Projeto reconhece profissões de TI, mas exclui criação de conselhos

[quote=fabiocsi]

Pq um medico pode ser um programador ou analista? pq ele pode bater cabeça pra aprender, e aprender com os erros.
Pq um programador não pode ser um médico (a n ser q estude 6 anos pra isso)? Pq ele nao pode aprender com os erros. Pessoas morreriam.[/quote]

Bom…meu pai é contador, minha irmã também eu aprendi muito com eles e poderia até trabalhar com isto, mas não posso porque não tenho faculdade de Ciências Contábeis ou algo equivalente e registro CRC.

Acho que a regularização envolve também a questão da responsabilidade e da ética do profissional envolvido.
Já que no caso de alguem da contabilidade, vidas não estão envolvidas…mas sim a confiabilidade do relatório e da saúde financeira da empresa.

O fato é o seguinte. Essas leis são irrelevantes.

Primeiro porque provavelmente não irá ser aprovada.

Segundo porque, se for aprovada, não vai mudar nada, e vai ser mais uma lei esquecida jogada em um canto sujo junto com outras milhoes de leis esquecidas.

Imaginem a cena. Aquela consultoria de terceirização, que cobra 120 reais a hora de um cliente e paga 20 reais a hora para o cara que trabalha, não aceitando uma pessoa com anos de experiência, porque ela não é regulamentada… ilário!

“Ciência é algo sempre polêmica”, contratar um recém-graduado ou um profissional que vem de n-projetos e sendo este já vivênciado no mercado de TI, vira uma aposta complicada.

Em todo o caso as empresas e a mídia contribuem muito para esse emaranhamento.

:shock: Tem grandes intelectuais que odeiam computador e tem grandes curiosos que fazem disso uma fonte de riquezas.

Puts mas se for aprovado esta lei… como fica o caso dos profissionais que ainda estão cursando a faculdade e ja tem experencia na area… ja trabalham a tempo na area mas ainda não são graduados ou ainda estão se graduando??? no meu caso eu não sou formado eu ainda estou cursando a faculdade… estas pessoas assim como eu e as que ainda não estão cursando a facul mas ja trabalham a bastante tempo na area perderão seus empregos??? e não poderao atuar na area ate se formarem??? como fica a situação destas pessoas???

[quote=luistiagos]Puts mas se for aprovado esta lei… como fica o caso dos profissionais que ainda estão cursando a faculdade e ja tem experencia na area… ja trabalham a tempo na area mas ainda não são graduados ou ainda estão se graduando??? no meu caso eu não sou formado eu ainda estou cursando a faculdade… estas pessoas assim como eu e as que ainda não estão cursando a facul mas ja trabalham a bastante tempo na area perderão seus empregos??? e não poderao atuar na area ate se formarem??? como fica a situação destas pessoas???
[/quote]

se não me engano vc precisaria de diploma ou experiência na área (ao menos um dos dois)

E voltamos a velha história de querer comparar a nossa pofissão com as demais …

A comparação da Engenharia Civil com a computação já nos trouxe prejuizo demais com os projetos falhando o tempo todo. Agora, vamos querer regulamentação restritiva também nos baseando em outras profissões.

Qual será o resultado disso? :shock:

Bom, existem bons argumentos a favor e contra…

Isso é verdade. Esses nomes tá uma zona e acho que teria que dah um geito nisso. Mas nao que essa lei aí ajuda alguma coisa. Só pelos cursos já estão desatualizados. Deveriam ser algo geral, como “enfase em informática”, sem dar nomes.

Não é nem um pouco ruim “obrigar” faculdade na profissao de informática. Pelo contrário. Se vc não tem, que corra atras… é assim em toda e qualquer profissao, pq informática tem que ser diferente? Só pq meia dúzia se acomodou e nao quer ter curso superior? Você prefere contratar teu vizinho que já leu 50 livros sobre Administracao ou profissional formado com ênfase? Além disso, o status da nossa profissão deve elevar. Toda profissao que se prese tem que ter nível superior e UM NOME.

Veja que a discussão é sobre o ramo, o emprego, a regulamentação… não a competencia!! Isso cada empresa, cada cliente que a avalie por conta. Nao tem nada a ver uma coisa com outra… a profissao tem que ser regulamentada (devidamente, nao por essa lei), a competancia do profissional depende dele e de avaliação. Como o exemplo do administrador que dei, apesar que contratar um formado, vc avaliará ele pelo curriculo, trabalhos anteriores, competencia, prova prática, entrevista… etc… qualquer profissão é assim.

