Projeto reconhece profissões de TI, mas exclui criação de conselhos

Pessoalmente eu acho que o projeto ajudaria a cair ficha da galera.

Afinal já passou da hora do brasileiro perceber que faculdade não é diferencial e sim ESSENCIAL.

Ou vocÊs não acompanham as noticias ou tem memoria muito curta, mas este projeto, além de exigir que você tenha superior para exercer a profissão também inclui pessoas com 5 ou 8 anos(não lembro) na area com experiencia comprovada.

Então parem com esse papinho mesquinho de que profissional é aquele que o papai pagou a faculdade, todo mundo ta cansado de saber que a realidade é diferente e que faculdade aqui no Brasil na sua grande maioria só serve para constar.

E quando você vê aquela vaga que a empresa pede que o candidato tenha nivel superior, não se iluda!!! Ela quer que o otário, quer dizer, profissional não tenha compromissos depois do expediente, para ser explorado e não tem nada a ver com qualidade.

Arquiteto Java
Programador Cobol
Designer de Interação
Webdesigner
Desenvolvedor Cold Fusion… etc

São tantos nomes no ramo de informática que o cliente não sabe nem quem contratar quando precisa de um serviço. E mais, essa bagunça serve para desvalorizar a nossa profissão. Enquanto não tiver um título único que expresse o profissional que trabalha com sistemas de informação (como por exemplo o título Analista de Sistemas), nossa profissão tende a não ter reconhecimento no mercado. Quem sabe que existe um Programador de Interface Flash somos nós profissionais, não o cliente… mas quem contrata o serviço é o cliente, não é? Ele deve saber quem procurar. Essa diversidade de nomes ao invés de ajudar, atrapalha.

Quer um exemplo de um modelo correto? Médico. Médico é médico “desde que o mundo é mundo”, e é uma das profissões mais valorizadas. Lógico que existem diversas especializações dentro de cada profissão, mas nós sabemos exatamente quem procurar quando temos problemas com nossa saúde.

Eu acho importante essa lei, mas ela deve ser pelo menos atualizada.
Curso de Análise de Sistemas, nem existe mais.

Então quem fez Matemática no IME, Sistemas de Informação na USP teria por exemplo um formação inadequada para exercer a profissão.
E quem fez Engenharia da Computação e não Ciência da computação.
Quem fez essa lei nem conhece a área direito.

Editado:
Sem falar nas inúmeras variações de qualificação como disse nosso amigo acima.

Não acho justo alguem que fez um curso de tecnologia da informação de 2 anos ou pior ainda alguem que fez um curso de 50h de programação basica no senai ganhar mais ou igual a alguem que se f**** em 6 anos em um curso de ciencia da computação e ainda teve que estudar uma porrada de coisa por conta propria… acho que este profissional tem o merito de ganhar mais que o outro…

E vc concorda que um cara que fez PD venha a valer mais que um cara que fez SI.
Nem a lei o cara soube fazer. Totalmente desatualizada.

Mérito é algo que vc conquista, se após 6 anos de estudo um profissional ganha menos que um carinha que não tem faculdade ou cursou um curso técnico de 2.5 anos, acho que está na hora de rever seus conceitos. Não espere que o governo proteja aqueles que não tem capacidade de mostrar valor, pois quem dita os salários na informática é exatamente o mercado.

Ps: não estou me referindo diretamente a você e sim generalizando.
Ps: tenho superior.

este projeto é a maior besteira de todos os tempos …

<select=vocês que estão apoiando esta asneira>
Por que vocês acham que nenhum outro pais no mundo exige diploma para trabalhar com desenvolvimento?

Vocês realmente acham que se desenvolverem um sistema e assinarem um papel dizendo que fizeram ele, e por algum motivo forem processados por isto não serão responsabilizados só por não ter um diploma?

Vocês realmente acreditam que proibir alguem que sabe mais do que outro que fez faculdade de trabalhar, apenas por não ter faculdade é algo bom?

Vocês realmente acreditam que ser autodidata é algo ruim para a profissão de vocês? mesmo sendo imprescindivel para se manter atualizados em um mercado que muda todos os dias?

Vocês realmente acreditam que com o atraso dos curriculos aprovados pelo MEC e com todo o trabalho que da para ter autorização para ensinar algo mais atualizado em uma faculdade, isto vai ser bom para o brasil?

