Projeto de Regulamentação de Analista de Sistemas volta a tramitar no Senado

Então a única forma de estudo é a faculdade?

Quando o Java morrer (não estou dizendo que Java está morrendo ou coisa do tipo apenas quando/se começar a perder mercado) vamos ter que voltar a faculdade para aprender a nova tecnologia?

Como já disseram, não iria mudar nada exceto ter que ficar pagando mais um órgão regulamentador.

Liste os órgãos regulamentadores no Brasil e me diga quais deles são competentes e não cabides de emprego?

[quote=alcionj]A proposta é a regulamentação da profissão, quanta viagem e analise burra vocês estão fazendo!

Só existem pessoas que trabalham na área sem ser formado, pois até agora nunca foi exigido isso, se o cara é competente ou não é outra historia. A proposta visa formalizar a classe de profissionais, tornando assim mais forte e atrativa.

Meu Deus, qual o grande problema em se qualificar em uma faculdade?, se o cara não gosta de estudar, já deveria ter procurado outra coisa para fazer, pois TI é estudo contínuo.

Por outro lado, entendo quem defende a não regulamentação, pois iria separar profissionais de simples entusiastas geradores de CRUD.

[/quote]

Cuidado ao usar a palavra “burra” pois ela pode ser usada para ambos os lados.

Primeiro que voce fala, fala, fala, mas nao traz uma definição prática sobre o que é regulamentação. Por enquanto a única coisa que entendi que ela terá é exigência de um diploma. Sinceramente, a exigência ou não de um diploma é insignificante. É uma medida sem valor algum porque a maioria das empresas já exige o diploma. Então quem está achando que está sendo deslocado por profissionais sem diploma é melhor rever seus conceitos porque estes são cada vez mais raros (e mais velhos).

Outro ponto é o salário: como já foi dito o mercado funciona por oferta e demanda, é oferta e demanda o que determina a média dos salários. Se o cara ganha pouco é porque o mercado pode estar em baixa e não há canetada que resolva o problema. Se o cara ganha menos que a média pode apostar o quanto for que é por causa dele mesmo e não de quem não tem diploma.

Eu gostaria de entender a lógica da defesa da regulamentação e como ela será melhor. Porque o discurso por enquanto tá parecendo mais insegurança de gente que não bota fé no próprio taco do que opinião sensata e embasada.

Aliás, não botar fé no próprio taco é tipico de quem está entrando no mercado agora. Mas eu garanto pra vocês, não se preocupem, e continuem estudando porque ninguém vai tirar a vaga de vocês, tendo ou não diploma, e ninguém vai conseguir explorar vocês a partir do momento que vocês sabem do que são capazes.

A única dica que eu dou a quem lê e pensa que não precisa de faculdade e uma meia duzia de video-aulas resolve: tirem o cavalo da chuva! Ou você estuda muito, muito mesmo, de preferência numa faculdade, ou você não entra no mercado.

Isso é verdade, deveria-se estar discutindo a proposta da regulamentação como um todo, mas a discussão acabou indo para o lado de obrigar o cara a ter diploma ou não.

Dei uma lida no projeto de lei, e basicamente ele fala:

• das exigências para exercer a função de Analista (no caso, ter formação em curso superior)
  • da criação dos conselhos federal e regionais para fiscalizar a profissão, da obrigatoriedade do profissional de estar registrado nesses conselhos, e dos cargos que serão criados para dirigir os conselhos.

O primeiro assunto já foi mais que discutido aqui, vou deixa-lo de lado.

Sobre o segundo: não consigo ver que benefícios o Conselho traria. A lei diz que sua função é “fiscalizar”, mas o que é isso exatamente? Ele vai fiscalizar se tem gente trabalhando sem registro? Quer dizer, o Conselho vai servir apenas para se certificar que todos os profissionais estejam pagando corretamente as anuidades do próprio Conselho…
Em nenhum momento o texto fala sobre algum direito que os analistas passarão a ter com a regulamentação! As pessoas confundem, acham que vai servir para proteger a categoria, mas isso não acontece, não faz parte das obrigações do conselho. Isso é trabalho dos sindicatos, que já existem e a princípio não sofrem nenhuma mudança com a regulamentação.

Vou ler com mais atenção para não cometer nenhuma injustiça, mas por enquanto essa é minha conclusão.

Esse post mostra que ser contra a regulamentação (e a obrigatoriedade do diploma) não tem absolutamente NADA A VER com ser contra a faculdade. Algumas pessoas estão argumentando apenas na base do “se você é contra a regulamentação então é a favor de encher o mercado com picaretas que só conhecem programação pelos videos do prof. Neri”

Talvez agora as coisas tenham ficado mais claras.

[quote=gomesrod][quote=Yvga]
(…)
a maioria das empresas já exige o diploma. Então quem está achando que está sendo deslocado por profissionais sem diploma é melhor rever seus conceitos porque estes são cada vez mais raros
(…)
A única dica que eu dou a quem lê e pensa que não precisa de faculdade e uma meia duzia de video-aulas resolve: tirem o cavalo da chuva! Ou você estuda muito, muito mesmo, de preferência numa faculdade, ou você não entra no mercado.
[/quote]
Esse post mostra que ser contra a regulamentação (e a obrigatoriedade do diploma) não tem absolutamente NADA A VER com ser contra a faculdade. Algumas pessoas estão argumentando apenas na base do “se você é contra a regulamentação então é a favor de encher o mercado com picaretas que só conhecem programação pelos videos do prof. Neri”

Talvez agora as coisas tenham ficado mais claras.[/quote]

Vamos lá…

Trabalhei em uma empresa com 40 (quarenta) programadores… 6 tinham diploma…

Isso é uma realidade da empresa que trabalhei apenas??? não é o que ouço no mercado…

Segundo ponto eu só toquei no assunto de video aulas, pois entraram no assunto de faculdade…

Eu acho sim, que a regulamentação melhorará os salários, afinal terá menos oferta de mão de obra…

Como disse, imagine na área de engenharia, se não houvesse exigências e cada cadista pudesse assinar seu projeto, vcs acham que o salário de engenheiro seria o mesmo que é hoje???

Condordo que o post não se trata de fazer ou não faculdade, mas foi o que argumentaram em relação a obrigatoriedade da profissão, aliás, até agora foi o único empecilho abordado…

Nunca disse que não é importante as pessoas estudarem por si só… só disse que a faculdade vai sempre ter a sua importância… assim como mestrado e pós…

então entendam de uma vez por todas, pq quase todas as profissões (até domésticas) pode e deve ser regulamentada e a nossa não??? qual o medo??? será que só vai gerar boletos para pagarmos??? acho que o problema está mais pra quem não quer se dar o trabalho de sair do serviço e encarar 4 horas de aula (que na maioria são ruins) e sim prefere ir pra casa assistir suas video aulas de bermudinha e deitado… muito mais conveniente…

então, pode sim defender, mas tenha uma causa justa e não conveniencia…

Infelizmente ou felizmente, hoje o conhecimento está distribuído pq antes houveram pessoas que estudaram muito na faculdade, no pos, no mestrado e no doutorado, para que esse conhecimento chegasse até nós…

o meu problema com a opinião de que a regulamentação não sirva é só a questão de se ter algo anárquico…

Cada um faz o que quer…

Acho, como disse anteriormente, que só ela não resolverá nada… mas tenho certeza que melhorará e criará um novo horizonte…

Ps.: Ainda bem que não vou viver na época dos filhos desses caras…

Infelizmente são muitos mesmo…

[quote=diogogama][quote=gomesrod][quote=Yvga]
(…)
a maioria das empresas já exige o diploma. Então quem está achando que está sendo deslocado por profissionais sem diploma é melhor rever seus conceitos porque estes são cada vez mais raros
(…)
[/quote]

Vamos lá…

Isso é uma realidade da empresa que trabalhei apenas??? não é o que ouço no mercado…

Segundo ponto eu só toquei no assunto de video aulas, pois entraram no assunto de faculdade…

Eu acho sim, que a regulamentação melhorará os salários, afinal terá menos oferta de mão de obra…

Como disse, imagine na área de engenharia, se não houvesse exigências e cada cadista pudesse assinar seu projeto, vcs acham que o salário de engenheiro seria o mesmo que é hoje???

