não é medo, é simplesmente saber que isto seria uma péssima idéia …
como você iria perceber se prestasse atenção em todos os posts da thread
[quote=glaucioguerra][quote=louds]
Quer melhorar a respeitabilidade e qualidade da nossa profissão? Denuncie e deponha ao ministério público todas essas consultorias que usam mão de obra PJ. Ajude a combater essa prática nociva que estará colaborando muito mais que dando suporte a uma idéia espúria e inútil.
[/quote]
Concordo. Mas nem todos pensam assim. Digo isso porque tenho muitos amigos que trabalham dessa forma e dizem estar muito satisfeitos. Não existe um senso comum com relação a estas questões.[/quote]
O problema é que contractor no Brasil é muitíssimo mal remunerado. Engana-se o cara que é PJ e acha que está ganhando bem. Na Europa e Estados Unídos, onde os custos trabalhistas de demitir uma pessoa são muito menores que os brasileiros um contractor cobra em média de 30 a 50% a mais que o custo bruto de um funcionário devido a natureza da sua relação de trabalho.
Aqui no Brasil PJ custa menos que CLT e isso é um tremendo absurdo. Vamos fazer as contas em valores de São Paulo. Um programador java sênior consegue tirar 6mil como CLT sem maiores problemas. Isso significa que ele custa pelo menos 140 mil reais por ano para a empresa. Uma empresa deveria remunerar um PJ 70 reais a hora para equiparar o custo. Quantos PJ que trabalham com Java você conhece que tiram 70 reais a hora no dia-a-dia?
O problema é que as pessoas se vendem muito barato para trabalho nojento. Por conta dessa distorção uma consultoria consegue vender hora de body shop por 80-100 reais com uma boa margem.
Ainda assim, é uma forma ilegal de contratação e isso que deveriam gastar tempo regulamentando - não criar barreiras espúrias aos profissionais. Por sinal, é uma tremenda hipocrisia ser PJ e reclamar da situação do mercado de TI brasileiro, a pessoa está colaborando com torná-lo pior. Enquanto as empresas não sentirem a necessidade de lutar pela liberalização de prestação de serviço como autônomo o oba-oba com PJs vai continuar. Aproveitem também essas pessoas para não reclamar da corrupção, pois são parte daqueles a locupletar da nação.
Resumindo, é uma forma do contratante pagar menos pelos serviços prestados. Também não concordo com isso. Há quem concorde, e nesses casos uma “força superior” precisa agir.
É disso que sinto falta. Do jeito que tá hoje, pelo menos no Brasil, não tá legal na minha opinião.
[quote=Fenak][quote=RenataFA][quote=Fenak][quote=RenataFA]Bom, a questão não é só dizer que um diploma faz diferença.
Acho que é pelo menos o fato de eu saber que alguém que é meu superior (e ganha mais que eu) gastou tantas ou mais madrugadas que eu estudando. Pensar que alguém que ganha mais não se desgastou como eu pra conseguir chegar onde está chateia… [/quote]
Nossa… acho q vou ateh apanhar pelo meu comentário… huauhahuaha…
Que chateia, chateia…
Mas vc acha q é taum injusto ou algo assim?
As vezes o cara não ralou pelo diploma mesmo, mas tem habilidades excepcionais (nossa… ficou tipo Heroes)… como fica?
Ta aih o exemplo dos caras q largaram a facul pra se dedicarem aos seus projetos… olha aí onde eles tão… rs
Por mais elitista que possa parecer (não me entenda mal), acho q na nossa área vale mais o diferencial de cada pessoa do q o diploma propriamente dito.[/quote]
É… tá ai um exemplo clássico de alguém que não leu todos os posts… [/quote]
Pelo amor, Renata… Não me dah porrada…!
