Problemas com notebook HP séries DV6000 e DV2000

Pois é garcia, entendo a demora da HP porque garantia é assim mesmo. Você saiu de sorte nessa história ai, porque a garantia cobriu tudo, tome mais cuidado com o cabo do carredador,o que acontece na maioria das vezes é um pico no cabo do carrgador, que fecha curto causando assim uma variaçao de energia. O sistema de protecao da placa mae é acionado e os fuziveis da entrada se queimam evitando que um dano maior aconteça.
Resolvendo o problema

1º Abra o carregador e troque todo o cabo, ou simplesmente identifique onde esta o curto, corte o cabo onde esse curto se encontra e ressolde direto na placa do carregador. Como o carregador é blindado, tem que ser fechado com cola mesmo.
2º Abra o notebook e na entrada de energia (na maioria das vezes sao 3 fuziveis) teste eles com um multimetro na escala de diodo, é bem provavel que eles estejam mortos, ai é so trocar. Feito isso é so fechar e voltar a ser feliz.

Para maiores informacoes me adcione no msn igortmoc@hotmail.com, se caso estiver comedo de fazer isso, eu mesmo faço.

Atenciosamente

Igor Thadeu Maia

Olá Igor,

Eu acho que, de acordo com as leis da termodinâmica, temperaturas não se somam deste jeito num dissipador metálico… Mas tudo bem.

A respeito do restante de sua explicação, se não me engano, a solda trinca por causa da composição da liga que usaram na soldagem. Trocar a liga de solda por uma de maior resistência a fadiga (e não apenas fazer o reflow) também resolve definitivamente, com menos gambiarra e maior eficiência. O processador não tem este problema pois se conecta à placa mãe através de um soquete, e não de uma BGA.

E outra coisa, acho que dá pra fazer o cooler girar em sua rotação máxima, e em full time, apenas cortando um dos fiozinhos do conector. É que agora não me lembro se o encaixe do cooler é daquele de três pinos em que um deles fornece o PWM. Se for o caso, geralmente é só cortar o fio central (o amarelinho) que o cooler irá disparar. Mas não tenho como confirmar agora. De qualquer modo, dependendo do notebook, atualizar a BIOS para a versão F.3D já causa a ventoinha a trabalhar em full time. Uma pena que qualquer uma destas abordagens reduza a autonomia de bateria do notebook.

Até mais,
César

Existem pessoas que veem para o forum para ajudar a resolver determinados problemas, outros vem pra falar abobora, fala fala e no fical de contas so coloca ipoteses e resultados que é bom nada.
Para os desentendidos aqui vai um antes e um depois.

Antes

Depois

Já vi muito neguinho em assistencia tecnica muito bem conseituada nacionalmente, consertando os DV e falar que conserta mas o problema volta a aparecer em menos de 4 meses, agora EU mato a cobra e mostro o pau meu amigo,
e a respeito da soma de temperatura nao é feita assim mesmo nao, mas para um bom entendedor meia palavra basta, aquilo foi uma suposiçao.
Eu venho ao forum para ajudar quem tem interesse, quem nao tiver interesse favor nao ler minhas publicacoes, nao sou obrigado a compartilhar conhecimento com pessoas como voce Cesar, essas imagens é de apenas 1 dos mais de 80 que consertei com 100% de aprovaçao. A atulizacao do Bios para F.3D nao deixa o cooler ligado direto e full, fala besteira nao.

Desculpe a falta de paciencia ai pessoal mas se tem uma coisa que me deixa chateado sao pessoas desse tipo ai.

Atenciosamente

Igor Thadeu Maia

Em momento nenhum disse que o que fez foi inutilidade. Não entendi o tom de sua resposta. Também gosto de compartilhar conhecimento, por isso respondi o tópico.

Feliz natal,
César.

[quote=cesarsouza]Em momento nenhum disse que o que fez foi inutilidade. Não entendi o tom de sua resposta. Também gosto de compartilhar conhecimento, por isso respondi o tópico.

Feliz natal,
César.[/quote]

o Tom da resposta é pelo simples motivo de sua ironia ao criticar minhas colocacoes, criticas construtivas sempre sao bem vindas, criticas com “ar de superioridade” nao, vc diz que para deixar o cooler ligado direto seria so izolar o fio amarelo e o central, 1º e amarelo nao é o central, 2º sao 4 fios, 3º mesmo isolando qualquer um dos fios nao faz sentido o cooler fica ligado permanentemente, e nem por isso eu critiquei de forma esnobe suas colocacoes, os foruns sao pra mim um ambiente onde trocamos conhecimentos e esperiencias algumas dao certo outras nao, e para compartilhar conhecimento nao é preciso “ACHAR” ou você faz ou nao faz.

