Projeto de Regulamentação de Analista de Sistemas volta a tramitar no Senado

[quote=Alexandre Saudate][quote=fileto][quote=Alexandre Saudate][quote=alcionj][quote]
vc tem todo o direito de ter sua opiniao … no final das contas eh o seu dinheiro que vai ser usado pra sustentar vagabundo no governo, nao o meu !!!
[/quote]

Poderia desenvolver um pouco mais a sua opinião?, não entendi.[/quote]

O que ele quis dizer (e eu compartilho a opinião) é que a regulamentação talvez até fosse uma boa idéia… SE nosso país não tivesse tantas pilhas e mais pilhas de denúncias de corrupção e ineficiência em todos os órgãos governamentais. Um órgão regulamentador de TI não seria diferente.

[]'s[/quote]

Certo, você afirma que TODOS os órgãos governamentais tem pilhas e pilhas de casos de corrupção e são ineficientes e depois diz que uma provável entidade regulatória também seria corrupta e ineficiente. OK.

Não me importo muito com esse projeto de lei, o que eu sei é que já vai fazer um ano que ele está parado e a criação dele foi em 2007!! Esse tipo de projeto é muito polêmico e vai demorar MUITO para se chegar à uma conclusão, caso cheguem.
A discursão sobre a regulamentação é importante, mas argumentos como "Qualquer órgão que cuidar só vai querer roubar!!! Acorda Brasil!!! " é o tipo de coisa que eu espero encontrar no site do G1 ou da Veja, e não no Guj.[/quote]

OK. Se prefere usar uma “venda”, fique à vontade… [/quote]

Só digo que “toda gereralização é burra”. Até esta.
Se reconhecer o que existe de certo (sim, existem instituições públicas referências em eficiência e probidade) e o que existe de errado (sim, existem instituições cheias de jeitinhos e apadrinhados) é usar uma venda, eu fico a vontade para usa-la.
É evidente que qualquer organização que tiver muito poder vai ter muita pressão para ser corrupta. Isso pode ser controlado principalmente pelos usuários interessados pagadores das anuidades, exigindo a transparência e a ação dos órgãos de controle… enfim… não cabe aqui discutir isso.

estudar nunca fez de ninguém um profissional pior quem pensa assim é que é vagabundo e chama outros de vagabundos por não compactuar com seu pensamento limitado.
nunca vi contabilista sem ser formado, engenheiro, quimico e por aí vai.
acorda pra vida xará o tempo já passou estamos em 2013 e a vida é caminhar pra frente e não pra trás.
há 30 anos atrás um cara que programava em COBOL nao precisava de ter formação alguma e já ganhava uma boa grana, vai ver se isso é verdade hoje.
os tempos mudam, acostumem-se com isto.
essa discussão aí é uma piada, não tem argumento que se sustente mais.
se eu quiser passar em uma faculdade só pra ter o diploma isso ninguem me impedirá, tanto faz qual for a area informatica é apenas uma das areas de estudo cientifico. assim como o fato de um aluno de universidade publica não necessariamente ser o topo de linha apenas por seu conhecimento academico.
disso o mercado sabe faz anos.

Sinceramente, se você acha que sua profissão não possui a mesma complexidade e não demanda do mesmo grau de risco e esforço que um profissional de medicina ou engenharia você está fazendo algo errado, é só pensar em sistemas financeiros ou sistemas de tráfego ferroviário onde economias e vidas estão em jogo.
Agora associar MEDICINA = vida, IT = gerador de CRUD é um pensamento bem medíocre.
Desisto, parei com meus argumentos.

[quote=alcionj][quote]
Só pra concluir, é ridícula a comparação com medicina que envolve riscos e deveria ter um rigor muito maior do que o que já tem. O mesmo vale para algumas áreas de engenharia e mesmo para direito onde poderíamos ter picaretas se aproveitando de pessoas simples.
[/quote]

Sinceramente, se você acha que sua profissão não possui a mesma complexidade e não demanda do mesmo grau de risco e esforço que um profissional de medicina ou engenharia você está fazendo algo errado, é só pensar em sistemas financeiros ou sistemas de tráfego ferroviário onde economias e vidas estão em jogo.
Agora associar MEDICINA = vida, IT = gerador de CRUD é um pensamento bem medíocre.
Desisto, parei com meus argumentos.[/quote]

Mas é uma faca de 2 gumes colega: o que faz vc pensar que num sistema bancario (btw, é minha área) ou num sistema de ferrovias podem trabalhar profissionais recém-formados?
Conheço uma empresa que tem 4 profissionais que trabalham há 20 anos pro BNDES, sao puta profissionais e tem toda a regra de negocio a ponto de saber se mexer em A vai impactar em B, C e D. Sem falar na intimidade que eles tem no codigo.

