Projeto de Regulamentação de Analista de Sistemas volta a tramitar no Senado

[quote=paulohbmetal]Sou a favor da regulamentação desde que, melhorem o nível da qualificação profissional pois, um profissional com curso superior bem feito dificilmente é superado. Quando digo bem feito, coloco em xeque o interesse do indivíduo e também o nível da Universidade. O que não dá é aguentar nego fanfarrão (leia-se “profissional de linguagem”, ou até de outras áreas) dando uma de sabichão e falando asneiras “pelo cotovelo”. Já ouvi cada coisa que vc’s não iriam acreditar… Pior ainda é quem ouve as asneiras e acredita. Para mim, o cara ser profissional de TI não é somente sair tirando certificação Java achando que é tal e acabar falando asneiras como: “se uso JPA, garanto que minha aplicação é OO!” Putz!!! Falta base, entendem!!! E os outros conhecimentos que adquirimos em Redes, Estruturas de dados, SO e outras N disciplinas?! Não creio que vc’s achem tais conhecimentos um desperdício. Se acharem, perdi meu tempo escrevendo aqui… Não tenho nada contra quem hoje trabalha na área de TI e não é formado mas, como já disseram, se já estão trabalhando, o que estão esperando para ir fazer um curso superior?!! E por favor, o façam bem feito!

Paz e bem![/quote]

Amigo, com todo o respeito: Por que os burros te incomodam tanto? É isso que fica difícil explicar. Essa preocupação com os profissionais incompetentes é no mínimo esquisita. Se o cara é um bosta e fala besteiras e se acha o tal, o problema é dele. Por que vc acha que esse cara vai se dar bem no mercado e tomar o seu lugar? Vc é melhor do que ele, certo? Vc está chamando as empresas de estúpidas? Se eu fosse um empresário dono de uma empresa de TI eu iria rir de vc e iria achar que o problema é outro: INSEGURANÇA.

Dá para entender o meu ponto de vista sobre esse assunto?

Não digo que é o seu caso, mas quando vc e outros partem para esse caminho é o que fica parecendo…

PS: E como eu já disse antes o cara pode não querer fazer faculdade por falta de dinheiro, tempo, vontade ou porque prefere trabalhar. Sou a favor de faculdade, mas o conhecimento hoje está na Internet. As comunidades também… Achar que faculdade é fator determinante na competencia de alguém soa novamente muito esquisito. Está mais para insegurança e vontade de se esconder atrás de um canudo. De novo não digo que seja o seu caso, mas é o que fica parecendo. O Brasil ainda não é Cuba nem Venezuela, logo aqui ainda existe a meritocracia e as empresas são livres apesar de toda a intervenção do governo para decidirem quem elas querem contratar, isto é, quem elas julgam ser mais capacitado para o emprego. Claro que se a empresa for pública então o que vc sabe não vale nada. Basta ser amigo de alguém do PT.

[quote=knowledgebr][quote=paulohbmetal]Sou a favor da regulamentação desde que, melhorem o nível da qualificação profissional pois, um profissional com curso superior bem feito dificilmente é superado. Quando digo bem feito, coloco em xeque o interesse do indivíduo e também o nível da Universidade. O que não dá é aguentar nego fanfarrão (leia-se “profissional de linguagem”, ou até de outras áreas) dando uma de sabichão e falando asneiras “pelo cotovelo”. Já ouvi cada coisa que vc’s não iriam acreditar… Pior ainda é quem ouve as asneiras e acredita. Para mim, o cara ser profissional de TI não é somente sair tirando certificação Java achando que é tal e acabar falando asneiras como: “se uso JPA, garanto que minha aplicação é OO!” Putz!!! Falta base, entendem!!! E os outros conhecimentos que adquirimos em Redes, Estruturas de dados, SO e outras N disciplinas?! Não creio que vc’s achem tais conhecimentos um desperdício. Se acharem, perdi meu tempo escrevendo aqui… Não tenho nada contra quem hoje trabalha na área de TI e não é formado mas, como já disseram, se já estão trabalhando, o que estão esperando para ir fazer um curso superior?!! E por favor, o façam bem feito!

Paz e bem![/quote]

Certa vez ouvi um aluno reclamando sobre o curso dele que é de redes de computadores, sou engenheiro de computação e já estava no último ano, mas como muitos, antes eu era auto-didata e achava que sabia tudo, aprendi muita coisa na engenharia não só técnica mas também organização e proficiência no que faço, voltando ao caso deste aluno o mesmo não concordava com a matéria sobre os conceitos de eletricidade.

Reclamava, porque diabos estou a aprender isto? hoje coloco um aparelho e já certifico o cabo. Falei, hora, se fosse assim você nem precisaria vir aqui cursar uma universidade para saber isso. Isso é só uma ferramenta, você não veio aqui para apertar botões e saber que dá aquele resultado, você veio entender como é que isso funciona e como fazê-lo, se você não entender os conceitos de eletricidade, eletromagnetismo, enfim, todo o conceito de física o porque disso tudo, como poderá entender o que está fazendo?

Mesma coisa ouvia alunos reclamando, porque diabos devo saber sobre ponteiros? se não sabe ponteiros não sabe nem o conceito de memória e como ela funciona, muito menos sabe como é a arquitetura de computador, saber assembly é muito legal, porque você interage com o hardware diretamente, você saber o que está lidando é uma coisa muito bacana, não digo que isso é muito mais eficiente de fazer do que Java por exemplo, mas digo que entender como o hardware funciona acessando as suas interrupções, memória é algo que faz você entender o que está fazendo. Isso vai fazer você ganhar mais dinheiro? Não sei, depende que tipo de aplicação vai desenvolver, certamente assembly não seria ideal para fazer uma página aplicação visual, tudo depende da camada que vai trabalhar.

Estudar é importante e não é só macete, dizer que quem comprou livro e seguiu a receita lá é melhor de quem cursou uma universidade é algo sem sentido, e não adianta dizer que alguém formou numa unishopping é ruim, ruim é o cara que não se esforça em aprender e querer fazer as coisas acontecerem, quem faz a sua credibilidade é você e não é o nome da Universidade, se nome ganhasse jogo a seleção Brasileira seria já mais do que penta campeão.
[/quote]

Vc entendeu o que eu disse. :wink:

Agora, vc não entendeu!

Amigo, a questão não são os burros (?!! em momento algum falei isso.) me incomodarem (mesmo pq, estou em uma situação que nem preciso me preocupar com isso, acredite.) mas sim uma questão de credibilidade, qualidade. Não estou aqui falando de piso salarial (até mesmo pq, já estou acostumado a correr atrás disso) etc mas sim, de uma área menos prostituída (já virou até chavão). Foi o que disse no post, na faculdade eu (nós né?) não só aprendi Java, C, C++, Pascal etc… Aprendi a pesquisar, superar desafios, aprendi como a máquina funciona, eu sei muito bem (na prática. :wink: ) dizer que problema levou a Sun tirar ponteiros da linguagem Java etc. Quantos aqui estudaram Arquitetura de Computadores de modo auto-didata!!! E acredito que isso acrescenta e muito na carreira de um bom profissional. Tenho vários outros motivos para justificar aqui mas, por questões éticas, prefiro não escrever…

Não sou contra o estudo auto-didata, mesmo pq, já aprendi muito assim porém, gostaria de ver uma classe mais respeitada e reconhecida.

Como já disse, definitivamente, esse não é o meu caso. Agora, uma faculdade bem feita, faz sim, diferença na carreira do profissional de qualquer área. As pessoas que não tem curso superior (e algumas com. rsrs) ao lerem o que escrevo, podem não concordar mas, basta lerem o que nosso colega knowledgebr escreveu anteriormente aí. Muitos pensam assim mesmo: “pra quê aprender isso?!” Ou: “eu já sei tudo!” Mas, muitas vezes devem sentir falta. Ah sentem! :wink:

Paz e bem!

Olá a todos, sou novo no forum, novo em desenvolvimento JAVA, mas gostaria de opinar nesse tópico.
Apesar dos varios problemas de se aprovar esse projeto de lei, é necessário para toda a sociedade da informática em geral.
Não é só por causa que alguém é engenheiro e tem o CREA que ele é um bom profissional, o mesmo acontece com as demais
profissoes que possuem regulamentação. O maior objetivo desse projeto, entendo eu, seja a valorização do profissional, é claro
que não agradará a todos, mais se fosse fazer uma votação, concerteza a maioria seria a favor.
E outra, hj em dia no Brasil ta uma bagunça a organização de softwares.
Na minha humilde opiniao, eu acho essencial…
abraço ae galera…

Um pessoa que deseje exercer a profissão de médico, por exemplo, jamais conseguirar exercê-la com sucesso sem qualificação acadêmica. Já uma pessoa que deseja exercer a prifissão de analista de sistemas, pode fazer isso sem jamais ter pisado em uma academia. Apesar de ter formação superior e está entrando no mestrado atualmente e trabalhar profissionalmente na área como analista de sistemas, conheço pessoas com apenas o ensino médio e são excelentes analistas.