Informática NO BRASIL tá uma zona… tem que arruma a casa sim. O que lá fora dá certo, aqui nem sempre.

jopss

o problema e que faculdade nenhuma forma o profissional… nenhum analista java senior vai sair de uma faculdade onde teve o basico de C sem estudar a tecnologia, os avanços tecnologicos e pricipalmente ter trabalhado muito na area… mesmo os que se baseiam em faculdades tecnologas q ensinam a tecnologia eles nao sao atualizadas o tempo todo… infelizmente nossa area é uma area de extrema atualização cada vez tem tecnologias novas metodologias novas e conceitos novos… isto é bom por um lado e ruim por outro… ngn q faz 6 anos de faculdade sai da faculdade ja intitulado alguma coisa… esta pessoa tenque estar no mercado acompanhando os avanços do mercado e nao se basear em conceitos que estudou a 5 anos atraz em x materia q foi lencionada naquela epoca na faculdade… ramos como: contabilidade, direito, medicina, quimica, matematica, fisica… não sofrem tantas mudanças e atualizações como a informatica sofre… o medico que aprendeu em alguma materia algo a 5 anos atraz hj provavelmente isto nao tera mudado tanto… agora na informatica é diferente… infelizmente nossa area exige muita autodidata e atualizações… e as faculdades podem te dar um meio para ser um pesquisadr melhor na area para vc saber pesquisar conhecer as bases teoricas do assunto e ter facilidade em aprender e se atualizar… mas elas não daram pra vc o mercado de bandeja ao se formar te darao talvez a vara mas não a linha o anzol e muito menos o peixe… creio que o que mais vale em nossa area o que pode intitular dar o nome de algo a alguem e o conhecimento e a experiencia… diferente que as outras areas a nossa a faculdade não é a base onde se aprende td e sim algo a mais…

[quote=marcelomartins][quote=fabiocsi]Agora, verdade seja dita:

Se a maioria das pessoas da area de Desenvolvimento tivessem preparação acadêmica ( n estou defendendo nada, eu mesmo nao sou graduado ), estudassem o que trabalham e procurassem se manter atualizadas, nao teriamos muitos dos softwares de PÉSSIMA QUALIDADE que temos por ai a fora.[/quote]

Desconcordo totalmente.

Se fosse assim, muita gente que não tem faculdade, sabe muito e que constroi software de qualidade, teria perdido tempo na faculdade e não aprenderia tanto, não iria saber muito, iria se formar igual, e passaria a construir softwares de PÉSSIMA QUALIDADE.

:D[/quote]

Eu nao sou graduado, mas nem por isso me considero produtor de software ruim. Ja foi discutido varias vezes aki no forum sobre a relação formacao x qualidade.

Nao foi isso que eu queria dizer. O que quero dizer é, que num ensino superior ( ex: CienciaComputacao ) vc vê coisas que normalmente nao sao aplicadas nos softwares mais comumente produzidos. Se vc vai produzir CRUDS o resto da vida entao talvez vc nunca precise mesmo se graduar.

Só relembrando que foi de tcc’s e de mestrados que sairam muitas coisas que nós usamos hoje.
Alguem aki no forum ja afirmou muito bem: o curso superior nao te da INFORMACAO, e sim FORMACAO.

Nem sei pra que prolongar esse assunto
AKI BRASIL vc estão casados de saber q ISSO NUM FUNCIONA…
E SE FUNCIONAR ISSO SÓ VAI PEGAR DAKI A MIL ANOS… :twisted:

enfim isso vai ser sempre opnião pessoal e se for aprovado será só um jeito de arrecadar mais dinheiro nosso…

vão nos obrigar a ter carteirinha(tipo CRM,CREF, enfins) pagar mais imposto e tal…
no final vão poder obrigar a sermos CLT…rs

…q crime…
…nada é o que parece…
e na política sempre tem algo que não é visto por leigos e me incluo no meio…

mais como disse aki as coisas não funcional

[quote=jmarceno]Pessoalmente eu acho que o projeto ajudaria a cair ficha da galera.

