Projeto de Regulamentação de Analista de Sistemas volta a tramitar no Senado

[quote=Alexandre Saudate][quote=GabrielCorrea]Eu sinceramente sou a favor da regulamentação, mas não acho que deveria restringir àqueles que não possuem diploma.
Eu mesmo acabei de me formar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIAP que é tido como uma das referências no mercado e muita gente que se formou comigo eu acho que não deveria ter se formado, porque são péssimos!! E essa regulamentação teria que ser flexível quanto aos níveis porque por tempo de trabalho é muito vago, por exemplo eu me formei em novembro do ano passado e atualmente tenho um cargo de Analista Pleno, com um ano de mercado apenas, esse nível eu alcancei estudando além da faculdade, muuuito em casa sozinho.
Resumindo, sou a favor da regulamentação mas apenas para definir o piso, não sei se teria como avaliar os conhecimentos necessários pra atingir o nível pois é muito vago (acho que deveria ter uma avaliação para isso, exemplo: sou nível tal em tal linguagem com a abordagem tal e utilizando os frameworks tais, então deveria desenvolver um sistema com uma complexidade do nível tal com essas especificações) e a separação das funções e seus valores de agregação.
Acho que é isso,
Abrç
PS: Aí vem alguém e fala, mas pra isso tem a certificação, mas certificação é extremamente cara e sinceramente pelo que eu li das provas muito mais coisas conceituais do que prática, não tem jeito na nossa área tem que ser na prática.[/quote]

E como ficariam as pessoas que são especializadas em tecnologias quase desconhecidas? O governo, certamente, não vai ter como avaliar se esses profissionais têm ou não conhecimento sobre as ferramentas onde esses profissionais são especializados.

[]'s

[/quote]

acho o mesmod

[quote=Leozin]Previsões de mãe dinah

Um longo tópico com os mesmos posts do passado serão colocados nesse tópico e no mínimo 10 páginas de chororô irão poluir mais uma vez a comunidade java[/quote]

UHSUAHSASUHHAUSAUAHUSAUHSU Muito bom!

Porque eu devo contratar um profissional diplomado ao invés de um fedelho?

Pelo mesmo motivo que não devo contratar um chinês ou indiano ao invés de algum de vocês que defendem esse absurdo.

Nem tudo é apenas uma questão de preço, tem toda uma história social por trás que deve ser preservada.

[quote]Lendo as opiniões do pessoal, me chamou a atenção a opinião acima;
Acho esdrúxulo classificar todas as pessoas desta forma, na minha opinião é melhor um profissional formado do que um profissional sem formação. A área de IT não é a que possui os piores salários, se o “fedelho, sem estudos” é tão bom quando diz, porque não busca uma formação?
É triste saber que existem pessoas com extrema dificuldade em conseguir concluir seus estudos, mas estes não são a maioria, principalmente com tantas facilidades de financiamentos e bolsas atualmente. Acho sim válido o projeto de regulamentação da profissão pois esta ajudara a aumentar o nível dos profissionais no Brasil, ou pelo menos criar um padrão mínimo. Volto a citar, um profissional formado é melhor que um profissional sem formação, pelo menos esta é minha opinião.
[/quote]
vc tem todo o direito de ter sua opiniao … no final das contas eh o seu dinheiro que vai ser usado pra sustentar vagabundo no governo, nao o meu !!!

Penso da seguinte forma: se os EUA e a Índia, duas potências de TI, não regulamentaram a profissão, por que RAIOS nós precisamos?

Poderia desenvolver um pouco mais a sua opinião?, não entendi.

[quote=alcionj][quote]
vc tem todo o direito de ter sua opiniao … no final das contas eh o seu dinheiro que vai ser usado pra sustentar vagabundo no governo, nao o meu !!!
[/quote]

Poderia desenvolver um pouco mais a sua opinião?, não entendi.[/quote]

O que ele quis dizer (e eu compartilho a opinião) é que a regulamentação talvez até fosse uma boa idéia… SE nosso país não tivesse tantas pilhas e mais pilhas de denúncias de corrupção e ineficiência em todos os órgãos governamentais. Um órgão regulamentador de TI não seria diferente.

