Programador java junior , pleno , Senior

[quote=klebergf][quote=felipecruz]estagiario pode fazer 6h… nao pode fazer hora extra…
tem carteira assinada…

teoricamente… nao pode ser mandado embora… o contrato é de 6 meses
nao tem ferias… nao tem 13… nao tem descontos inss e ir

e por ai vai…[/quote]

Estagiário tem carteira assinada? Onde?
Pelo menos todos os estágios que fiz na época de graduação não assinaram carteira, no máximo ofereceram uma anotação, no final da carteira de trabalho.

E o contrato pode ser rescindindo a qualquer momento.[/quote]

vc ja ouviu falar no CIEE?

centro de integração empresa escola

quando eu disse carteira assinada… nao estava me referindo a CLT… até porque estagio nao é um vinculo empregaticio… MAS fica registrado na carteira de trabalho q voce estagiou… alguma empresa faz isso com PJ por exemplo?

e esta escrito no documento de leis de estagio do CIEE

b) carga-horária, duração e jornada de estagio curricular, que não poderá ser inferior a 1 (um) semestre
letivo;

http://www.cieerj.org.br/programas/lei_estagio.pdf

se seus estagios nao cumpriam essas exigencias… ai é outra historia…

eu tentei mostrar algumas diferenças de ser analista junior (CLT) e ser estagiario… mesmo q em muitas vezes o trabalho realizadfo seja o mesmo…

eu me referia á diferença em conhecimento. De estágio eu conheço bem pq sou um rs

ahuehua

po cara… sinceramente… muitas vezes um estagiario ja é junior, a nao ser q a pessoa seja muito iniciante na tecnologia…

eu fiz 2 anos de estagio e fui contratado como pleno… depende do seu empenho em crescer… tem gente q estagia 4 anos… vira junior… fica amis 3 anos… nao foi meu caso… mas eu me esforcei bastante pra “evoluir” comprei alguns livros… li muito tutorial… pdf…

tem empresa que contrata estagiario esperando um conhecimento de junior… no caso de JEE é saber Servlet, JSP, struts… (ao meu ver…)

[quote=felipecruz]ahuehua

po cara… sinceramente… muitas vezes um estagiario ja é junior, a nao ser q a pessoa seja muito iniciante na tecnologia…
[/quote]

Então eu tbm achava isso mas vi muita gente por aí(não só nesse tópico) falando algo como o rmarin

[quote]Programador Junior em torno de R$ 2000,00.
Estágio entre R$ 800,00 e R$ 1200,00. [/quote]

Daí fiquei confuso em saber quais critérios uma empresa usaria pra dizer a diferença entre um e outro.

cara… eu axo q 800 é o valor pra um estagiario q nao sabe quase nada, so sabe programar em uma linguagem por ex…

algumas pessoas atingem um nivel junior… mais rapido q outras… isso depende por exemplo do estagio… se voce foi bem orientado, direcionado ou se vc ficou fazendo html e javascript…

o criterio varia muito de empresa… da vaga… negociação… e da imagem q vc vai passar pra quem ta te contratando
também, se voce ta se formando ou apesar de ser bom ta no inicio da faculdade
idade… experiencia profissional…
tem muito de negociação nisso…

eu vejo assim… se for pra fazer 8h e voce ja tiver um bom dominio da tecnologia q vc vai trabalhar… nao vale a pena ser estagiario…
eu estagiei 2 anos… fazendo 6h pra poder fazer 6h de faculdade por dia e ter uma vida mais normal heeh mesmo sendo muito puxado… imagina 8h + 6h

Acho q agora entendi, valeu :slight_smile:

[quote=felipecruz]cara… eu axo q 800 é o valor pra um estagiario q nao sabe quase nada, so sabe programar em uma linguagem por ex…

algumas pessoas atingem um nivel junior… mais rapido q outras… isso depende por exemplo do estagio… se voce foi bem orientado, direcionado ou se vc ficou fazendo html e javascript…

o criterio varia muito de empresa… da vaga… negociação… e da imagem q vc vai passar pra quem ta te contratando

eu vejo assim… se for pra fazer 8h e voce ja tiver um bom dominio da tecnologia q vc vai trabalhar… nao vale a pena ser estagiario…
eu estagiei 2 anos… fazendo 6h pra poder fazer 6h de faculdade por dia e ter uma vida mais normal heeh mesmo sendo muito puxado… imagina 8h + 6h[/quote]
Imagina eu então…trabalhava 8 horas(alias 9 por que tinha o horário do almoço) e estudava a noite ainda!! imagina se eu conseguia estudar? IMAGINA?
muito deshumano…horrível

