Projeto reconhece profissões de TI, mas exclui criação de conselhos

Quem faz greve é sindicato, não órgão regulamentador. E sindicato nós temos, só não vejo vantagem nisso. Se eu tiver algum problema no trabalho eu negocio com o empregador ou troco de emprego.

[]'s

Rodrigo Auler

E mais ainda, Rodrigo, vai perguntar para um engenheiro que trabalha no mercado (e não numa ex estatal que mal tem que pagar impostos pra viver) se ele está feliz com a política de hora extra. Ou com o custo x benefício do CREA.

Quem faz greve é sindicato, não órgão regulamentador. E sindicato nós temos, só não vejo vantagem nisso. Se eu tiver algum problema no trabalho eu negocio com o empregador ou troco de emprego.

[]'s

Rodrigo Auler
[/quote]

Ah cara, mas SINDPD e nada é a mesma coisa. A impressão que tenho é que não existe algo (orgão, sindicato, conselho etc) que dê um respaudo na nossa profissão, só isso.

Outra coisa, parece que não temos uma profissão definida. Qual nome vocês definem para a sua profissão? Não estou falando de cargo, mas de profissão. Agora qual o nome que a empresa define para você? Provavelmente um nome completamente diferente. Isso também é outra coisa que me incomoda, parece bagunçado, é essa a impressão que tenho.

O que acham com relação a isso?

[quote=glaucioguerra]Ah cara, mas SINDPD e nada é a mesma coisa. A impressão que tenho é que não existe algo (orgão, sindicato, conselho etc) que dê um respaudo na nossa profissão, só isso.

Outra coisa, parece que não temos uma profissão definida. Qual nome vocês definem para a sua profissão? Não estou falando de cargo, mas de profissão. Agora qual o nome que a empresa define para você? Provavelmente um nome completamente diferente. Isso também é outra coisa que me incomoda, parece bagunçado, é essa a impressão que tenho.

O que acham com relação a isso?[/quote]
Eu não me importo com o nome da minha profissão. Só me importo em fazer o que eu gosto e ganhar por isso.

E não acho que devemos ter um órgão pra dar respaudo pra nossa profissão. Acho que temos uma profissão privilegiada onde os bons profissionais (e nem os tão bons assim) tem um bom poder individual de negociação, sem ter que ficar apelando pra sindicato, greve, etc.

[]'s

Rodrigo Auler

[quote=Rodrigo Carvalho Auler][quote=glaucioguerra]Ah cara, mas SINDPD e nada é a mesma coisa. A impressão que tenho é que não existe algo (orgão, sindicato, conselho etc) que dê um respaudo na nossa profissão, só isso.

O que acham com relação a isso?[/quote]
Eu não me importo com o nome da minha profissão. Só me importo em fazer o que eu gosto e ganhar por isso.

E não acho que devemos ter um órgão pra dar respaudo pra nossa profissão. Acho que temos uma profissão privilegiada onde os bons profissionais (e nem os tão bons assim) tem um bom poder individual de negociação, sem ter que ficar apelando pra sindicato, greve, etc.

[]'s

Rodrigo Auler
[/quote]

O problema é que não se sabe por quanto tempo as coisas podem ficar assim. :?

[]'s

Rodrigo Auler
[/quote]

Sim, na nossa área é muito mais simples negociar com empregador. Quando resolvi sair do meu emprego anterior, um então colega resolveu avisar no mesmo dia meu chefe que ele tinha recebido uma oferta muito melhor e que estava inclinado a sair. Moral da história, dois caras receberam promoção e ratearam meu salário entre eles - todos nós três ficamos felizes.

Estão insatisfeitos com a atual compensação e acham que realmente merecem mais? Comuniquem uma eventual demissão coletiva em uma semana que as coisas não melhorarem. Quase nenhuma empresa agüenta uma porrada dessa, de perder um time inteiro.

Pra quem falou em software de foguete e outros mais que podem causar a morte eu quero saber onde que um diploma vai garantir que o camarada vai construir esse software corretamente e não matar ninguém.

Será que isso tem alguma relação mesmo?
Será que o formado ou não formado no momento que precisarem trabalhar em projetos desse tipo não podem buscar o conhecimento necessário para tal?
Ou será que as faculdades por acaso ensinam alguém a fazer software de foguete? :shock:

[quote=RenataFA]Bom, a questão não é só dizer que um diploma faz diferença.

