Sem acordo, profissionais de TI ameaçam greve

[quote=giulianocosta]
O individuo que se valoriza, valoriza o grupo automaticamente. Cada um tem que ser responsável pelo seu nariz. Agremiações, só tem um fim no meu ponto de vista, organizar paralizações.[/quote]
O cerne da questão não é o indivíduo, veja, estamos falando da relação Capital x Trabalho, e não de Freud, Jung ou Lacan, ok?

Eu discordo frontalmente disso…

[quote=felipeguerra][quote=giulianocosta]
O individuo que se valoriza, valoriza o grupo automaticamente. Cada um tem que ser responsável pelo seu nariz. Agremiações, só tem um fim no meu ponto de vista, organizar paralizações.[/quote]
O cerne da questão não é o indivíduo, veja, estamos falando da relação Capital x Trabalho, e não de Freud, Jung ou Lacan, ok?[/quote]

Compreendo, mas o capitalismo é baseado em que? Simples, Capital!

Por exemplo, eu não preciso de auxilio creche, auxilio transporte, auxilio refeição, auxilio médico, auxilio isso, auxilio aquilo.
Eu tendo dinheiro o bastante que me garanta as minhas necessidades é o que importa.

A empresa que eu presto serviços não tem que se preocupar com a minha vida, a minha vida gerencio eu. Pra mim seria muito mais simples se todos fossemos PJ! Cada um pensando como empresa, afinal todos vendemos um produto. Cabe ao individuo saber valorizar esse produto.

É explorado aquele se deixa ser…

[quote=giulianocosta][quote=felipeguerra][quote=giulianocosta]
O cerne da questão não é o indivíduo, veja, estamos falando da relação Capital x Trabalho, e não de Freud, Jung ou Lacan, ok?[/quote]

Compreendo, mas o capitalismo é baseado em que? Simples, Capital![/quote]
Simplismo[1] (o principal elemento do capitalismo é o trabalho…)

[quote=giulianocosta]
Por exemplo, eu não preciso de auxilio creche, auxilio transporte, auxilio refeição, auxilio médico, auxilio isso, auxilio aquilo.
Eu tendo dinheiro o bastante que me garanta as minhas necessidades é o que importa.

A empresa que eu presto serviços não tem que se preocupar com a minha vida, a minha vida gerencio eu. [/quote]
Simplismo[2]

[quote=giulianocosta]
Pra mim seria muito mais simples se todos fossemos PJ! Cada um pensando como empresa, afinal todos vendemos um produto. Cabe ao individuo saber valorizar esse produto.[/quote]
Isso é uma crença que vc tem, não necessariamente corresponde à realidade.
Na prática, se todo mundo fosse PJ favoreceria muito mais à empresa Go Horse que te contrata. Fiquei muitos anos assim…

Amigo, eu discordo. O intuíto das minhas mensagens não dizer o que é certo ou errado ou o que é regra ou que não é. Acho que tu estas certo ao dizer que estou sendo simplista. E é exatamente o que estou querendo ser. Me diga alguma agremiação de classe que conseguiu êxito nessas reinvindicações? Eu particularmente não conheço nenhuma.

Trabalho em um órgão publico e estou acompanhando de perto uma reinvindicação de plano de carreira e reajuste salarial. Estou a mais de ano aqui e não vi, uma vitória sequer, desse movimento. Enquanto vejo, quase que diariamente, noticias de equiparações salariais de deputados, reajustes de senadores, vale isso e vale aquilo de desembargadores, etc, etc, etc…

Pra mim o Capitalismo é igual a Capital. Se a base do Capitalismo fosse o trabalho, este se chamaria Trabalhismo.

Raramente neste sistema, alguém trabalha pelo amor ao que faz, quem o faz ou acaba sendo explorado ou sobrevive como dá.
Pergunte alguém que trabalha por o amor, o que o ele faria se cortassem seu salário e ele tivesse que trabalhar de graça… Garanto, que rapidinho o “amor” acabaria… :smiley:

Acho que o individuo deve ser emancipado! Por isso falei que cada individuo deveria ser sua própria “empresa”. É lógico que não adiantaria eu ser a minha empresa, se eu for um incompetente como tal… :smiley:

Olha vou dar a minha opínião, essa greve pode fracassar por causa da computação em nuvem de grandes corporações, acaba sendo irrelevante, e o poderoso Maker ou Genexus que vem crescendo a adoção e matando numa paulada só vários desenvolvedores Java e .NET na mão de analista de negócios, a própria TI se cabanaliza.

Knowledgebr.