Condordo que o post não se trata de fazer ou não faculdade, mas foi o que argumentaram em relação a obrigatoriedade da profissão, aliás, até agora foi o único empecilho abordado…

Nunca disse que não é importante as pessoas estudarem por si só… só disse que a faculdade vai sempre ter a sua importância… assim como mestrado e pós…

então entendam de uma vez por todas, pq quase todas as profissões (até domésticas) pode e deve ser regulamentada e a nossa não??? qual o medo??? será que só vai gerar boletos para pagarmos??? acho que o problema está mais pra quem não quer se dar o trabalho de sair do serviço e encarar 4 horas de aula (que na maioria são ruins) e sim prefere ir pra casa assistir suas video aulas de bermudinha e deitado… muito mais conveniente…

Infelizmente ou felizmente, hoje o conhecimento está distribuído pq antes houveram pessoas que estudaram muito na faculdade, no pos, no mestrado e no doutorado, para que esse conhecimento chegasse até nós…

o meu problema com a opinião de que a regulamentação não sirva é só a questão de se ter algo anárquico…

Cada um faz o que quer…

Acho, como disse anteriormente, que só ela não resolverá nada… mas tenho certeza que melhorará e criará um novo horizonte…

Infelizmente são muitos mesmo…[/quote]

Mas ai que está o problema, estão tentando consertar um problema que não existe. Ganha pouco quem produz pouco. Se você acha que ganha pouco e merece ganhar mais então fale com seu chefe e se não funcionar procure outro lugar.

É a regra do mercado.

Olha os nossos órgãos regulamentadores: ANAC, ANATEL, ANEEL, etc… quantas delas realmente funcionam e não são apenas cabide de emprego?

Só mais uma coisa…

alcionj se não quer participar não precisa, agora se é muita burrice a discussão pra vc, sinta-se a vontade de não se pronunciar…

Forte abraço…

[quote=Sem_Nome][quote=diogogama][quote=gomesrod][quote=Yvga]
(…)
(…)
[/quote]

Vamos lá…

Cada um faz o que quer…

Infelizmente são muitos mesmo…[/quote]

Mas ai que está o problema, estão tentando consertar um problema que não existe. Ganha pouco quem produz pouco. Se você acha que ganha pouco e merece ganhar mais então fale com seu chefe e se não funcionar procure outro lugar.

É a regra do mercado.[/quote]

é a regra pq não existe regulamentação cara… entenda…

volta a dizer… imagine quanto seria o salário do engenheiro se todo cadista pudesse assinar projeto…

to querendo dizer que ganho mal não… muito pelo contrário, só to querendo dizer que a regulamentação vai melhor as coisas pra quem ganha… isso é certo…

como sempre falam, vai aumentar a oferta de emprego e com isso os salários…

[quote=diogogama]

volta a dizer… imagine quanto seria o salário do engenheiro se todo cadista pudesse assinar projeto…

to querendo dizer que ganho mal não… muito pelo contrário, só to querendo dizer que a regulamentação vai melhor as coisas pra quem ganha… isso é certo…

como sempre falam, vai aumentar a oferta de emprego e com isso os salários…[/quote]

Você sabe o que aconteceu nos EUA quando regulamentaram vários setores? Os empresários simplesmente começaram a abrir suas indústrias em outros países para pagarem menos. Claro que isso é totalmente inviável para as pequenas empresas (que já pagam uma carga tributário elevadíssima). No nosso caso eles vão simplesmente fazer como disseram há algumas paginas anteriores: vão inventar cargos como “auxiliar em programação” para informalizar e na prática nada irá mudar, exceto ter mais uma cabide de emprego para ficarmos sustentando.

Volto a dizer, em vários países de primeiro mundo quem manda é o mercado. Não é (e jamais deveria ser) o dever do estado ficar se metendo em economia.

[quote=Sem_Nome][quote=diogogama]

como sempre falam, vai aumentar a oferta de emprego e com isso os salários…[/quote]

Você sabe o que aconteceu nos EUA quando regulamentaram vários setores? Os empresários simplesmente começaram a abrir suas indústrias em outros países para pagarem menos. Claro que isso é totalmente inviável para as pequenas empresas (que já pagam uma carga tributário elevadíssima). No nosso caso eles vão simplesmente fazer como disseram há algumas paginas anteriores: vão inventar cargos como “auxiliar em programação” para informalizar e na prática nada irá mudar, exceto ter mais uma cabide de emprego para ficarmos sustentando.

Volto a dizer, em vários países de primeiro mundo quem manda é o mercado. Não é (e jamais deveria ser) o dever do estado ficar se metendo em economia.[/quote]

Bom galera, com esses argumentos eu parei a discussão… Agradeço a todos que quiseram colaborar com o engrandecimento de outros…

Vlw e ta dada minha opinião…

forte abraço…

[quote=diogogama][quote=Sem_Nome][quote=diogogama]

Volto a dizer, em vários países de primeiro mundo quem manda é o mercado. Não é (e jamais deveria ser) o dever do estado ficar se metendo em economia.[/quote]

Bom galera, com esses argumentos eu parei a discussão… Agradeço a todos que quiseram colaborar com o engrandecimento de outros…

Vlw e ta dada minha opinião…

forte abraço…[/quote]

Obrigado pela participação e espero que tenha entendido porque regulamentação raramente é sinônimo de coisa boa, principalmente num pais como esse.

Uma última coisa… vcs pregam tanto o estudo e o auto aprendizado, mas quem leu a lei???

Só pra avisar aos desavisados, ela fala que quem trabalha a mais de 5 anos na profissão pode requerer o registro sem ter a fac…

abraços…

[quote=diogogama]Uma última coisa… vcs pregam tanto o estudo e o auto aprendizado, mas quem leu a lei???

Só pra avisar aos desavisados, ela fala que quem trabalha a mais de 5 anos na profissão pode requerer o registro sem ter a fac…

abraços…[/quote]

E para os futuros profissionais, como isso funcionaria? Se essa lei fosse aprovada hoje e o Bill Gates quisesse entrar no mercado de trabalho ele teria que ser barrado?

Claro que não… Não iria ser barrado… só fazer uma faculdade… simples assim…

o mesmo serviria para o Thomas Edison… Só fazer uma faculdade e poderia ser engenheiro eletricista…

Abraços…

[quote=diogogama]Claro que não… Não iria ser barrado… só fazer uma faculdade… simples assim…

o mesmo serviria para o Thomas Edison… Só fazer uma faculdade e poderia ser engenheiro eletricista…

Abraços…[/quote]

Então quer dizer que a única forma de provar a competência seria ter um diploma?

p… que p… voltou tudo… pra mim ja deu… agora o cara nem lê os posts anteriores… parei…

Abraços…

[quote=diogogama]p… que p… voltou tudo… pra mim ja deu… agora o cara nem lê os posts anteriores… parei…

Abraços…[/quote]

Você me interpretou errado. Você disse que eles só deveriam ser aceitos se tivessem diplomas então eu disse com outras palavras: “então quer dizer que o cara que revolucionou os PCs só deveria poder trabalhar com PCs se tivesse diploma?”. Eu esperava mais de alguém que prega tanto os estudos.

diogogame,

"Acho que não é só “sentar a bunda” e tenho até medo dos filhos que irá criar… já que eles irão pra fac “sentar a bunda na cadeira”… estou falando de uma pessoa que passou pelo esforço de trabalhar e estudar, perdendo noites em claro enquanto o “cara que desenvolve em ótimos padrões” estava vendo meia dúzia de vídeo aulas e indo pro bar… Sim, acho que deva ganhar mais mesmo… "

Se eles quiserem, por opção fazer isso, bom pra eles, mas se buscarem um meio alternativo, bom tambem… pode ter certeza que eles serão bem instruidos de como funciona o capitalismo pra ser bem sucedido como o pai.

E não fazer esse papel ridiculo como o seu de ficar indo em foruns chorar mais salario por ter estudado.

Fica a dica xD

[quote=diogogama]
Como disse, imagine na área de engenharia, se não houvesse exigências e cada cadista pudesse assinar seu projeto, vcs acham que o salário de engenheiro seria o mesmo que é hoje??? [/quote]
Não concordo que isso seria benéfico, mas foi o argumento mais honesto a favor da regulamentação. Sem rodeios, sem discursos, direto ao ponto.

diogogama, quando falei em “analise burra”, não foi pessoal para você, entendo o que falou e compartilho da mesma ideia.

Veja como é irritante, temos 20 paginas falando a mesma coisa e ainda tem pessoas perguntando:

Não, Bill Gates não seria barrado, ele poderia exercer da mesma forma todo seu potencial empreendedor, mas se quisesse trabalhar como analista de sistemas de maneira formal ele deveria comprovar que já exerce a profissão a 5 anos e continuar normalmente, mesmo sem possuir curso superior.

ps: Quando falei em analise burra era deste tipo de comentário que me referia.