Gostaria que alguém me mostrasse um ponto negativo em se oferecer capacitação para pessoas. Seja qual for a capacitação e sejam quais forem as pessoas.
Bem, mão de obra barata o Brasil já tem. Exportador de commodities o Brasil já é. Exatamente em qual ponto pode haver algo de negativo em se oferecer conhecimento?
A notícia diz que o projeto pretende formar 10.000 programadores em 2009. Abstraindo as imprecisões inseridas por quem produziu a notícia, tanto na fonte quanto no veículo, podemos reescrever o título nos seguintes termos:
Projeto oferecerá curso introdutório de programação para 10.000 pessoas.
Enfim, um percentual dessas 10.000 pessoas vai se interessar de fato pelo mundo da computação e dar prosseguimento aos estudos. O resto vai deixar a computação de lado e seguir outros caminhos, mas todas as 10.000 pessoas terão vivido uma experiência diferente, criado conceitos novos, desenvolvido novos mecânismos de abstração, incrementado a capacidade cognitiva, dentre várias outras coisas. Então… oferecer um curso, seja do que for, para 10.000 pessoas é excelente. Faz o Brasil andar para a frente.
Eventualmente, ainda vão sair daí excelentes programadores. Por excelentes programadores entendam: Excelentes desenvolvedores de excelentes softwares.
Peço ao governo que iniciativas como essa se multipliquem em todas as áreas!!! Justiça social… Distribuição de renda… Diminuição da miséria… Serão os resultados!!!
Na minha opinião, sendo grandes empresas que financiariam este projeto…elas mesmo sabem que não formariam programadores em 6 meses!!
Acho que formar não seria o termo correto…e sim introduzir…
Agora se o aluno será bom ou não…acho que não dependo do curso e sim da vontade da pessoa…
10 mil programadores…
quantos desses terão competencia??
todo mundo sabe que hoje no Brasil tem trocentos caras que se dizem programadores, analistas, arquitetos… mas grande parte não manja nada e está na area só porque paga bem!
Quem vcs acham que devem apoiar isto? as grandes empresas de TI com ctza… e vcs acham mesmo que eles querem ajudar os pobres programadores??? hahaha… sai dessa o que querem mesmo é mão de obra barata… querem transformar o brasil em uma india… ou acham que toda esta gente ainda por cima pessoas de baixa renda vão cobrar um preço justo de seus empregadores? se oferecerem 500 real pra eles, eles topam… e a valorisação da area cai la em baixo e o Brasil se transforma na new India… com ctza no meio deste povo todo tera pessoas boas com excelente capacidades (que nem se tem la na india) porem estas pessoas não saberam seu valor no mercado e se venderão por 10 real (que nem na india) dai fodeu tudo para nós… invez destas pilantragens que querem fazer com o mercado… pq o governo não investe em mais cursos e faculdades publicas? hj em dia só entra em uma faculdade ou curso tecnico publico aquele filhinho de papai que tem grana para estudar nos melhores cursinhos do pais… deveriam priorizar a situação financeira da pessoa e não seu conhecimento adiqueirido em cursinhos… com vestibulares cada vez mais pesados coisas que aqueles que tiveram um estudo precario e pouca renda tem poucas chances de adiquirir… quem sabe investindo mais na educação em cursos e escolas tecnicas e faculdades publicas o pais não iria melhorar bem mais? onde sera que estes vagabundos enfiam o dinheiro que nos pagamos para eles???
Bem mais uma coisa é certa todos sabem como são os cursos de TI quantas pessoas tem no primeiro semestre e quantos ficam no ultimo… com certeza destes 10000 uns 4000 ou menos devem completar o curso…
A iniciativa é ótima pois sei como é não ter nada e no final você encontrar uma luz para mudar o rumo de sua vida creio quem nem todos estes 10 mil iram conseguir o “OBJETIVO DO INCENTIVO” mas aqueles que conseguirim sejam grandes profissionais, pois para chegar aonde chegaram iram sofrer bastante, pois a falta de um computador em casa e só tendo no laboratório para programar espera-se que desenvolvam bem a lógica.
Gostaria que alguém me mostrasse um ponto negativo em se oferecer capacitação para pessoas. Seja qual for a capacitação e sejam quais forem as pessoas.
Abraços[/quote]
Realmente não há! O que está se debatendo aqui é a “qualidade” dessa capacitação. Se for uma capacitação que forme bons profissionais…EXCELENTE! O problema é inserir um monte de cabeça de bagre no mercado…
Realmente não há! O que está se debatendo aqui é a “qualidade” dessa capacitação. Se for uma capacitação que forme bons profissionais…EXCELENTE! O problema é inserir um monte de cabeça de bagre no mercado…
[]'s[/quote]
Então… Qualidade é importante, eu concordo… Mas o que quero dizer é o seguinte: Oferecer um treinamento para 10.000 pessoas é diferente de colocar 10.000 no mercado de trabalho. Alguns desses 10.000 se tornarão profissionais da computação. O resto terá um outro ganho, também muito importante, por terem vivido uma experiência completamente nova. Se iniciativas como essa se multiplicarem pelas diversas áreas de conhecimento, nos tornaremos uma nação mais democrática e mais desenvolvida.
[]'s[/quote]
Então… Qualidade é importante, eu concordo… Mas o que quero dizer é o seguinte: Oferecer um treinamento para 10.000 pessoas é diferente de colocar 10.000 no mercado de trabalho. Alguns desses 10.000 se tornarão profissionais da computação. O resto terá um outro ganho, também muito importante, por terem vivido uma experiência completamente nova. Se iniciativas como essa se multiplicarem pelas diversas áreas de conhecimento, nos tornaremos uma nação mais democrática e mais desenvolvida.
Abraços[/quote]
Isso eu atesto por experiência!!!