Acho que é pelo menos o fato de eu saber que alguém que é meu superior (e ganha mais que eu) gastou tantas ou mais madrugadas que eu estudando. Pensar que alguém que ganha mais não se desgastou como eu pra conseguir chegar onde está chateia… :frowning: [/quote]

Nossa… acho q vou ateh apanhar pelo meu comentário… huauhahuaha…
Que chateia, chateia…
Mas vc acha q é taum injusto ou algo assim?
As vezes o cara não ralou pelo diploma mesmo, mas tem habilidades excepcionais (nossa… ficou tipo Heroes)… como fica?
Ta aih o exemplo dos caras q largaram a facul pra se dedicarem aos seus projetos… olha aí onde eles tão… rs
Por mais elitista que possa parecer (não me entenda mal), acho q na nossa área vale mais o diferencial de cada pessoa do q o diploma propriamente dito.

[quote=Fenak][quote=RenataFA]Bom, a questão não é só dizer que um diploma faz diferença.

Acho que é pelo menos o fato de eu saber que alguém que é meu superior (e ganha mais que eu) gastou tantas ou mais madrugadas que eu estudando. Pensar que alguém que ganha mais não se desgastou como eu pra conseguir chegar onde está chateia… :frowning: [/quote]

Que chateia, chateia…
As vezes o cara não ralou pelo diploma mesmo, mas tem habilidades excepcionais (nossa… ficou tipo Heroes)… como fica?
Ta aih o exemplo dos caras q largaram a facul pra se dedicarem aos seus projetos… olha aí onde eles tão… rs
Por mais elitista que possa parecer (não me entenda mal), acho q na nossa área vale mais o diferencial de cada pessoa do q o diploma propriamente dito.[/quote]

É… tá ai um exemplo clássico de alguém que não leu todos os posts… :wink:

[quote=RenataFA][quote=Fenak][quote=RenataFA]Bom, a questão não é só dizer que um diploma faz diferença.

Que chateia, chateia…
Por mais elitista que possa parecer (não me entenda mal), acho q na nossa área vale mais o diferencial de cada pessoa do q o diploma propriamente dito.[/quote]

É… tá ai um exemplo clássico de alguém que não leu todos os posts… :wink: [/quote]

Pelo amor, Renata… Não me dah porrada…!
Eu vi onde vc falou de estudar, naum diploma, e tal… aliás, eu dei uma passada rápida pela thread e postei, verdade…! hahuahuaa…
Mas de qqr forma, não direcionado a vc, e sim como uma opinião, mas acho normal pessoas q tenham uma “aptidao natural” pra coisa…
Não estuda nada nada e eh melhor do q os caras q ralam pra caramba e continuam estando num nível médio…
Mas eu imagino q seu ponto principal seja das pessoas q não manjam nada e estejam acima de vc… isso sim frustra… Hahuuhauha…
Desculpa por qualquer confronto desnecessário com vc… não era de maneira alguma a intenção…

Soh acho que tah uma “zona” a profissao de informática NO BRASIL, sem um nome, um orgao competente e inumeras facul jogando profissionais incopetentes que vão para o mercado baixando o nivel da profissão.

Soh acho que deveriam regulamentar tudo isso na profissao… relembrando que a intenção eh sobre a profissao e não competencia. Isso se dá por n coisas que se pode fazer para uma empresa comprovar se um candidato é ou não. Mas o mínimo teria que ser regulamentado.

Por enquanto está dando pra aguentar, mas até quando isso não irá afetar os que já estão empregados e são bons profissionais ??
A intenção é dar um nome e uma qualificação mínima para a profissao, além de um “lugar” onde podemos ir recorrer. Quem quer e gosta da profissão que vá atras das qualificações mínimas. Por acaso algo neste sentido é ruim em que?

Hoje em dia nenhuma empresas contrata alguem com bom salário que não tenha uma faculdade e comprovação técnica. Uma regulamentação é somente para confirmar essa posição e resguardar direitos futuros.

