[quote=Rafael Nunes]
A maioria que eu vejo também é assim, mas como eu disse, não preciso que o Estado seja minha babá e me diga que fazer com meu dinheiro, se o cara não sabe cuidar de si e de sua saúde financeira, paciência, não é o Estado quem tem de fazer isso.[/quote]
Concordo !!!
Temos que ter uma visão de empreendorismo.
Você pode estipular em contrato oque acontece no caso de doença ou falta justificada, mas eu ainda estou para encontrar uma consultoria que aceita mudar os termos do contrato que não valores. Nunca tive problema quando fui PJ, mas já vi muita gente que teve problema de não receber durante janela de contratos, mesmo com clausulas no contrato prevendo isso.
Claro que pode, a diferença é que a chance de você ficar instantaneamente sem rendimento para os próximos dias é muito menor.
Você pode notar que minhas contas dos 15% excluem tanto INSS quando FGTS. Elas não importam aqui.
FGTS normalmente rende menos que a inflação. É dinheiro basicamente perdido, por isso fiz a conta sem.
Se você tem uma aplicação de baixo risco que rende 2% ao mês ou você é um gênio financeiro ou não tem medo de colocar todas suas reservas em investimento de alto risco. O investimento de baixo risco com melhor rentabilidade no pais não dá 12% a ano. Mais que o dobro disso só é possível através de mágica.
Taxas de 5% ao mês são compatíveis aos melhores anos da bovespa, que está no extremo oposto de investimento de baixo risco.
Ainda que você tenha esse investimento super ninja, uma consultoria não repassa na integra o custo de um CLT para o PJ.
Porém PJ tem a vantagem de receber boa parte dos valores antecipadamente, só que devido as decrescentes taxas de juros, essa vantagem é cada dia menor. Ainda assim não vejo o valor hora subindo de acordo.
Eu sei que a maioria está ciente disso mas só para lembrar que PJ x CLT não tem nada a ver com regulamentação. Advogado, contador e engenheiro PJ tem aos montes (aliás, a CLT é ume xemlo de regulamentação que é ruim para todos).
Não. Já houveram dezenas de tópicos sobre isso e eu não pretendo os repetir aqui mas só um argumento rápido: no exterior o que mais você vai encontrar são pessoas formadas em áreas completamente diferentes, que nunca iveram umt reinamento formal em ciência da computação, trabalhando na área.
[quote=pcalcado] no exterior o que mais você vai encontrar são pessoas formadas em áreas completamente diferentes, que nunca iveram umt reinamento formal em ciência da computação, trabalhando na área.[/quote]
:thumbup: Trabalhar sim, mas intitular-se de Java Senior nos E.U.A, pode acreditar no mínimo Título de PHD.
Acho que diploma por sí só não faz um profissional. No mercado existem excelentes profissionais (com conhecimento de causa) que não possuem diploma.
Tá cheio de estagiário no mercado que acha que vai aplicar a teoria que o professor passou pra ele na faculadade e aplicar em uma empresa que já está estabelecida no mercado.
Sou da opinião também que não devemos parar no tempo, mas também não podemos esquecer que um empresário experiente, jamais colocará na empresa dele, um recém formado em informatica que se acha o mais experiente do mundo.
Experiencia profissional e de vida, só se adquire com o tempo e não por imposição de lei ou porque tem alguns "aborrecentes" desejam.
Respeito principalmente por pessoas mais velhas e/ou profissionais mais experientes já seria um grande passo para alcançar o sucesso.
[quote=Link]
Tá cheio de estagiário no mercado que acha que vai aplicar a teoria que o professor passou pra ele na faculadade e aplicar em uma empresa que já está estabelecida no mercado.[/quote]
Eu diria o oposto. Tá cheio de estagiário que não aprendeu nada na faculdade -ou só aprender a escrever servlets em Java em vez de ciência da computação- que precisa de reserva de mercado para conseguir alguma coisa além de trabalhar numa empresa de tr6es letrinhas pro resto da vida. Para o resto da vida não, eventualmente ele “qer virar analista porque essa vida de programador não tá com nada”.
Faculdade tem por finalidade dar ao individuo a oportunidade de receber todas as noções de Ciência e Filósofia, tornado ao saber a capacidade de autocritica em busca da investigação do conhecimento.
No meu entender fora disso, entendo que o conhecimento adquirido através de outras formas de fonte seja de vivência e troca de experiência, poderíamos denominar de Cultura.
