Projeto visa formar 10 mil programadores

Eu sou ex-Monitor/Professor desse projeto aqui em Curitiba.

Houveram vários problemas de organização no piloto (02/2007 a 09/2008), mas o segundo modelo (o da matéria) pretende trazer mais qualidade no ensino… ainda por ser um projeto social traz oportunidade pra muita gente que precisa e que pode ter potencial…

Pessoalmente, eu duvido que chegue aos 10mil (só se mudar muito em relação ao piloto).

Gente boa é descoberta e formada nesse projeto!

Ótimo pra suprir um pouco da grande demanda do mercado…

À propósito, quanto à questão de “mão-de-obra barata”, na prática vi que esse é o grande motivo que esse projeto recebeu e está recebendo tanto apoio de grandes empresas de TI… elas estão com um olhão enorme nessa oportunidade.

Todo projeto, em sua fase de implantação pode pecar em algum quesito. Com o tempo o problema poderá ser resolvido e em versões futuras não mais ocorrer. :wink:

Isso é Otimo,

e ao invez de vocês ficarem reclamando deveriam estar estudando, pois só assim teram seu valor no mercado.

Se quiser ganhar bem corra atras disso.

Estude e tire certificações, e assim nenhuma pessoa que sair do projeto vai robar o seu emprego.

Essas pessoas so vão movimentar o mercado, e todo programar sabe que programar não é pra qualquer um.

O cara tem que ser no minimo muito inteligente, então quem esta preocupaco com isso, é no minimo um desses caras que não se garantem.

Sou aluno formado na primeira turma deste curso, e me parece que os atuais profissionais da area estao se sentindo ameaçados por esta “massa” que vai entrar no mercado

como dito acima, para chegar aos 10 mil o curso terá que mudar muito, claro que se 10 mil peoes do tipo arrasta e clica entrassem da noite para o dia no mercado o salário iria diminuir, agora das 200 inscricoes que ocorreram para participar neste projeto so 55 entraram, destes 55 somente 7 estao trabalhando na area…

acredito que um curso assim serve mais como uma peneira para dar oportunidades a quem deseja entrar na area do que como um formador de programadores tabajara, hoje estou trabalhando na area, e agora tenho condições de comecar uma faculdade, se nao fosse este curso nao poderia fazer isto

nao me considero um programador, mas o curso me deu condições de entrar na area que eu queria. agora nao acredito que vá existir concorrencia entre um profissional recem formado em BSI/TSI/Ciencia da Computacao, com um praticamente estagiário dessa área

o curso forma pessoas que queiram aprender esta profissao, pessoas que recebem o conhecimento básico para entrar nesta área

uma boa faculdade forma um profissional da area.

A concorrencia vai existir entre quem tem conhecimento para competir, um cara que programa bem, com certeza é um profissional melhor do que um cara relaxado que faz uma faculdade mixuruca que só esta pensando em pegar o diploma, sair da faculdade e ganhar “rios de dinheiro”

todo mundo sabe que nao é assim.

A concorrencia vai existir entre quem tiver conhecimento para competir, nao se forma um engenheiro de software da noite para o dia, nao se forma um programador da noite para o dia, quem tem mais condições de conseguir um emprego, alguem que estudou 6 meses ou alguem que estudou 4 anos ?

Pessoal segundo a declaração de nosso colega que participou do projeto portanto sabe o que diz…

À propósito, quanto à questão de “mão-de-obra barata”, na prática vi que esse é o grande motivo que esse projeto recebeu e está recebendo tanto apoio de grandes empresas de TI… elas estão com um olhão enorme nessa oportunidade.

é interessante pra nós que exista mão de obra barata ?

oloko estamos do lado de quem ?

rsrsrsrsrrsrrsrsrrsrsrsr

[quote=toncarvalho@gmail.com]
Pessoal segundo a declaração de nosso colega que participou do projeto portanto sabe o que diz…

é interessante pra nós que exista mão de obra barata ?

oloko estamos do lado de quem ?

rsrsrsrsrrsrrsrsrrsrsrsr[/quote]

Claro que é interessante… ja imaginou o numero de gambiarras que vai ter? e o numero de bugs em projetos que teram com POGramadores com cursinho de 6 meses? ou seja vão precisar de programadores de verdade para concertar muito bug porai…

Acho importante apoiarmos o projeto, ao invés de ficarmos botando defeitos em uma iniciativa que visa dar uma oportunidade de qualificação profissional para quem não pode arcar com um valor que beira o inimaginável.
Todos cometemos erros quando iniciamos nossas carreira há anos atráz, com o tempo pegamos a “manha” e nos desenvolvemos.
Vejo este projeto com bons olhos, sou otimista em relação ao sucesso do mesmo, e espero que em breve estes alunos formados pelo projeto eu possa chamar de “COLEGAS”. :wink:

Acho que a discusão partiu para um lado um tanto egocêntrico até. Porque estamos aqui discutindo se nossos empregos estarão ou não garantidos. Acho até um tanto engraçado muitos de nós do GUJ com 2, 3, 4, 5… 20 anos de experiência se preocupar com aspirantes a programadores. Realmente não me preocupo até acho muito válida a idéia, porque podemos num futuro de 15 a 20 anos gerar uma geração de profissionais o que atrairia empresas de todo o mundo, faria as empresas daqui crescerem (já que um grande entrave é a falta de mão-de-obra). Enfim é bacana, é valido o projeto.
O que me preocupa é qualidade e o aproveitamento desses alunos. Todo mundo sabe como uma escola pública é… não quero desmerecer ninguem que estuda em uma, mas o fato é que se o governo levar o projeto como leva a educação no Brasil esse será mais um elefante branco, ou seja, vão perder tempo e dinheiro numa coisa que não servirá para nada!
Acredito nessa iniciativa se for algo continuo pensando para daqui a 10 anos, em paralelo a isso melhorar a qualidade do ensino fundamental principalmente disciplinas como matemática, ciências e português. Porque simplesmente não dá para ensinar programação a jovens que muitas vezes não sabem fazer contas simples de multiplicação.

