Projeto visa formar 10 mil programadores

Tem poucas semanas que conversei com alguns professores que falavam sobre os alunos que estão chegando as faculdades (principalemnte nas particulares) vindo do modelo de progressão continuada, o vulgo, não repete mais.

Eles diziam que tem gente terminando segundo grau quase analfabeto, que eles estão tendo que fazer revisões desde português, matemática, porque não é possível dar nada porque a grande maioria simplesmente não tem o básico de conhecimento necessário.

Agora temos que parar de ser hipócritas e achar que todo tipo de incentivo para as classes menos favorecidas é uma boa coisa, como já mencionaram, porque não melhoram o ensino fundamental e médio, e não pegar nego sem o menos estudo e querer transformar em um “super profissional” da noite pro dia.

Na minha opinião isso não vai dar em nada…
Logicamente que nuca é demais incentivar o setor, falo isso porque sou técnico em programação e atualmente estou fazendo Eng. Elétrica, e vejo que não basta somente as empresas pagarem bem para programadores o que mais vejo é a falta de perfil e de dedicação das pessoas que procuram os cursos de programação em geral.
quando fiz o curso técnico começamos com 35 alunos no final só se formaram 7, na primeira prova de algoritmos que tivemos desistiu a metade.
e se isso for dado de graça o que vamos ter é apenas gastos com mínimo de retorno ou no máximo um monte de jovens frustrados, o que se diga de passagem é o que tem acontecido com grande parte da área de TI, o que mais eu ouço é pessoas reclamando, falando que se pudessem escolheriam outro curso outra formação para atuar, e dizem que o único motivo é que estão trabalhando com desenvolvimento porque dificilmente acharão trabalho que pague melhor.

O que realmente mudaria seria o governo dar maior incentivo aos profissionais que já atuam na área e buscar dentro das universidades estudantes que já tem esse perfil e sabe o que quer.

Na minha visão o que vamos ter através desse programa é um monte de gente sem conhecimento nenhum da área nem se realmente é isso que ela gostaria de fazer da vida.
Tenho um irmão que trabalha com inclusão digital de jovens aqui em Florianópolis e fala que a maior parte não está nem ai pra querer aprender alguma coisa, mas não vamos generalizar, apenas acho que a pessoa que já sabe o que quer da vida corre atrás independente das dificuldades.

E o que as empresas querem não é somente mão de obra e sim um BOM PROFISSIONAL que possa resolver o problema não criar mais.

[quote=Luiz Aguiar]Tem poucas semanas que conversei com alguns professores que falavam sobre os alunos que estão chegando as faculdades (principalemnte nas particulares) vindo do modelo de progressão continuada, o vulgo, não repete mais.

Eles diziam que tem gente terminando segundo grau quase analfabeto, que eles estão tendo que fazer revisões desde português, matemática, porque não é possível dar nada porque a grande maioria simplesmente não tem o básico de conhecimento necessário.

Agora temos que parar de ser hipócritas e achar que todo tipo de incentivo para as classes menos favorecidas é uma boa coisa, como já mencionaram, porque não melhoram o ensino fundamental e médio, e não pegar nego sem o menos estudo e querer transformar em um “super profissional” da noite pro dia.

[/quote]

Completamente de acordo!

EU acho que é mais um artifico para desviar dinheiro publico, quando o SEBRAE divulga aqueles famosos investimentos em softrware, eles nnca chegam ao objetivo, o dinheiro é colhido dento do SEBRAE por gerentes que recrutam sobrinhos ou gente da familia para capitar o recurso para si mesmo.

Neste caso aí, eu acho um absurdo, mesmo porque se o governo quer financiar tecnologia, que disponibilize capital para que os programadores ja existentes, possam desenvolver colocar no mercado seus projetos para que possam requisitar mais programadores, e desta forma os novos programadores seriam financiados de qualquer forma…

Formar “DIPLOMADOS” e não formados é um erro, penso que estagiario é oque se precisa, e para ter vagas para estagiarios, necessita-se de muitas empresas… mas para financiar empresas, o dinheiro nunca chega ao objetivo

daí é a historia da corrupção… aí já é outra historia…

Acho valido a iniciativa só lembrando que a fundação Bradesco já faz esse trabalho, e alguns dos melhores programadores que já trabalhei sairam de lá, mas a questão é quem garante que essas pessoas serão realmente carentes e não filhos funcionarios das empresas da Visa como Visanet,Visa-Vale etç, nenhuma empresa faz caridade pode ter certeza a idéia deles é formar e garimpar mão de obra qualificada coisa rara no mercado.

Acho o número muito astronômico pelo que eles se propõem a fazer. Formar alguém programador em 6 meses? Eu estou na área a uns 4 anos e ainda hoje consigo duvidar da minha capacidade como programador.

