PJ te da mais liberdade pra negociar valores e benefícios. Mas recomendo ficar como CLT até você chegar num nível de conhecimento bastante razoável (que é quando a maioria das empresas começa a pensar 2 vezes antes de te dar aumento).
antes disso a maioria das empresas da aumento sem pensar duas vezs? :lol:
[quote=rodrigousp]IMHO,
- Esses valores estão baixos demais. Como aqui no Brasil o programador também é analista, eu diria que o senior deve ganhar R$50,00/hora (pelo menos).
[/quote]
É possível, mas vai depender muito da sua experiência e de onde você vai pedir isso.
Jr, Pl ou Sr. são graduados a partir do tempo de experiência com projetos de porte similar aos com que a empresa contratante lida. Se você vai procurar por uma vaga em uma empresa que só trabalha com projetos grandes, ela vai buscar saber quais são suas experiências anteriores com projetos de porte equivalente aos projetos dela. E isso independe se fulano sabe “só J2SE” ou se cara manda bem em J2EE. O ponto é experiência e ponto final (nem vou entrar no mérito da questão se esta é a melhor maneira de se avaliar alguém, só estou dizendo como funciona em todos os lugares em que trabalhei).
[quote=ramilani12]quais as vantagens ? , estou quase entrando nesse ramo …
[/quote]
Para mim é que você tem mais dinheiro bruto em mãos no final do mês. E eu prefiro controlar onde e como gasto ele do que deixar que o governo decida por mim.
[quote=Rafael Nunes]
E eu prefiro controlar onde e como gasto ele do que deixar que o governo decida por mim.[/quote]
Engraçado que as empresas de RH sempre usam essa frase pra te convencer a aceitar uma proposta como PJ…
[quote=Rafael Nunes][quote=ramilani12]quais as vantagens ? , estou quase entrando nesse ramo …
[/quote]
Para mim é que você tem mais dinheiro bruto em mãos no final do mês. E eu prefiro controlar onde e como gasto ele do que deixar que o governo decida por mim.[/quote]
Acho bastante relativo isso de o pj ganhar mais…se você fazer um balanço vai ver que é a empresa quem lucra mais com essa bobagem de PJ, no final não creio que você REALMENTE tenha toda essa liberdade de controle sobre seu dinheiro…
Quem diz se você realmente tem ou não controle do seu dinheiro…???
é tudo dominação…só muda o nome…de CLT para PJ, e o dinheiro continua na mão dos oiutros…
Outra coisa trabalhar como PJ só seria legal se você tivesse liberdade de prestar serviços para mais de uma empresa, mas na maioria das vezes vc é “contratado” como PJ onde tem que cumprir 8 horas diarias de segunda a sexta, isso significa que você é funcionario da empresa não um prestador de serviço para a mesma.
Exatamente!! na maioria das vezes como você tem que prestar 8 horas de “serviço” como você fica??? estranho não?
é como você falou, você é FUNCIONÁRIO e não prestador de serviços…
PJ é algo completamente ilegal ao meu ver…
[quote=akumaldo]Acho bastante relativo isso de o pj ganhar mais…se você fazer um balanço vai ver que é a empresa quem lucra mais com essa bobagem de PJ, no final não creio que você REALMENTE tenha toda essa liberdade de controle sobre seu dinheiro…
Quem diz se você realmente tem ou não controle do seu dinheiro…???
é tudo dominação…só muda o nome…de CLT para PJ, e o dinheiro continua na mão dos oiutros…[/quote]
Por exemplos:
Se você é registrado com 7mil em carteira, aí tira x% de IR, x% de fundo de garantia, mais x% de outras contribuições. Líquido no final do mês, você vai ter menos de 5 mil na mão.Sem contar os gastos da empresa com FGTS e outros impostos.
Em um esquema de PJ, a empresa não tem estes gastos, e com esses 2 mil mais, eu particularmente conheço investimentos muito mais seguros e rentáveis que FGTS e INSS
CLT tem 1 mes de ferias
13
quando voce sai de ferias… ganha 1/3 do salario
ou seja… mesmo com os descontos… vale a pena ser PJ só se:
salario PJ > seu salario CLT + (Decimo terceiro/12) + (1/3 do salario/12) + beneficios(Não descontados como alimentacao, transporte, saude) por 11 meses de trabalho…
isso nao é regra… é uma media… muito PJ nao consegue tirar ferias… depende da negociacao… tem gente q se submete a nao ter ferias…
se vc conseguir como PJ um valor maior doq essa soma toda… vale a pena sim… como ja falaram… tem investimentos muito mais rentaveis, e emocionantes (como a bolsa de valores por exemlpo) doq essa porcaria de FGTS
[quote=Rafael Nunes]
…
tira x% de IR, x% de fundo de garantia
…[/quote]
FGTS não desconta do funcionário. Trata-se de uma vantagem, um “plus”, pago exclusivamente pelo Empregador, sobre o seu salário bruto.
Normalmente quando aparece no Holerith, é para indicar o quanto a empresa depositará na próxima competência em sua conta.
Se a sua empresa desconta o FGTS do seu salário, procure uma delegacia do trabalho e faça uma denúncia.
[quote=grprado][quote=Rafael Nunes]
…
tira x% de IR, x% de fundo de garantia
…[/quote]
FGTS não desconta do funcionário. Trata-se de uma vantagem, um “plus”, pago exclusivamente pelo Empregador, sobre o seu salário bruto.
Normalmente quando aparece no Holerith, é para indicar o quanto a empresa depositará na próxima competência em sua conta.
Se a sua empresa desconta o FGTS do seu salário, procure uma delegacia do trabalho e faça uma denúncia.[/quote]
Exatamente…não existe isso de descontar FGTS
tb prefiro a ideia do CLT, PJ é muito arriscado…
qual seria a media de $$ por hora de um programador junior com clt trabalhando 8 hrs?
nao sei a media…
eu ja conheci um pessoal junior CLT q ganhava em torno de 1800 (sem descontos)
Errata, substitua x% de fundo de garantia por x% de INSS
Onde trabalho é assim no regime CLT:
Programador Junior em torno de R$ 2000,00.
Estágio entre R$ 800,00 e R$ 1200,00.
Ainda não saquei a diferença entre estagiário e junior
estagiario pode fazer 6h… nao pode fazer hora extra…
tem carteira assinada…
teoricamente… nao pode ser mandado embora… o contrato é de 6 meses
nao tem ferias… nao tem 13… nao tem descontos inss e ir
e por ai vai…
[quote=felipecruz]estagiario pode fazer 6h… nao pode fazer hora extra…
tem carteira assinada…
e por ai vai…[/quote]
Estagiário tem carteira assinada? Onde?
Pelo menos todos os estágios que fiz na época de graduação não assinaram carteira, no máximo ofereceram uma anotação, no final da carteira de trabalho.
E o contrato pode ser rescindindo a qualquer momento.
[quote=felipecruz]estagiario pode fazer 6h… nao pode fazer hora extra…
tem carteira assinada…
e por ai vai…[/quote]
Ainda bem que você escreveu TEORICAMENTE!
ahahahaha