Se vocês realmente acreditam nisto, quero ver daqui a 5 anos vocês contratando alguem recem formado que só aprendeu as tecnologias de hoje e não de daqui a 5 anos como vocês vão estar precisando.
Quero ver, vocês darem valor a diplomas das faculdades podres daqui, sim, tem muita faculdade boa, mas a maioria é um lixão, como por exemplo a que eu estou cursando apenas por ser o diploma mais barato que eu encontrei para comprar, ja que qualquer uma delas quer me obrigar a fazer diversas cadeiras de matérias que eu ja sei e algumas vezes ja ensinei e fiz palestras sobre.
</select>

Esta idéia é mais absurda do que aquela outra de criar uma entidade que aplicaria provas para ver se tu pode trabalhar ou não, pelo menos estas provas seriam mais fáceis de serem atualizadas do que os curriculos do MEC.

façam o favor de pensar no trabalho de verdade antes de apoiar uma asneira destas, e não apenas em se proteger de pessoas mais competentes que vocês que ganham mais, mas não fizeram uma faculdade, ou então fizeram medicina, engenharia, …

se o caria souber mais e for mais competente que o que passou 6 anos na faculdade, é sim justo.
merito tem quem prova que tem, e não quem acha que tem

[size=18]É bem complexo em dizer:[/size]

:!: Por um lado uma carência de mão de obra e as consultorias recorrem a profissionais Certificados, do outro lado um pessoal que vem de um Curso de 5 anos em Ciência da Computação, Análise de Sistemas e chegam no mercado dando de frente com uma demanda de Tecnologias recém lançadas e onde as Empresas pedem uma experiência de 5 anos para exercer ao cargo.

:wink:[size=18]Ai vem aquela loucura: [/size]

:arrow: Programador Java JR (SCJP), não necessário nível Superior e comprovado 3 anos de experiência.Oferta 5.000,00 reais.

:arrow:Analista de Sistema (USP, FASP, ITA) Inglês Fluente não comprado experiência.Oferta 7.000,00 reais.

:roll:Em todo o caso uma questão é certa, cabe ao profissional ser super atualizado e ter confiança.Uns aprendem rápido independente de curso superior ou não, mas por afinidade.

:wink:Quanto a regulamentação isso não fala mais alto em vista do intelecto do ser humano e das transformações sociais que são complexas.

:shock:Ciência é sempre algo polêmica a ser ajustar, mas acho que vão encontrar uma saída justa ainda.

Ponto interessante que me ocorreu agora.

Sabem porque a regulamentação da profissão ainda não ocorreu no Brasil?

Por que a SBC (Sociedade Brasileira de Computação) é CONTRA e luta por isto no congresso.

EDIT:

Existem sim países onde esta área é regulamentada.

Concordo plenamente que este projeto é uma baboseira.

primeiro - já começa errado com cursos desatualizados.
segundo - quem diz que faculdade mostra que o cara sabe alguma coisa?

Eu acharia válido sim, algo tipo um exame e um registro de acordo com o conhecimento.
Algo que realmente avaliasse seu conhecimento.
O que acham ?

Graças aos deuses a SBC é contra, esse projeto é uma abominação.

[quote=le-silva][quote=Rafael Nunes][quote=RenataFA]Bom, a questão não é só dizer que um diploma faz diferença.

Acho que é pelo menos o fato de eu saber que alguém que é meu superior (e ganha mais que eu) gastou tantas ou mais madrugadas que eu estudando. Pensar que alguém que ganha mais não se desgastou como eu pra conseguir chegar onde está chateia… :frowning: [/quote]

Eu acho essa visão um tanto mesquinha. E se a pessoa tem mais talento, tem mais facilidade para aprender?
Não significa que porque você tem um ritmo de aprendizado outras pessoas devem respeitar o mesmo ritmo. Ou só porque você teve de se desgastar mais, deve ganhar mais.
[/quote]

Concordo!

Tem gente por ai que tem diploma e na hora de “fazer” software, vixi… Deixa pra lá…[/quote]

É… acho que vcs não entenderam… não falei de DIPLOMA, falei de ESTUDAR… não sei pq vcs relacionam essas duas palavras, elas tem sentido TOTALMENTE diferente, alguém sem diploma pode ter estudado mais do que alguém com diploma.