Tem um lado bom que vai ter alguém que vai aproveitar esse curso e vai seguir a vida, mas é claro que a grande maioria não vai. Desses 10 mil vão sair uns 100 formados realmente que só faltava a chance para entrar na área. Não adianta ser gênio se você não tem a oportunidade para mostrar que realmente é. Os outros 9900 vão ser um investimento duvidoso ( dado que todos os processos de investimento serão idôneos! ).

Até!

Caras… Vocês estão muito desconfiados.

O Sebrae tem muita gente boa e muita gente ruim, como qualquer organização.

O Governo também, tem muita gente boa e muita gente ruim.

Imagino que os mais abastados não estarão interessados em um curso de programação de 6 meses. Enfim… educação é sempre bom. Fazer 10.000 pessoas pensarem por alguns meses que seja em algoritmos, por mais simples que sejam, obriga as pessoas a pensar com um nível de abstração mais alto do que o normal, e joga a média do pais um pouco para cima!!! Que surjam várias outras iniciativas!!!

Em tempo… Também trabalhei com excelentes programadores que sairam da fundação Bradesco!!! Muito bom o trabalho deles!!!

Abraço

[color=darkblue]Se fossemos beneficiados com algum programa desse tipo estariamos felizes por ter essa oportunidade, então parei pra pensar e gostei sim do Projeto pois mostra que nosso Brasil está evoluindo e focando em Educação para o Mercado Brasileiro… So tomara que com isso não tenhamos mão de Obra Barata por ai.[/color] :!:

Esse projeto não vai inundar de mão-de-obra barata o mercado e sim tentar dimuniuir uma deficiência atual: falta de profissionais técnicos. Os ditos bons salários não são mais tão atraentes visto a qualidade de vida da profissão. A época gloriosa da computação já foi e agora é só tentar remediar. Volto a reiterar o que já disseram: não vai ser esse projeto que vão jogar os salários para baixo porque a demanda de profissionais competentes e/ou experientes ainda é enorme.

Até!

Eu apenas fui contra porque o mercado não esta oferecendo capital para que os programadores atuais desenvolvam seus proprios projetos, o brasil é praticametne insignificante no mundo GNU por exemplo…

Todo ano se forma milhares de programadores nas faculdaes ? quantos continuam na área ?

Refletindo sobre tudo isto, para que colocar mais dinheiro formando mais pessoas para pedir esmola porai ?

Quanto ao Sebrae, minhas experiencia é com o Sebrae de piracicaba e Campinas, e é simplismente lamentavel, nao entendo porque estas instiuições ainda funcionam…

Eles podem formar 1 milhão de programadores… se não forem bons o mercado não obsorve e não adianta nada… que é o que provalvemente vai acontecer…

[]'s

Rodrigo Auler

OLá galera…

observei alguns posts, compreendo a preocupação de todos, e também fico chateado com esses movimentos por parte das empresas, sempre querendo ganhar mais, mas o mercado é assim as empresas sempre vão procurar baratear seus custos, se hoje nós custamos caro, lógico que as empresas vão se mover quanto a isso.

Não é uma iniciativa como essa sozinha que vai nos prejudicar, este tipo de projeto também tem seu valor.

Acredito é que devemos pensar em como lidar com estes movimentos que tendem sempre a banalizar a profissão de forma mais efetiva, mais organizada, se pararmos pra analizar carreiras como a de direito e medicina que ainda remuneram bem os profissionais, (embora muitos reclamen) nunca vi ninguém tentar (“formar”) um médico em um tempo reduzido pra que ele possa atender à demanda. Quando o mercado pra profissionais do direito começou a ficar complicado veio a OAB com uma prova mais rigorosa com intenção de filtrar os profissionais… e diminuir sim o número de profissionais habilitados a exercer a profissão…

estamos discutindo coisas antigas, basta olharmos a nossa volta , quais as profissões no Brasil que ainda são bem remuneradas e como estas classes se comportam em relação a chamada( “mão de obra barata”).

Muito bom josenaldo. Concordo plenamente com o que você disse.

Abraço.

Assim como o colega disse, concordo que todos devem ter oportunidade de ingressar em uma das carreiras que etá mais em evidência hoje em dia: Desenvolvedor JEE. Acredito que se ministrado por instrutores com experiência no mercado de trabalho com desenvolvimento em Java, este curso poderá formar uma nova “tropa de elite”, com esperança em um futuro melhor e maior igualdade de condições em um mercado de trabalho altamente dinâmico e competitivo. :wink:

Para os que acham que é um movimento para a mão de obra barata, um bom profissional, atualizado, capacitado, nunca perde seu espaço nem seu preço.

Agora, qual será o critério para seleção dos candidatos ao projeto?