Pode pegar uma sacola com 200 recém formados e não fazem o trabalho de 1 deles.

[quote=Sparcx86]estudar nunca fez de ninguém um profissional pior quem pensa assim é que é vagabundo e chama outros de vagabundos por não compactuar com seu pensamento limitado.
acorda pra vida xará o tempo já passou estamos em 2013 e a vida é caminhar pra frente e não pra trás.
há 30 anos atrás um cara que programava em COBOL nao precisava de ter formação alguma e já ganhava uma boa grana, vai ver se isso é verdade hoje.
se eu quiser passar em uma faculdade só pra ter o diploma isso ninguem me impedirá, tanto faz qual for a area informatica é apenas uma das areas de estudo cientifico. assim como o fato de um aluno de universidade publica não necessariamente ser o topo de linha apenas por seu conhecimento academico.
disso o mercado sabe faz anos.[/quote]

Essa discussão sempre será uma piada enquanto vivermos o Capitalismo, como nele os resultados finais sempre falam mais alto, enquanto profissionais de qualidade estivere por ae fazendo um otimo trabalho, seja graduado ou nao, nenhum dos seus argumentos valerão de nada.

Alias consideremos que REGULARIZE. Vai ser a mesma coisa que ja acontece em licitações: vao continuar tendo profissionais sem graduação mas que FAZEM a coisa acontecer, e pras licitações mandam diplomas de outros. Afinal nao sei se vc sabe todas as fabricas do governo agora viraram pra modalidade de ponto de funcao, e nesse modelo vc so recebe pelo que faz e faz CERTO, a experiencia vale mais do que TUDO hoje em dia.

Wake up, cinderela.

Outra analogia escrota!
Tinha falado que não iria argumentar mas …
Certamente uma sacola com 200 recém formados em medicina não faz o trabalho de uma parteira, calejada com milhares de partos nas costas lá no interior do Ceará.
Não estamos falando em competência, mas sim em regulamentação de uma profissão.

[quote=Sparcx86]estudar nunca fez de ninguém um profissional pior quem pensa assim é que é vagabundo e chama outros de vagabundos por não compactuar com seu pensamento limitado.

Eu nao chamei quem estuda de vagabundo, muito pelo contrário. Chamei quem consegue o diploma sem estudar, que é quem de fato vocês estão defendendo. Não estou indicando ninguém a não fazer faculdade, porque a faculdade é a melhor forma de se aprender. Hoje ter diploma é quase uma necessidade SIM. Muitas empresas sequer avaliam curriculos de quem não tem formação.

O que eu discuto e sob qualquer aspecto, independente do diploma, é a regulamentação. Regulamentar como? Quais as propostas? O que vai ser feito?

Porque eu ouço muito o “vamos regulamentar, vamos regulamentar”, mas das propostas que eu vejo a única diferença é que vou ter que pagar taxa pra alguém ficar sentado numa sala com ar condicionado, enchendo a burra com meu dinheiro, sem fazer nada por mim. Tal qual fazem CRC, CORE, CRA e etc…

E além disse pra dizer que estão me protegendo criarão reserva de mercado para aqueles que não conseguem por conta própria um lugar na área. Vão formar com isso a profissão de assinador de projeto de TI.

Sobre os tais projetos de risco, a maioria deles, se não todos, já fazem uma série de exigências quanto a quem vai conduzir o projeto. E ainda que não fizessem, 90% de nós só faz crud mesmo, uns crudzinhos com mais frescuras que outros, mas cruds. Então esse 90% de crudzeiros tem que cair na mesma legislação dos outros 10%?

E qual eh a proposta da regulamentação?

Esse comentário foi muito preciso.
Reservar o mercado artificialmente para quem tem um papel só vai beneficiar os vagabundos. Talvez nem todo mundo esteja totalmente por dentro da situação do ensino superior hoje em dia, mas digo uma coisa: Ter um diploma não diz NADA (repito: NADA, absolutamente NADA) sobre a pessoa ter alguma base, ter estudado, etc. O nível de conhecimento de um universitário típico (em qualquer área) não difere em nada de alguém que ficou em casa jogando video-game, a única diferença é que ele tem um papel.

