Sou a favor da regulamentação, visto que qualquer pessoa que tenha estudado por conta própria ou feito um cursinho “fundo de quintal” está no mercado de trabalho oferecendo sistemas com um preço muito abaixo do que realmente vale. Pois não ocorreram gastos com estudos, enfim, com uma formação profissional.
Os clientes muitas vezes são seduzidos por esse tipo de oferta, pois na maioria delas não levam em consideração a qualidade do produto e sim, o preço.
Com a regulamentação, apenas profissionais formados poderão exercer a profissão, e vai evitar um pouco que isso aconteça.
Não é justo um profissional que tenha feito uma graduação na área de Sistemas, gasto uma grana para sua formação, desenvolver um sistema baseado
em várias metodologias que realmente foram comprovadas que tornam o sistema muito mais fácil de dar manutenibilidade assim como evitar que erros futuros aconteçam, ser “engolido” por uma pessoa que leu algumas apostilas, entendeu algo sobre o assunto, e por conta própria resolve desenvolver um sistema.
E outra, a profissão de profissionais do sexo foi aprovada, porque a nossa profissão que é uma das mais importantes num cenário mundial não pode? Já pensou se todos os sistemas parassem de funcionar? Como seria a vida nos Bancos, Farmácias, Bolsa de Valores, etc? Seria um verdadeiro caos… Um apagão na era da informação!!!
Abs,
Lessandro
Vc assume que para ser bom tem que fazer um curso pago em uma universidade. Uma falácia por completo.
Se o cara é bom ele vai cobrar um preço alto pelos seus serviços. Logo se há um cara oferecendo um serviço por um preço muito abaixo do mercado, com certeza há algo errado ali. Vide prédios da construtora Encol.
Geralmente quem quer regulamentação quer apenas PROTEÇÃO e GARANTIAS. Eu estudei e passei em algumas provinhas na faculdade. Então se vc, que não fez faculdade se diz melhor do que eu, isso só pode ser um SACRILÉGIO. Em outras palavras, eu não quero correr esse risco, pois eu fiz faculdade e quero me achar o bom.
Essas coisas tb tem outro nome, mas no seu sentido mais simples se chama MEDIOCRACIA, isto é, o oposto da meritocracia. Se um médico faz uma operação e mata um paciente, essa informação tem que ser PÚBLICA. Só um maluco ia querer se operar com ele, mesmo que ele cobre metade do preço de mercado.
O que as pessoas assumem é o seguinte: No Brasil só há débil-mentais, que não sabem fazer escolhas. Escolhem um profissional charlatão ao invés de um profissional bom. Então tem que vir esse deus maravilhoso chamado governo para controlar tudo e decidir pelas pessoas. Isso se chama ESCRAVIDÃO.
Não é a toa que os países mais desenvolvidos do mundo tem um alto grau de liberdade econômica e empresarial. O Brasil está na rabeira dessa lista e não é a toa que os salários aqui são baixíssimos. Regulamentação encarece o custo do emprego e distorce o mercado. Como no artigo que eu coloquei, Bill Gates e Steve Jobs não poderiam dar aula em nenhuma faculdade no Brasil. O Brasil é o país da cagação de regra e regulamentação. Para abrir uma empresa demora 3-6 meses.
A informação tem que ser livre. E as pessoas devem ser livres para escolher quem elas querem contratar.
Se eu sou um empresário e quero contratar um cara sem diploma o problema é meu. Chegar um orgão do governo para impedir isso é um ABUSO uma violação da minha LIBERDADE de escolha.
[quote=saoj][quote=lessandronp]
Sou a favor da regulamentação, visto que qualquer pessoa que tenha estudado por conta própria ou feito um cursinho “fundo de quintal” está no mercado de trabalho oferecendo sistemas com um preço muito abaixo do que realmente vale. Pois não ocorreram gastos com estudos, enfim, com uma formação profissional.
[/quote]
Vc assume que para ser bom tem que fazer um curso pago em uma universidade. Uma falácia por completo.
Se o cara é bom ele vai cobrar um preço alto pelos seus serviços. Logo se há um cara oferecendo um serviço por um preço muito abaixo do mercado, com certeza há algo errado ali. Vide prédios da construtora Encol.
Geralmente quem quer regulamentação quer apenas PROTEÇÃO e GARANTIAS. Eu estudei e passei em algumas provinhas na faculdade. Então se vc, que não fez faculdade se diz melhor do que eu, isso só pode ser um SACRILÉGIO. Em outras palavras, eu não quero correr esse risco, pois eu fiz faculdade e quero me achar o bom.
