Projeto de Regulamentação de Analista de Sistemas volta a tramitar no Senado

Quem te da a garantia de que o cara que “estudou muito e se esforçou muito” também não ficou indo para o bar? Quem te da a garantia de que o cara que “não estudou em faculdade” ralou muito e se dedicou bastante?

Como que seria feito o filtro do cara que foi para a faculdade e realmente estudou muito e o cara que foi pra faculdade, comprava os trabalhos, colava em provas e sempre ficava no bar?

É por isso que eu prefiro deixar o mercado decidir, afinal de contas, são eles que pagam os funcionários e pagam uma carga tributária monstruosa.

[quote=Maracuja][quote=diogogama]
Me diga apenas uma profissão que depois que houve uma regulamentação o salário piorou??? falar por achismo é fácil, difícil é comprovar…
[/quote]
Em nenhum momento disse que iria piorar, mas vai ser EXATAMENTE a MESMA coisa! Nada vai mudar, a nao ser e claro o novo boleto mensal que vc vai ter que pagar.[/quote]

Mais uma vez especulação, pois como pode ter certeza disso senão por puro e simples achismo???

A de corretor de imóveis melhorou, mesmo pouco, mas melhorou…

[quote=Sem_Nome]Quem te da a garantia de que o cara que “estudou muito e se esforçou muito” também não ficou indo para o bar? Quem te da a garantia de que o cara que “não estudou em faculdade” ralou muito e se dedicou bastante?

Como que seria feito o filtro do cara que foi para a faculdade e realmente estudou muito e o cara que foi pra faculdade, comprava os trabalhos, colava em provas e sempre ficava no bar?

É por isso que eu prefiro deixar o mercado decidir, afinal de contas, são eles que pagam os funcionários e pagam uma carga tributária monstruosa.[/quote]

Tirando a Apple, nada tem garantia nesse mundo meu amigo…

Só quero dizer, que, se mesmo regulamentada ainda teremos essas “faltas de garantia”, imagine sem… Aí f…

Ps.: Aliás, existe alguém aqui que quando o médico vai atender alguma urgência, pede pro mesmo se retirar porque ele é recém-formado e manda chamar uma curandeira de 30 anos de “mercado”???
Pq não??? a experiência é a única coisa que importa…

Abraços…

[quote=diogogama][quote=Sem_Nome]Quem te da a garantia de que o cara que “estudou muito e se esforçou muito” também não ficou indo para o bar? Quem te da a garantia de que o cara que “não estudou em faculdade” ralou muito e se dedicou bastante?

É por isso que eu prefiro deixar o mercado decidir, afinal de contas, são eles que pagam os funcionários e pagam uma carga tributária monstruosa.[/quote]

Só quero dizer, que, se mesmo regulamentada ainda teremos essas “faltas de garantia”, imagine sem… Aí f…

Ps.: Aliás, existe alguém aqui que quando o médico vai atender alguma urgência, pede pro mesmo se retirar porque ele é recém-formado e manda chamar uma curandeira de 30 anos de “mercado”???

Abraços…[/quote]

Lhe faço a mesma pergunta, você deixaria ser operado no cérebro por alguém que acabou de se formar na faculdade (ainda mais em uma dessas uniesquinas da vida)?

[quote=Sem_Nome][quote=diogogama][quote=Sem_Nome]Quem te da a garantia de que o cara que “estudou muito e se esforçou muito” também não ficou indo para o bar? Quem te da a garantia de que o cara que “não estudou em faculdade” ralou muito e se dedicou bastante?

Abraços…[/quote]

Lhe faço a mesma pergunta, você deixaria ser operado no cérebro por alguém que acabou de se formar na faculdade (ainda mais em uma dessas uniesquinas da vida)?[/quote]

Claro que não… A diferença é que tmb não aceitaria ser operado por uma curandeira… pelo visto vc não se importaria, né???

[quote=Maracuja][quote=diogogama][quote=Maracuja][quote=diogogama]
Me diga apenas uma profissão que depois que houve uma regulamentação o salário piorou??? falar por achismo é fácil, difícil é comprovar…
[/quote]
Em nenhum momento disse que iria piorar, mas vai ser EXATAMENTE a MESMA coisa! Nada vai mudar, a nao ser e claro o novo boleto mensal que vc vai ter que pagar.[/quote]

Mais uma vez especulação, pois como pode ter certeza disso senão por puro e simples achismo???

A de corretor de imóveis melhorou, mesmo pouco, mas melhorou…[/quote]

Bom, tenho amigos engenheiros, onde e possivel encontrar esses casos. Mas ainda assim e so o que estou dizendo. Acho apenas que em tudo e somente uma questao de oferta e procura, simples assim.