Este será o grande problema da reglamentação da profissão… como conciliar isso

Pessoal, alguem sabe se essa profissão eh regulamentada/reconhecida em algum pais, disseram ai que nem com os gringos não eh regulamentado.

A posição da SBC em relação a regulamentação

?1. exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal;
?2. nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima;
?3. a área deve ser Auto-Regulada.

Conselho de auto regulação

?1. regime de liberdade ao trabalho na profissão de Informática em todo o País;
?competência profissional e posse do conhecimento como principais diferenciais a serem utilizados pela Sociedade e pelas empresas na contratação de serviços profissionais;
?2. valorização do diploma de cursos superior como instrumento diferenciador de capacidade tecno-científica e indicador de elevado potencial de competência profissional;
?3. uso do controle de qualidade de produto para garantia da satisfação do consumidor;
?4. uso da legislação pertinente (Cível, Penal, Comercial, Código do Consumidor, etc) para resolver divergências, punir irregularidades e promover a defesa de direitos;
?5. sindicatos atuantes para defender os interesses legítimos direitos da categoria profissional;
?6. conselho de Auto-Regulação atuante para a defesa da Sociedade por meio da vigilância do cumprimento da ética e de defesa da área do ponto de vista político.

A SBC é a favor da regulamentação desde que o projeto não prejudique os profissionais. Regulamentar é preciso reservar mercado não. Se a empresa contrata profissionais sem atestado de qualificação(que na verdade só atestam que o profissional estudou não que ele seja bom) isso é um problema dela, mas impor um piso pelo menos para os profissionais de nivel superior é importante também.

Minha opinião:

Sou a favor de uma regulamentação, estipulando um piso para a categoria e outras regulamentações como várias outras categorias possuem.
Para esses ótimos analistas de sistema que possuímos no mercado e que ainda não possuem um diploma já passou da hora de colocar isso como um objetivo e garimpar um diploma superior para comprovar seus conhecimentos e não ficar pra trás.

Nao esqueca que vc mora num pais que tem um presidente semi-analfabeto, custo a acreditar que um pedaco de papel vai fazer com que os ‘otimos analistas de sistemas’ que existem no mercado serao melhores ou piores.

Vejo mais como a necessidade de evidenciar e garantir direitos aos diplomados. Mas realmente acho que diploma universitário não diz muito (nesse caso específico), mas a maioria das empresas só contratam com um diploma de 3o. grau (pelo menos as que trabalhei). Acredito que um conselho de classe seria mais em torno da “Ciência da Computação” (regulamentar os profissionais), mas fica difícil regulamentar tantas áreas (ou fazemos isso de modo genérico ou fazemos como na engenharia). A análise de sistemas é uma área, assim como tantas outras. O mercado é auto-regulado e muito bem relugado pela oferta e demanda (não amigo, não é Adam Smith), bons profissionais são sempre valorizados e na grande maioria quase todos são diplomados e bem pagos (toda regra tem uma exceçao). O piso salarial já é bem conhecido entre os analistas e não vejo realmente nenhuma validade em regulamentar o que já está regulamentado (até porque importamos isso das grandes empresas). Trabalhar fora do país também é direito de cada um, crescer profissionalmente e contribuir com o mundo mais informatizado é dever dos que estão assim incluidos ou sentem-se incluidos na profissão. Tecnologia não foi feita pra ser guardada e sim gerenciada.

Esse papo de produção de tecnologia no exterior ou para empresas no exterior é passado, quase tudo hoje é global, open, etc… então as principais empresas e multinacionais já estam aqui há tempos e não vai ser agora que isso vai mudar, não temos nem se quer verba pra pesquisas e patrocínios que não sejam ligados a energia ao petróleo. Digo “Petrobrás”. rsrs

Os cargos de “analistas”, vejo muito por parte das empresas a demanda por profissionais com experiência, que saibam executar a tarefa, que conheçam as ferramentas e principalmente certificados nela. Como pré-requisito pedem 3o. grau (não menos importante no processo seletivo), sendo assim um diferencial importante na conquista de uma vaga. Inclusive acredito mais na profissão como certificadora… ou seja baseada em certificações do que em superior, é algo mais técnico. Existem “N” linguagens e ferramentas e cada uma com suas peculiaridades. Um bom termômetro seria as certificações que já existem por aí, mais antigas do que os 10 mandamentos… rsrs.