Essas coisas tb tem outro nome, mas no seu sentido mais simples se chama MEDIOCRACIA, isto é, o oposto da meritocracia. Se um médico faz uma operação e mata um paciente, essa informação tem que ser PÚBLICA. Só um maluco ia querer se operar com ele, mesmo que ele cobre metade do preço de mercado.
O que as pessoas assumem é o seguinte: No Brasil só há débil-mentais, que não sabem fazer escolhas. Escolhem um profissional charlatão ao invés de um profissional bom. Então tem que vir esse deus maravilhoso chamado governo para controlar tudo e decidir pelas pessoas. Isso se chama ESCRAVIDÃO.
Não é a toa que os países mais desenvolvidos do mundo tem um alto grau de liberdade econômica e empresarial. O Brasil está na rabeira dessa lista e não é a toa que os salários aqui são baixíssimos. Regulamentação encarece o custo do emprego e distorce o mercado. Como no artigo que eu coloquei, Bill Gates e Steve Jobs não poderiam dar aula em nenhuma faculdade no Brasil. O Brasil é o país da cagação de regra e regulamentação. Para abrir uma empresa demora 3-6 meses.
A informação tem que ser livre. E as pessoas devem ser livres para escolher quem elas querem contratar.
Se eu sou um empresário e quero contratar um cara sem diploma o problema é meu. Chegar um orgão do governo para impedir isso é um ABUSO uma violação da minha LIBERDADE de escolha.
[/quote]
Bem… seguindo sua logica de pensamento… caso algum dia vc ficar doente creio que deva procurar um curandeiro e não um medico… pois pra que medico? o curandeiro pode ter se dedicado 14hrs por dia estudando medicina… e o medico so pq tem um diploma não significa que ele seja melhor que um curandeiro certo? porem um curandeiro com ctza ira te cobrar menos da metade de uma consulta com um medico provavelmente…
então quando aqui alguem ficar doente lembre-se procurem os curandeiros e não os medicos…
[quote=walissongpi]Não concordo com a regulamentação. Diploma não é garantia de conhecimento. Posso afirmar pois já presenciei isso. Pessoas que trabalham na área e não possuem formação superior, mas são excelentes profissionais. Por outro lado, pessoas que são formadas na área e não conseguem desempenhar a profissão.
[/quote]
A questão é que da mesma forma que profissionais ocupam a posição de ser serem chamados como tal [profissional], é que em algum momento alguem lutou para transformar o conhecimento adquirido em conhecimento reconhecido, como segmento profissional.
Eu sou a favor sim, concordo que diploma não é garantia de conhecimento, mas quem deve fazer essa avaliação é a empresa e o próprio indivíduo.
O que eu acho mais engraçado é o pessoal que defende a lei são justamente aqueles que reclamam dos baixos salários e tem a esperança que uma vez isso virando lei, os salários magicamente vão ser os mesmos do pessoal sênior de São Paulo.
Ps.: E a falácia de sempre é a do médico. Santa ignorância batman.
Eu me formei em Analise de Sistemas e vi que alguns colegas de faculdade que se formaram não tinham a miníma condição de trabalharem na area. Já a maioria das pessoas que trabalharam comigo são extremamente competentes, porém muitos são matematicos, administradores e etc, que não poderiam trabalhar na area com a regulamentação. Ou seja, profissionais mediocres seriam priveligiados e bons profissionais seriam prejudicados.
Não adianta comparar a nossa profissão com a de um médico. São coisas totalmente diferentes. Você não pode ir ao IML e abrir cadaveres para aprender medicina, você precisa cursar uma faculdade. Já o conhecimento de nossa área é aberto a qualquer pessoa com um computador.
Respondendo ao nosso grande amigo [saoj], esse profissional que adquiriu conhecimentos por conta própria tem plenas condições de fazer um curso de graduação, concorda? Afinal é competente e tem recursos financeiros para pagá-lo. Porquê não o fazer? Isso acaba com a ilegalidade na nossa área…
Agora quanto ao salário pelo contrário, se uma empresa contrata um indivíduo que não é formado, certamente será para pagar menos, pois não terá custos como teria com um
profissional formado, que certamente exigirá um salário maior devido à comprobabilidade da sua capacidade. Ou seja, o indivíduo que não possui diploma pode até possuir conhecimento, mas se submeterá a salários inferiores, pois não poderá exigir um salário de um profissional formado.
Quanto à sua comparação entre profissional e indivíduo que possui um certo grau de conhecimento, é a mesma coisa que o outro amigo disse aí, a analogia é a mesma,
vc iria num curandeiro ou num médico? Pelo jeito num curandeiro né?