Assim como muitos dizem que nao devemos comparar as profissoes, em hipótese alguma, não devemos comparar países “desenvolvidos” com o nosso mísero Brasil. Comparar a qualidade de vida, onde se tem respeito mútuo (ou pelo menos consederação ao proximo, coisa que aqui nem) em países como Canadá, Austrália, EUA, Inglaterra etc… comparado o nosso é vergonhoso… pensando nisso, imaginem a mente doentia dos empregadores e “chefes” de empresas BRASILEIRAS a que estamos subordinados, que nao sem tem o mínimo para a profissao… fazem o que querem… até quando isso é bom?

Se o cara tem outra faculdade que nao no ramo de info e gosta, quer e sabe programar, por ex, a lei poderia dizer para neste caso, uma comprovacao perante o orgão competente (que nao temos) ou um curso técnico de qualidade na área lhe daria a “homologação”. Veja, estamos falando da profissao e nao competencia!!

Uma lei bem elaborada pode sim cobrir todas as possibilidades em um ramo dinamico como info.
E repito: NO BRASIL, algo neste sentido seria muito bem vindo.

Sou pós graduado, nao estou aqui defendendo “o que eu estudei”, acho isso vergonhoso. Você estuda por você, pra conhecimento pessoal e por diferencial. Estou defendendo a profissão de informática no Brasil, reconhecida, regulamentada e respeitada, o que hoje nao tem nada. Pq vcs são contra neste sentido, que beneficiarão a todos ?

OBS: essa lei aí é um lixão e nem vou tocar nela. Falo de algo coerente, oq nessa não tem nada.

Nome, você acha que é uma boa idéia cagar uma lei inteira em nossas cabeças tudo por causa de um maldito nome? Me falha a compreensão sobre o que ter um nome oficial para meu trabalho vai mudar em minha vida. Orgão competente? Para que? Faculdade lixo e ensino superior é responsabilidade do MEC e não faz sentido colocar isso na mão de outro orgão menos preparado. Problemas trabalhistas? MTE, justiça trabalhista e o ministério público.

Criar novos organismos não irá mudar em nada nossa situação e irá apenas fragilizar os existentes.

Nunca irá afetar, pois assim como em outras profissões as empresas valorizam apenas boas faculdades e profissionais com boa experiência. Uma faculdade lixo só abre portas para empregos ruins.

Não faz sentido por aumentar o corpo de leis do pais sem nenhuma necessidade aparente. Não existe utilidade à profissão ter um “nome oficial” e esse lance de qualificação mínima é pura balela, conheço gente sem nível superior que seria penaliza por essa lei, apesar de ser muito mais competente que a enorme maioria dos diplomados desse fórum. Lugar para recorrer? Temos justiça do trabalho, ministério público, MTE e outros orgãos, o que tanto precisamos de especial que não é atendido por eles?

Besteira, qualquer empresa séria simplesmente ignora diploma caso a pessoa seja competente. Estou ainda para conhecer uma boa empresa de se trabalhar que dá séria importância a diploma.

Ou seja, que os bons profissionais da área que não atendem os requisitos espúrios dessa lei ridícula sejam penalizados. Por que raios eles vão ser obrigados a passar por toda essa burocracia sem sentido a troco de nada?

Uma lei bem elaborada hoje estará defasada amanha, nos dará muita dores de cabeça daqui 10 anos e será apenas mediocremente revista daqui 40. Não quero isso para mim, não quero mais um fóssil para carregar daqui alguns anos. Vamos, pelo menos uma única vez, aprender com os erros do passado - vamos tentar abandonar a burrice popular brasileira. Criar leis sem uma real necessidade urgente só presta para criar problemas jurídicos no futuro e atrasar a vida das pessoas.

Não precisamos de mais leis, precisamos que muitas delas sejam eliminadas, isso sim.

[quote=jopss]
Sou pós graduado, nao estou aqui defendendo “o que eu estudei”, acho isso vergonhoso. Você estuda por você, pra conhecimento pessoal e por diferencial. Estou defendendo a profissão de informática no Brasil, reconhecida, regulamentada e respeitada, o que hoje nao tem nada. Pq vcs são contra neste sentido, que beneficiarão a todos ?

