Olá, amigos.
Também tenho acompanhado essas movimentações do sindicato aqui em Sao Paulo (SINDPD) e estou achando interessante. Mas…infelizmente, não creio que haverá uma adesão forte. A leitura dos posts de vários colegas aqui, com todo o respeito, reforça minha interpretação.
Trabalho em uma empresa de software, e conversando sobre o assunto com um rapaz do Suporte daqui, ele disse “essa empresa é como um hospital, não pode parar”. Achei isso o cúmulo. Com todo o respeito novamente, mas é esse tipo de mentalidade que permite aos patrões fazerem o que querem conosco, inventarem CLT Flex, CLT Cotas, CLT-sei-lá-o-que, e a cultura do medo do brasileiro permite tudo.
Também não sou vinculado ao SINDPD (levo ao sindicato todo ano minha carta de não-filiação), mas ao contrário dos colegas, acho que o sindicato conseguiu sim muitas coisas boas para a categoria. Isso é algo que muitas vezes os funcionários perdem de vista, que o sindicato representa a categoria e não os funcionários da empresa X.
Por exemplo, o SINDPD foi o único que conseguiu com que a carga horária semanal dos trabalhadores fosse de 40hs. As empresas de TI são obrigadas a pagar auxilio-creche. Os digitadores tem horário de descanso, ao contrário dos digitadores que trabalham em bancos. E comparem o nosso dissídio com o de outras categorias. O piso de auxilio-refeição da nossa categoria, aprovado ano passado, foi de R$8,00, uma lástima sem dúvida. No entanto, minha esposa recebe R$6,00 no trabalho dela… O Dieese diz que a Convenção Coletiva dos trabalhadores de TI em SP é a quarta melhor do Brasil. Por essa mesma convenção, as empresas de TI são OBRIGADAS a ajudar com o custeio de faculdade dos funcionarios, se for relacionada à atividade da empresa. Entre outros itens…Com todo o respeito a todos os colegas, mas os srs. sabiam disso?
A pauta desse ano é muito boa, achei. Em especial o ponto da PLR que o sindicato quer aprovar. Ano passado a convenção aprovada pelo SINDPD e pelo SEPROSP determinava que as empresas entregassem ao Sindicato um plano de PLR até julho/2010. Voces acham que alguma empresa enviou isso? O sindicato foi frouxo, ou essas empresas canalhas, que alegam ser bons lugares pra trabalhar, que pouco se interessam com os funcionários?
Não sou sindicalizado pois acho o Sindicato muito fraco em questões como CLT-Flex, Cotas, PJ, etc. Mas não por isso vou deixar de apoiar as revindicações que, afinal, são para o meu benefício. Muitos reclamam, mas na hora da ação, quantos estão dispostos a cruzar os braços ao invés de apenas reclamar da vida no Twitter ou Facebook?