E podemos fazer a analogia de médico com curandeiro sim, afinal, qualquer pessoa também têm acesso a esse tipo de atividade…
Abraços a todos,
Lessandro
[quote=Leozin]O que eu acho mais engraçado é o pessoal que defende a lei são justamente aqueles que reclamam dos baixos salários e tem a esperança que uma vez isso virando lei, os salários magicamente vão ser os mesmos do pessoal sênior de São Paulo.
Ps.: E a falácia de sempre é a do médico. Santa ignorância batman.[/quote]
A remuneração de São Paulo é melhor em qualquer área, será que o próximo não pode ter uma remuneração justa pelo seu trabalho?
Como São Paulo é a bola da vez as pessoas acabam migrando, abandonando seu lar e tornando o trânsito de São Paulo um inferno!!! Creio que o equilíbrio dispersaria a massa centralizada em São Paulo, eu gostaria de respirar melhor na minha cidade rs rs rs
Pensa o lado positivo, com a aprovação do projeto os cargos públicos para área devem melhorar. Eu vejo concurso pagando 2500 para analista de sistemas(Em SP). Isso é uma vergonha!!!
[quote=lessandronp]Respondendo ao nosso grande amigo [saoj], esse profissional que adquiriu conhecimentos por conta própria tem plenas condições de fazer um curso de graduação, concorda? Afinal é competente e tem recursos financeiros para pagá-lo. Porquê não o fazer? Isso acaba com a ilegalidade na nossa área…
Agora quanto ao salário pelo contrário, se uma empresa contrata um indivíduo que não é formado, certamente será para pagar menos, pois não terá custos como teria com um
profissional formado, que certamente exigirá um salário maior devido à comprobabilidade da sua capacidade. Ou seja, o indivíduo que não possui diploma pode até possuir conhecimento, mas se submeterá a salários inferiores, pois não poderá exigir um salário de um profissional formado.
Quanto à sua comparação entre profissional e indivíduo que possui um certo grau de conhecimento, é a mesma coisa que o outro amigo disse aí, a analogia é a mesma,
E podemos fazer a analogia de médico com curandeiro sim, afinal, qualquer pessoa também têm acesso a esse tipo de atividade…
Abraços a todos,
Lessandro[/quote]
Sinto muito, mas comparações com medicina com ridiculas, são profissões diferentes, com exigencias e requisitos diferentes.
E obrigar faculdade para trabalhar com informática também e me parece uma forma de reserva de mercado.
Se a empresa quem pagar menos por um profissional não qualificados a EMPRESA é RUIM, sendo assim não faz sentido querer trabalhar para ela.
Se a empresa contratou um bom profissional não formado significa que ele sabe mais e melhor do que o formado que ficou 4 anos alienando-se e não se atualizou, azar o dele.
Se a empresa é série e decente ela não irá se preocupar com diplomas e sim com conteúdo, e novamente o mau profissional (formado ou não irá perder).
Numa profissão como informática, exigir diploma para exerce-la é reserva de mercado e só beneficia os maus profissionais. Quem é bom não precisa disso.
[quote=dders]
Pensa o lado positivo, com a aprovação do projeto os cargos públicos para área devem melhorar. Eu vejo concurso pagando 2500 para analista de sistemas(Em SP). Isso é uma vergonha!!![/quote]
Uma empresa quer um profissional pagando pouco e vc acha isso um absurdo ? um absurdo é alguem querer trabalhar nela. Uma empresa que paga mal, que não valoriza funcionários não é uma boa empresa. Não importa o quanto pague. Ou seja que o ambiente de trabalho magicamente irá melhorar se melhorar o salário ? Mentalidade mercenária nuca melhorou as condições de trabalho em nenhuma profissão.
Cada vez me parece que as pessoas não estão vendo o real problema. Não importa se uma empresa é ruim se ela pagar bem tá tudo tranquilo, é esta mentalidade que estraga o mercado de trabalho e não a contratação de pessoas sem diploma ou a inexistencia de um piso salarial.
[quote=lessandronp]Respondendo ao nosso grande amigo [saoj], esse profissional que adquiriu conhecimentos por conta própria tem plenas condições de fazer um curso de graduação, concorda? Afinal é competente e tem recursos financeiros para pagá-lo. Porquê não o fazer? Isso acaba com a ilegalidade na nossa área…
Abraços a todos,
Lessandro[/quote]
Concordo e complemento… As empresas fazem leilão, a justificativa é… Eu pago X pro fulano pq ele é formado, se quiser te pago Y… Isso é realidade!!! E ainda tem gente com dó de consultoria… Acorda!!!