Eu vi onde vc falou de estudar, naum diploma, e tal… aliás, eu dei uma passada rápida pela thread e postei, verdade…! hahuahuaa…
Mas de qqr forma, não direcionado a vc, e sim como uma opinião, mas acho normal pessoas q tenham uma “aptidao natural” pra coisa…
Não estuda nada nada e eh melhor do q os caras q ralam pra caramba e continuam estando num nível médio…
Mas eu imagino q seu ponto principal seja das pessoas q não manjam nada e estejam acima de vc… isso sim frustra… Hahuuhauha…
Desculpa por qualquer confronto desnecessário com vc… não era de maneira alguma a intenção…[/quote]
Desculpa, não tava falando brava, tb não quero confronto nenhum não… vamos parar de mal entendidos… rs…
O PIB Americano Anual é de 1 Trilhão de Dollares !!! se ajuntar Europa + Japão + Alemanha não chega perto !!!
Agora veja a situação do Brasil , que recebe essa avalanche de demanda tecnologica desemfreada, e a fabricação de projetos a torto e a rodo e agora vem a regulamentação do profissional, encima disso tudo.
O profissional formou e conquistou o seu espaço perante ao contraditorio e complexo meio que vive(de revistas especializadas , blogs, Google, Site de Noticias, Grupo de usuário, Certificações, Idiomas e por ai vai ) e ainda paga por toda essa falta ao Caos social.
- O BRASIL NÃO TEM GRANA PARA BANCAR !!! , UM MODELO INTERNACIONAL PARA ESSE PROFISSONAL QUE AQUI DEPENDE DE MUITA EXPERIÊNCIA E CULTURA.
JAVA SENIOR , PLENO, JUNIOR ISSO TUDO É ROTULO PARA O SUPERMERCADO DAS EMPRESAS QUE ESTÃO MESMO GANHANDO COM O CAOS.
Uma frase cabe bem aqui:
- [size=18]“A sociedade prepara o crime e o criminoso o comete”[/size]
É o brasil que não tem grana pra bancar OU é a ineficiencia do estado?
O sujeito acha que PJ é um bom negócio até um dia sofrer um acidente, ficar inválido e ver que não vai ter direito a nada. Se muito a uma aposentadoria de um salário mínimo, pois a maioria nem paga o INSS.
Se um PJ botar na balança o que ele perde de FGTS, o INSS que a empresa não paga, férias, 13º e não sonegar nenhum imposto (a maioria que eu conheci vive fazendo malabarismo para esconder o dinheiro do governo), gasto com contador, notas, taxas da empresa e as vezes até o dinheiro usado para molhar a mão do fiscal da tributação, pois usa um endereço que não existe, vai ver que PJ é ótimo negócio só para o empregador.
O cara quando é PJ tem que saber disso, se ele não sabe se educar financeiramente para este tipo de acontecimento, paciência.
Pega toda essa grana, que ao invés de você dar para o estado, você mesmo re-investe em algo mais rentável, e calcula quanto você tem no final.
Obrigado mas eu já tenho mais de 18 anos e sei bem o que é melhor para mim, não preciso que o estado me diga onde devo investir e como
Se for de forma legal esse ‘malabarismo’, eu também faria. Afinal, está dentro da ‘lei’.
Eu pagaria de bom grado os impostos de CLT, desde que eu não precisasse pagar um plano de saúde, tivesse uma aposentadoria descente, segurança, educação e todas essas coisas que deveriam fazer com meu dinheiro.
:shock: Quem diz que isso não é Fato:
Java Senior nos EUA é visto com um PHD, pode pesquisar avontade…
“O Estado se não for povo, então eu digo que o Estado é a Classe Feudalista “Pão e Circo”, e tudo volta ao normal”
Esse estado nasce de uma ordem social organizada denomina-se uma nação, sobre a ineficiencie do estado a historia mostra que não é diferente, fomos colonia de exploração e agora somos colonia novamente pela a globalização.
A Globalização pisou nos paises em desenvolvimento, enquanto você ostenta em buscar espaço e competição os Gigantes lhe devoram.
Java Senior nos EUA é visto com um PHD, JAVA Senior no Brasil é um profissional denomina-se SCJP, SCPD, ou qualquer ou carimbo.
O Estado se não for povo, então eu digo que o Estado é a Classe Feudalista “Pão e Circo”, e tudo volta ao normal.
[/quote]
Cara,
eu juro que não é sacanagem, mas eu não consigo entender as suas mensagens aqui no forum.
Eu me esforço, mas não consigo. Será que seria pedir muito você tentar ler o que você escreve antes de apertar “Enviar”.