OBS: essa lei aí é um lixão e nem vou tocar nela. Falo de algo coerente, oq nessa não tem nada.[/quote]

Nossa profissão é reconhecida (podemos praticá-la, não podemos?), regulamentada (temos a CLT para isso) e respeitada (que deve ser conquistado por cada profissional). Não será desta vez ou em qualquer outra que leis adicionais vão nos prestar para qualquer coisa boa.

Quer melhorar a respeitabilidade e qualidade da nossa profissão? Denuncie e deponha ao ministério público todas essas consultorias que usam mão de obra PJ. Ajude a combater essa prática nociva que estará colaborando muito mais que dando suporte a uma idéia espúria e inútil.

Pessoal,

Antes de mais nada, gostaria que dessem uma olhada na carreira de sr. Eduardo Azeredo.

Nos projetos de lei que mandou para serem estudados, etc…verão que ele nem deve ser levado à sério.

Por que engessa um modelo.
Por que não há maneira confiável de aferir se uma pessoa é apacitada ou não.

E recorrer de quê?

Errado. Empresas contratam segundo seus critérios, algumas empresas requerem faculdade, outras não.

Índia, China, Paquistão… tá bom ou você quer que continue a lista de países não desenvolvidos em todos os aspectos mas que seguem o modelo de livre mercado para profissionais de tecnologia e ganham muito com isso?

Se importa de descrever como seria esta prova?

OPB - Ordem dos Programadores do Brasil.

Medo do que seria essa prova. Se bobear vc teria coisas como

Vacuo Publico da Estatica Principal (Args de Corda){ Sistema.fora.imprime("Hello o mundo"); }

:thumbup: Concordo com você, e lhe pergunto !!!

:arrow: Você tem nível superior ?

:arrow: Fala outro idioma ? Donima Inglês tem fluência.

:arrow: Tem Certificação SCJP ou Equivalentes Internacionais ?

:shock: Em relação as empresas que prestam serviço de treinamento, essas poderiam estar dentro de uma universidade como centro de apoio profissional ? Elas fazem isso ? Como uma especie de LanUniversity, conhece alguma no Brasil que se propõe a tal.

:idea: Quantas Empresas Multinacionais, elas dão vista as universidades Publica e Privada de maneira a injetar alguns milhões de reais em nucleos para pesquisa cientificas, tais como: IBM ? Microsoft ? Sun Microsystems ? Compaq ? elas fazem isso ?

:!: Quantas universidades propõe em fazer intercambio cultural e tem berço tecnologico a não ser a USP que mesmo assim ainda que alguns de nossos universitários que saem do País, são vetados para entrar nos Países do 1º Primeiro Mundo mesmo sendo profissionais e cientistas para aperfeiçoamento e troca de Cultura, sofrem de preconceito e discriminação.

:idea: Existem uma complexidade muito maior ai , a Faculdade estimula a descoberta pela Ciência e o pensar.

:idea: Vivemos em um mundo muito pratico e selvagem na ordem capitalista de ser as coisas, o que torna-se tudo mesmo um salve-se quem puder.

:idea: Sobre quem adquerir o conhecimento ou mesmo se beneficia dele, posso dizer que isso vai ao senso individual e é legitimo, todavia entendo que precisamos viver em um estado minimo de ordem.

:arrow: Não sou contra o CLT ao mesmo tempo PJ torna-se oportunidade para uma renda melhor, motivos das diversidades de consultores que estão ai , e que se beneficiam da não regulamentação.

Concordo. Mas nem todos pensam assim. Digo isso porque tenho muitos amigos que trabalham dessa forma e dizem estar muito satisfeitos. Não existe um senso comum com relação a estas questões.

Falta falar da lei de patentes brasileiras e como isso pode atrapalhar nos investimentos dessas multinacionais através da(s) lei(s) de incentivo a pesquisa.

[quote=glaucioguerra]
Concordo. Mas nem todos pensam assim. Digo isso porque tenho muitos amigos que trabalham dessa forma e dizem estar muito satisfeitos. Não existe um senso comum com relação a estas questões.[/quote]

:idea: Acho que sobre a observação que já fiz ao Moderador Louds, você poderia também fazer melhor comentário mesmo porque ainda, o estado de ordem que querem fazer pode virar um Caos, isso exige um melhor aprofundamento, sobre as questões Educacionais e sobre o destino desse profissional.

So nao entendo o motivo desse medo em criar um conselho regional de Informatica.