Como já disseram, se pegar a classe pobre do pais (a mesma que passa pelo ensino público) e tentar passar conceitos que vão muito alem de matemática e português, conceitos que necessitam raciocinar, com certeza desses 10 mil uma porcentagem muito pequena chegará a um nível mediócre ao terminar o projeto. A grande maioria não terá a educação mínima para absorver conceitos de programação.
O que vejo e mais uma vez o Governo tentando tapar o sol com a peneira, ao contrario de Investir Forte na nossa educação publica e formar daqui a 10, 20 anos programadores, cientistas, matemáticos, profissionais de alta qualidade, o governo prefere facilitar passagem de ano, ingresso facil em faculdades publicas, particulares e agora tentar formar “Programadores”.

Acorda Brasil.

Na minha opinião o que o governo quer com esse tipo de incentivo, e muito outros que vemos por aí, é tapar o buraco de MERD@ que é a educação básica no nosso país.
Cursos como estes, 50% das vagas em faculdades federais e muito dessas tranqueiras de leis e incentivos que o governo aprova é para tentar remediar o lixo que os alunos tem que passar no ensino fundamental e médio: professores com péssimos salários, escolas precárias(até servindo de base militar para o tráfico), material didático ultrapassado, etc e etc.
Concordo que o nosso país é muito desigual. Mas não é esse tipo de incentivo que vai acabar com a desigualdade.

Em relação aos bons profissionais acho que não devem se preocupar. Isso tudo é muito mais política do que realmente incentivo.
Uma pequena porcentagem vai realmente conseguir fazer alguma coisa da vida com o conhecimento que vão adquirir, e mesmo essa pequena porcentagem vai demorar um pouco pra chegar em algum lugar, o que eu, sinceramente, torço para que aconteça: pelo menos nosso dinheiro em impostos não vai ser jogado no lixo.

Peões de obra já existem aos montes por aí em cursos particulares, tudo bem que em menor escala. Agora só estão fazendo algo público.

Até mais,

Ladim.

A questão da educação básica é complexa, não se resolve apenas com reformulação de contúdo (currículo escolar), mas com uma política de cargos e salários ben definida para professores e demais funcionários, incentivo a novas tecnologias como ferramenta de apoio aos professores e alunos. Incentivo a pesquisa, e debates sobre temas variados integrados ao dia-adia da comunidade, bem como sua realidade. :wink:

[quote=Marcio_Nogueira]A questão da educação básica é complexa, não se resolve apenas com reformulação de contúdo (currículo escolar), mas com uma política de cargos e salários ben definida para professores e demais funcionários, incentivo a novas tecnologias como ferramenta de apoio aos professores e alunos. Incentivo a pesquisa, e debates sobre temas variados integrados ao dia-adia da comunidade, bem como sua realidade. :wink:

[/quote]

Bem, já estando fora do contexto da discussão inicial, mas lá vai:

Acho que não basta apenas valorizar os bons professores com cargos, salários e tal. É preciso também atuar em outras frentes:

1. Maus alunos. Todos sabem e estão cansados de saber que há muitos alunos ruins por aí, que não contentes em estragar a sua própria formação, tentam estragar a dos colegas. Há diversos tipos destes: Aqueles que se dedicam unicamente a torrar a paciência de um colega ou um grupo de colegas, aqueles que entram de carona em trabalhos coletivos e dizem apenas “põe o meu nome aí” ou só copiam o que os outros fizeram. E obviamente, aqueles que vandalizam as escolas, agem de forma violenta, ou causam outros problemas e até crimes.

2. Maus professores. Infelizmente existem muitos maus professores por aí e tanto a sociedade, quanto o governo e os próprios professores fecham os olhos para este problema. São professores desleixados, arrogantes, que ensinam errado, se comportam mal, são agressivos, não respeitam os alunos, exigem tarefas e trabalhos excessivamente pesados, faltam as aulas com freqüência, não avaliam os alunos de forma justa e outros problemas. Infelizmente eu nunca não vi nada até hoje sendo feito para abordar esse problema que não seja algo muito tímido como pequenos cursos de atualização.

3. Criminalidade na escola. Nem é preciso dizer a gravidade disso.

Eliminando esses três problemas, a educação no Brasil já melhoraria fortemente, mesmo sem nenhum investimento em infra-estrutura e valorização do professor.

Em meio a tanto egoísmo no país, eu acho essa uma atitude

humilde e que beneficiará ambas partes.

E quanto a concorrência, eu acho que cada um faz por merecer,

apesar de nem sempre a concorrência ser honesta…

um pouco a mais de cultura no país não fará mal…

Abraço a todos!

pra mim, enquanto tiver formando programadores do famoso “arrasta e joga na tela” e ligue os pontos, não me preocuparei nem tão cedo :smiley: