Projeto de Regulamentação de Analista de Sistemas volta a tramitar no Senado

E a sua análise inteligente não leva em conta como funcionam os outros países nem mesmo leva em conta que quase todos os órgãos regulamentadores do Brasil servem como cabide de emprego.

Se a sua análise inteligente fosse tão boa quanto as regulamentações, poderia me explicar como que o setor de telefonia no Brasil, que é extremamente regulamentado, é um dos piores do mundo?

Mostre-nos a sua inteligência.

[quote=Sem_Nome][quote=alcionj]

Não, Bill Gates não seria barrado, ele poderia exercer da mesma forma todo seu potencial empreendedor, mas se quisesse trabalhar como analista de sistemas de maneira formal ele deveria comprovar que já exerce a profissão a 5 anos e continuar normalmente, mesmo sem possuir curso superior.

ps: Quando falei em analise burra era deste tipo de comentário que me referia.
[/quote]

E a sua análise inteligente não leva em conta como funcionam os outros países nem mesmo leva em conta que quase todos os órgãos regulamentadores do Brasil servem como cabide de emprego.

Se a sua análise inteligente fosse tão boa quanto as regulamentações, poderia me explicar como que o setor de telefonia no Brasil, que é extremamente regulamentado, é um dos piores do mundo?

Mostre-nos a sua inteligência.[/quote]

Ou pelo menos ele podia explicar pra nos porque os jornalistas regulamentaram exigindo o diploma e depois voltaram atras.

Entao pela analise inteligente do nosso amigo, contraposta a nossa burra, se o Bill Gates quisesse ele poderia ter uma empresa que desenvolvesse sistemas, mas se quisesse ele mesmo ser o responsavel tecnico do seu produto, ele precisaria ou passar alguns anos na faculdade pra aprender um decimo do que ja aprendeu na tonelada de livros que leu, enquanto um pseudo esforcado dorme na aula e corre pro boteco assim que responde a chamada. Ou entao teria que contratar esse mesmo pseudo esforcado por uma ninharia so pra assinar um projeto o qual eh incapaz de conduzir.

Agora me digam, quem ganharia com a regulamentacao? O Bill Gates ou o pseudo esforcado assinador de projeto? So lembrando que Bill Gates tinha 19 anos quando fundou MS, entao dificilmente conseguiria comprovar 5 anos de experiencia.

Ok, Bill Gates eh covardia, vamos a algo mais real. Um dos melhores programadores que eu conheci, e meu primeiro patrao em TI nao poderia exercer a profissao se houvesse regulamentacao porque eh engenheiro mecanico e nao analista de sistemas. Esse tambem precisaria de um assinador de TI regulamentado pelo conselho.

Cara, eu sei que a maioria dos que estao aqui defendendo a regulamentacao, estao com boas intencoes, mas no fim das contas voces protegem profissionais fracos e excluem bons profissionais em potencial.

Cada país possui suas políticas, suas regras e seus interesses, se é formado em sistemas de informação (como eu) ou algum curso correlato, certamente você aprendeu isso na matéria de Fundamentos de Economia (ou algo parecido), vasculhe isso na sua memória.

Sobre órgãos regulamentadores como cabide de emprego, já apresentei minha opinião sobre isso, procura aí, não vou repetir.

Certamente você possui menos de 30 anos, pois se tivesse a minha idade saberia que, se hoje o setor de telefonia é ruim, a uns 25 anos atrás já foi bem pior. Hoje você possui um órgão regulamentador (Anatel) que define os padrões mínimos de serviço e qualidade, não é o melhor dos mundos, mas imagine nossa realidade sem isso, cada operadora fazendo o que deseja, da forma como deseja.

Com a regulamentação da profissão e um conselho em informática forte, poderíamos nós como sociedade e principalmente profissionais da tecnologia, possuir maior representatividade nas escolhas que norteiam nossa profissão e a tecnologia no país, eu poderia estender bem mais isso, mas já deu para entender.

PQP!!!, os jornalistas não voltaram atrás com a regulamentação, foi o governo, eu não vou aqui explicar o porque, procure na internet.
Já foi mais que explicado o porquê das coisas, leia o tópico do início.

Li boa parte das 20 paginas e nao encontrei nos argumentos algo logicamente razoalvel que me explicasse porqueo Bill Gates precisaria contratar alguem para assinar seus softwares quando ele mesmo, comprovadamente pelo software funcionando, eh capaz de conduzir o projeto.

Por que um musico, por exemplo, nao pode ele mesmo, caso saiba, construir um software para ensinar musica as criancas,sem que precise de alguem pra assinar o projeto?

A resposta eh simples: Reserva de mercado pra gente incompetente.

Se isso não funciona em lugar nenhum do mundo, porque aqui no Brasil seria diferente? Porque consertar algo que está funcionando?

Não achei o seu post sobre isso.

Se não houvesse tantas regulamentações haveria mais concorrência.

E em que pais isso ocorreria? Porque no pais que eu vivo isso está anos luz de ser realidade. Pouquíssimos órgãos do governo são sérios. Presto serviço a uma prefeitura e posso lhe dizer com a certeza de que quase todos lá estão muito longe de serem sérios.

Em nenhum momento foi dito que é necessário a assinatura de alguém para a criação e desenvolvimento de um software.
Estamos falando apenas em regulamentar a profissão.
Como exemplo, EU não preciso da assinatura de um advogado para realizar qualquer atividade jurídica para MIN (inclusive eu posso me defender em juízo, mesmo não sendo advogado), mas é necessário ser um advogado regulamentado para exercer a atividade para outra pessoa.
O mesmo se aplica com contabilidade, eu posso assinar meu IR, mas necessitaria ser um contador regulamentado para assinar o de outra pessoa.

Pessoal, foi bom ver a opinião das outras pessoas, mas vejo que esta discussão não levará a nada.

Tentei mostrar minha opinião e as vantagens da regulamentação, mas cada um possui a sua.

Desculpem a forma como me expressei em alguns tópicos, não foi nada pessoal.

Parei aqui, mas gostaria de ver outras opiniões, vai que me convenço do contrário?

Sinceramente eu ainda não entendi…

Estão novamente comparando o Bill Gates com o cara que “dorme na aula e vai correndo pro buteco depois da chamada”…

Como disse meu amigo, “são realmente muitos”… rs…

Chegaram ao ponto do “professor de música assinar projetos de software”… rs… nunca vi professor de música assinar um projeto hidráulico de sua escola… isso não seria absurdo para alguns… rs…

Mas ok, eu só não entendi ainda o pq da exigência de uma faculdade ser algo tão absurdo… ou melhor, eu entendi sim… os argumentos se resume a preguiça… rs…

Ps.: pro camarada que está achando que eu to chorando lugar no mercado… Fabim, te garato que não preciso… um dia vc vai se dar conta disso…

Forte abraço…

[quote=diogogama]
Estão novamente comparando o Bill Gates com o cara que “dorme na aula e vai correndo pro buteco depois da chamada”…[/quote]

A sua interpretação de texto está deixando a desejar.

O argumento é simples. Se essa lei existisse desde o inicio nos EUA gênios como Bill Gates nunca poderiam ter entrado no ramo enquanto vários diplomados, muitos com pouco ou nenhum conhecimento, poderiam entrar.

Resumindo: Não é necessário consertar algo que não está quebrado.

Não se trata de concertar… apenas de melhorar… e ele poderia ter feito as mesmas coisas que fez… o que o impediria de fazer??? afinal ele comprou pronto o ms-dos… hauhauahuah

Ainda sim os computadores de hoje seriam muito diferente se ele não tivesse entrado no ramo.

Acredito que você ainda não entende o capitalismo, adotado por quase todos os países do mundo (inclusive o Brasil).

Deixe-me lhe perguntar. Qual o problema em deixar um dono de empresa escolher seus funcionários?

Acredito que você é que não conheça o capitalismo, porque não extinguir o crea e o crm? você acha mesmo que se estes não existissem não haveriam inúmeros prédios caindo e pacientes morrendo por erros causados por idiotas sem qualificação? ou então porque não acabar com a Anatel, afinal em prol do capitalismo as empresas de telefonia devem fazer o que quiserem e as pessoas que se ferr…? o capitalismo nunca protegeu as pessoas, o capitalismo sem instituições que protejam as pessoas só serve para beneficiar as grandes empresas.
Você fala como se o tal do bill como se ele tivesse feito maravilhas para o mundo, ele apenas “criou” um produto que se não fosse ele outro lançaria. E sinto lhe informar, mas os produtos que a empresa deste lançou não são tão bons quanto as propagandas dizem…
Todo dia alguém (espero que este não seja o seu caso) defende a não regulamentação da área sob uma falsa bandeira de defesa da liberdade quando na verdade apenas quer continuar se beneficiando de mão de obra barata, exploração do profissional e de poder lesar o cliente entregando o lixo feito pelo Zé da esquina que leu 20 min de Java como programar para o qual ele paga R$1.000,00 por mês e um ?vale coxinha?.
E se trata sim de Concertar…

Porque essas 2 profissões lidam diretamente com a vida humana. Você não pode compilar uma cirurgia e depois lançar um patch para corrigir as falhas.