É muito importante ressaltar uma coisa aqui: eu não estou exagerando nem falando em sentido figurado.

E aí aparecem algumas pessoas bem-intencionadas, querendo premiar o esforço de quem ralou para fazer faculdade, e acabam dando um tiro pela culatra porque no fim das contas defendem esse tipo que eu falei aí em cima.

Sinceramente, vocês conhecem alguém que fez faculdade e ESTUDA DE VERDADE, que está sendo prejudicado pela concorrência com pessoas não qualificadas?

A diferença é uma só: se você estudar anatomia em casa não vai ter cadáveres para fazer atividades práticas, não vai ter órgãos para operar e fazer experiências à vontade, não vai ter pacientes onde você pode praticar sem medo de errar porque se ele morrer não tem problema, não vai ter comunidades de cirurgia open-source onde você pode a qualquer momento acompanhar e auxiliar em cirurgias feitas por experts.

Se você é um autodidata em desenvolvimento de software tem tudo à sua disposição! Pense nisso…

Nesses casos a própria necessidade é que vai tornar necessária a contratação de um cara mais qualificado, talvez até mesmo um Engenheiro para manter as coisas nos trilhos (isso não é um trocadilho com o sistema de tráfego ferroviário…) Existe risco para o negócio e para as vidas envolvidas, esse risco é que determina a escolha dos profissionais, e não uma lei.

Agora só para complementar dê mais uma olhada no início do meu comentário, sobre a situação das faculdades. Será que um papel garantiria que a vida dessas pessoas estão em boas mãos?

Sobre reserva de mercado para beneficiar vagabundos eu nem vou comentar, só destaquei a bobagem, iria me extender demais nisso.
Não sei na sua cidade, mas aonde moro é visível a diferença entre um profissional formado, independente o curso, de uma pessoa que ficou em casa jogando video-game, talvez ai não seja o problema da existência ou não de faculdade e sim um problema com o ensino na sua região, reclame para o seu governador.

Quando falei em estudar anatomia foi apenas um exemplo, existem vários outros, entenda o que eu quiz dizer.

A idéia da regulamentação é criar uma normatização para a profissão, a escolha de profissionais permanece a mesma.
Sobre seu último comentário infeliz, este pode ser um problema geral no Brasil, não apenas na área de IT que nós estamos falando. Se levarmos ao pé da letra, nenhuma profissão (regulamentada ou não) lecionada em uma faculdade presta.

Bom final de semana!

[quote=fabim][quote=Sparcx86]estudar nunca fez de ninguém um profissional pior quem pensa assim é que é vagabundo e chama outros de vagabundos por não compactuar com seu pensamento limitado.

Essa discussão sempre será uma piada enquanto vivermos o Capitalismo, como nele os resultados finais sempre falam mais alto, enquanto profissionais de qualidade estivere por ae fazendo um otimo trabalho, seja graduado ou nao, nenhum dos seus argumentos valerão de nada.

Alias consideremos que REGULARIZE. Vai ser a mesma coisa que ja acontece em licitações: vao continuar tendo profissionais sem graduação mas que FAZEM a coisa acontecer, e pras licitações mandam diplomas de outros. Afinal nao sei se vc sabe todas as fabricas do governo agora viraram pra modalidade de ponto de funcao, e nesse modelo vc so recebe pelo que faz e faz CERTO, a experiencia vale mais do que TUDO hoje em dia.

Wake up, cinderela.[/quote]
Eu trabalho nessa área tem só dez anos, comecei em 2002, quem tem de acordar aqui nao sou eu mas muito moleque deslumbrado que mal começou e já se acha o fodão.

[quote=Sparcx86][quote=fabim][quote=Sparcx86]estudar nunca fez de ninguém um profissional pior quem pensa assim é que é vagabundo e chama outros de vagabundos por não compactuar com seu pensamento limitado.