A pergunta é, o que vamos ganhar com isso, nós profissionais de informática?

Obrigar a ter ensino superior ao meu ver não é vantagem alguma. O mercado se encarrega de valorizar e filtrar os melhores profissionais. Digo por experiência própria que diploma na mão não é sinal de competência, tem que correr muito atrás, mesmo depois de se formar.

Já li esta lei e é completamente inútil para nós que trabalhamos na área. Não nos dá nenhuma vantagem como insalubridade (porque caixas de banco têm e nós não?), piso salarial, ou outro benefício. A maior parte do texto da lei se refere à criação de conselhos. Então, pode-se notar que beneficiar o profissional da área de sistemas realmente NÃO é a intensão de quem propôs a lei (não lembro o nome do sujeito).

Aliás, toda a parte de criação de conselhos for removida porque não cabia ao proponente da lei definir isto (se me lembro) bem. Sobraram umas poucas linhas onde se define basicamente que:

• Pra trabalhar na área tem que ter formação
  • Profissional desta área tem carga horária máxima de 40 horas semanais
    e fim.

Ou seja, esta lei é completamente INÚTIL e NÃO NOS BENEFICIA em nada!

Nao esqueca que vc mora num pais que tem um presidente semi-analfabeto, custo a acreditar que um pedaco de papel vai fazer com que os ‘otimos analistas de sistemas’ que existem no mercado serao melhores ou piores.[/quote]

Falei em ótimos analistas de sistemas que não possuem diploma pq eles existem sim! E assim como eu estou estudando para tirar algumas certificações, acredito que esse pessoal pode e deve estudar para garantir um diploma.

‘presidente semi-analfabeto’, não gosto de discutir política.

[quote=paulohbmetal]Sou a favor da regulamentação desde que, melhorem o nível da qualificação profissional pois, um profissional com curso superior bem feito dificilmente é superado. Quando digo bem feito, coloco em xeque o interesse do indivíduo e também o nível da Universidade. O que não dá é aguentar nego fanfarrão (leia-se “profissional de linguagem”, ou até de outras áreas) dando uma de sabichão e falando asneiras “pelo cotovelo”. Já ouvi cada coisa que vc’s não iriam acreditar… Pior ainda é quem ouve as asneiras e acredita. Para mim, o cara ser profissional de TI não é somente sair tirando certificação Java achando que é tal e acabar falando asneiras como: “se uso JPA, garanto que minha aplicação é OO!” Putz!!! Falta base, entendem!!! E os outros conhecimentos que adquirimos em Redes, Estruturas de dados, SO e outras N disciplinas?! Não creio que vc’s achem tais conhecimentos um desperdício. Se acharem, perdi meu tempo escrevendo aqui… Não tenho nada contra quem hoje trabalha na área de TI e não é formado mas, como já disseram, se já estão trabalhando, o que estão esperando para ir fazer um curso superior?!! E por favor, o façam bem feito!

Paz e bem![/quote]

++

muito bem… concordo com vc… é uma pena que tem tantos profissionais que não tem esta visão que nos temos…

Se este projeto for votado espero estar longe daqui (irlanda talvez, holanda, canadá ou mesmo Porto Alegre, basta o RS se separar depois desse desacato com os programadores do Sul).

[quote=homisinho]Minha opinião:

Sou a favor de uma regulamentação, estipulando um piso para a categoria e outras regulamentações como várias outras categorias possuem.
Para esses ótimos analistas de sistema que possuímos no mercado e que ainda não possuem um diploma já passou da hora de colocar isso como um objetivo e garimpar um diploma superior para comprovar seus conhecimentos e não ficar pra trás.

[/quote]

Não consigo ler uma barbaridade dessa e não responder. Conselho de amigo: Estude economia. Leia sobre isso, ok, para não falar uma bobagem tão grande.

Piso salarial ??? Canetada para determinar salários ??? No século XXI ??? Eu sugiro algo melhor: colocar o salário mínimo geral no Brasil em 2000 reais. Ou então fazer o seguinte: a casa da moeda imprime dinheiro e distribui para os pobres.