Concordo plenamente contanto que seja totalmente aberto o mercado brasileiro (ou seja, menos regulamentações) para gerar mais concorrências.

Seja bem vindo ao mundo real.

Nunca disse que os produtos da Microsoft eram a 8ª maravilha do mundo. Mas não tente negar que ele foi um dos responsáveis por grandes mudanças na informática.

[quote=Canembawer]Todo dia alguém (espero que este não seja o seu caso) defende a não regulamentação da área sob uma falsa bandeira de defesa da liberdade quando na verdade apenas quer continuar se beneficiando de mão de obra barata, exploração do profissional e de poder lesar o cliente entregando o lixo feito pelo Zé da esquina que leu 20 min de Java como programar para o qual ele paga R$1.000,00 por mês e um ?vale coxinha?.
[/quote]

Se não está satisfeito com o seu salário, procure outro lugar. Simples assim.

O barato hoje pode sair muito caro amanhã.

Primeiro, conserte o seu português.

Vou lançar só uma pergunta, prefiro não me aprofundar na discussão pois tenho pouquíssima experiência na área…

Mas vocês acham certo um cara trabalhar como Programador há 3 anos, e nesse tempo estar registrado como técnico de suporte? Tenho um colega que há 3 anos é enrolado pelo RH e pelos gestores, que sempre arranjam uma desculpa pra não alterar o registro do cara na carteira…

Vão me dizer: ah, não tá satisfeito vai pra outra empresa!

Vocês acham que é assim que negócio tem que funcionar? Ter que mudar de empresa porque a empresa em que você está se nega a te registrar naquilo que você realmente trabalha?

Acredito que não é bem assim que o negócio tem que fluir…

Aí vem os defensores das empresas: ah, mas os impostos são altos, as empresas gastam “blablabla” porcento por funcionário mensalmente.

É o funcionário que tem que levantar a bandeira em prol dos problemas das empresas? É sempre o trabalhador que se dá mal nessa conversa…

Portanto, sou a favor da regulamentação sim. E também sou a favor de cobrar ensino superior dos profissionais da área. O pessoal comenta do colega que é ótimo programador mesmo sem ter faculdade, mas estão nivelando pelas exceções, e não pelas regras…

Mesma coisa falar do Bill Gates e do Zuckerberg. São dois casos de sucesso em meio a milhares de outros casos de sucesso que não seguiram a mesma regra. Acho que não devemos comparar os casos pelas exceções…

[quote=Ruttmann]Vou lançar só uma pergunta, prefiro não me aprofundar na discussão pois tenho pouquíssima experiência na área…

Mas vocês acham certo um cara trabalhar como Programador há 3 anos, e nesse tempo estar registrado como técnico de suporte? Tenho um colega que há 3 anos é enrolado pelo RH e pelos gestores, que sempre arranjam uma desculpa pra não alterar o registro do cara na carteira…

Vocês acham que é assim que negócio tem que funcionar? Ter que mudar de empresa porque a empresa em que você está se nega a te registrar naquilo que você realmente trabalha?

Acredito que não é bem assim que o negócio tem que fluir…[/quote]

Acredito que é assim que as coisas devam ser. Deixe o mercado decidir. Se você acredita que você deveria receber mais então fale com o seu chefe. Se não funcionar procure outro lugar que você acredite que será reconhecido.

As leis trabalhistas no Brasil e comparar com outros países você verá que no Brasil o trabalhador tem muitos direitos.

Um exemplo bem engraçado que eu acabei de lembrar foi o de um funcionário de supermercado que foi indenizado por ter sido demitido após abrir uma caixa de cotonete, usar alguns deles e coloca-los de volta na caixa.

Lembre-se: é o dono da empresa que tem que acompanhar a produtividade, pagar montanhas de impostos, lidar com a burocracia, tomar decisões e responder judicialmente por elas.

Eu prefiro deixar que o mercado filtre o que ele precisa e o que ele não precisa. Mais regulamentações irão apenas gerar mais despesas para os empresários o que resulta em salários menores ou menos empregos.

[quote=Ruttmann]
Mesma coisa falar do Bill Gates e do Zuckerberg. São dois casos de sucesso em meio a milhares de outros casos de sucesso que não seguiram a mesma regra. Acho que não devemos comparar os casos pelas exceções…[/quote]

O argumento é que se existisse essa tal regulamentação, pessoas bem sucedidas sem diploma nunca poderiam ter tido sucesso na vida.