Wake up, cinderela.[/quote]
Eu trabalho nessa área tem só dez anos, comecei em 2002, quem tem de acordar aqui nao sou eu mas muito moleque deslumbrado que mal começou e já se acha o fodão.[/quote]

Sparcx86, faço minha suas palavras…

++

Galera, vou tentar dar minha opinião sobre o assunto tentando não gerar polêmica… rs…

Trabalho na área a 3 anos e estou me formando nesse semestre…

Se engana quem defende que na faculdade você aprende mais… A faculdade serve para te dar um conhecimento superficial e amplo, para que você escolha a área a seguir…

Acho que se estudar em casa, ou em video aulas, ou em cursos específicos não estará gastando o tempo com outras coisas que não interessariam na faculdade, tipo administração, entre outras (digo isso pra pessoas que nunca usarão a administração)…

Acho que a Academia é de extrema importância para 3 coisas, te ensinar o princípio, descobrir sua área e gerar seu network…

Concordo com quem disse que prejudicaria quem não tem curso superior e, as vezes, possui mais experiência do que o outro recém formado, porém, o que tem experiência, tem experiência por que tem 10, 15 ou até 20 anos de mercado… de esse tempo pro recém formado e ele será completamente capaz como o outro, só que com a diferença de que será formado, aprendeu da forma correta (ou pelo menos deveria)…

Discordo do amigo que disse que o cara estuda e é vagabundo… eu acredito que isso é exatamente o contrário… só não quer que seja aprovado quem não quer se dar o trabalho de fazer um curso superior, por se achar bom demais pra isso, ou ser vagabundo e não querer se dar o trabalho de fazer uma faculdade… rs…

Nunca vi uma curandeira atender em um hospital, nem um motoboy (sem criticas… é só um exemplo) depois de algumas video aulas tentar se aventurar pela área do Direito…

Então até agora não entendi qual o problema de regulamentar a profissão? Na verdade vai tirar esse monte de “vagabundo que não quer nem se dar o trabalho de estudar para valorizar sua profissão” do mercado…

Quanto a questão de haver “vagabundos” no governo é um outro departamento… Se acha que vai haver roubalheira e tal, temos que protestar contra a impunidade, contra os roubos, contra senadores…

Agora o assunto não é esse, é se a regulamentação vale ou não a pena…

Acho que vale a pena exatamente por poder estabelecer salários melhores, aumentar a oferta, visto que não será só por vídeo aulas que irei poder trabalhar, aumentará meu investimento e por tanto não terá pessoas vendendo páginas por 30 reais ao mês…

Abraços e espero não ter ofendido ninguém e nem gerar polêmica…

vlw…

Eu acho que se uma pessoa que ficou durante quatro anos em uma faculdade e só consegue desenvolver coisas triviais, ela realmente merece perder o emprego para quem estudou por conta.

O velho lance da galera que quer ganhar algo por ‘merecimento’ e nao por ‘produção’…
“Sentei a bunda 4 anos numa cadeira LOGO mereço ganhar mais do que aquele cara ali que tem otimos padroes de codificação e faz software de qualidade…”

Triste… ainda bem que eu vivo o capitalismo e esse chororô nao vai colar nunca =D

[quote=Maracuja]Acredito que vc nao tenha lido as paginas anteriores; de qualquer forma, acho que se engana vc

Entao vc acha que com uma simples canetada, estabelencendo um salario melhor, milagrosamente todos vao comecar a pagar o tal valor? Sabe o que vai acontecer? Vao contratar as mesmas pessoas, dizer que o cara e um “auxiliar de programacao” ou algo assim, e vai continuar tudo a MESMA coisa. Como hoje contratam mesmo engenheiros (profissao regulamentada pelo CREA) desta forma, vc acha que todos ganham o tal piso? Ledo engano. O mercado (aka demanda e oferta) e quem controla os “precos”.

Se o unico trabalho que vc sabe fazer e o mesmo que alguma “pia pancudo de predio” faz e vende por 30 reais, vc realmente precisa se tornar um profissional melhor. Pq alguem vai te pagar mais por algo que um “pia pancudo de predio” sem estudo formal nenhum pode fazer por 30 reais? Vai sonhando.

Sabe o que vai mudar com regulamentacao? Vc vai ter mais um boleto pra pagar todo mes, pra sustentar algumas pessoas que farao nada ou muito pouco por vc.

[]'s

PS: Todos esses pontos que comentei ja foram extensamente discutidos nesse topico.
[/quote]

E por falar em engenheiro, o meu irmão eh engenheiro, ha tempos atras, passou um tempo muito complicado e teve que dar seus pulos foi parar na America trabalhou de “kamelo” como ele mesmo diz, mas agora tah surfando na onda construção e enchendo o porso.