[quote=akumaldo][quote=felipecruz]cara… eu axo q 800 é o valor pra um estagiario q nao sabe quase nada, so sabe programar em uma linguagem por ex…

eu estagiei 2 anos… fazendo 6h pra poder fazer 6h de faculdade por dia e ter uma vida mais normal heeh mesmo sendo muito puxado… imagina 8h + 6h[/quote]
Imagina eu então…trabalhava 8 horas(alias 9 por que tinha o horário do almoço) e estudava a noite ainda!! imagina se eu conseguia estudar? IMAGINA?
muito deshumano…horrível[/quote]

se sua carga horaria era 6h era desumano… em algumas facul sao 4h…
mas é uma escolha de cada um né… hehe
eu aceitei estagios com salarios mais baixos, 500, 600 reais mas pra fazer so minhas 6h

falow

[quote=felipecruz][quote=akumaldo][quote=felipecruz]cara… eu axo q 800 é o valor pra um estagiario q nao sabe quase nada, so sabe programar em uma linguagem por ex…

muito deshumano…horrível[/quote]

se sua carga horaria era 6h era desumano… em algumas facul sao 4h…
mas é uma escolha de cada um né… hehe
eu aceitei estagios com salarios mais baixos, 500, 600 reais mas pra fazer so minhas 6h

falow[/quote]

AGORA IMAGINA VOCÊ trabalhar as 8 horas, e ainda ganhar 500 reais!!!
era essa minha realidade…
infelizmente…

heheh
bad hein cara!
mas essa fase de estagio/facul passa hehehe

Cara, estagiário é mão de obra de muto baixa qualidade, não faz sentido pagar bem.

Os salários baixos são um estímulo para eles aprenderem, isso sim.

Acho que o cara é dono de empresa gente…todos quietos…encerra o assunto! 8)

[quote=louds]Cara, estagiário é mão de obra de muto baixa qualidade, não faz sentido pagar bem.

Os salários baixos são um estímulo para eles aprenderem, isso sim.[/quote]

TEve problemas com estagiários esses dias? :lol:

Quando eu estagiei, sob o regulamento de estágios da minha universidade, eu poderia ser mandado embora a qualquer hora, poderia ir embora quando bem quisesse e também não tinha responsabilidade nenhuma com a empresa.

Estágio é somente para fins educacionais, o estagiário tá lá pra aprender. Empresas que exigem que estagiário façam trabalho de funcionário fixo, mesmo pagando mais do que a média, está escravizando e abusando para ter mão de obra barata. E estagiário não tem salário, tem bolsa pra auxiliar nos gastos.

Programador júnior é um programador em início de carreira. Eu concordo com o Daniel Quirino, usar a experiência em projetos é a melhor medida pra decidir se um cara é junior, pleno ou senior.

Olá

Provavelmente esqueci alguma coisa nas funções abaixo. Na prática nem sempre é assim, mas pode acontecer em alguma empresa:

estagiário - codifica Java, Javascript, html, shell script, agora mandaram estudar Ruby, instala softwares na empresa inteira, troca placas de rede, faz compras na Santa Ifigênia, dá suporte de Corel Draw e Photoshop à filha do diretor. Trabalha 8 horas como o junior mas ganha como estagiário. A vantagem dele existir é que além de trabalhar ele responde por todas as cagadas. Geralmente é o queridinho das meninas que valem à pena na empresa. Entra sem saber nada e 3 meses depois sabe um pouco de cada das funções acima dele quando seu salário sobe mais 100 “real”. Em algumas empresas, ele e mais um ou dois colegas, representam o departamento inteiro de TI que é chamado de CPD. Faz tudo que falta fazer nas outras camadas se não tem ninguém acima dele.

estagiário do suporte, help desk - pessoa de extrema habilidade para ouvir reclamações do cliente, traduzir para o linguajar e a capacidade de trabalho interna da empresa, se entender com os nerds pois ele sonha ser um, explicar para o Diretor o porque de tantos palavrões do cliente e que sempre é espinafrado se o outro cliente reclama que esperou muito para descarregar seus palavrões no telefone. Ganha 600 “real”.

programador Junior - sabe JSP, struts, hibernate, um pouco de sql, html, javascript e um mínimo de j2se. Como é o que mais sabe HTML, se entende com o web designer e se mete a definir como deve ser a cara da empresa para o mundo. Faz quality assurance (testes de aceitação e regressão). Conhece testes unitários, API de logs, sabe usar SCM (CVS ou subversion) e sistema de acompanhamento de tarefas. Todo dia faz builds do sistema. E precisa arranjar tempo para dar serviço para o estagiário. Faz faculdade à noite e ainda estuda para certificação. Faz tudo que falta fazer nas outras camadas se não tem ninguém acima dele.

web designer - manja para caramba de flash, faz curso de PHP à noite, sonha em aprender ASP.NET, usa a máquina mais cheia de software pirata da empresa, tenta parecer porra louca porque é da profissão mas no fundo é quadradão e não tolera a namorada dele falando com o estagiário. Sua maior felicidade é a intimidade com o Diretor de Marketing que é cunhado do dono da empresa. Sempre fica triste quando as modificações que sugere para trocar tudo para Flash não são bem recebidas. Seu orgulho é o logotipo que criou chupando um CD que comprou na Santa Ifigênia. O unico que se dispõe a conversar sobre layout sem reclamar do que já foi feito é o programador junior.

analista programador pleno - sabe tudo do junior e mais como não fazer uma aplicação, patterns, servlets, as vezes ejbs, modelar sql. Certificado, conhece j2se mais a fundo porém muito menos do que ele pensa. Conhece um pouco do negócio mas já sabe como as coisas funcionam na empresa. É o Configuration manager ( faz deployment de aplicações e coordena versões). Resolve eventuais merges no SCM. Pode fazer reuniões com cliente e liderar equipes. Namora a moça da contabilidade. Faz tudo que falta fazer nas outras camadas se não tem ninguém acima dele.

analista programador senior - sabe tudo do senior e mais metodologia de desenvolvimento, tem especialização em alguns tópicos. Análisa e projeta sistemas pelo menos parte dele. Tem todas as certificações que não servem para nada no seu dia a dia. Faz pós graduação em marketing porque não tem grana para o MBA. Conhece bem o negócio, sabe como as coisa funcionam na empresa mas faz pose de que tudo vai dar certo. Lidera equipes, coordena projetos, responsável pela segurança do servidor (que passa para o estagiário), responde à gerência, acompanha cronogramas, atende cliente (reclamando disto com os colegas), só codifica casos difíceis de desenvolvimento. Faz tudo que falta fazer nas outras camadas se não tem ninguém acima dele.

arquiteto de sistemas - quando existe, analisa e projeta o sistema tanto quanto ao desenvolvimento como em questões de segurança e rede. Faz capacity planning (chuta pois nunca ouviu falar no assunto). Configura toda metodologia de desenvolvimento. Acompanha o desenvolvimento de modo que siga o projeto. É também DBA caso não exista um específico. É geralmente o primeiro a ser mandado embora quando o projeto se torna deficitário. Manja para caramba de JINI mas é pena que não deu certo neste projeto. É o cara de XP, Scrum e outras metodologias que a empresa no próximo projeto talvez possa experimentar. Algumas vezes está subordinado a um programador senior que coordena o projeto e que responde à gerência. Vejam mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquiteto_de_sistemas

DBA - temporário, um cara legal mas que enche o saco, cria o maior caso e ainda bem que depois de algum tempo não está nem aí se tem gente criando tabelas, triggers, stored procedures, worms e time bombs. Às vezes é apenas mais um estagiário mas em outras é o tiozinho que não tem saco para aprender Java.

Consultor - a gente conhece um cara muito bom naquilo que está dando merda mas não pode chamá-lo porque custaria muito caro. E depois o diretor já gastou uma puta nota contratando aquela moça que na semana que vem falar de “Como acordar todo dia sorrindo mesmo ganhando esta merreca” mas com outro título (des)motivacional.

gerente de desenvolvimento - PMI quase certificado, odeia ouvir falar de XP. Faz o project, mostra para diretoria e passa o resto do tempo se explicando, tomando esporro de cima e dando esporro em baixo porque o cronograma do project nunca bate.

Diretor de TI - no tempo dele tudo funcionava a contento, os prazos sempre eram cumpridos à risca e as coisas eram tão complexas que às vezes não davam para ser descritas em um único almoço. É o cara que é amigo de todo mundo, principalmente os acima dele. Diz para todos os clientes que as transações são 100% seguras e que o desenvolvimento já está quase nível 3 CMM. Ele nunca entende porque atualmente com tanta tecnologia as coisas demoram mais do que o Diretor Comercial prometeu ao cliente. Sempre que alguém vai na sala dele não volta mais.

Diretor de marketing - nunca tem tempo, mas no elevador tem ótimas idéias. Pena que seu cunhado que é dono da empresa nunca as aprove. Quando não está ao telefone, está no cliente, principalmente quando não tem cliente.

[]s
Luca

so uma pergunta aonde achou tudo isso uhaauhauh!!

[quote=microfilo][quote=louds]Cara, estagiário é mão de obra de muto baixa qualidade, não faz sentido pagar bem.

Os salários baixos são um estímulo para eles aprenderem, isso sim.[/quote]

TEve problemas com estagiários esses dias? :lol: [/quote]

Recentemente não, mas já tive que encaram muita roubada feita por stags.

O fato é, você vale quanto produz, estagiários no geral não produzem muito, então é justo receber menos. O problema é o que ZehOliveira comentou, as empresas exploram como forma de subemprego, não dando qualquer forma de subsídio para o estagiário crescer e aprender.

eu discordo q estagiario seja mao de obra de baixa qualidade.

tem muito estagiário bom por ai, assim como tem muita gente ruim.

um bom estagiario geralmente é um bom junior. um estagiario ruim, as vezes vira junior porque se formou ou por experiencia mas nao necessariamente ele é um bom analista e/ou programador.

eu ja vi muita empresa com projetos onde existia um pleno e bons estagiarios abaixo tocando projetos

por isso q pra mim… muitas vezes(não todas…) estagiario e junior podem ser quase a mesma coisa praticamente…

[quote=louds]…mas já tive que encaram muita roubada feita por stags.

[/quote]

Que tipo de roubada? O que aconteceu?

Olá

Muitos anos de praia!

Mas a intenção principal do meu post foi deixar claro que programador tem muito mais coisa para fazer do que somente programar.

[]s
Luca