Releia a sua mensagem acima, acho q nem você consegue entender.
Não me leve a mal! E eu não estou querendo criar polêmica, se preferir, ignore essa minha mensagem.
[]'s
[quote=louds][quote=glaucioguerra][quote=louds]
Quer melhorar a respeitabilidade e qualidade da nossa profissão? Denuncie e deponha ao ministério público todas essas consultorias que usam mão de obra PJ. Ajude a combater essa prática nociva que estará colaborando muito mais que dando suporte a uma idéia espúria e inútil.
[/quote]
Concordo. Mas nem todos pensam assim. Digo isso porque tenho muitos amigos que trabalham dessa forma e dizem estar muito satisfeitos. Não existe um senso comum com relação a estas questões.[/quote]
O problema é que contractor no Brasil é muitíssimo mal remunerado. Engana-se o cara que é PJ e acha que está ganhando bem. Na Europa e Estados Unídos, onde os custos trabalhistas de demitir uma pessoa são muito menores que os brasileiros um contractor cobra em média de 30 a 50% a mais que o custo bruto de um funcionário devido a natureza da sua relação de trabalho.
Aqui no Brasil PJ custa menos que CLT e isso é um tremendo absurdo. Vamos fazer as contas em valores de São Paulo. Um programador java sênior consegue tirar 6mil como CLT sem maiores problemas. Isso significa que ele custa pelo menos 140 mil reais por ano para a empresa. Uma empresa deveria remunerar um PJ 70 reais a hora para equiparar o custo. Quantos PJ que trabalham com Java você conhece que tiram 70 reais a hora no dia-a-dia?
O problema é que as pessoas se vendem muito barato para trabalho nojento. Por conta dessa distorção uma consultoria consegue vender hora de body shop por 80-100 reais com uma boa margem.
Ainda assim, é uma forma ilegal de contratação e isso que deveriam gastar tempo regulamentando - não criar barreiras espúrias aos profissionais. Por sinal, é uma tremenda hipocrisia ser PJ e reclamar da situação do mercado de TI brasileiro, a pessoa está colaborando com torná-lo pior. Enquanto as empresas não sentirem a necessidade de lutar pela liberalização de prestação de serviço como autônomo o oba-oba com PJs vai continuar. Aproveitem também essas pessoas para não reclamar da corrupção, pois são parte daqueles a locupletar da nação.
[/quote]
concordo tb…
pois é, muito dos q reclamam da área, acabam se vendendo pra essas consultorias a preço de banana, e aceitam contratos cheios de gambiarras para sonegar impostos…enquanto o profissional de TI não se valorizar, nada muda…a necessidade faz as empresas se adaptarem, agora se continuar chovendo profissionais a troco de banana, a farra continuará…uns dias atrás, recebi uma proposta de uma consultoria para ser “CLT COTAS”, uma merreca na carteira e uns trocos por fora, olhando de cara parece ser uma ótima, pois meus rendimentos liquidos aumentariam em 34% e além do mais, ainda sou estagiário, mas recusei, não gosto desse tipo de coisa e minha intenção é ser CLT…deu pra perceber o desespero deles pra ganhar dinheiro, pq na primeira vez q recusei, aumentaram a proposta, chegando ao percentual q eu disse…na minha opinião é a ineficiência do estado e a conivência dos profissionais q fazem acontecer essa farra! se não começar a mudança de algum lugar, nunca começa…
“Não adianta querer mudar o mundo. Vamos mudar a gente primeiro”
O problema que não é assim que funciona no Brasil. Vamos refazer minhas contas no qual consideramos apenas a compensação total líquida para uma pessoa que trabalha 11 meses por ano - não tirar um mês de férias é escravidão:
-CLT: 6000 reais/mensais sem nenhum benefício adicional: +/- 70 mil por ano líquido, ou 64 ignorando o FGTS
-PJ: 50 reais/hora a 168 horas/mês pagando GPS e contador: 73 mil por ano líquido.
Moral da história, O PJ troca toda segurança da lei por 15% de aumento. Que volta em meia vão pelo ralo quando fica doente, tem falta que deveria ser justificada ou, pior, quando a empresa fica temporariamente sem onde te alocar e não pagar pelas horas paradas. Fora a facilidade com que pode ser demitido “Alo, fulano? Amanha não precisa mais vir. Tchau!”.