Afinal já passou da hora do brasileiro perceber que faculdade não é diferencial e sim ESSENCIAL.[/quote]

apenas 24% dos brasileiros tentam uma faculdade! Ta na hora de aumentar essa estatisca. alguns paises aqui mesmo da América do Sul estão na faixa dos 40%!

não quero aqui, medir quem sabe mais! O Fato é que nossa profissão está aos poucos sendo prostituida e mais cedo ou mais tarde uma decisão terá que ser tomada!

É claro que existem exceções! Se alguem acredita ser essa exceção, então siga em frente e não faça a sua faculdade! Não concordo em utilizar exemplos de sucesso para justificar a não graduação!

E sempre alguem sai perdendo! Infelismente não vai ser possivel encher a barriga de todo mundo! Espero eu que meus 4 anos e meio de curso sejam valorizados! Apesar de eu não depender deles para obter o sucesso que busco.

Mas aí eh outro assunto, as facul tem que se atualizarem… terminei a minha em 2006 e tinha java, análise, sql e redes linux… como td mundo sabe, o aluno que “faz” a faculdade, nao o contrário, ficar esperando que ela te passo tudo… e como dito acima, faul’s sao para formacao… NO BRASIL é o mínimo que alguem teria que ter para ser considerado profissional em todas as áreas… mas informática, dizem nao… a competencia e atualização cada um se vire com a sua… a formacao é única e garante uma profissao. Acho que uma lei, bem elaborada sobre isso, seria muito bem vinda…

jopss :stuck_out_tongue:

Só falta algumas mudanças, no mais esse projeto já deveria estar na ativa. =)

E tem que comparar mesmo, para trabalhar em Area X precisa de formação para tal, porque a nossa não?

É verdade !
Vc disse tudo.

Nossa profissão precisa ser regulamentada para acabar coma exploração.
Não sou contra ser PJ mais ser taxado de consultor e ser tratado como empregado que tem horário fixo e etc.

Nada comprova nada: nem faculdade, nem experiência, nem nada.
Conheço gente que trabalhou 5 anos em multinacionais como APONES SENIORS, são formados em universidades de 1 linha e são péssimos profissionais.

Por isso que seria interessante de além do cara ser formado o cara ter que comprovar o mínimo de conhecimento junto a um orgão (não burocrático) e competente.
Pelo menos uma vez por ano.

Isso obrigaria a galera além de formada se manter atualizada.

[quote=fabiocsi][quote=RenataFA]Bom, a questão não é só dizer que um diploma faz diferença.

Acho que é pelo menos o fato de eu saber que alguém que é meu superior (e ganha mais que eu) gastou tantas ou mais madrugadas que eu estudando. Pensar que alguém que ganha mais não se desgastou como eu pra conseguir chegar onde está chateia… :frowning: [/quote]

Qdo eu ia citar vc Renata, o Luca ja tinha feito.

Conhece aquela história de gente que estuda 2 anos direto pra um concurso, não passa, e vem um carinha que leu apostilas só 2 semanas e passa?

Me desculpe mas ou o cara sabe fazer ou não sabe fazer. E não é um curso superior, certificação, nem nenhum papel que prova isso.
Acho que toda empresa na hora de entrevistar alguem deveria aplicar um exama “prático”. Pra olhar o codigo, conhecimento de API, melhores
praticas e tal.

Pq um medico pode ser um programador ou analista? pq ele pode bater cabeça pra aprender, e aprender com os erros.
Pq um programador não pode ser um médico (a n ser q estude 6 anos pra isso)? Pq ele nao pode aprender com os erros. Pessoas morreriam.[/quote]

Normal fabiocsi, todo mundo me cita… sou uma incompreendida! Óh mundo cruel!!! :cry: :wink:

Bem, eu tinha um professor que contava várias histórias sobre erros de programadores que mataram pessoas (casos de programação de foguetes, máquinas de raio-x, etc…), pra vc ver onde estamos, um programa mal feito pode matar!

Enfim, eu desisto! Não falei em momento algum que eu era a favor de ter um diploma de curso superior, falei apenas de ter um grau de conhecimento, por isso mencionei a palavra “estudar”, seja lá como for que o cara tenha estudado e aprendido… mas o povo entendeu tudo errado! Eu to fora desse tópico que é melhor vai. :frowning:

Renata,
Eu não citei diploma em nenhum momento, estava me referindo a estudo mesmo.
Se o cara aprende(seja na faculdade ou autodidata)muito mais fácil do que alguém que se mata de estudar e passa semanas e madrugadas para compreender a mesma coisa, cada um tem seu ritmo.