Eu acho que o mercado faz a “seleção natural”.

Desses 10 mil, tomara que existam bons programadores, esses sim vão se valorizar e vão até elevar o nível da classe.

Eu acho que o importante eh que:

1º Quando esses 10 mil entrarem no mercado de trabalho, vão ser forçados a pagar churras… Ne Renan Ta devendo.
2º Os caras desse projeto são “até” gente boa mais não muito.
3º Leia o 1º e o 2º item.

Falando serio isso é muito bom. Não tem por que ficarem achando ruim.

:twisted:

:idea:

como disse o colega thegoergen ali em cima

Eu acho que o mercado faz a “seleção natural”.

[quote]é interessante pra nós que exista mão de obra barata ?

oloko estamos do lado de quem ?[/quote]

Estou do lado da profissão e das pessoas beneficiadas pelo projeto.

Nós como profissionais não devemos ser acomodados, enquanto estivermos progredindo no que fazemos não temos porque nos preocuparmos com nossos empregos…

Quanto à formação de alguns profissionais de qualidade baixa ou arrasta-e-solta, isso é normal na maioria dos cursos (muitos universitários), onde são formados profissionais nada a ver… muitos de nós vimos e continuamos vendo isso… Profissionais arrasta-e-solta somente se manterão em empregos que não exijam nada além disso…

O Renan falou certo… esse curso não forma profissionais prontos, ele ensina o que é a profissão e dá um start nos alunos nesse meio… Faculdade tbm é assim, só se aprende de verdade a profissão quando vai trabalhar na área mesmo…

Insegurança é sinal de fraqueza! Sejamos bons no que fazemos que a concorrência não será relevante.

Devemos todos nos sentirmos felizes ao saber de oportunidades assim sendo dadas a jovens com potencial… o mercado é grande, a demanda maior, e a quantidade de possíveis talentos em tantos e tantos jovens do país é maior ainda…

É pessoal eu so um dos Carentes que segundo alguns não sabem ler e nem escrever!

Graças a Deus consegui terminar o curos e estou muito bem Empregado!

Essa iniciativa é muito boa e não só eu como mais alunos se formaram…

É uma boa iniciativa do governo e invez de falar mal por que não á apoiamos??
Muitas empresas reclamam da falta de profissionais na area… e essa iniciativa é para suprir essa carencia…
Estive no evento de consolidação do projeto no qual foi assinado o acordo para formar 10 mil programadores eo projeto é bem solido…

E vai abrir portas para muitos jovens como abriu para mim!
Por que não pensar que com essa iniciativa o Brasil não pode se tornar uma referencia mundial na area de tecnologia e ser uma potencia nisso?

E por que temem concorrencia??
Cada um merece na medida que se esforça e eu me esforcei para estar onde eu estou!

Tudo isso graças a DEus! :smiley:

fim de topico nao ?

não nos conhecem, nao sabem o que aprendemos e o que nao aprendemos, nos dizem que mal sabemos fazer calculos, que mal sabemos ler e escrever, criticam criticam e tal… acredito que os profissionais da área é que serão beneficiados pelo projeto, como o colega disse acima, o mercado faz sua selecao natural.

Acredito que alguem que tenha feito um curso desses absorve melhor o conteudo quando chega a faculdade, por ja ter alguma base, daqui a alguns anos o mercado ganhará profissionais fortes, nao seremos POGramadores e sim pessoas qualificadas no que fazem, como foi dito em uma postagem, milhares de faculdades tabajara formam tecnicos nessa area todos os anos e ninguem reclama, mesmo sendo eles profissionais de nivel superior, não sei porque profissionais de nível medio, que apenas buscaram entrar na area iriam atrapalhar os “grandes programadores”

a proposito… o ftesolim é programador de cobol ! nao devia nem estar aqui ! e ta me devendo um churras ! heuhauahuah

nossa o tanto de users randômicos oO

Pois é… com poucas postagens…

Espero que realmente sejam usuários, e não fake de uma pessoa só…

Quanto mais bons usuários pras nossas dúvidas e dos colegas, melhor. :smiley:

São todos users mesmo.

Eu : Everton, prof/monitor da turma de Curitiba
rmarcel : Renan, era meu aluno
ftesolim : Colega do Renan na empresa na qual ele foi contratado
luih : Luís, aluno do projeto em São Paulo

Eu uso o fórum com frequência, mas só criei cadastro recentemente, o resto acredito que são usuários novos mesmo.

Eu uso o fórum com frequência, mas só criei cadastro recentemente [2]

na verdade me cadastrei para expor a minha opiniao neste topico…

não faria sentido um cara criar tantos fakes para isto…

Sou cadastrado faz um tempo já e entrei ultimamente para expor minha opinião sobre a forsoft!

Sou ex-aluno do projeto mesmo sou de São Paulo!

Para atingir a meta de formar 10.000 alunos em programação demandará algum tempo. :wink:

Tomara que sim, porque formar tantos programadores em 6 meses é muito coisa pra pouco tempo de aprendizado, a qualidade ia ser péssima…
Levando mais tempo, com turmas mais pequenas, gera um nível mais elevado.