Acho que não entenderam, mas vamos lá…

Primeiro, sim, fabin, eu acho, porém não só por isso…

“Sentei a bunda 4 anos numa cadeira LOGO mereço ganhar mais do que aquele cara ali que tem otimos padroes de codificação e faz software de qualidade…”

Vocês estão comparando alhos com bugalhos… Vamos pegar os dois no mesmo padrão, vagabundos existem de todas as formas… Tenho duas pessoas altamente qualificadas e uma fez faculdade, qual irei escolher??? agora vc comparando o melhor programadro sem faculdade com o pior estudante fica fácil de argumentar, né???

Acho que não é só “sentar a bunda” e tenho até medo dos filhos que irá criar… já que eles irão pra fac “sentar a bunda na cadeira”… estou falando de uma pessoa que passou pelo esforço de trabalhar e estudar, perdendo noites em claro enquanto o “cara que desenvolve em ótimos padrões” estava vendo meia dúzia de vídeo aulas e indo pro bar… Sim, acho que deva ganhar mais mesmo…

Em segundo lugar, Maracujá, sim, eu tmb acho, pois você fala sem base nem experiência nenhuma…

Me diga apenas uma profissão que depois que houve uma regulamentação o salário piorou??? falar por achismo é fácil, difícil é comprovar…

Me diz, até a profissão de corretor de imóveis melhorou (e olha que é um Deus nos acuda na área) então, leia mais ou pare de dar opiniões empíricas sobre o assunto, vamos nos ater a dados…

Quanto a questão dos 30 reais, foi apenas um exemplo, eu graças a Deus ganho bem, e tenho meus clientes e meus negócios, estou argumentando apenas que infelizmente, quem sai hoje de uma faculdade começa por baixo sim… e vai concorrer com o cara que faz a 30 reais, pois o trabalho do novato ninguém conhece ainda e na maioria das vezes as pessoas não valorizam o trabalho de TI…

E finalmente, o que quis dizer é que uma regulamentação vai sim ajudar a melhorar, mas vai ser a solução? Claro que não, apenas o princípio de algo, pois cansei de ver gente aqui no fórum mesmo reclamando que não havia nada regulamentando a profissão…

E me desculpe, se você está em uma empresa que troca o seu trabalho por um “auxiliar” apenas para pagar menos, vou te dar uma dica: Sai daí correndo que os caras não te dão valor, quando o mercado abaixar o preço ele te manda embora e contrata alguém mais barato…

E por último Fabim, não tem nada a ver com produção ou merecimento… Você pode ganhar por produção e não por merecimento e ser formado do mesmo jeito…

Acho que é exatamente ao contrário, é mais fácil eu ser contra a regulamentação, assim não precisarei passar 4 anos de minha vida me matando entre faculdade e trabalho… posso continuar ir dormindo as 10 da noite sem problemas… Cuidado, A maior herança deixada para os filhos é o estudo… A única que não se perde…

Um forte abraço a todos e acho que não atingi meu objetivo que era dar minha opinião sem causar discórdia… rs…

Abração…

Bom, se o cara que viu “meia dúzia de videos aulas e vai pro bar” consegue fazer um trabalho melhor do que o cara que “passou pelo esforço de passar e estudar, perdendo noite em claro” eu não vejo nenhum problema em saber que o primeiro recebe mais do que o segundo.

Você não é (ou não deveria) ser pago pelo seu esforço e sim pelo o que você produz.

Essa é a minha opinião.

Mas ninguém discorda que a produção é o melhor caminho… só disse que não tem nada a ver uma coisa com a outra… vc pode estudar e ganhar por produção e não estudar e ganhar por merecimento… não entendi pq colocaram a coisa em comparação…

E em relação a o cara “ir pro bar”, imagine o cara que sempre fez isso, mas que está a 5 anos trabalhando em projetos, ele mesmo sem estudar, tem um melhor conhecimento que o recém formado, certo??? só que o recém formado é concerteza mais esforçado e precisa da oportunidade mais do que o outro, pois se ele já teve a oportunidade e continua mediano ele não merece nada…

Só quis dizer que a regulamentação vai sim ajudar, mas não é a solução… apenas isso…

E por fim, eu vejo problemas sim… pq vc está desestimulando exatamente quem se esforça e corre atrás para estimular quem apenas se interessa por um esforço médio… pois se o outro cara é tão capaz, pq ele não pega e faz a faculdade??? vai tirar de letra e não precisa se preocupar com a regulamentação… mas como disse, o esforço é médio…

Abraços…