[quote=Marcio Duran][quote=pcalcado] no exterior o que mais você vai encontrar são pessoas formadas em áreas completamente diferentes, que nunca iveram umt reinamento formal em ciência da computação, trabalhando na área.[/quote]
:thumbup: Trabalhar sim, mas intitular-se de Java Senior nos E.U.A, pode acreditar no mínimo Título de PHD.[/quote]
[quote=Marcio Duran] Faculdade tem por finalidade dar ao individuo a oportunidade de receber todas as noções de Ciência e Filósofia, tornado ao saber a capacidade de autocritica em busca da investigação do conhecimento.
No meu entender fora disso, entendo que o conhecimento adquirido através de outras formas de fonte seja de vivência e troca de experiência, poderíamos denominar de Cultura.[/quote]
Epa, epa, epa!!! Advogado, contador, engenheiro, dentista, arquiteto e várias outras profissões não são PJs, são profissionais liberais. O problema é que, para variar, a porcaria da CLT ferra nossa vida e não permite que profissional de TI trabalhe nesse regime.
Não senhor, advogado e enenheiro trabalha como Pj para empresa exatamente da mesma maneira que desenvolvedor, e eu conheço diversos exemplos. Basta sair um pouco da faixa salarial.
Não senhor, advogado e enenheiro trabalha como Pj para empresa exatamente da mesma maneira que desenvolvedor, e eu conheço diversos exemplos. Basta sair um pouco da faixa salarial.[/quote]
É verdade. Engenheiros e Advogados tem aos montes assim.
Não senhor, advogado e enenheiro trabalha como Pj para empresa exatamente da mesma maneira que desenvolvedor, e eu conheço diversos exemplos. Basta sair um pouco da faixa salarial.[/quote]
É verdade. Engenheiros e Advogados tem aos montes assim. [/quote]
O principal problemas da CLT é que: Ela é muito antiga e foi usada como um simbolo das conquistas de uma geração, e entrou no ideario da classe trabalhista, então nunca se teve poder político suficiente para reforma-lá no decorrer do tempo.
Outra coisa é que a CLT é fortemente baseada na ideía de Sindicatos e Macro-Empressas. Ou seja, para profissionais liberais e empresas tercerizadas ou de consultoria ela é “Uma ancôra amarada num jumento”.
Agora dizer que Advogado, Engenheiro e Médico usam PJ é um pequeno desconhecimento da parte de v.cs. Na verdade eles tem legislações específicas que permitem pular certas partes da CLT como “obrigações” de suas profissões e ao mesmo tempo, tendo “Outras” vantagens legais por isto:
Exemplo:
1 - Ao médico deve ser dada a oferta de escolher entre trabalhar 6 ou 8 horas. Sem decrescimo do sálario.
2 - O Advogado pode discordar da opnião de seu chefe, por uma convicção legal, e se recusar a cumprir uma tarefa. Se fizer assim ao ser demitido ele recebe seus encargos da mesma forma como se tivesse cumprido a tarefa no caso de um contrato por tempo determinado de serviço (o nosso PJ) ou não é demitido por justa causa, no caso de um contrato por tempo indeterminado (nos termos da CLT).
Por isto na minha visão ter leis muitos rígidas é muito ruim, mas não ter lei alguma é muito pior.
[quote=micheldemontalvao]Agora dizer que Advogado, Engenheiro e Médico usam PJ é um pequeno desconhecimento da parte de v.cs. Na verdade eles tem legislações específicas que permitem pular certas partes da CLT como “obrigações” de suas profissões e ao mesmo tempo, tendo “Outras” vantagens legais por isto:
[/quote]
Pequeno desconhecimento nada, como já falei isso é fato e eu conheço profissionais que trabalham assim. Não pode? É ilegal?
Trabalhar como desenvolvedor numa empresa de PJ para ugir da CLT também é.
[quote=pcalcado][quote=micheldemontalvao]Agora dizer que Advogado, Engenheiro e Médico usam PJ é um pequeno desconhecimento da parte de v.cs. Na verdade eles tem legislações específicas que permitem pular certas partes da CLT como “obrigações” de suas profissões e ao mesmo tempo, tendo “Outras” vantagens legais por isto:
[/quote]
Pequeno desconhecimento nada, como já falei isso é fato e eu conheço profissionais que trabalham assim. Não pode? É ilegal?
Trabalhar como desenvolvedor numa empresa de PJ para ugir da CLT também é.[/quote]
Amigo, desculpa mas acho que v.c não entendu o que eu disse ou não me expressei bem. Na verdade eu falei que eles não usam PJ como a gente, não que não usam PJ. Como a profissão deles exige um dinamismo, eles naturalmente abrem mão da CLT padrão (Por exigência da profissão). Agora é um sistema de um peso e uma medida. Por abrirem mão deste direito social, a Lei lhês prevê várias outras compensações por isto.
Eu citei algumas, mas para ver os detalhes só sob a legislação específica da advocacia, veja a lei em: