[quote=Luca]Olá
Muitos anos de praia!
Mas a intenção principal do meu post foi deixar claro que programador tem muito mais coisa para fazer do que somente programar.
[]s
Luca[/quote]
Eu achei isso uma gozação tremenda…isso sim! :lol:
[quote=Luca]Olá
Muitos anos de praia!
Mas a intenção principal do meu post foi deixar claro que programador tem muito mais coisa para fazer do que somente programar.
[]s
Luca[/quote]
Eu achei isso uma gozação tremenda…isso sim! :lol:
[quote=felipecruz]eu discordo q estagiario seja mao de obra de baixa qualidade.
tem muito estagiário bom por ai, assim como tem muita gente ruim.
um bom estagiario geralmente é um bom junior. um estagiario ruim, as vezes vira junior porque se formou ou por experiencia mas nao necessariamente ele é um bom analista e/ou programador.
eu ja vi muita empresa com projetos onde existia um pleno e bons estagiarios abaixo tocando projetos
por isso q pra mim… muitas vezes(não todas…) estagiario e junior podem ser quase a mesma coisa praticamente…[/quote]
Estagiarios, assim como juniors, em geral, não tem experiência para resolver problemas mas complexos, tão pouco tomar decisões arquiteturais sobre qualquer projeto de media/grande complexidade.
Concordo que com uma pessoa mais experiênte e capacitada mentorando eles, é possivel usá-los para tocar projetos mais complexos.
Já ví várias vezes em que um estágiario/júnior, por não ter uma boa visão do todo e falta de experiência não soube fazer, ou fez muito mal, coisas que fugiam um pouco do trivial.
[quote=louds][quote=felipecruz]eu discordo q estagiario seja mao de obra de baixa qualidade.
tem muito estagiário bom por ai, assim como tem muita gente ruim.
um bom estagiario geralmente é um bom junior. um estagiario ruim, as vezes vira junior porque se formou ou por experiencia mas nao necessariamente ele é um bom analista e/ou programador.
eu ja vi muita empresa com projetos onde existia um pleno e bons estagiarios abaixo tocando projetos
por isso q pra mim… muitas vezes(não todas…) estagiario e junior podem ser quase a mesma coisa praticamente…[/quote]
Estagiarios, assim como juniors, em geral, não tem experiência para resolver problemas mas complexos, tão pouco tomar decisões arquiteturais sobre qualquer projeto de media/grande complexidade.
Concordo que com uma pessoa mais experiênte e capacitada mentorando eles, é possivel usá-los para tocar projetos mais complexos.
Já ví várias vezes em que um estágiario/júnior, por não ter uma boa visão do todo e falta de experiência não soube fazer, ou fez muito mal, coisas que fugiam um pouco do trivial.[/quote]
concordo com voce! mas acrescento algumas observações
a função de um estagiario ou um junior não é resolver problemas complexos, muito menos tomar decisoes arquiteturais… considerando isso a mão de obra deles é muito importante…
foi isso que eu quis dizer… hehe…
resumindo…
ser bom != ser experiente… sempre vao existir situações onde cada caracteristica dessa irá se sobressair
eu realmente nunca trabalhei com estagiários ruins… quando eu estagiei… levei comigo amigos que também eram interessados e motivados entao sempre consegui aprender bastante com os estagios… e dps q fui efetivado… vi uma nova leva de estagiarios da minha facul que eu vejo que tem um futuro maneiro também…
mas tem muita gente da minha faculdade q realmente é fraca e estagiava por bons salarios… porem nao faziam trabalhos legais e preenchiam planilhas de excel (trabalho administrativo chato)
os fracos… serao fracos estagiarios… fracos juniors… fracos plenos…
existem jogadores de seleção e jogadores de clube hehe
o mundo é assim
[quote=akumaldo][quote=Luca]Olá
Muitos anos de praia!
[]s
Luca[/quote]
Eu achei isso uma gozação tremenda…isso sim! :lol: [/quote]
eu já acho que é a realidade
eita ate onde vai o topico?
Até onde vai eu não sei, mas tá interessante.
Ah…mexeu com dinheiro o pessoal fica doidão…e sai postando…
hauehua
mas é proibido sair postando num forum? ahuehuaheua
1-Como qualificar um programador Jr. ?