[quote=igortmoc]Pois é garcia, entendo a demora da HP porque garantia é assim mesmo. Você saiu de sorte nessa história ai, porque a garantia cobriu tudo, tome mais cuidado com o cabo do carredador,o que acontece na maioria das vezes é um pico no cabo do carrgador, que fecha curto causando assim uma variaçao de energia. O sistema de protecao da placa mae é acionado e os fuziveis da entrada se queimam evitando que um dano maior aconteça.
Resolvendo o problema … [/quote]

Igor, muito obrigado pela disposição. Felizmente deu tudo certo no meu caso, e estou com um note praticamente novo, já que fiquei apenas com a carcaça do antigo. O resto é tudo novo.

Mas minha esposa possui um notebook da positivo, e esse sim está um caos. Estou há horas querendo abrir o carregador e trocar o cabo, mas o problema é que quebrou bem na ponteira que conecta no notebook. Vou aproveitar logo após a correria de final de ano e procurar essa ponteira nova e refazer esse carregador.

A propósito, conversando com o rapaz da HP que trocou meu notebook, ele disse que esses problemas com quebrar o cabo do carregador tem acontecido muito. Seria ótimo que os carregadores tivessem ambos os cabos de conectar, ao invés de ser o cabo AC conectável e o cabo DC fixo. Mas isso já são outros 500 :smiley:

Igor,

Em conectores de três pinos, geralmente o amarelo central é o sensor de rotação. Se for este o caso, cortá-lo ou, de preferência, colocar uma chave nele, em muitos casos enganará o controlador de velocidade e o fará rotacionar na velocidade máxima. Em conectores de quatro pinos, um dos fios extras (cujas cores dependem do fabricante), é o sensor de rotação, enquanto o outro é quem fornece um pulso controlado por PWM. Por isso interromper um dos fios pode deixá-lo funcionando permanentemente.

Como cortar é mais fácil que soldar uma placa-mãe, imaginei que recebesse a sugestão abertamente. Mas não foi o caso.

Por fim, de qualquer modo reitero que a solução definitiva e profissional consiste realmente em trocar a liga de solda por uma de maior resistência. O resto, apesar de dar certo e funcionar, convenhamos, é realmente gambiarra. A quem estiver interessado, a pouco tempo tomei conhecimento de uma assistência aqui de São Carlos (www.worktecinformatica.com.br) que está efetuando este procedimento e dá um ano de garantia pelo serviço.

Boa virada de ano a todos,
César

Bom Cezar agora estamos começando falar a mesma lingua, peço desculpa pela forma agressiva com que falei, seguinte veio, o cooler do dv6000 possui 4 pinos acabei de fazer o teste aqui tirando do conector o fio amarelo, e nao mudou nada, tirei tbm o branco e o cooler liga mas nao acelera, fiz um teste com o note desmontado; no termometro a temperatura chega á 59º sem o cooler full, com o cooler full fica estabilizada em 44º, nao acredito que trocar as esferas vai resolver definitivamente o problema, porque o problema com o superaquecimento ainda vai existir, a troca das esferas sem sombra de duvidas vai melhorar muito, mas nao vai resolver, ta entendendo meu ponto de vista?

Abraços!!!

Atenciosamente

Igor Thadeu Maia

Igor,

Que bom que chegamos a um consenso. O problema do aquecimento vai continuar a existir, mas estes chips foram feitos para aguentar altas temperaturas mesmo. Quem não aguenta é a solda, que com tantas dilatações e resfriamentos acaba por trincar. Trocar por uma de maior qualidade e durabilidade, geralmente SAC305 (SnAgCu), que contém prata, garante uma maior resistência a esta fatiga ocasionada pelos ciclos térmicos.

Quanto ao cooler, bem, nos conectores de 4 pinos, o amarelo, e não o vermelho, tende a ser o 12v. Depende muito do fabricante, a escolha das cores pode ser totalmente arbitrária. Se conseguir identificar qual é o PWM, desconectá-lo da placa mãe e ligá-lo diretamente no 12v também pode deixá-lo em full. Geralmente a ordem dos pinos, independente de cor, a não ser pelo GND que é sempre preto, é (GND, 12v, Sensor, PWM). Neste site tem mais detalhes sobre a pinagem destes conectores, que devem valer também para estes notebooks a não ser que a HP tenha mudado de propósito.

Abraços,
César

Boa Cesar!!!
Essa ideia de trocar as esferas sem duvida é a melhor, tem logica e faz todo sentido, mas eu nao tenho coragem de tirar um Chip da Nvidia e trocar as esferas, de boa mesmo, prefiro ir com o breu liquido, hidratar as soldas defeituosas ( que resolve o problema, nao acredito que a HP colocaria esferas de má qualidade, o problema ocorre pq a costrante troca de temperatura ocasiona a famoza solda fria, problema q daria em qualquer tipo de solda, seria só questao de tempo.) e matar o problema de super aquecimento deixando o cooler full. Ate porque os consertos desses notebooks giram entorno de R$ 300,00 e todo mundo já acha caro, com a troca das esferas iria pra uns R$ 500,00 mais ou menos, ficaria meio que inviavel para o usuario. Vamos por fim aos nossos discursos Cesar me adicione no msn, acho podemos aprimorar mais coisas. Espero que minhas publicacoes tenha ajudado de alguma forma ai pessoal, des de já agradeço, maiores informacoes meu msn é igortmoc@hotmail.com .