[quote=Edufa][quote=dders]
Pensa o lado positivo, com a aprovação do projeto os cargos públicos para área devem melhorar. Eu vejo concurso pagando 2500 para analista de sistemas(Em SP). Isso é uma vergonha!!![/quote]
Uma empresa quer um profissional pagando pouco e vc acha isso um absurdo ? um absurdo é alguem querer trabalhar nela. Uma empresa que paga mal, que não valoriza funcionários não é uma boa empresa. Não importa o quanto pague. Ou seja que o ambiente de trabalho magicamente irá melhorar se melhorar o salário ? Mentalidade mercenária nuca melhorou as condições de trabalho em nenhuma profissão.
Cada vez me parece que as pessoas não estão vendo o real problema. Não importa se uma empresa é ruim se ela pagar bem tá tudo tranquilo, é esta mentalidade que estraga o mercado de trabalho e não a contratação de pessoas sem diploma ou a inexistencia de um piso salarial.[/quote]
Eu tenho uma visão um pouco mercenária… Eu já fui entusiasta, pensar em ambiente perfeito, empresas que se preocupam com funcionários… Se der pra unir o útil ao agradável beleza, senão vamos ao agradável… Ninguém trabalha por hobby, eu não!!!
exatamente empresas fazem leiloes para quem pede menos… e contratam aqueles que pedem menos… e como o mercado de TI esta saturado pelo fato da pessoa poder entrar na area sem ao menos o minimo de formação… da mesma forma que as empresas fazem leiloes de quem pede menos os trabalhadores são obrigados a cada vez pedir menos senão serão subistituidos por outros mais baratos… e isto coloca o ramo de TI em crise… foi assim com a india sera o mesmo com o brasil… se estes vagabundos que nos pagamos o salario deles não tomarem alguma providencia como regulamentar nossa profissão… se eles querem que nos enchemos o bolso deles… eles que ao menos façam algo para encher nossos bolsos para que isto seja possivel… invez de cobrar impostos abusivos e não fazer nada…
Estou na area a mais de 15 anos, e a muito mais que se fala disso, e ate hoje nada aconteceu, e se tratando do nosso pais, nada vai acontecer. Eu caio na categoria que ‘aprendeu sozinho’ nunca coloquei os pes na faculdade e quando / se colocar nao vai ser pra estudar IT, simplesmente por que a esse estagio vou ter que aturar o banban que tem doutorado e nunca colocou a mao na massa, da forma que vejo isso tbm eh inaceitavel. Usando o outro examplo citado, imagine vc estudando pra ser medico, ou se especializando em cirurgia e o malaco que vai instruir vc nunca fez nada alem de picotar ratos em laboratorio.
’
ateh ae cada um com seus problemas, e eh o velho papo do barato pode sair caro. Se nego se vende por preco de banana eh porque nao merece / ou nao tem bala na agulha pra negociar mais, e pra empresa … bom, problema de quem contratou.
@luistiagos o Brasil não é a India, são países com situações sociais bem diferentes. Aqui sempre faltou mão de obra qualificada, e o salário deve continuar como está por um bom tempo. A única coisa que eu fico chateado, que citaram nessa discussão, é essa centralização de tudo em SP. Isso deixa o trânsito aqui insuportável e deixa de desenvolver outras regiões. Mas isso não seria resolvido com uma regulamentação pra aumentar os salários de uma área especifica. Isso se resolve com incentivos as empresas a se instalarem em outros lugares.
Se vocês lerem o projeto de lei vão perceber que está totalmente mal feito. Cita apenas alguns cursos superiores de TI. E perceba que não tem uma justificativa plaúsivel, pq Processamente de Dados por exwmplo é um curso que forma o aluno como Tecnologo, e existem inúmeros outros cursos tecnologicos além de PD.
E conforme passa o tempo os senadores conseguem ser mais estúpidos, perceba que em uma emenda uma senadora tenta incluir o curso de Engenharia de Software na lista, esquecendo as demais especialidades.
o fato de sampa ser o centro da TI no brasil, eh apenas o reflexo de onde esta o dindin, simples assim, isso acontece com outros centros em outros paises, eh ruim, eh de fato … mas mudar isso eh impraticavel na maior parte dos casos. Sendo do sul do pais, morei muitos anos em porto alegre (que eh uma provincia quando assunto eh TI e salarios) nao entramos em discussoes sobre qualidade de vida, mas pelo simples fato de aceitar morar na zona que eh sampa eu consegui triplicar meu valor hora e soh me arrependo de uma coisa, nao ter feito isso a 5 anos antes.