Por conta de todos esses contratempos, um PJ só compensaria se ganhar 50% a mais que um CLT, o que são pelo menos 68 reais a hora. Quantos você conhece que tiram 68 reais/hora como PJ? Quantos você conhece que são contratados como CLT que não recebem qualquer benefício?
Eu estou ainda para conhecer um cara contratado como PJ que saiba fazer conta.
[quote=lavh]
Cara,
eu juro que não é sacanagem, mas eu não consigo entender as suas mensagens aqui no forum.
Eu me esforço, mas não consigo. Será que seria pedir muito você tentar ler o que você escreve antes de apertar “Enviar”.
Releia a sua mensagem acima, acho q nem você consegue entender.
Não me leve a mal! E eu não estou querendo criar polêmica, se preferir, ignore essa minha mensagem.
[]'s[/quote]
:shock: Não estou lhe pedindo que considere, senão quiser rebater o assunto. Basta expor sua concepção, não vim aqui ditar nada.
[quote=louds]
Eu estou ainda para conhecer um cara contratado como PJ que saiba fazer conta.[/quote]
“Bom mande, esse proposta para o Congresso Nacional, e novamente agente vai cair no circulo vicioso”
:shock: Bom pirataria é Crime, mas pergunta quem já não comprou CDs piratas
O cara quando é PJ tem que saber disso, se ele não sabe se educar financeiramente para este tipo de acontecimento, paciência.
[/quote]
Suponha que se tenha 30 anos de idade, 5 de mercado e fique inválido. Por mais que ele tenha investido bem o dinheiro, é muito dificil que esse dinheiro dure até a velhice. Vai ter que se contentar com um salário mínimo do governo pro resto da vida e olhe lá.
Se quiser ser PJ tudo bem, mas que tenha a disciplina de pagar seu INSS, previdência ou alguma forma de seguro de vida que te garanta renda, apesar de seguro de vida muitas vezes ser scam, na hora que se precisa vão procurar aquela vírgula nas letras miúdas que te fará perder o direito ao benefício. Quem aposta em quanto terá juntado daqui a 30 anos poderá se dar mal, pois infelizmente acidentes não acontecem só com os outros.
Hoje não moro no mais no Brasil, mas no Brasil trabalhei por um tempo como PJ e acho que na empresa, de cada 10, só uns 2 se preocupavam em pagar INSS ou alguma outra forma de previdência.
[quote=mateuscunha]
Se quiser ser PJ tudo bem, mas que tenha a disciplina de pagar seu INSS, previdência ou alguma forma de seguro de vida que te garanta renda, apesar de seguro de vida muitas vezes ser scam, na hora que se precisa vão procurar aquela vírgula nas letras miúdas que te fará perder o direito ao benefício. Quem aposta em quanto terá juntado daqui a 30 anos poderá se dar mal, pois infelizmente acidentes não acontecem só com os outros.
Hoje não moro no mais no Brasil, mas no Brasil trabalhei por um tempo como PJ e acho que na empresa, de cada 10, só uns 2 se preocupavam em pagar INSS ou alguma outra forma de previdência.[/quote]
É aquela coisa, trabalhe um pouco para os Grandes, depois, monte algo para você, abra uma loja de informatica, uma empresa de R.H no ramo, um site de serviços provedora, pois sobreviver de previdência, tambem concordo é uma seca.Pagar 30 anos de INSS para depois se aposentar com 500,00 reais por mês.
Tá pego.
Concordo, eu jamais trabalharia assim. Na verdade nos ultimos lugares que passei eu tive duas férias, 10 no final do ano e mais 20 dias durante o ano.
Em caso de doença, você pode estipular isso no contrato, ou também existem seguros que cobrem isso. Ou em última instância, tenha um fundo de reserva para isso.
E quanto a alocação, pra isso existe o contrato também. Eu sempre fecho em uma quantidade de horas mensais, se não tiverem projetos para me alocar, o problema não é meu -e sinceramente, nos últimos cinco anos não vi nenhum caso assim, você já?-.