Não suporto ver quem não sabe nada sobre o assunto palpitando onde não deve, só atrapalhando e vc ainda ter que se submeter a isso por essa pessoa ser seu superior. Só não compreende essa situação quem nunca teve que passar por isso… eu já tenho é trauma desse tipo de coisa! :x

[quote=okara]Concordo plenamente que este projeto é uma baboseira.

primeiro - já começa errado com cursos desatualizados.
segundo - quem diz que faculdade mostra que o cara sabe alguma coisa?

Eu acharia válido sim, algo tipo um exame e um registro de acordo com o conhecimento.
Algo que realmente avaliasse seu conhecimento.
O que acham ?
[/quote]

Não sei quanto ao registro mas acredito que deveriam permitir que alguns cursos de exatas entrassem na lista, como engeharia e matemática…toda área precisa de diversidade e estas ajudam muito na inovação e viabilização de novas idéias e conceitos.

Acho que isso é somente uma questão de nomenclatura.
Pouca coisa deve mudar de fato,pois se você não se formou em Analise de Sistemas e sim em Filosofia e exerce a profissão de análise há anos,nada impede de você se intitular como “Consultor de TI”,“Consultor de Sistemas”,“Profissional de Sistemas” e por aí vai.
Principalmente se você trabalha como pessoa jurídica,é mais fácil ainda!
:slight_smile:
Por isso,acho que os profissionais competentes(de outras áreas ou sem diploma) não vão ter problemas com isso,sendo a lei em si um avanço para a regularização da atividade(apesar de atrasada!).

[quote=RenataFA]Bom, a questão não é só dizer que um diploma faz diferença.

Acho que é pelo menos o fato de eu saber que alguém que é meu superior (e ganha mais que eu) gastou tantas ou mais madrugadas que eu estudando. Pensar que alguém que ganha mais não se desgastou como eu pra conseguir chegar onde está chateia… :frowning: [/quote]

Qdo eu ia citar vc Renata, o Luca ja tinha feito.

Conhece aquela história de gente que estuda 2 anos direto pra um concurso, não passa, e vem um carinha que leu apostilas só 2 semanas e passa?

Me desculpe mas ou o cara sabe fazer ou não sabe fazer. E não é um curso superior, certificação, nem nenhum papel que prova isso.
Acho que toda empresa na hora de entrevistar alguem deveria aplicar um exama “prático”. Pra olhar o codigo, conhecimento de API, melhores
praticas e tal.

Pq um medico pode ser um programador ou analista? pq ele pode bater cabeça pra aprender, e aprender com os erros.
Pq um programador não pode ser um médico (a n ser q estude 6 anos pra isso)? Pq ele nao pode aprender com os erros. Pessoas morreriam.

Agora, verdade seja dita:

Se a maioria das pessoas da area de Desenvolvimento tivessem preparação acadêmica ( n estou defendendo nada, eu mesmo nao sou graduado ), estudassem o que trabalham e procurassem se manter atualizadas, nao teriamos muitos dos softwares de PÉSSIMA QUALIDADE que temos por ai a fora.

Eu acho que a regulamentação é necessária para acabar com exploração da nossa área.
Mas deve ser inteligente e não deve se basear em áreas que não são tão dinânicas (mudam a toda hora).

Ter algo que comprove o nível de conhecimento (sei que é muito difícil) independente de como a pessoa o adquiriu seria um ótimo começo.
Isso já separaria o joio do trigo de uma maneira justa.

[quote=fabiocsi]Agora, verdade seja dita:

Se a maioria das pessoas da area de Desenvolvimento tivessem preparação acadêmica ( n estou defendendo nada, eu mesmo nao sou graduado ), estudassem o que trabalham e procurassem se manter atualizadas, nao teriamos muitos dos softwares de PÉSSIMA QUALIDADE que temos por ai a fora.[/quote]

Desconcordo totalmente.

Se fosse assim, muita gente que não tem faculdade, sabe muito e que constroi software de qualidade, teria perdido tempo na faculdade e não aprenderia tanto, não iria saber muito, iria se formar igual, e passaria a construir softwares de PÉSSIMA QUALIDADE.

:smiley: