Sem acordo, profissionais de TI ameaçam greve

Sem acordo, profissionais de TI ameaçam greve

Trabalhadores de TI (Tecnologia da Informação) estão prestes a paralisar as atividades, caso a classe patronal não ofereça acordo que atenda às reivindicações da campanha salarial deste ano.

“Se não houver acordo adequado para os trabalhadores, coerente com o faturamento das empresas do setor, nós seremos obrigados a fazer o primeiro apagão da tecnologia do Estado de São Paulo e do Brasil. O sindicato patronal precisa saber que estamos caminhando rumo à paralisação”, afirma o presidente do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação), Antonio Neto.

Ontem, durante o período da manhã, o sindicato realizou manifestação em frente ao sindicato patronal - com a presença de cerca de 500 trabalhadores - no mesmo momento em que os empresários se reuniam em assembleia para definir posicionamento diante das reivindicações dos trabalhadores e um possível dissídio coletivo.

NA REGIÃO - Uma equipe do sindicato esteve, inclusive, na HP/EDS, situada no bairro Taboão, em São Bernardo, onde distribuiu material informativo sobre a negociação salarial e conversou com trabalhadores da empresa, esclarecendo dúvidas e ouvindo sugestões.

REIVINDICAÇÕES - Com data-base em 1º de janeiro, a categoria aguarda desfecho das negociações, que até o momento estão, praticamente, estagnadas. O Sindpd solicita 11,9% de aumento salarial, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), auxílio-refeição de R$ 15 por dia e ampliação de pisos.
Enquanto que o sindicato patronal oferece 6,47% de reajuste, que é apenas a reposição da inflação, e refuta todas as outras exigências.

“Esperamos que as manifestações que estamos realizando colaborem para que os empresários proponham acordo que supra as necessidades dos trabalhadores. O que tudo indica é que teremos novidades na próxima semana. Estamos abertos para dialogar com a classe patronal, a qualquer momento”, enfatiza o presidente do Sindpd.

BASE - A decisão atinge cerca de 90 mil profissionais no Estado de São Paulo, nas mais de 7.800 empresas, que concentra quase metade da categoria no Brasil.

O Grande ABC corresponde a 15% do total, aproximadamente, o que representa 13,5 mil trabalhadores. Desse total, cerca de 3.500 funcionários são contratados pela HP/EDS.

Fonte: por Tauana Marin, publicado no jornal Diário do Grande ABC

http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=784

Resolvi aprovar a noticia, mas nao acho que ela diga algo a respeito da maior parte dos desenvolvedores. O sindprod é realmente muito distante da vida de todos daqui do forum, pelo que acompanho nos topicos. Nao conheco um unico desenvolvedor que saiba sobre isso de paralizacao.

Noticia interessante.
Espero que tenha alguma solução.

Eu sou vinculado ao sindipp do RS, e também estamos na campanha de melhores reajustes salariais.

http://www.sindppd-rs.org.br/destaques/1530-destaque-1

ats

Nosssssa… apoio total… até q enfim o povo ta acordando…

IMHO, nunca vi o sindicato do RJ fazer nada de bom por mim.
E também não conheço ninguém que diga o contrário.

Abraços.

Realmente aqui no Rio, o sindicato só aparece pra receber. Nunca vi ação nenhuma.

E digo mais, não precisa de uma greve extensa. Basta cada Desenvolvedor, Analista, entre outros de TI parar por apenas 1 hora que vocês irão ver o caos no Brasil.
O problema que a galera de TI não tem ainda consciência de sua importância no mercado.

Hoje praticamente tudo é informatizado.

Mas isso é utópico acontecer.

[quote=viniciuseduardo.rj]Realmente aqui no Rio, o sindicato só aparece pra receber. Nunca vi ação nenhuma.

E digo mais, não precisa de uma greve extensa. Basta cada Desenvolvedor, Analista, entre outros de TI parar por apenas 1 hora que vocês irão ver o caos no Brasil.
O problema que a galera de TI não tem ainda consciência de sua importância no mercado.

Hoje praticamente tudo é informatizado.

Mas isso é utópico acontecer.[/quote]

Eu topo. Hehehe

eu fiquei sabendo hj de manha pq meu amigo contou que onde ele trampa tava rolando esse assunto…

mas o meu sindicato é o do comercio

Reclamamos tanto das questões lagais da nossa profissão. Mas não fazemos nada.
Eu, particularmente nem sei como fazer. Quais meios usar.
Se eu pudesse contar com um sindicato ou qq coisa parecida eu provavelmente faria algo.

A única vez que tive contado direto com o Sindpd foi quando tive que ser registrado por uma consultoria para trabalhar na BR, pelo que já tinha visto naquela época (2006), todo ano tem esse tipo de reivindicação, algo em torno dos 10% e acaba ficando nos 4%, as vezes menos.

Como sabemos esse número poderia ser muito maior de “sindicalizados”, mas acredito por pura amostra, os trabalhadores de TI com registro (consequentemente vinculados ao sindicato) deve ser no máximo uns 40% ou 50% do mercado de São Paulo.

Outro “problema” que tenho certeza que todos já viram, é que nessas “grandes” empresas, os salários são realmente baixos para a grande maioria dos registrados, e se tem aquela “cultura” do medo, não ta bom, sai por que tem 5 dúzias de caras lá fora que querem trabalhar aqui.

Agora, uma paralisação dos profissionais de TI de São Paulo seria muito pior que um apagão, meio período com uma grande adesão e a tarde ta todo mundo ganhando 20k fácil com 3 meses de férias por ano rs.

Se tivéssemos um sindicato paternalista/protecionistas (certo ou errado) como é a CUT, que briga e não baixa a guarda facilmente, que se organiza e tem uma adesão esmagadora da categoria, as empresas teriam uma outra visão sobre os profissionais de TI, isso eu tenho certeza.

[]s

Concordo plenamente com o que o Luiz disse.

Acho que a não temos um sindicato forte, porque nossa profissão não é “regularizada”, como médico, engenheiro, … quem além de sindicato, tem um conselho(CREA, CRM).

Infelizmente nós somos as “prostitutas” do nível superior. Onde para termos um salário que valha todo nosso suor, temos que para meios “ilicitos”(PJ), visto que a forma que as empresas contratam PJs é ilegal.

Mas fazer o que??? O mundo é capitalista e como sempre dizem aqui é Brasil.

Infelizmente é assim.

Acho que bem menos. Muita gente de TI é vinculado ao sindicato do ramo da empresa em que está a TI.

Assim como o wescleyfcosta, meu sindicato é do comércio (que é ruim também)

Particularmente, não levo o sindpd a sério.

Acho que bem menos. Muita gente de TI é vinculado ao sindicato do ramo da empresa em que está a TI.

Assim como o wescleyfcosta, meu sindicato é do comércio (que é ruim também)

Particularmente, não levo o sindpd a sério. [/quote]
No meu caso o sindicato também não é da área. Nunca fez nada de bom e só aparece para cobrar taxas. :?

Sinceramente, eu não confio em nenhum sindicato.

Nem mesmo no CREA, que regula todas as engenharias.
Inclusive a Engenharia da Computação.

Uma vez foi um engenheiro do CREA dar uma palestra no auditório
da faculdade, sendo que tinha uns 80 engenheiros de computação sentados,
e simplesmente o engenheiro representante do CREA disse que
software não tem nada a ver com engenharia.

Não preciso nem dizer a revolta que todos no auditório ficaram ao ouvir
um senhor de idade, engenheiro mecânico e representando o CREA dizer
essas palavras infelizes. Realmente aquele senhor não sabia nada sobre software,
e o pior, aquele senhor sem capacitação nenhuma representava todas as engenharias
do Brasil, e não tinha o mínimo de conhecimento sobre as outras engenharias que não fosse a
engenharia mecânica.

A partir dali todos os engenheiros da computação no auditório viram que se dependessem de algum
orgão regulador, estaríamos mortos.

Bom na empresa sempre tem panfletos do sindpd fico na esperança realmente 11% de aumento seria bom.

[quote=johnny quest]…e simplesmente o engenheiro representante do CREA disse que
software não tem nada a ver com engenharia…[/quote]
Não sei se entendi certo, mas pra mim ele falou muito bem.

Um dos grandes problemas dos sindicatos é a descrença neles. (Não sei se justificada ou não).

Mas como o Luiz Aguiar disse, o impacto de uma greve de TI seria destruidor.

Enquanto a parte de desenvolvimento TALVEZ suportasse um dia ou dois de atraso, suporte seria impossível.

Se TI parar, boa parte da empresa (se não toda) pára…e aí vão negociar salário com certeza.

Acho engraçado que isso realmente ainda acontece muito. Acho que pouca gente se tocou que ao sair de uma empresa, provavelmente você encontrará emprego mais rápido do que irão por outra pessoa no seu lugar.

E pior: geralmente a pessoa que entra é mais cara do que você, pois via de regra você já tá recebendo menos do que vale para a empresa.

No dia que TI se tocar da própria importância a nossa vida vai realmente melhorar muito.

nosso sindicato é uma M****. desculpem a sinceridade.

as pessoas não tem noção do poder que o pessoal de tecnologia tem nas mãos… acho que nem o próprio pessoal de TI tem noção do poder que eles tem nas mãos…
hoje em dia, o que que não está armazenado em servidores? hoje em dia o que que não depende de tecnologia?
TUDO que é vital para uma empresa ou governo tem dependência com tecnologia, e se isso parasse? o que seria do estado de São Paulo se a maior parte da internet parasse de responder por apenas 12 hrs?

complicado enh…