Sim, é vc ou os deuses de Brasília que determinam o que eu tenho que fazer da minha vida. É vc que diz se eu sou ótimo e não o meu chefe. É um diploma que comprova conhecimento e mérito. Pelo amor de Deus…

E o mais triste:

Pessoas que falam nesse tom enfatizam sua ignorância economica e o pior: gritam que estão desesperados com a competição livre e precisam se proteger atrás de alguma cagação de regra. Tem medo de um zé mané sem diploma e acham que regulamentação vai elevar salários. Tudo que vai causar e desemprego, menor demanda por profissionais e menores salários na prática. E tb a informalidade, ou seja, nego recebendo por fora como acontece aos montes no Brasil devido ao custo do emprego. Não entender isso é muito ignorância economica. Vc deveria se mudar para a Bielorússia.

Eu me formei numa faculdade americana, então vou cagar uma regra de que eu tenho que ganhar mais de quem se formou no Brasil. Não é legal isso? Eu rasgo o meu diploma a qualquer momento. O meu valor ta ma minha cabeça e no que eu sei fazer e não numa lei ou num pedaço de papel. Se a faculdade me ajudou a aprender ótimo, mas entendo que há outras maneiras de aprender. Se tiver um cara melhor do que eu sem diploma, ótimo. Ele merece pegar o meu lugar. O empresário é livre para contratar quem ele quiser e tomar a decisão que ele julga melhor para o seu negócio. Ninguém aceita emprego com arma na cabeça, mas claro que há menos empregos no brasil do que empregado. Por que será né? Será que é por causa da cagação de regra?

Na boa, entenda isso como uma crítica construtiva. Enquanto a maioria dos brasileiros for ignorante nesse sentido esse país vai continuar sendo essa coisa maravilhosa e próspera, onde o Ipad será o mais caro do mundo e os salários bem baixos.

Paz e bem![/quote]

Porque trabalha pra quem valoriza individuos que falam pelo cotovelo? Não vai ser uma lei como essas que vai resolver o SEU problema. O mercado de TI é uma grande pornochanchada sim, mas não tem nada a ver com a falta de uma orda de programadores iluminados pelo conhecimento academico, mas sim devido a lentidao das empresas em assimilar a abundacia de tecnologia dos dias atuais, com isso a qualidade geral das soluções tende a cair.

Voce parece gostar de achar o que os outros devem fazer, o que estudar, qual framework usar, mesmo que seja em detrimento daqueles que realmente produzem tecnologia nesse mundo. Me responde um coisa, qual seu criterio para escolher um projeto opensource? duvido que seja pela formacao do programador que o criou, aposto que nem sabe quem é o programador ou programadora por tras do projeto, como a maioria que defende essa lei. Não acha isso um contrasenso?

Amigo, não cabe a mim selecionar quem vai ou não trabalhar onde trabalho, infelizmente (ou não. rsrsrs). Se fosse, com certeza, colocaria em um dos filtros a formação acadêmica. Como existe em várias empresas espalhadas por aí, como já citado por alguém aqui. E esse problema não é só meu mas, de MUITOS.

É, vc não me conhece. rsrsrsrs. E não disse isso (novamente). Não sei de onde vc tirou essa conclusão… Sinceramente.

Qualidade! E não são todos que a contém. Mas, os que contém, pode ter certeza que tem algum conhecimento agregado alí atrás, além “linguagem de programação”. Conhecimento adquirido na maioria das vezes no meio acadêmico.

[quote=mochuara]
duvido que seja pela formacao do programador que o criou, aposto que nem sabe quem é o programador ou programadora por tras do projeto, como a maioria que defende essa lei. Não acha isso um contrasenso?[/quote]

Não acho não. E também não falei que sou contra um profissional sem formação superior desenvolver um software livre. Como já disseram, existem sim bons profissionais não diplomados porém, muitas vezes com raciocínio ‘limitado’. Não por culpa dele mas, por falta de formação. Vc alguma vez “cobrou” qualidade de alguém que fez um software livre?! O parâmetro que vc usou foi meio pífio não?!

Agora, se vc ficou “nervoso” assim pq a carapuça serviu, não posso fazer nada mas, vc pode. :wink:

Paz e bem!

Bill Gates, Steve Jobs e Michael Dell não trabalhariam na sua empresa, pois não possuem curso superior. Não é melhor dar uma lida nos currículos dos caras para checar RESULTADOS PRÁTICOS E EXPERIÊNCIA ao invés de uns certificados bobos que todo mundo sabe que basta pagar, estudar um pouco e passar? Você fala como se todas as faculdades fossem USP ou MIT. Faculdade é legal, não nego, mas por si só não significa nada…