Depende muito do País e da empresa. Conheço pessoas que foram selecionadas para uma empresa da Inglaterra (não lembro o nome, mas parece que desenvolve software para hospital) e somente quem era formado foi empregado. Eram 6 caras daqui, mas a preferência era pra quem já tinha terminado a faculdade. Em outro caso, um amigo meu que nem pensa em entrar pra faculdade, arrumou um emprego também na Inglaterra.
Na Espanha a maioria das empresas só contrata quem é formado. Em Portugal não vejo tanto isso, mas também existe uma exigência, isso é fato. Não dá pra generalizar dizendo que isso dá certo lá fora! Por favor, não vamos exagerar nas nossas afirmações. São casos e casos. São empresas e empresas.
Acho que a lei tem q ser adaptada para quem já está no mercado, não seria nem um pouco justo com quem já trabalha.
Tem seus prós e contras. Quando você vai ao médico e ele faz uma mer… contigo, qual o orgão que você vai recorrer? Ou um advogado, dentista, eng.? Alguém tem que se responsabilizar. Agora e no caso de um software? Que orgão a pessoa prejudicada vai recorrer? Toma lá da cá, nada mais correto. Se o cidadão é formado em dois anos e meio e programa mal, vai ter q arcar com isso.
É inevitável comparar com outras áreas como eng., são mais antigas e já estão estabilizadas e bem definidas.
A grande diferença de ter um conselho ou reconhecimento por trás do profissional é isso, uma maior união da classe (se é que temos uma) e arcar com suas obrigações e usufruir de seus direitos.
Quem aqui nunca teve problemas com individuos de má indole no trabalho? Como um cara desses pode pagar pelas merd… que fez? Ou por ser um péssimo programador? Existem casos mais graves, como roubo de info. sigilosas por exemplo.
Enfim, acho que pode ser bom, o problema todo é a grana que rola com essas questões de conselhos. Sempre tem um lado negro da força agindo de alguma forma. Talvez seja por isso que a criação de mais um conselho foi rejeitada, vai saber.
Acho ótimo o pessoal estar discutindo sobre isso e dando suas opiniões, agora querer afirmar tudo, dizer que quem está contra ou a favor é um louco varrido, me cheira a ditadura.
Um abraço!