[]'s

analista de sistemas obrigatoriamente tem de ser FORMADO quem gosta de baixa qualificação é preguiçoso nem peão de obra hoje em dia é desqualificado, dá um tempo nao tem desculpa o cara nao ter feito faculdade.
Sobre o cara ai que falou de India e EUA é facil explicar lá eles não tem CLT a legislação trabalhista deles é voltada pra gerar emprego e não encargos pesados para o empregador, sugiro estudar mais sobre isto antes de emitir opiniões sem embasamento.

volto a dizer, cada um tem direito a sua opiniao sobre o assunto … mas eh por essas e outras que essa merda de pais nao vai pra frente … ficam ae, cagando lei que nao da nada a nao ser mais um canal pra ser explorado nas suas costas, mas enquanto existirem aqueles que estao de acordo com a lei e aceitam pagar o pato …

De Lei eu entendo alguma coisa pois estou sempre lendo a respeito. O fato é que se uma categoria é regulamentada seu peso no mercado é muito maior, assim como arquitetos, engenheiros, enfermeiros, medicos todos eles tem direitos iguais e padronizados. não tem a palhaçada que rola na area de TI e volto a repetir, quem nao quer estudar fique como está um estagnado na vida, veremos onde chegará.
nunca vi médico sem ser diplomado, a não ser os falsos médicos, a mesma coisa devia valer pra nossa area.
diploma é só um pre requisito, tem diversos outros.

lol … entao de acordo com o sparcs apenas alguem que tenha um canudo na mao estudou? … o mundo ta virado mesmo … com essa afirmacao eu me declaro vencido, toquem ficha ae, regulamentem a sua profissao e torrem sua grana pagando taxa pros companheiros e boa sorte proc’s !!!

Então, de acordo com o balrog se eu estudar anatomia em casa tenho qualificação suficiente para realizar uma cirurgia!, é a mesma analogia.
A idéia da regulamentação é de definir padrões mínimos para o exercício e remuneração da profissão (analista de sistemas, engenheiro de software, etc…), simples assim.
Hoje mesmo eu vi um tópico no GUJ sobre aumento de salário (link abaixo) com algumas pessoas reclamando sobre o irrisório aumento real de 1,2% frente ao IPCA conquistado pelo nosso inexpressivo sindicado. Agora eu quero perguntar para vocês: "Como podemos mudar esta situação se algo tão básico que é a regulamentação da profissão nós não chegamos em um acordo?"
E a situação tende a ser bem pior, veja que estamos discutindo em um fórum com pessoas da área, imagine as abobrinhas que podem sair da cabeça de um político?

Link: http://www.guj.com.br/java/292632-sai-o-acordo-do-sindpd-com-o-seprosp-2013

[quote=Sparcx86]De Lei eu entendo alguma coisa pois estou sempre lendo a respeito. O fato é que se uma categoria é regulamentada seu peso no mercado é muito maior, assim como arquitetos, engenheiros, enfermeiros, medicos todos eles tem direitos iguais e padronizados. não tem a palhaçada que rola na area de TI e volto a repetir, quem nao quer estudar fique como está um estagnado na vida, veremos onde chegará.
nunca vi médico sem ser diplomado, a não ser os falsos médicos, a mesma coisa devia valer pra nossa area.
diploma é só um pre requisito, tem diversos outros.[/quote]

Se antes de mais nada começassem a cobrar a qualidade do ensino superior na nossa área (e acho que em todas as outras), eu poderia concordar com você. Se o nível de ensino chegar a um ponto em que posso confiar que o cara que possui o diploma sabe o que faz, que não se formou apenas porque pagou as mensalidades e teve seu TCC inteiramente feito por outro e não se resumindo a digitá-lo, quando muito, então eu direi, corte quem não tem diploma.