Porque essas 2 profissões lidam diretamente com a vida humana. Você não pode compilar uma cirurgia e depois lançar um patch para corrigir as falhas.
[/quote]

Então vc acha que sua profis~~ao é menos importante??? que ela não envolve vidas??? e os sistemas de controle aéreo??? e os sistemas que monitoram os pacientes e que os médicos tanto confiam??? vem de onde???

Regulamentar não é acabar com a concorrência não… é só deixar claro para todos como devemos competir…

Uma regulamentação serve para ajudar a mim e a você, se está atrapalhando, vc precisa mudar quem esta lá e não acabar com a regulamentação…

Enquanto na faculdade Steve aprendeu a fazer os diversos tipografias que nos regem hoje (na verdade ele criou as letras diferentes, o resto foi evolução), o Bill se fosse formado talvez teria feito um windows muito melhor… essa é a diferença, pois não é a faculdade que determina o fracasso, ele te ajuda a obter o sucesso…

Antes que me batam eu quero dizer que estou dizendo que se Bill tivesse feito uma faculdade talvez ele teria lançado um Windows melhor, porém tenho certeza que ele nunca teria sido um cara que saberia menos por causa de ter feito a fac…

Se não está satisfeito com o seu salário, procure outro lugar. Simples assim.

O barato hoje pode sair muito caro amanhã.
[/quote]

O tamanho da sua cabeça é explicitado nessa resposta… Vc sabia que hoje vc recebe 13º salário pq alguém um dia não quis achar que “se ele não tava satisfeito era só mudar de emprego”??? Vc sabia que o seguro desemprego vem disso??? vc sabe que suas férias vem desses mesmos caras???

Mas vamos fazer o seguinte, naquela época deve ter havido retardados que falaram para eles “se não tá satisfeito procura outro lugar”…, te proponho um desafio, nas suas férias fale com seu chefe que vc não precisa tirar… nunca vi ninguém ir no banco dizer que não quer receber o abono ou o seguro desemprego…

Então expanda só um pouquinho sua mente…

Esse foi falta de argumentos e golpe baixo… mas vc não deve ter achado…

Forte abraço.

[quote=Sem_Nome][quote=Ruttmann]Vou lançar só uma pergunta, prefiro não me aprofundar na discussão pois tenho pouquíssima experiência na área…

Acredito que é assim que as coisas devam ser. Deixe o mercado decidir. Se você acredita que você deveria receber mais então fale com o seu chefe. Se não funcionar procure outro lugar que você acredite que será reconhecido.

As leis trabalhistas no Brasil e comparar com outros países você verá que no Brasil o trabalhador tem muitos direitos.

Um exemplo bem engraçado que eu acabei de lembrar foi o de um funcionário de supermercado que foi indenizado por ter sido demitido após abrir uma caixa de cotonete, usar alguns deles e coloca-los de volta na caixa.

Lembre-se: é o dono da empresa que tem que acompanhar a produtividade, pagar montanhas de impostos, lidar com a burocracia, tomar decisões e responder judicialmente por elas.

Eu prefiro deixar que o mercado filtre o que ele precisa e o que ele não precisa. Mais regulamentações irão apenas gerar mais despesas para os empresários o que resulta em salários menores ou menos empregos.

[quote=Ruttmann]
Mesma coisa falar do Bill Gates e do Zuckerberg. São dois casos de sucesso em meio a milhares de outros casos de sucesso que não seguiram a mesma regra. Acho que não devemos comparar os casos pelas exceções…[/quote]

O argumento é que se existisse essa tal regulamentação, pessoas bem sucedidas sem diploma nunca poderiam ter tido sucesso na vida.[/quote]

Vc deve ter algum problema ou está escrevendo isso sem pensar, ou na verdade vc não pensa mesmo…

Existe regulamentação pra tudo e eu nunca ouvi dizer que o Oscar Niemeyer não foi bem sucedido pq fez faculdade, ou pq existi um orgão para fiscalizá-lo… A grande diferença é que ele faz melhor do que iria fazer…

Ou seja, vc está dizendo que se ele não tivesse feito fac ou não houvesse regulamentação ele teria sido mais referencia??? tem nada a ver uma coisa com a outro… meu Deus…

Pelo amor de Deus… essa foi a última… huahahuahuah

[quote=Sem_Nome][quote=Ruttmann]Vou lançar só uma pergunta, prefiro não me aprofundar na discussão pois tenho pouquíssima experiência na área…