Quanto a ser especulacao, pq vc nao nos prova com evidencias solidas de que com uma regulamentacao algo iria melhorar?[/quote]

Acabei de falar pra você… Basta ver a classe dos Corretores de Imóveis… veja se melhorou ou não…

Quanto a seus amigos engenheiros… pergunte se eles queriam que não existisse o orgão e aí qualquer técnico poderia assinar o projeto… vamos ver se o salário deles iria continuar a mesma coisa… Se qualquer cara que estudasse por vídeo aulas pudesse assinar um projeto, vamos ver pra quanto iria o salário de engenheiro…

Abraços…

[quote=diogogama][quote=Sem_Nome][quote=diogogama][quote=Sem_Nome]Quem te da a garantia de que o cara que “estudou muito e se esforçou muito” também não ficou indo para o bar? Quem te da a garantia de que o cara que “não estudou em faculdade” ralou muito e se dedicou bastante?

Abraços…[/quote]

Lhe faço a mesma pergunta, você deixaria ser operado no cérebro por alguém que acabou de se formar na faculdade (ainda mais em uma dessas uniesquinas da vida)?[/quote]

Claro que não… A diferença é que tmb não aceitaria ser operado por uma curandeira… pelo visto vc não se importaria, né???[/quote]

Bom, se a tal curandeira tem 30 anos de experiência na área, vários clientes satisfeitos e que durante esses 30 anos nunca teve absolutamente nenhum problema, eu me arriscaria na curandeira do que no cara que acabou de se formar.

Mas, eu não entendo aonde você quer chegar com essas comparações. Se eu não encontro um funcionário capaz de atender as minhas necessidades eu continuo procurando, se não achar na minha cidade procuro em outras :slight_smile:

[quote=diogogama]
Quanto a seus amigos engenheiros… pergunte se eles queriam que não existisse o orgão e aí qualquer técnico poderia assinar o projeto… vamos ver se o salário deles iria continuar a mesma coisa… Se qualquer cara que estudasse por vídeo aulas pudesse assinar um projeto, vamos ver pra quanto iria o salário de engenheiro…

Abraços…[/quote]

E o que você faz com o seu diploma quando você se depara com o problema? Esfrega o diploma no problema até ele (o problema) desaparecer?

[quote=Sem_Nome][quote=diogogama][quote=Sem_Nome][quote=diogogama][quote=Sem_Nome]Quem te da a garantia de que o cara que “estudou muito e se esforçou muito” também não ficou indo para o bar? Quem te da a garantia de que o cara que “não estudou em faculdade” ralou muito e se dedicou bastante?

Abraços…[/quote]

Claro que não… A diferença é que tmb não aceitaria ser operado por uma curandeira… pelo visto vc não se importaria, né???[/quote]

Bom, se a tal curandeira tem 30 anos de experiência na área, vários clientes satisfeitos e que durante esses 30 anos nunca teve absolutamente nenhum problema, eu me arriscaria na curandeira do que no cara que acabou de se formar.

Mas, eu não entendo aonde você quer chegar com essas comparações. Se eu não encontro um funcionário capaz de atender as minhas necessidades eu continuo procurando, se não achar na minha cidade procuro em outras :)[/quote]

hauhauhauahhuaauuahuahuah dúvido e sou capaz de apostar meu salário que vc deixaria uma curandeira operar sua cabeça, mesmo com 200 anos de experiência e não preferiria que fosse um médico, mesmo recém formado… huhauhauhaha…

Quanto a onde quero chegar eu só quero dizer que toda profissão quando ela é regulamentada ela passa a ter padrões e fiscalização, o que só tem a melhorar, além de ter a grande questão (aí é por achismo meu e olhando outras áreas) que os salários tendem a aumentar e valorizar mais o profissional…

Forte abraço…

rs… ser operado por uma curandeira… o que o sujeito não fala só pra “ganhar” e provar que está certo… rs…

Claro que não… é uma prova que foi implementado em alguma coisa e melhorou… agora me mostre uma que atrapalhou???

Conforme eu disse, se todos que passaram por ela foram curados, desde casos simples até os mais complexos, eu prefiro mil vezes ser operado pela tal curandeira.

Agora, se você prefere ser operado por aqueles que são formados e não sabem a diferença entre um frasco com soro e um frasco com adrenalina então vai em frente.

Mas agora, saindo dos exemplos fictícios, vamos ao mundo real:

Quem você prefere para trabalhar na sua empresa: o cara que nunca trabalhou e passou 10 anos estudando ou o cara que tem 10 anos de mercado mas sem diploma?

O que tem 10 anos de mercado…

E te faço uma outra pergunta, quem vc prefere:

A) o cara que passou 10 anos estudando e se formou e tem 10 anos de mercado, ou o cara que tem 10 anos de mercado apenas???

B) melhor, prefere o cara que acaba de sair da faculdade ou o cara que acaba de assistir as video aulas do Neri?

