Projeto de Regulamentação de Analista de Sistemas volta a tramitar no Senado

A PLS 607/07 voltou a andar no Senado, e parece que eles vão votar a favor, depois disso acredito que ainda vá para a Câmara dos Deputados.

Segue trecho do relatório da Comissão de Assuntos Sociais:

[quote]Há sempre, em torno desse tema, uma enorme polêmica.
Primeiro porque qualquer regulamentação profissional implica direta ou
indiretamente em uma espécie de reserva de mercado para determinado grupo
profissional.
Tanto é assim que esta própria Comissão tem sido prudente na
análise de dezenas de proposições que pugnam pela regulamentação de
inúmeras profissões.
Todavia, merece crédito e consideração a regulamentação
proposta, pois se trata de uma atividade profissional que necessita atenção,
respeito, estímulo e, o mais importante, valorização, para que profissionais
brasileiros não sejam facilmente seduzidos por ofertas do exterior para
desenvolverem, sob a bandeira de outra nação, conhecimento tecnológico do
qual poderemos ser dependentes no futuro.
Precisamos, após permanente reflexão, contribuir para que os
nossos melhores cérebros, nossos cientistas, analistas, profissionais da maisalta competência recebam por parte dos poderes constituídos e também da
iniciativa privada nacional os melhores estímulos para que possam aqui
desenvolver sua atividade, trazendo sua valorosa contribuição para o Brasil.[/quote]

http://www.senado.gov.br/sf/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82918

Eu sou a favor da regulamentação… contanto que não atrapalhe os que já estão trabalhando na área. Ouço isso isto desde quando entrei na faculdade, 7 anos atrás… acho isso ainda vai levar um “loooongo” tempo ainda para sair do papel…

Att.

Em que regioões/paises essa profissão eh regulamentada?

Acredito que a regulamentação dessa função serve apenas para criar empregos para pessoas ociosas e frear o desenvolvimento tecnológico no nosso país impedindo profissionais qualificados de atuar e dando passagem a diplomados desqualificados, que devem ter ficado muito contentes, pois agora serão protegidos por leis.

Sou cético com relação a certificações em geral e a essa em especial principalmente devido a justificativa para sua existência, que é baseada em um uso errado da lógica:

“Se um médico comete um erro, um paciente morre. Se um programador comete um erro, um avião cai. Se engenheiros e médicos precisam de diploma (competência) para exercer suas profissões, por que programadores e analisas não precisariam?”

Medicina e engenharia tiveram milhares de anos de erros e acertos. As primeiras pirâmides não tinham o formato que conhecemos. Houve muita experimentação até que essas profissões criassem um body of knowledge amplo.

Desenvolvedores de Software não podem e nem devem ser comparados a médicos ou engenheiros. Se fosse possível definir com exatidão um software antes que ele fosse construído, as fábricas de software não seriam o fracasso que são; empresas orientadas a CMMi, ISO, Spice e similares cheias de PMPs seriam referências no desenvolvimento de software e não buracos negros que sugam os investimentos e lançam a luz das iniciativas e talentos individuais no limbo.

Um antigo professor de Engenharia de Software afirmava que software era obra de engenharia. Segundo ele, o software deveria ser submetido ao ciclo clássico de desenvolvimento com papéis bem definidos e ferramentas de medição integradas ao processo, etc, etc e etc. Preciso dizer que esse professor não teve muito sucesso como desenvolvedor de software?

Desenvolvedores de software estão mais próximos do artesanato do que da engenharia. Um programador muda a maneira como ele faz a mesma coisa de projeto para projeto e sua ?arte? se refina com a experiência.

de novo isso?

numa boa, isso não vai ser acertado tão cedo (se for, o que seria uma surpresa para muita gente), muita gente é a favor, muita gente é contra…

Em nenhum lugar do Brasil nossa profissão é regulamentada pelo que eu saiba.

Att.

Não concordo com a regulamentação. Diploma não é garantia de conhecimento. Posso afirmar pois já presenciei isso. Pessoas que trabalham na área e não possuem formação superior, mas são excelentes profissionais. Por outro lado, pessoas que são formadas na área e não conseguem desempenhar a profissão.
:wink:

[quote=Adelar]Eu sou a favor da regulamentação… contanto que não atrapalhe os que já estão trabalhando na área. Ouço isso isto desde quando entrei na faculdade, 7 anos atrás… acho isso ainda vai levar um “loooongo” tempo ainda para sair do papel…

Att.[/quote]

concordo… digo o mesmo q vc…

[quote=walissongpi]Não concordo com a regulamentação. Diploma não é garantia de conhecimento. Posso afirmar pois já presenciei isso. Pessoas que trabalham na área e não possuem formação superior, mas são excelentes profissionais. Por outro lado, pessoas que são formadas na área e não conseguem desempenhar a profissão.
:wink: [/quote]

Em partes Sim, em partes Não.