[quote=Edufa][quote=lessandronp]Respondendo ao nosso grande amigo [saoj], esse profissional que adquiriu conhecimentos por conta própria tem plenas condições de fazer um curso de graduação, concorda? Afinal é competente e tem recursos financeiros para pagá-lo. Porquê não o fazer? Isso acaba com a ilegalidade na nossa área…
Abraços a todos,
Lessandro[/quote]
Sinto muito, mas comparações com medicina com ridiculas, são profissões diferentes, com exigencias e requisitos diferentes.
E obrigar faculdade para trabalhar com informática também e me parece uma forma de reserva de mercado.
Se a empresa quem pagar menos por um profissional não qualificados a EMPRESA é RUIM, sendo assim não faz sentido querer trabalhar para ela.
Se a empresa contratou um bom profissional não formado significa que ele sabe mais e melhor do que o formado que ficou 4 anos alienando-se e não se atualizou, azar o dele.
Se a empresa é série e decente ela não irá se preocupar com diplomas e sim com conteúdo, e novamente o mau profissional (formado ou não irá perder).
Numa profissão como informática, exigir diploma para exerce-la é reserva de mercado e só beneficia os maus profissionais. Quem é bom não precisa disso.
[/quote]
Comparar com médico é ridículo?
Acima foram feitas outra comparações.
É igualmente ridículo comparar com o administrador, afinal somente ele pode assinar como tal, e além disso pode desenvolver, ser analista, artesão, feirante…
Ridículo comparar com matemático, pois além de lecionar, pesquisar, pode desenvolver, ser analista, artesão, feirante…
Ridículo comparar com contador, pois além de assim como tal, pode desenvolver, ser analista, artesão, feirante…
Qualquer comparação é com profissões é ridícula, pois a nossa não é uma profissão regulamentada.
4 anos alienando-se?
Graduação, Pós-Graduação não é demérito.
Aqui tá sendo posto que o graduado é um total despreparado e o não graduado possuidor do conhecimento.
De qualquer forma, a regulamentação, caso seja feita, deverá seguir os mesmo passo de outras.
Por exemplo, quando educação física, uns 15 anos atras, foi regulamentada teve um prazo de 6 anos para que os profissionais que conheciam regras de jogos ou trabalhavam em academias pois conheciam certos aparelhos, se graduassem.
O de pedagogia teve igual período, a uns 10 anos atras, e as normalistas foram restritas ao 1º seguimento do ensino e para o 2º seguimento passou a ser necessário nível superior, nossa como houve reclamação na época e hoje consideramos um absurdo pensar que uma professora não tinha pelo menos graduação.
Acho válido fazer o mesmo pra TI, cabe apenas que quem não tem graduação providenciar tal, o que não vai ser tão complicado afinal tratasse de um profissional com conhecimento e autodidata que acredito que trará como único complicador o tempo e $ investido.
Bom, li tudo que foi escrito e, mesmo com mta besteira e muita coisa boa tendo sido dita em ambos os lados, eu continuo com minha opinião original.
Sou totalmente contra a regulamentação. Se o governo faz isso é para tentar abocanhar mais impostos.
Além disso, não estou disposto a pagar um sindicato para “lutar pelos meus direitos”. Convenhamos, o que essa proposta de lei realmente muda em nossa vida?
O que muda nesse artigo?
E agora, viram o que muda?
Pelo que eu saiba, o MEC só reconhece três cursos na área tecnológica voltados à Informática: Ciências da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação. Digo isso porque no Enade ´de 2007 ou 2008 a PUC-Rio só tinha o curso de Informática e a PUC-Rio foi obrigada a mudar o nome do curso para Sistemas de Informação ou Ciências da Computação para que pudesse ser avaliada.
Além disso, eu faço Sistemas de Informação, isso significa que não poderei ser Analista de Sistemas só porque a lei foi escrita por alguém que não conhece o mercado que está regulamentando?
[quote]Poderão exercer a profissão de Técnico de Informática:
I - portadores de diploma de ensino médio ou equivalente, de Curso Técnico de Informática ou de Programação de Computadores, expedido por escolas oficiais ou reconhecidas;[/quote]
Ou seja pessoal, técnico em informática continua podendo programar. A faculdade continua não sendo importante para a programação.
Conclusão
Para mim, nada de bom muda. Até porque sabemos que a única parte dessa lei que valerá é o pagamento de tributos.