é fácil comparar o melhor programador do mundo que não tem faculdade com o pior estudante… ou compara experiência com a falta dela…

Coloca no mesmo nível e ve se tem ou não importância…

Ah mas ai você está brincando comigo.

Quem você prefere para dar aula de física: o cara que tem diploma ou Isaac Newton junto com Albert Einstein?

ou ainda para trabalhar na sua equipe:

O que tem diploma mas não tem experiência ou o que tem 45 anos de experiência?

Obs: Você não colocou no mesmo nivel. O que eu quis dizer era: o cara que passou 10 anos estudando ou o cara que passou 10 anos trabalhando?

eu nunca disse que a experiência não fazia diferença… só disse que o diploma é sim importante… pegar um cara de 10 anos de experiência e comparar com o recem formado é fácil…

Compara ele com um d 10 anos formado tmb…

Ou seja, diploma não é a única coisa, mas é tmb importante, certo???

Estou comparando o cara que gastou 10 anos estudando e o cara que passou 10 anos trabalhando.

Aí é que é fácil… foi o que vc disse…

ta pegando Isaac Newton e comparando com recém formado… fácil fácil…

mas imagina 2 Isaac Newton um formado e outro não, qual escolheria???

Viu, então diploma é sim um diferencial…

Estou acompanhando o tópico desde o início, inclusive já apresentei minha opinião algumas vezes, mas vendo a juízo do pessoal e seus argumentos, é impressionante como existem pessoas alienadas. Não consigo entender como uma proposta que visa retirar nossa profissão da “margem da prostituição” para um outro nível, formalizando e valorizando seu profissional deixa algumas pessoas tão desconfortáveis.

Baseando-se em argumentos genéricos como “corrupção no Brasil” , “mais uma coisa para pagar”, “reserva de mercado” ou “comparando péssimos profissionais formados, com excelentes profissionais não” , algumas pessoas taxam a ideia como se ao invés de criarmos um conselho sério, vamos criar um novo PCC. Ninguém aqui está falando em retirar bons profissionais do mercado ou que não existe pessoas formadas ruins, estamos falando em formalizar a profissão e ponto final.

Hoje se tivéssemos um conselho serio, certamente poderíamos agir de forma ativa em questões com a frequência da TV digital, 4G, entrada ou desenvolvimento de tecnologias no nosso país, e não ter esta atitude passiva, vendo as coisas acontecerem de acordo com o interesse da minoria. Posso citar o exemplo do CRM, onde são os médicos que norteiam questões relacionadas a saúde junto ao ministério publico.

Não consigo entender como pessoas esclarecidas em 2013 não conseguem visualizar coisas que pessoas sem a menor instrução na Inglaterra do século XVIII, no início da revolução industrial conseguiu enxergar.

diogogama, desista, são muitos!

[quote=diogogama]Aí é que é fácil… foi o que vc disse…

ta pegando Isaac Newton e comparando com recém formado… fácil fácil…

mas imagina 2 Isaac Newton um formado e outro não, qual escolheria???

Viu, então diploma é sim um diferencial…[/quote]

Não meu jovem. Deixa eu reformular minha pergunta.

Se você ao invés de ir para a faculdade tivesse trabalhado direto no mercado por 10 anos você teria um valor X.

Se você ao invés de ter trabalhado no mercado tivesse estudado na faculdade por 10 anos você teria um valor Y.

Qual teria o valor maior: X ou Y?

A palavra chave: se.

Como dizem os cachorrinhos no Facebook: VÉIO, NA BOA… isso aqui tá virando bagunça.

Vou tentar colocar as coisas no lugar:

Tanto uma coisa quanto a outra são muito relativas.

O cara pode ter passado esses 10 anos de estudo virando um ninja da computação, desenvolvendo projetos científicos e criando tecnologia; mas também pode ter gasto esse tempo no bar em frente à faculdade (não pensem que é exagero, já vi gente que passou até temporada em outros países para estudar e quando voltou conhecia todas as baladas do lugar mas não tinha aprendido nem inglês muito menos computação)
E o outro fulano esteve 10 anos aprendendo, se aperfeiçoando e evoluindo ou está até hoje fazendo as mesmas gambiarras, trabalhando em um lugar de onde não pode ser demitido porque ninguém mais é capaz de mexer no código?

Então em tese tem 4 perfis para escolher, e não 2 :

1. O estudante f*dão
  2. O estudante fanfarrão
  3. O autoditata excelente profissional
  4. O cara que empurra um emprego com a barriga há 10 anos
  5. BONUS: As infinitas variações entre esses extremos, afinal o mundo não é preto-e-branco…

Minha opinião: O número (1) e o número (3) têm seu lugar dependendo do que preciso.
Se eu quero implementar um sistema corporativo complexo, integrando várias tecnologias e tudo mais, escolho o número 3. Ele tem experiência, ao longo desse tempo viu muitos erros e acertos.
Por outro lado, se eu tenho idéia para uma grande inovação tecnológica, o número 1 é quem eu quero na equipe. Afinal ele é de fato um cientista.