2-Quais os requisitos básicos que as empresas buscam (exigem) ?
3-Tenho experiência com J2SE. OO, enfim… mas nuinca participei de um projeto ou um desenvolvimento profissional como uma aplicação web grande ou um ERP. Sou um programador Jr.? Ou nem me encaixo nisso?
[quote=camilolopes]ae que va mal a pergunta o que CLT e PJ… tradução as siglas?
So para fechar o assunto:
junior = certificado em 1.5?
e demais categorias seria as outras certificações? respectivamente?[/quote]
Isso eu acho estranho…!!
CLT = “Consolidação das Leis Trabalhistas” => Você é o funcionário de uma empresa.
Veja que nesse caso você é protegido e estará fazendo parte de uma gama de recursos legislativos. Você poderá recorrer aos seus direitos se necessário, você será beneficiado com alguns benefícios que são especificos para o trabalhador “e não a empresa PJ”, apesar da empresa também ter seus recursos e direito. Mas são diferentes.
PJ=“Pessoa Jurídica” => Você é a empresa.!
Quando te contratam como PJ, na realidade estão contratando uma empresa para fazer o serviço. Que na maioria das vezes (no caso do TI) só possui uma pessoa que tem uma empresa aberta em seu nome como prestadora de serviços.!! Assim aliviando nos impostos também
O que não me conformo é qualificar um programador Jr = Certificação.!!
Pq?
[quote=julianostr]Por favor, você poderia confirmar esses valores?
Isso é PJ ou CLT? E que conta é essa que resultou Senor = R$ 4732,59 = 41,42 ?? Não fala nada disso na revista??
Não entendi…
Pois R$ 4732,59 dividido por R$41,42 dá 114 horas no mês. É isso mesmo?
Aqui na empresa o cálculo é feito sobre 188 horas num mês.
[/quote]
Na maioria das vezes um consultor trabalha menos que um efetivo CLT.!
É isso amigos.!?
[quote=terra.jr]1-Como qualificar um programador Jr. ?
2-Quais os requisitos básicos que as empresas buscam (exigem) ?
3-Tenho experiência com J2SE. OO, enfim… mas nuinca participei de um projeto ou um desenvolvimento profissional como uma aplicação web grande ou um ERP. Sou um programador Jr.? Ou nem me encaixo nisso?[/quote]
Bom…
1- junior pra mim tem q ter boas nocoes de JEE e JSE, não precisa dominar. OO é indispensavel. Mas geralmente o que caracteriza os juniors é que eles tem pouca experiencia profissional
2- Hoje o mercado Java no brasil é muito voltado pra JEE, principalmente sistemas web. Pelo que eu vejo de ofertas, as empresas buscam conhecimentos JEE, JSE, algum framework web(geralmente struts), , um de ORM como o hibernate e algum mais geral como spring. São os mais “famosos”. É legal saber os padroes JEE, assim como os padroes de projeto OO mesmo.
3- sim… voce é um programador junior (e perceba que programador != analista)
ae felipecruz concordo com vc… todo analista ja foi um programador junior nem todo programador jr é analista sempre esse termo!! as vezes o pessoal acha q programador tem função de analista!!
Pessoal a respeito de valores de salario para programadores Junior, pleno e Senior, eu já vi programador junior contratado por regime CLT ganhar R$ 3.600, 00. Esse negocio de valor de salário e muito relativo, depende da empresa que está contratando, pelo menos este eh o meu ponto de vista, mas se eu estiver errado por favor me corrijao…
até hoje eu só vi isso na petrobras e via concurso… alem do mais… sao juniors que nao sao juniors… sao plenos ou seniors…
fora isso, + de 3000 CLT pra junior eu nunca vi…
se vc ja viu em outro lugar (que nao tenha concurso) diz o nome da empresa ai pra eu me candidatar ahuehuahuea
Eu entrei na empresa sem saber nada da tecnologia em que eu iria trabalhar. Na carteira estava Aux. Administrativo por causa do salário.
Estudei por um mês e já comecei a ajudar nos projetos.
Por 3 meses fui observado pelo meu desempenho. Quando o prazo de observação ia terminar me “efetivaram” como programador júnior, com um ganho 50% maior.