[quote=knowledgebr]Olha vou dar a minha opínião, essa greve pode fracassar por causa da computação em nuvem de grandes corporações, acaba sendo irrelevante, e o poderoso Maker ou Genexus que vem crescendo a adoção e matando numa paulada só vários desenvolvedores Java e .NET na mão de analista de negócios, a própria TI se cabanaliza.

Knowledgebr.[/quote]

Quem é o primeiro a dizer: corram para as montanhas?

Pessoal,
não querendo desanimar mas todos os anos o SINDPD faz todo este reboliço com as revindicações para os profissionais de TI e infelizmente essas revindicações nunca é concretizadas,
e não será desta vez. Nos profissionais de TI merecemos reconhecimento e valorização da nossa classe a maioria das consultorias só visam os lucros. Na minha opinião aqui no Brasil os sindicatos são apenas cabines de emprego e que desconta todos os anos 1 dia no mês de maio.

Gostaria muito que este ano fosse diferente… mas estamos no Brasil… não preciso dizer mais nada.

[quote=vinicius-serpa][quote=knowledgebr]Olha vou dar a minha opínião, essa greve pode fracassar por causa da computação em nuvem de grandes corporações, acaba sendo irrelevante, e o poderoso Maker ou Genexus que vem crescendo a adoção e matando numa paulada só vários desenvolvedores Java e .NET na mão de analista de negócios, a própria TI se cabanaliza.

Knowledgebr.[/quote]

Quem é o primeiro a dizer: corram para as montanhas?[/quote]

já estou correndo
teclando do meu iphone 3g

abraços

A nossa “profissão” é muito desorganizada. Se é que posso chamar de profissão, mesmo porque não se exige diploma, curso ou algo do gênero. Esa é uma discussão sem fim, mas enfim.
A empresa que presto serviço era filiada ao SINDPD. Eles haviam aprovado a redução de 44 para 40 horas semanais. Sabem o que aconteceu? A empresa mudou de sindicato.
Uma pena que os funcioonários se calaram.

[quote=Kanin Dragon]Pessoal,
não querendo desanimar mas todos os anos o SINDPD faz todo este reboliço com as revindicações para os profissionais de TI e infelizmente essas revindicações nunca é concretizadas,
e não será desta vez. Nos profissionais de TI merecemos reconhecimento e valorização da nossa classe a maioria das consultorias só visam os lucros. Na minha opinião aqui no Brasil os sindicatos são apenas cabines de emprego e que desconta todos os anos 1 dia no mês de maio.

Gostaria muito que este ano fosse diferente… mas estamos no Brasil… não preciso dizer mais nada.[/quote]

Com todo o respeito a opiniao do colega…mas é isso. Enquanto tivermos esse tipo de opinião, o Brasil sempre vai ser Brasil. Novamente, com todo o respeito, mas pergunto… o que o sr sabe a respeito das coisas que o SINDPD trouxe para a categoria?

[quote=danieldestro]A nossa “profissão” é muito desorganizada. Se é que posso chamar de profissão, mesmo porque não se exige diploma, curso ou algo do gênero. Esa é uma discussão sem fim, mas enfim.
A empresa que presto serviço era filiada ao SINDPD. Eles haviam aprovado a redução de 44 para 40 horas semanais. Sabem o que aconteceu? A empresa mudou de sindicato.
Uma pena que os funcioonários se calaram.[/quote]
Caraca…
Mas eu não criticaria, por mais que o profissional seja bom, como eu sei que é o caso, ele ainda tem medo de se indispor com o patrão.

Os patrões estão comprando Maker e Genexus, e a infra estão jogando pro Google cuidar, daqui a pouco aporta aqui os Indianos e chineses.

eh verdade tem os indianos… eles vao dominar o mundo! claro junto com o Google e o Maker…

[quote=alias][quote=Kanin Dragon]Pessoal,

Gostaria muito que este ano fosse diferente… mas estamos no Brasil… não preciso dizer mais nada.[/quote]

Com todo o respeito a opiniao do colega…mas é isso. Enquanto tivermos esse tipo de opinião, o Brasil sempre vai ser Brasil. Novamente, com todo o respeito, mas pergunto… o que o sr sabe a respeito das coisas que o SINDPD trouxe para a categoria?[/quote]

Caro colega,
Realmente Brasil vai ser sempre Brasil e creio que isso vai durar por um longo período… Um belo exemplo disso é o nosso ilustrissimo Deputado Federal Tiririca… Enquanto o povo brasileiro não levar a politica a sério e o famoso jeitinho brasileiro continuar… sempre seremos Brasil… Digo isso por experiência e felizmente tive a oportunidade de morar em outros países… E tive ótima impressão quanto a organização e a seriedade dos europeus…