Agora se com ou sem diploma, na hora de selecionar uma pessoa eu tenho que avaliá-la até o nível mais básico de conhecimento, o fato dela possuir ou não um canudo é quase irrelevante porque ele não me diz absolutamente NADA sobre o que a pessoa sabe ou não.

[quote=YvGa][quote=Sparcx86]De Lei eu entendo alguma coisa pois estou sempre lendo a respeito. O fato é que se uma categoria é regulamentada seu peso no mercado é muito maior, assim como arquitetos, engenheiros, enfermeiros, medicos todos eles tem direitos iguais e padronizados. não tem a palhaçada que rola na area de TI e volto a repetir, quem nao quer estudar fique como está um estagnado na vida, veremos onde chegará.
diploma é só um pre requisito, tem diversos outros.[/quote]

Se antes de mais nada começassem a cobrar a qualidade do ensino superior na nossa área (e acho que em todas as outras), eu poderia concordar com você. Se o nível de ensino chegar a um ponto em que posso confiar que o cara que possui o diploma sabe o que faz, que não se formou apenas porque pagou as mensalidades e teve seu TCC inteiramente feito por outro e não se resumindo a digitá-lo, quando muito, então eu direi, corte quem não tem diploma.

Agora se com ou sem diploma, na hora de selecionar uma pessoa eu tenho que avaliá-la até o nível mais básico de conhecimento, o fato dela possuir ou não um canudo é quase irrelevante porque ele não me diz absolutamente NADA sobre o que a pessoa sabe ou não.[/quote]

Pois é. Os casos que vejo de pessoas que defendem a regulamentação são todas baseadas em premissas de cenários ideais (ou seja, não há corrupção, não há ineficiência, não há “jeitinho”, o ensino é confiável, etc., etc.). Acontece que várias e várias coisas no Brasil estão longe de ser ideais. Portanto, um órgão regulamentador de TI serviria apenas para gerar notícias nos jornais, e nada mais.

[]'s

[quote=Alexandre Saudate][quote=alcionj][quote]
[/quote]

O que ele quis dizer (e eu compartilho a opinião) é que a regulamentação talvez até fosse uma boa idéia… SE nosso país não tivesse tantas pilhas e mais pilhas de denúncias de corrupção e ineficiência em todos os órgãos governamentais. Um órgão regulamentador de TI não seria diferente.

[]'s[/quote]

Certo, você afirma que TODOS os órgãos governamentais tem pilhas e pilhas de casos de corrupção e são ineficientes e depois diz que uma provável entidade regulatória também seria corrupta e ineficiente. OK.

Não me importo muito com esse projeto de lei, o que eu sei é que já vai fazer um ano que ele está parado e a criação dele foi em 2007!! Esse tipo de projeto é muito polêmico e vai demorar MUITO para se chegar à uma conclusão, caso cheguem.
A discursão sobre a regulamentação é importante, mas argumentos como "Qualquer órgão que cuidar só vai querer roubar!!! Acorda Brasil!!! " é o tipo de coisa que eu espero encontrar no site do G1 ou da Veja, e não no Guj.

Então sob o seu ponto de vista o Brasil é uma anarquia, não existe ordem e nenhuma entidade regulamentadora presta, CRM,CRE,CRA, Ordem dos Advogados, … etc.
Exatamente por questões como esta (corrupção, ineficiência, jeitinho) que se faz necessário a existência de um orgão regulamentador com critérios bem definidos para seu ingresso, como exemplo a prova aplicada os bachareis em direito.
Podíamos utilizar algo como o POSCOMP.

O mais engraçado é que esses “canudo-lovers” que defendem que é necessario contratar com diploma pra ter qualidade estao indo exatamente na CONTRAMAO da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), que não concorda que deva ser obrigado o diploma por levar a uma “supervalorização indevida de um papel em detrimento do conhecimento” - palavras da SBC.

É aquele lance: quem é graduado e ta bem nao se preocupa, e quem nao é graduado e está posicionado e bem também nao se preocupa.
Só que bate no martelo de que “precisa de diploma e ponto final” são panacas bitolados que continuam querendo ter vantagens por simplesmente TER algo.
“Eu mereço algo afinal eu ralei 4 anos estudando”. Legal, e desde quando o capitalismo tem q pagar algo pelo que vc MERECE? Paga pelo que vc GERA, e ponto final.

Wake up, cinderelas.

[quote=alcionj][quote]
Pois é. Os casos que vejo de pessoas que defendem a regulamentação são todas baseadas em premissas de cenários ideais (ou seja, não há corrupção, não há ineficiência, não há “jeitinho”, o ensino é confiável, etc., etc.). Acontece que várias e várias coisas no Brasil estão longe de ser ideais. Portanto, um órgão regulamentador de TI serviria apenas para gerar notícias nos jornais, e nada mais.
[/quote]

Então sob o seu ponto de vista o Brasil é uma anarquia, não existe ordem e nenhuma entidade regulamentadora presta, CRM,CRE,CRA, Ordem dos Advogados, … etc.
Exatamente por questões como esta (corrupção, ineficiência, jeitinho) que se faz necessário a existência de um orgão regulamentador com critérios bem definidos para seu ingresso, como exemplo a prova aplicada os bachareis em direito.
Podíamos utilizar algo como o POSCOMP.[/quote]

Olha, se fosse algo como a prova da OAB eu seria mais simpatico a proposta, ainda que viesse acompanhada da exigencia do diploma. O problema começa em quais serão os critérios. Quais serão? Como será montada a prova? Que criterios usar se não conseguimos sequer chegar a um consenso sobre o que é certo ou errado em desenvolvimento? Não é melhor simplesmente deixarem as empresas escolherem e pagarem o preço (caríssimo nas maioria das vezes) pela escolha mal feita?

Só pra concluir, é ridícula a comparação com medicina que envolve riscos e deveria ter um rigor muito maior do que o que já tem. O mesmo vale para algumas áreas de engenharia e mesmo para direito onde poderíamos ter picaretas se aproveitando de pessoas simples.

Em áreas como administração, representação comercial, corretor imobiliário, contabilidade os conselhos são reserva de mercado pra incompetente. Eu fico louco de precisar pagar um contador para as minhas duas ou três notas por mês. É ridículo obrigar a contratar um profissional que tenha CRA, quando eu tenho no quadro de funcionários um que já provou mais de 100 vezes a sua competência mesmo não tendo CRA.

Isso é reserva de mercado pra vagabundo, e quem tem competência não precisa de reserva. Algo assim só vai beneficiar aqueles que passaram a faculdade dando ctrl-c no trabalho dos outros e sequer aprenderam a programar.

[quote=fileto][quote=Alexandre Saudate][quote=alcionj][quote]
[/quote]

[]'s[/quote]

Certo, você afirma que TODOS os órgãos governamentais tem pilhas e pilhas de casos de corrupção e são ineficientes e depois diz que uma provável entidade regulatória também seria corrupta e ineficiente. OK.

Não me importo muito com esse projeto de lei, o que eu sei é que já vai fazer um ano que ele está parado e a criação dele foi em 2007!! Esse tipo de projeto é muito polêmico e vai demorar MUITO para se chegar à uma conclusão, caso cheguem.
A discursão sobre a regulamentação é importante, mas argumentos como "Qualquer órgão que cuidar só vai querer roubar!!! Acorda Brasil!!! " é o tipo de coisa que eu espero encontrar no site do G1 ou da Veja, e não no Guj.[/quote]

OK. Se prefere usar uma “venda”, fique à vontade…

já são 17 páginas, eu acompanho o tópico desde o começo, e o pessoal que a favor da regulamentação ainda não apresentou argumento descente.

Podiam pelos menos ler o parecer da SBC, para argumentar baseado na análise deles que fizeram um estudo real, senão esse tópico vai continuar nesse papo de buteco…