Nada impede que com o tempo os perfis se aproximem… o estudante evidentemente vai ganhar experiência com o tempo, e o autoditata pode devorar os livros do Knuth e melhorar muito suas bases em ciência da computação.

O (2) e o (4) eu mando para a lata do lixo

O primeiro tem grandes chances de ser melhor. A questão é: sinceramente, o segundo deve ser impedido por uma lei de trabalhar na área? Será que não há lugar para os dois perfis, até mesmo coexistindo em um mesmo projeto?

Convenhamos que essa foi tendenciosa ao extremo :slight_smile:
Vamos melhorar a comparação:

o cara que acaba de sair da faculdade ou o cara que passou 2 anos com a cara no computador aprendendo a desenvolver?
Para mim aqui dá empate. Preferiria conhecer cada um e decidir pelas características pessoais.

[quote=gomesrod][quote]
o cara que nunca trabalhou e passou 10 anos estudando ou o cara que tem 10 anos de mercado mas sem diploma?
o cara que passou 10 anos estudando e se formou e tem 10 anos de mercado, ou o cara que tem 10 anos de mercado apenas???
melhor, prefere o cara que acaba de sair da faculdade ou o cara que acaba de assistir as video aulas do Neri?
Quem você prefere para dar aula de física: o cara que tem diploma ou Isaac Newton junto com Albert Einstein?
O que tem diploma mas não tem experiência ou o que tem 45 anos de experiência?
[/quote]
Como dizem os cachorrinhos no Facebook: VÉIO, NA BOA… isso aqui tá virando bagunça.

Vou tentar colocar as coisas no lugar:

Tanto uma coisa quanto a outra são muito relativas.

O cara pode ter passado esses 10 anos de estudo virando um ninja da computação, desenvolvendo projetos científicos e criando tecnologia; mas também pode ter gasto esse tempo no bar em frente à faculdade (não pensem que é exagero, já vi gente que passou até temporada em outros países para estudar e quando voltou conhecia todas as baladas do lugar mas não tinha aprendido nem inglês muito menos computação)
E o outro fulano esteve 10 anos aprendendo, se aperfeiçoando e evoluindo ou está até hoje fazendo as mesmas gambiarras, trabalhando em um lugar de onde não pode ser demitido porque ninguém mais é capaz de mexer no código?

Então em tese tem 4 perfis para escolher, e não 2 :

1. O estudante f*dão
  2. O estudante fanfarrão
  3. O autoditata excelente profissional
  4. O cara que empurra um emprego com a barriga há 10 anos
  5. BONUS: As infinitas variações entre esses extremos, afinal o mundo não é preto-e-branco…

Minha opinião: O número (1) e o número (3) têm seu lugar dependendo do que preciso.
Se eu quero implementar um sistema corporativo complexo, integrando várias tecnologias e tudo mais, escolho o número 3. Ele tem experiência, ao longo desse tempo viu muitos erros e acertos.
Por outro lado, se eu tenho idéia para uma grande inovação tecnológica, o número 1 é quem eu quero na equipe. Afinal ele é de fato um cientista.

Nada impede que com o tempo os perfis se aproximem… o estudante evidentemente vai ganhar experiência com o tempo, e o autoditata pode devorar os livros do Knuth e melhorar muito suas bases em ciência da computação.

O (2) e o (4) eu mando para a lata do lixo

O primeiro tem grandes chances de ser melhor. A questão é: sinceramente, o segundo deve ser impedido por uma lei de trabalhar na área? Será que não há lugar para os dois perfis, até mesmo coexistindo em um mesmo projeto?

Convenhamos que essa foi tendenciosa ao extremo :slight_smile:
Vamos melhorar a comparação:

o cara que acaba de sair da faculdade ou o cara que passou 2 anos com a cara no computador aprendendo a desenvolver?
Para mim aqui dá empate. Preferiria conhecer cada um e decidir pelas características pessoais.

[/quote]

Acredito que o seu post foi o mais sensato de todos.

A proposta é a regulamentação da profissão, quanta viagem e analise burra vocês estão fazendo!

Só existem pessoas que trabalham na área sem ser formado, pois até agora nunca foi exigido isso, se o cara é competente ou não é outra historia. A proposta visa formalizar a classe de profissionais, tornando assim mais forte e atrativa.

Meu Deus, qual o grande problema em se qualificar em uma faculdade?, se o cara não gosta de estudar, já deveria ter procurado outra coisa para fazer, pois TI é estudo contínuo.

Por outro lado, entendo quem defende a não regulamentação, pois iria separar profissionais de simples entusiastas geradores de CRUD.