Quando ao SINDPD todos os anos fazem diversas reinvidicações um belo exemplo é PLR… E o ano passado PLR foi uma das reinvidicações… Você teve PLR este ano?

sem mais

[quote=Kanin Dragon][quote=alias][quote=Kanin Dragon]Pessoal,

Com todo o respeito a opiniao do colega…mas é isso. Enquanto tivermos esse tipo de opinião, o Brasil sempre vai ser Brasil. Novamente, com todo o respeito, mas pergunto… o que o sr sabe a respeito das coisas que o SINDPD trouxe para a categoria?[/quote]

Caro colega,
Realmente Brasil vai ser sempre Brasil e creio que isso vai durar por um longo período… Um belo exemplo disso é o nosso ilustrissimo Deputado Federal Tiririca… Enquanto o povo brasileiro não levar a politica a sério e o famoso jeitinho brasileiro continuar… sempre seremos Brasil… Digo isso por experiência e felizmente tive a oportunidade de morar em outros países… E tive ótima impressão quanto a organização e a seriedade dos europeus…

Quando ao SINDPD todos os anos fazem diversas reinvidicações um belo exemplo é PLR… E o ano passado PLR foi uma das reinvidicações… Você teve PLR este ano?

sem mais[/quote]

Concordo com o Kanin, e os 13% de dissídio do ano passado ?

O Alias deve ser empresario, por isso ficou bravo rsrs

Pros sindicatos conseguirem poder de negociação, existe a reforma sindical, que está parada no congresso.

Agora, sempre achei ilusão falar que se simplificar os direitos trabalhistas a coisa ia mudar. Quem trabalha PJ tem os direitos trabalhistas mais simples: nenhum. E mesmo assim não é valorizado.

Falar que é o governo que atrapalha também não cola, quem já morou no interior do nordeste e região norte, ninguém respeita lei nenhuma e não adiantou nada, só piorou.

O pior dos nossos políticos é que nós que colocamos essa corja lá: maluf, tiririca, Eduardo Azeredo, Aluisio Nunes, Sarney, Renan Calheiros, Collor, FHC, Lula…todos foram votados, e bem votados. E se canditarem, ganham de novo.

Pessoal, só pra deixar algumas coisas claras,

• o dissídio coletivo afeta todos os profissionais da área de TI mesmo que a empresa seja de outra área.
  • o ano passado o dissídio foi de 6% porque houve redução na carga horário passando de 44 horas semanais para 40 semanais, sendo assim a moeda de troca do sindpd pra redução foi um dissídio menor.

já peço desculpas se o que vou falar vai ofender alguém, mas antes de criticar e falar que este sindicato não faz nada não era melhor reconhecer que pelo menos estão tentando lutar por algo pra todos, ate por pessoas que fazem pouco caso do trabalho deles? Eu tambem não sou filiado ao sindpd de SP, mas pelo menos reconheço que estão se esforçando em fazer algo para todos. Realmente o sindicato tem muito pra melhorar, mas o que cada um ta fazendo pra melhora-lo?
Por isso que minha vó sempre falava: Não ta satisfeito? quer bem feito? Faz vc mesmo!!!

Desculpe se ofendi alguem…
Atenciosamente

Como o papo esta seguindo a linha da necessidade de um sindicato, eu queria só complementar com uma coisa. Por que tem que ser pago ?

Por causa dos custos de manter uma entidade, claro.

Mas será que o propósito de agrupar uma categoria de indivíduos para um objetivo comum não deveria ser direcionado mais por simpatia do que por obrigação ?

Eu sugiro uma troca de modelo. Se o objetivo é o de unir uma quantidade de pessoas para ter poder de barganha, qualquer forum já tem esse poder. E o fato de manter uma estrutura ativa e funcional pode ser muito bem suprido com um outro modelo de negocio (propaganda, produtos com a marca, etc). Quem quiser contribuir financeiramente que contribua. Isso é totalmente viável para um sindicato voltado a área de tecnologia.

O sindicato teria um número muito maior de adesão se o serviço não for pago. E com certeza quem aderiu o fez porque acredita na entidade e teria uma outra forma de relação com a mesma (quem aqui nunca comprou uma caneca/camisa do Java ou do Linux ?).

Bem, acho legal estarmos sempre questionando se uma coisa é feita da melhor forma ou é feita da unica forma que se conhece.

My two cents

O problema da area de TI, e que muita gente não admite, é que somos muito individualistas. Não nos importamos com os outros, não pagamos sindicatos para nos ajudar ou ajudar os outros, temos a cultura q somente nos mesmo podemos no ajudar…

Espero q com essa noticia, mesmo não rolando greve, a gente abre o olho e unimos a categoria!!!

Abraços,