Mas entendi o seu ponto, e você não é a única que passa por isso. Creio que a grande maioria passa.
Eu vivo em uma realidade desta nos ultimos 48 meses, ter superiores praticamente analfabeto-funcionais. Mas particularmente etou satisfeito com meu salário, e sei que se quisesse chegar no mesmo patamar deles, teria de fazer o mesmo jogo de politicagem e hipocrisia, e não é isso que quero para minha vida. Sei que isto não vai mudar, independente de onde eu trabalhe, então aprendi a conviver com isto.

kkkk…
que triste que o pessoal num te entende…
faculdade não da emprego…
e a lei não vai impedir de vc sem facu trabalhar na area de TI duvido…
E garanto que a maioria teve que estudar e estudar, pagar cursos e cusos para ser o programador que é…

mais olhando por outro lado a lei pode talvez evite de pessoas morrerem por um foguetes ou raio-x…

Depende muito do País e da empresa. Conheço pessoas que foram selecionadas para uma empresa da Inglaterra (não lembro o nome, mas parece que desenvolve software para hospital) e somente quem era formado foi empregado. Eram 6 caras daqui, mas a preferência era pra quem já tinha terminado a faculdade. Em outro caso, um amigo meu que nem pensa em entrar pra faculdade, arrumou um emprego também na Inglaterra.

Na Espanha a maioria das empresas só contrata quem é formado. Em Portugal não vejo tanto isso, mas também existe uma exigência, isso é fato. Não dá pra generalizar dizendo que isso dá certo lá fora! Por favor, não vamos exagerar nas nossas afirmações. São casos e casos. São empresas e empresas.

Acho que a lei tem q ser adaptada para quem já está no mercado, não seria nem um pouco justo com quem já trabalha.

Tem seus prós e contras. Quando você vai ao médico e ele faz uma mer… contigo, qual o orgão que você vai recorrer? Ou um advogado, dentista, eng.? Alguém tem que se responsabilizar. Agora e no caso de um software? Que orgão a pessoa prejudicada vai recorrer? Toma lá da cá, nada mais correto. Se o cidadão é formado em dois anos e meio e programa mal, vai ter q arcar com isso.

É inevitável comparar com outras áreas como eng., são mais antigas e já estão estabilizadas e bem definidas.

A grande diferença de ter um conselho ou reconhecimento por trás do profissional é isso, uma maior união da classe (se é que temos uma) e arcar com suas obrigações e usufruir de seus direitos.

Quem aqui nunca teve problemas com individuos de má indole no trabalho? Como um cara desses pode pagar pelas merd… que fez? Ou por ser um péssimo programador? Existem casos mais graves, como roubo de info. sigilosas por exemplo.

Enfim, acho que pode ser bom, o problema todo é a grana que rola com essas questões de conselhos. Sempre tem um lado negro da força agindo de alguma forma. Talvez seja por isso que a criação de mais um conselho foi rejeitada, vai saber.

Acho ótimo o pessoal estar discutindo sobre isso e dando suas opiniões, agora querer afirmar tudo, dizer que quem está contra ou a favor é um louco varrido, me cheira a ditadura.

Um abraço!

Aí sim informática seria uma profissao séria, visto com bons olhos, além de que o pessoal mal preparado estaria fora.
Como disse, NO BRASIL, isso daria muito certo.
E outra, ser profissional tem o seu custo.

jopss

kkkk…
que triste que o pessoal num te entende…
faculdade não da emprego…
e a lei não vai impedir de vc sem facu trabalhar na area de TI duvido…
E garanto que a maioria teve que estudar e estudar, pagar cursos e cusos para ser o programador que é…

mais olhando por outro lado a lei pode talvez evite de pessoas morrerem por um foguetes ou raio-x…

[/quote]

Eu também compreendo que a mudança não vai ser da água para o vinho ainda mais no Brasil que as coisas geralmente costumam não funcionar bem, mas com certeza será o primeiro passo! E é isso que vale!

Dificil vai ser a mudança se todos pensarem que não vai dar certo!

E mais uma vez só para firmar : A questão aqui não é competência a questão aqui é a valorização de nossa profissao!