[quote=rdomartins]Acredito que a regulamentação dessa função serve apenas para criar empregos para pessoas ociosas e frear o desenvolvimento tecnológico no nosso país impedindo profissionais qualificados de atuar e dando passagem a diplomados desqualificados, que devem ter ficado muito contentes, pois agora serão protegidos por leis.
Sou cético com relação a certificações em geral e a essa em especial principalmente devido a justificativa para sua existência, que é baseada em um uso errado da lógica:
“Se um médico comete um erro, um paciente morre. Se um programador comete um erro, um avião cai. Se engenheiros e médicos precisam de diploma (competência) para exercer suas profissões, por que programadores e analisas não precisariam?”
Medicina e engenharia tiveram milhares de anos de erros e acertos. As primeiras pirâmides não tinham o formato que conhecemos. Houve muita experimentação até que essas profissões criassem um body of knowledge amplo.
Desenvolvedores de Software não podem e nem devem ser comparados a médicos ou engenheiros. Se fosse possível definir com exatidão um software antes que ele fosse construído, as fábricas de software não seriam o fracasso que são; empresas orientadas a CMMi, ISO, Spice e similares cheias de PMPs seriam referências no desenvolvimento de software e não buracos negros que sugam os investimentos e lançam a luz das iniciativas e talentos individuais no limbo.
Um antigo professor de Engenharia de Software afirmava que software era obra de engenharia. Segundo ele, o software deveria ser submetido ao ciclo clássico de desenvolvimento com papéis bem definidos e ferramentas de medição integradas ao processo, etc, etc e etc. Preciso dizer que esse professor não teve muito sucesso como desenvolvedor de software?
Desenvolvedores de software estão mais próximos do artesanato do que da engenharia. Um programador muda a maneira como ele faz a mesma coisa de projeto para projeto e sua ?arte? se refina com a experiência.[/quote]
pela sua logica quem estuda 5 anos em uma faculdade e sofreu para ter um diploma é um inutil desqualificado… concordo que existe pessoas assim mas não generalize oq e bem mais normal e ter inuteis pias barrigudos de predio que se metem a engenheiros de software e não são merda nenhuma… e se acham o maximo só pq ficaram 10 anos servindo de codemonkeys fazendo suas macacadas porai… dai se dizem seniors mas se alguem pedir para fazerem algo alem de um CRUD… como um sistema de IA de auxilio a decisão… um sistema de GPS, um editor de imagens, um reconhecedor de padrões, um compilador, um protocolo ou mesmo um simples gerador de codigo, e como nos livros head first dizem <cole aqui os demais sistemas não CRUDs>, o sujeito não vai saber fazer nem um if… não generalizo tem muitos que não tem diploma que realmente manjam das coisas mas é bem mais raro achar um assim de que alguem formado sem qualificação…