Em minha opnião acho que deve ter um casamento tanto do Conhecimento + Diploma, Ja que a pessoa é o Mestre dos Magos, nao tem pq não progredir em + conhecimento ou na comprovação do mesmo.

Abraço a todos.

[quote=rdomartins]Acredito que a regulamentação dessa função serve apenas para criar empregos para pessoas ociosas e frear o desenvolvimento tecnológico no nosso país impedindo profissionais qualificados de atuar e dando passagem a diplomados desqualificados, que devem ter ficado muito contentes, pois agora serão protegidos por leis.

Sou cético com relação a certificações em geral e a essa em especial principalmente devido a justificativa para sua existência, que é baseada em um uso errado da lógica:

“Se um médico comete um erro, um paciente morre. Se um programador comete um erro, um avião cai. Se engenheiros e médicos precisam de diploma (competência) para exercer suas profissões, por que programadores e analisas não precisariam?”

Medicina e engenharia tiveram milhares de anos de erros e acertos. As primeiras pirâmides não tinham o formato que conhecemos. Houve muita experimentação até que essas profissões criassem um body of knowledge amplo.

Desenvolvedores de Software não podem e nem devem ser comparados a médicos ou engenheiros. Se fosse possível definir com exatidão um software antes que ele fosse construído, as fábricas de software não seriam o fracasso que são; empresas orientadas a CMMi, ISO, Spice e similares cheias de PMPs seriam referências no desenvolvimento de software e não buracos negros que sugam os investimentos e lançam a luz das iniciativas e talentos individuais no limbo.

Um antigo professor de Engenharia de Software afirmava que software era obra de engenharia. Segundo ele, o software deveria ser submetido ao ciclo clássico de desenvolvimento com papéis bem definidos e ferramentas de medição integradas ao processo, etc, etc e etc. Preciso dizer que esse professor não teve muito sucesso como desenvolvedor de software?

Desenvolvedores de software estão mais próximos do artesanato do que da engenharia. Um programador muda a maneira como ele faz a mesma coisa de projeto para projeto e sua ?arte? se refina com a experiência.[/quote]

pela sua logica quem estuda 5 anos em uma faculdade e sofreu para ter um diploma é um inutil desqualificado… concordo que existe pessoas assim mas não generalize oq e bem mais normal e ter inuteis pias barrigudos de predio que se metem a engenheiros de software e não são merda nenhuma… e se acham o maximo só pq ficaram 10 anos servindo de codemonkeys fazendo suas macacadas porai… dai se dizem seniors mas se alguem pedir para fazerem algo alem de um CRUD… como um sistema de IA de auxilio a decisão… um sistema de GPS, um editor de imagens, um reconhecedor de padrões, um compilador, um protocolo ou mesmo um simples gerador de codigo, e como nos livros head first dizem <cole aqui os demais sistemas não CRUDs>, o sujeito não vai saber fazer nem um if… não generalizo tem muitos que não tem diploma que realmente manjam das coisas mas é bem mais raro achar um assim de que alguem formado sem qualificação…

[quote=saulods][quote=walissongpi]Não concordo com a regulamentação. Diploma não é garantia de conhecimento. Posso afirmar pois já presenciei isso. Pessoas que trabalham na área e não possuem formação superior, mas são excelentes profissionais. Por outro lado, pessoas que são formadas na área e não conseguem desempenhar a profissão.
:wink: [/quote]

Em partes Sim, em partes Não.

Em minha opnião acho que deve ter um casamento tanto do Conhecimento + Diploma, Ja que a pessoa é o Mestre dos Magos, nao tem pq não progredir em + conhecimento ou na comprovação do mesmo.

Abraço a todos.[/quote]

Certo, tbm concordo. Só imagine na bagunça que isso vai virar, porque o tempo necessário para uma pessoa dessas adquirir conhecimento é de, no mínimo, dois anos. Será que essa regulamentação levará em conta esse tempo?