[quote=Ruttmann]

O argumento é que se existisse essa tal regulamentação, pessoas bem sucedidas sem diploma nunca poderiam ter tido sucesso na vida.[/quote]

Aí que tá, você tá falando “se existisse”…

Eu to falando “se existir”. Noto que os profissionais com carreiras já consolidadas estão com medo de uma possível regulamentação. Mas porque? Duvido que se essa regulamentação sair mesmo, as empresas com bons profissionais não vão solicitar revisões e mudanças. Até mesmo os sindicatos iriam correr atrás em prol desses profissionais caso essa lei saísse…

Nunca no Brasil uma lei foi aprovada para vigorar com retroatividade. Se o profissional já está consolidado no mercado, com certeza essa lei não vai prejudicá-lo…

Reparo que essa aversão à regulamentação não passa de medo destes profissionais veteranos, só não entendo o motivo de tanto medo…

Respondendo ao que negritei no quote acima: Então você acha correto uma empresa contratar um Programador e registrá-lo como Técnico de Suporte? Isso não é nem a questão de reconhecimento da empresa, mas obrigação!

E não adianta dizer que o funcionário se sujeita a isso porque quer, ou porque é burro. Isso é obrigação da empresa.

Mais uma vez, uma pessoa que prega tanto os estudos deveria ao menos saber interpretar textos. Eu disse que médicos e engenheiros lidam diretamente com a vida humana e que uma simples falha pode causar uma ou várias mortes.

Quanto aos sistemas de controle aéreo geralmente essas empresas conseguem pessoas que trabalham a muito tempo em informática não uma cara que acabou de sair da faculdade. Mesmo para tais sistemas são feitos vários testes. Você não pode aprovar um projeto de um prédio e testar quando as pessoas estiverem morando nele.

Me recordo de ter lido a algum tempo atras que uma empresa americana queria entrar no mercado brasileiro de telefonia mas pelo excesso de burocracia isso não foi possível.

Outro exemplo legal é se uma fabrica que produz um carro não seja ao menos 60% brasileira ai chove impostos.

Não entendi o que você quis dizer com isso.

Agora sim podemos concordar em algo. Em relação ao Windows, não existe alternativa melhor aos usuários menos experientes (que são a maioria esmagadora).

Jura? Achava que esses direitos “conquistados” tinham servido apenas para ajudar a manter uns caras no poder e ter mais fontes de conseguirem impostos enquanto deixava toda a população feliz.

Ofensas pessoais demonstram a falta de argumento (conforme você disse abaixo) mas vamos lá.

Quando eu consegui meu emprego eu deixei tudo acertado com o meu chefe, eu conhecia exatamente os meus direitos e o que eu deveria esperar. Se eu vivesse num pais sem direito a férias e sem abono (nem ao menos especificou) eu faria o seguinte: me perguntaria se eu mereço férias ou não. Se eu acreditar que eu mereço férias então procuraria um lugar que me desse tais direitos enquanto isso me mantendo ficaria em um emprego férias.

Aonde eu trabalho conheço gente que está a 6 anos sem tirar férias e nunca reclamar.

Em relação ao seguro desemprego, no pais em que eu nasci e passei uma boa parte da minha, vida milhares de imigrantes vão para lá todos os anos e abusam dos serviços sociais. Eu pessoalmente preferiria que eles nem ao menos existissem. Se quer algo trabalhe. Se não consegue emprego se rebaixe, procure um emprego em que você ira receber menos enquanto procura algo melhor.

[quote=Canembawer]
Esse foi falta de argumentos e golpe baixo… mas vc não deve ter achado…

Forte abraço.[/quote]

Se alguém defende os estudos, o minimo que eu espero de uma pessoa assim é que saiba escrever. Eu sei fazer isso e português nem ao menos é a minha primeira língua.

Observação: Quando for citar alguém, use quote não code.

[quote=Ruttmann]
Respondendo ao que negritei no quote acima: Então você acha correto uma empresa contratar um Programador e registrá-lo como Técnico de Suporte? Isso não é nem a questão de reconhecimento da empresa, mas obrigação!

E não adianta dizer que o funcionário se sujeita a isso porque quer, ou porque é burro. Isso é obrigação da empresa.[/quote]

Hehe mas é exatamente isso que eu ia dizer. Veja bem, tem um contrato, se você assinou pode-se entender que você leu e concordou com absolutamente tudo. Se o seu amigo assinou o contrato quer dizer que ele concordou com as condições.