Dos 10.000 que vão fazer o curso, apenas uma pequena parte vai seguir carreira.
E sobre a qualidade, não confundam qualidade e talendo com experiência. É claro que eles vão sair crus dos cursos, mas ao menos poderão conseguir estágios, onde poderão aprender!
Cabeça de bagre não é um menino recém saído de um curso. Cabeça de bagre é um “desenvolvedor” com mais de 2 anos de experiência que não honra o teclado que usa!
Eu contraria um cara desse mas não contrataria os negos formados em 90% das faculdades de SP.
Programadores ruins já tem aos montes no mercado, e todos estão trabalhando, mas ele querem mais, assim podem aumentar a demanda de projetos nessas fábricas malditas e continuar pagando R$ 10 / hora pros JR e ganhando R$ 100 / hora por cabeça, tudo se resume a mão de obra barata, quando fazem analogia a Índia, é isso que eles estão dizendo, por isso existe o rótulo antigo de peão para os programadores, pra eles programador é mão de obra barata, que não precisa de investimento e quem podem ser trocados/descartados a qualquer momento porque vai ter mais um monte de morto de fome esperando abrir uma vaguinha.
Aqui hoje temos mais de 10 vagas de java em aberto, temos quase que implorar pra aparecer cara bom, pois quem é bom esta empregado e muito bem empregado, pro modelo de trabalho dessas consultorias um cara bom pra 50 ruins está mais do que suficiente, então eles não tão nem ai pros bons profissionais.
Também não vejo pontos negativos em ofercer capacitação para pessoas carentes.
Interesses sempre existem em qualquer manobra, mas longe de tornar um programador um commodity.
Pensem bem antes de sair comparando Brasil com Índia. Dizendo que aki a mão-de-obra vai ficar que nem na índia. Isso é bobeira. São bases econômicas totalmente diferentes, custos de vidas totalmente diferentes é tudo diferente.
Isso só deve valorizar os bons programadores. Dos 10000, infelizmente, quase nada vai ser aproveitado, pois programar exige realmente mais do que sintaxe da linguagem. Assim vão aparecer muitas peças por aew, o que vai tornar tudo mais exigente.
Muito se comentou ha um tempo sobre um possível colapso no mercado de software brasileiro com relação à grande demanda de vagas e a baixa quantidade de profissionais. Não sei a qualidade da formação desses programadores, mas pode ser que esse pessoal ajude a tapar um pouco do buraco que tem no mercado e inpulsione o seu crescimento.
Acredito que todos devem ter oportunidade em um mercado de trabalho cada vez mais ávido por mão de obra qualificada. Não vejo como concorrentes em potencial, mas como colegas com os quais poderemos trocar informações em breve.
Eu espero que façam uma boa seleção para garantir que essas 10.000 vagas sejam bem aproveitadas. Tem muita gente que, por mais esforçada que seja, nunca vai programar.
Eu não vejo como esse pessoal possa representar um risco para alguém com um diploma na área e pelo menos uns dois anos de Java, a não ser que a pessoa permita que a tratem como peça intercambiável. Mesmo quem tem menos experiência tem maneiras de se distinguir da grande massa.
governo + grandes empresas + grandes valores financeiros = muito desvio do NOSSO dinheiro![/quote]
Quanto a isso eu concordo hehehhehehehe…
Também não vejo ponto negativo, pois existem faculdades por ai formando centenas, milhares pelo país sem o mínimo de capacitação também, pq me preocupar com esses que estão tendo uma chance na vida agora e não me preocupar com os outros que estão saindo das faculdades, cabe a minha pessoa me qualificar cada vez mais. Isso tudo é muito relativo! Sempre haverá concorrência, sempre haverá más remunerações e péssimos reconhecimentos pelos trabalhos em diversos casos, aliás, isso é Brasil, muitos administradores ainda preferem o “barato que pode sair caro” do que optar pelo “caro que gera qualidade”.
25% devem desistir no 1º ano do curso,
10% nem se formam,
10% devem realmente seguir a carreira em TI (mas só 2,5% viram desenvolvedores)
7,5% devem seguir a vida acadêmica(desde professores de cursinho de informática a doutores)
2,5% tem na realidade o sonho de fazer gastronomia.
O resto depois disso vai fazer direito ou administração. Vão se juntar ao resto da população que quer passar em concursos públicos(só 2,5% consegue).
Acredito que o maior problema está na transparência junto às empresas contratantes. Cansei de ver empresa indiana aqui no Brasil contratando nego júnior e alocando como sênior. Isso pode não somente ser um risco ao projeto como acaba sucateando o mercado.
Esses dias relatei que tentaram “alugar” minha certificação para uma licitação. Achei isso um absurdo e isso vai acontecer com esse montante de recém treinados. Viram commodity na mão de alguns empresários inescrupulosos, o cujo o único fim é a obtenção de lucro fácil e rápido.
Muita merda é escondida, pois em muitas empresas há a famosa “bola”, que alguns gestores fazem vistas e a empresa acaba contratando 1 profissional bom para dar uma “ajeitadinha” na situação e conseguir entregar algo completamente aquém do prometido e desejado.
O mercado está dessa forma e acredito sinceramente que enquanto não houver idoneidade por parte de contratantes e empresas, que muitas vezes eram ex. executivos das empresas diretas que prestam serviço, a coisa vai ficar assim mesmo.
É sabido que esta é a prática. Cansei de ver empresas de outsourcing sendo formadas por ex. superintendentes, cio, gerente de processos, que possuem ainda uma network fantástica na empresa, comissionada muitas vezes …
A realidade é triste, mas cada dia que passa enxergo mais por esse ângulo, devido aos diferentes projetos e empresas que vou conhecendo ao longo da minha carreira.