Previsões de mãe dinah

Um longo tópico com os mesmos posts do passado serão colocados nesse tópico e no mínimo 10 páginas de chororô irão poluir mais uma vez a comunidade java

[quote=Leozin]Previsões de mãe dinah

Um longo tópico com os mesmos posts do passado serão colocados nesse tópico e no mínimo 10 páginas de chororô irão poluir mais uma vez a comunidade java[/quote]

+++ :lol:

Ok, situações que vão pedir autorizações de um analista de sistema para trabalhar.

Fazer um Hello World, vamos ver.

Vendo a nova regulamentação, na ótica do político que fez isso, fazer um comando como Hello World é altamente perigoso e exige a assistência de um analista de sistemas, vendo que este comando impressiona, pode estar embutido nele palavras que possam ofender terceiros e prejudicar a vida dos outros.

System.out.print(“Hello World”);

Para os que fazem páginas web, é altamente perigoso e atenta contra a vida das pessoas, é necessário um analista de sistemas para aferir tal código, para mostrar o conteúdo de uma página web.

Também a parte de hardware é perigosa, um técnico não poderá abrir uma CPU sem ter aprovação que tipo de chave de fenda que o analista de sistemas propor.

Também as pessoas não poderão ligar ou usar um computador sem a devida aprovação de um analista de sistemas, usar o Word/Excel ou mesmo o Windows deve ser analisado antes pelo analista de sistemas se é perigoso ou não utilizá-lo. Todo e qualquer conteúdo deve ser aprovado antes por um analista de sistemas.

Mesmo este fórum tudo que for digitado e escrito aqui deverá ser lido a aprovado por analistas de sistemas, é altamente perigoso para a sociedade de acordo com a nova ordem, seremos chipados e nossos pensamentos serão moderados.

[quote=knowledgebr]Ok, situações que vão pedir autorizações de um analista de sistema para trabalhar.

Fazer um Hello World, vamos ver.

Vendo a nova regulamentação, na ótica do político que fez isso, fazer um comando como Hello World é altamente perigoso e exige a assistência de um analista de sistemas, vendo que este comando impressiona, pode estar embutido nele palavras que possam ofender terceiros e prejudicar a vida dos outros.

System.out.print(“Hello World”);

Para os que fazem páginas web, é altamente perigoso e atenta contra a vida das pessoas, é necessário um analista de sistemas para aferir tal código, para mostrar o conteúdo de uma página web.

Também a parte de hardware é perigosa, um técnico não poderá abrir uma CPU sem ter aprovação que tipo de chave de fenda que o analista de sistemas propor.

Também as pessoas não poderão ligar ou usar um computador sem a devida aprovação de um analista de sistemas, usar o Word/Excel ou mesmo o Windows deve ser analisado antes pelo analista de sistemas se é perigoso ou não utilizá-lo. Todo e qualquer conteúdo deve ser aprovado antes por um analista de sistemas.

Mesmo este fórum tudo que for digitado e escrito aqui deverá ser lido a aprovado por analistas de sistemas, é altamente perigoso para a sociedade de acordo com a nova ordem, seremos chipados e nossos pensamentos serão moderados.

[/quote]

Eu ri disso ai ahuauhuhauhah

Sou a favor da regulamentação em virtude de que seja estabelecido um piso salárial, quanto a reserva de mercado sou contra, exigencia de diploma deve ficar a gosto do cliente. Mais eu acredito que se regulamentar a mudança vai afetar mais os concursos publicos onde você não verá mais analistas de sistemas trabalhando na cozinha ou dirigindo carro.

Sou totalmente contra piso salarial e reserva de mercado.

Concordo com a regulamentação, desde que não mexa no bolso de ninguem. Com relação as pessoas que atuam na área sem serem graduadas, me poupe, essa conversa de que a profissão é mais artesanato do que engenharia é ridícula, vai dar manutenção em um projeto de um analista formado e de um não formado e veja as diferenças. Você faria uma cirurgia com um ‘médico’ que não é formado? Não? Mas colocaria os dados da sua empresa nas mãos de um ‘expert’ que não tem conhecimento sequer de normalização?

Nossa, dói meus ouvidos ouvir falar que a profissão está mais para o artesanato, eu fico imaginando aquelas bizarrices com tabelas no banco de dados, telas sem qualquer noção de usabilidade, com fundo azul claro (ciano).

Se vc não tem uma graduação, então já passou da hora de ter.

Sejam coerentes nos comentários…

Isso está com cara de dono de empresa

Isso está com cara de dono de empresa[/quote]

[]´s