma esperança frouxa dos patroes.

Ola pessoal

Parece que vamos ter mais uma rodada de negociações:
http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=824

Logico que é em carater mediador, mas já é um começo.
O que não entende é se a maioria das empresas ja dão o vale alimentação, qual o problema de aceitar esta reinvidicação, pra quem ja cumpre isso não é nada de mais…
vamos ver qndo é que esse “vucovuco” vai terminar…

Bem, a greve foi adiada para dia segunda-feira (21)

http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=831

Aqui é um resumo de como se comportar para quem for aderir a greve, orientações e explicações sobre seus direitos e deveres.

Atenciosamente

Em quanto será que fecha, vamos começar a especular por aqui? rs

Eu acho que fecha entre 7 e 8%

Mas assim, os caras estão justamente tentando melhorar os benefícios para a categoria, e vocês dizem que eles não fazem nada… mas o que eles deveriam fazer então? Se vocês vêem isso como “nada”, será que haveria outra maneira de eles conseguirem tais benefícios?! “Conversando” com empresas?

[quote=Daniel_MV]Em quanto será que fecha, vamos começar a especular por aqui? rs

Eu acho que fecha entre 7 e 8%[/quote]

Também vou no máximo 8%.

E quem acha q o sindicado briga pela categoria, foi ele mesmo que aceitou o CLT Mutreta tão praticado aqui em São Paulo.

Bom, ja falei e repito, todo mundo pode participar do sindicato, basta se envolver, agora ficar falando mal sem ao menos tentar se envolver é complicado.

Noticia do SINDPD
http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=832

Parece que a reunião conciliadora foi boa pro lado dos empregados!!!
se tudo caminhar nesse ruma provavelmente vamos ter um bom dissidio.

Outra coisa que não entendo. Nego reclama que o sindicato consegue apenas 8% 7%, se não fosse o sindicato nem isso iriamos ter -.-

Como eu ja disse, não sou a favor de muita coisa que o sindicato faz, mas como não tenho tempo pra me envolver apoio dentro do que acho coerente.
EDIT:
o outro lado da moeda…
o que foi postado no site do SEPROSP sobre a reunião conciliadora
http://www.seprosp.org.br/documentos/convencoescoletivas/2011/documento0001.pdf