E com CLT não se pode fazer isso?
Agora pega a grana que é paga pro FGTS(num salário de 6mil = R$480,00), a do INSS(limite máximo R$318,37), Imposto de Renda 27,5%(R$1.650,00). Total = 2.448, 37.
Como PJ, ganhando, por exemplo, 50/hr = R$8400, e paga-se em média 14% de impostos = R$1.1176,00
Agora, 2448,37 - 1.176 = R$1.272,37
Quanto é o rendimento do FGTS? Sei que é menos que a poupança(0,58%). INSS, quanto rende? E imposto de renda, quanto você consegue restituir?
Agora com o valor que eu tenho da diferença eu tenho as opções:
Uma aplicação de aposentado que rende 2% ao mês, em 24 meses você tem cerca de 40 mil reais para possiveis faltas, atrasos, doenças, substituir o fgts, investir em plano de aposentadoria, etc.
Se estudar mais um pouco e procurar algumas aplicações melhores, por exemplo uma de 5% ao mês, vou ter em 24 meses, cerca de 60 mil.
E se gostar da coisa e quiser me arriscar em ações, pode multiplicar esses ganhos.
Quais as vantagens e possibilidades que eu tenho com a CLT mesmo, além de uma pseudo-segurança, um 13º e um investimento que o governo que decide para mim?
[quote=louds]
Eu estou ainda para conhecer um cara contratado como PJ que saiba fazer conta.[/quote]
E eu pra ver um CLT que saiba o mínimo aceitável sobre educação financeira e investimento.
Este projeto está mesmo muito mal feito, como sempre na mania do jeitinho brasileiro de não fazer uma coisa boa e completa. Só de olhar as profissões fiquei meio pasmo … acho que este projeto já nasceu caduco!
Agora eu concordo que deveria haver alguma regulamentação - não tão rígida e desatualizada como está - mas uma regulamentação que fosse desde uma atualização do que se aprende na faculdade até uma iniciativa que valorizasse o empreendedor.
Sejamos honestos este negócio que faculdade não presta, v.cs tão falando do Brasil não é? … respeito v.cs por serem grandes profissionais em Java agora não venham generalizar, e dizer que toda faculdade no resto do mundo é ruim e que diploma em geral só serve pra fazer peso de papel, ou nunca tiveram a curiosidade de ir no Site da Sun, JBoss, Oracle pra ver as qualificações dos profissionais que fazem as suas ferramentas preferidas? Chuto que vão ver a repetição de muitas siglas PHd nos currículos dos caras.
Uma coisa é a pessima qualidade da maioria das faculdades Brasileiras, mas agora dizer que uma regulamentação não ajudaria a aréa é besteira. E principalmente se viesse com uma reformulação da qualidade do ensino de TI nos cursos superiores.
Agora minha opnião no caso desta que estão querendo aprovar é a mesma de v.cs que não gostaram.
Flos.
E se ele for CLT, quanto ele vai receber do INSS num caso de acidente como esse?
[quote=mateuscunha]
Hoje não moro no mais no Brasil, mas no Brasil trabalhei por um tempo como PJ e acho que na empresa, de cada 10, só uns 2 se preocupavam em pagar INSS ou alguma outra forma de previdência.[/quote]
A maioria que eu vejo também é assim, mas como eu disse, não preciso que o Estado seja minha babá e me diga que fazer com meu dinheiro, se o cara não sabe cuidar de si e de sua saúde financeira, paciência, não é o Estado quem tem de fazer isso.
[quote=micheldemontalvao]
Sejamos honestos este negócio que faculdade não presta, v.cs tão falando do Brasil não é? … respeito v.cs por serem grandes profissionais em Java agora não venham generalizar, e dizer que toda faculdade no resto do mundo é ruim e que diploma em geral só serve pra fazer peso de papel, ou nunca tiveram a curiosidade de ir no Site da Sun, JBoss, Oracle pra ver as qualificações dos profissionais que fazem as suas ferramentas preferidas? Chuto que vão ver a repetição de muitas siglas PHd nos currículos dos caras.
Flos. [/quote]
:thumbup: Concordo !!!
:arrow: E acho que tem que ter uma regulamentação equilibrada e justa para todos.