Após 6 meses nessa situação perguntei quanto eu ganharia sendo PJ. Me falaram que eu ganharia o dobro. Isso foi em 1998. Fiz a alteração e sou PJ até hoje.
até hoje eu só vi isso na petrobras e via concurso… alem do mais… sao juniors que nao sao juniors… sao plenos ou seniors…
fora isso, + de 3000 CLT pra junior eu nunca vi…
se vc ja viu em outro lugar (que nao tenha concurso) diz o nome da empresa ai pra eu me candidatar ahuehuahuea
não quero ser metido, sou junior, consegui sem concurso e sem esforso e meu salario bruto é isso ai!!
mesmo assim acho que é pouco o que estamos ganhando, deveriamos ser mais respeitados e esse salario que voces anunciaram ai é ridiculo parece até estrategia de marketing para baixar custo!
[quote=info_god][quote=louds]Cara, estagiário é mão de obra de muto baixa qualidade, não faz sentido pagar bem.
Os salários baixos são um estímulo para eles aprenderem, isso sim.[/quote]
Fale por si só…
Se vc acha q estagiario é isso q pena.
pois fui estagiario durante dois anos e minha mão de obra não era nem baixo e nem muito menos muito baixa qualidade.
Infelizmente na epoca eu ja entrei sabendo no estagio, mais como estava cursando faculdade ainda tava dificil encontrar emprego de verdade.
Estagio é mao de obra barata isso sim. Exploração rola muito.[/quote]
Cara, vou ser cruel, mas realista. Estágio é para quem não sabe trabalhar ou arrumar bom trabalho. Simples assim, estagiarios podem ser bons desenvolvedores, inexperiêntes, mas bons.
Só que uma pessoa que tem capacidade para ocupar cargo melhor que stag e não o faz, não sabe arrumar emprego. Faculdade não é desculpa, idade não é desculpa.
Tem nego nesse forum que a meia década tinha 16 anos e já era consultor ganhandomuito mais que um junior ganha hoje. Tem uma tonelada de gente desse forum em cargos de pleno e senior que ainda estão cursando a faculdade (e tem menos de 25).
Minha dica para todos estagiarios que acham que deveriam ser junior, coloquem teu chefe contra a parede ou troquem de emprego. Senão vocês serão efetivados apenas quando se formarem.
[quote=louds][quote=info_god][quote=louds]Cara, estagiário é mão de obra de muto baixa qualidade, não faz sentido pagar bem.
Os salários baixos são um estímulo para eles aprenderem, isso sim.[/quote]
Fale por si só…
Se vc acha q estagiario é isso q pena.
pois fui estagiario durante dois anos e minha mão de obra não era nem baixo e nem muito menos muito baixa qualidade.
Infelizmente na epoca eu ja entrei sabendo no estagio, mais como estava cursando faculdade ainda tava dificil encontrar emprego de verdade.
Estagio é mao de obra barata isso sim. Exploração rola muito.[/quote]
Cara, vou ser cruel, mas realista. Estágio é para quem não sabe trabalhar ou arrumar bom trabalho. Simples assim, estagiarios podem ser bons desenvolvedores, inexperiêntes, mas bons.
Só que uma pessoa que tem capacidade para ocupar cargo melhor que stag e não o faz, não sabe arrumar emprego. Faculdade não é desculpa, idade não é desculpa.
Tem nego nesse forum que a meia década tinha 16 anos e já era consultor ganhandomuito mais que um junior ganha hoje. Tem uma tonelada de gente desse forum em cargos de pleno e senior que ainda estão cursando a faculdade (e tem menos de 25).
Minha dica para todos estagiarios que acham que deveriam ser junior, coloquem teu chefe contra a parede ou troquem de emprego. Senão vocês serão efetivados apenas quando se formarem.
[/quote]
Concordo com você no que apresentou!
eh isso louds concordo plenamente com vc… se o cara é profissional e manda bem cara, entao poe o patrao na parede… se ela n aceitar cai fora…se vc for bom concerteza n vai passar 1 mes desempregado…claro se empenhar tb… ne ? n ficar em casa esperando o tel tocar! mas o mercado de informatica encontrar cara bom acha(as vezes) porem responsavel e honesto ai q ta o X da questao!!