Atenciosamente

Igor Thadeu Maia

Eu desisti de AMD há muito tempo no desktop pq tmb tive problemas de super aquecimento… 2 dias depois de comprar o pc desligava sozinho levei na loja eles falaram que era pq superaquecia (mesmo com o cooler funcionando de boa)… Intel forever!

olá pessoal! meu primeiro post no fórum!!! =D
Estou aproveitando que o tópico foi trazido à tona denovo pra tirar umas dúvidas aqui

Tenho um hp que comprei usado, um pavillion dv 2000 (ou dv2415us sei la qual é o modelo, vi na etiqueta e tem estes dois númeors, mas nenhum dos dois eu achei no site da HP, enfim…) e ele ta com esse problema de superaquecimento (ao menos eu presumo que seja superaquecimento, pq quando uso ele na minha perna quase queima, e ele ta desligando sozinho quando executo algumas ações, como ESCUTAR MUSICA NO ITUNES ENQUANTO NAVEGO NO FIREFOX -.-). Eu tava dando uma lida neste tópico aqui, e pelo que to vendo eh comum dar este problema neste modelo (eu vi algumas menções sobre solda de baixa qualidade, peça mal encaixada sei lá!). Eu vi até que alguns de vocês conseguem realizar a manutenção por conta própria, mas não confio no meu taco à ponto de abrir o brinquedo e tacar uma solda nele!!! auhahuuhauhauha
Também vi que alguns casos foram resolvidos com RECALL (será que no meu caso se for problema de fabricação eles ainda fazem o recall??).
O que eu queria saber mesmo é se alguém sabe ao certo porque ele superaquece assim, se compensa ir atràs da HP pra solucionar o problema (pois o note foi comprado usado, não tenho nota nem nada e já é um pouco antigo…), e principalmente, se vai custar caro!!!
auhauhauhauhuhauha

Processador e memória são
Intel Core Duo T2450 2.00Ghz 2.00Ghz
2Gb de memória RAM

[só para compartilhar com a galera: também tive o problema com a fonte dele, o cabo começou a dar mal contato, então levei numa eletrônica de confiança da minha cidade e ele fez o reparo.]

Leve em um lugar descente. Como ja foi dito em um monte de posts o problema é o chipset da Nvidia e não o processador da AMD. Meu deus.

Leve em um lugar descente. Como ja foi dito em um monte de posts o problema é o chipset da Nvidia e não o processador da AMD. Meu deus.[/quote]

mas meu chipset é intel! (pelo menos minha placa de vídeo eh intel sei la o que…)
eh esse chipset q vcs taum falando (desculpa sou meio leigo!)

Leve em um lugar descente. Como ja foi dito em um monte de posts o problema é o chipset da Nvidia e não o processador da AMD. Meu deus.[/quote]

mas meu chipset é intel! (pelo menos minha placa de vídeo eh intel sei la o que…)
eh esse chipset q vcs taum falando (desculpa sou meio leigo!)[/quote]

O chipset discutido aqui é da nvidia e esquenta feito o inferno. Ele é ótimo e aguenta muito bem a temperatura (placa de video é pra esquetar mesmo não tem jeito), mas o problema é os componentes em volta que torram. O processador não tem nada com isso, ele é feito para notebooks e possui refrigeração.
Esse é o grande problema do mito ao qual me referi a uns posts la atraz. Quem cria e alimenta o mito são os leigos, que ouvem alguem dizer que AMD esquenta e diz: “…AMD nunca mais…”, sem saber o que está afirmando, que o processador possui uma arquitetura melhor ou de desempenho igual e é muito mais barato que Intel. Acaba pagando mais caro pq ouviu alguem dizer e diz tambem. Se eu tivesse uma loja e vendesse os dois processadores, também diria que AMD esquenta, assim você leigo, compraria o Intel que é mais caro, e vai me dar mais lucro. Além de ser uma ótima descupa para técnico picareta. Quanta gente não está botanto a culpa do aquecimento desse notebook no processador ao invés do chipset? Pois é. Aconselho a ler os posts anteriores. E faça uma pesquisa. O Intel esquenta tanto quanto o AMD, em alguns casos possui um cooler melhor só isso.

Ah! Ok! Agora to entendendo!! Então estamos falando da placa de vídeo com shipset Nvdia q esquenta pra caramba! Até aí tudo bem. Só que quando abro o gerenciador de dispositivos e vou em adaptadores de vídeo, ta la escrito intel sei la o que (não estou com o notebook aqui agora, mas era intel media accelerator 450m, se não me engano!) e estou tendo o problema do superaqucimento tbm, será q esse chipset da minha placa de video tambem superaquece que nem o nvidia?

EDITADO: A placa de vídeo no Gerenciador de dispositivos é:

Mobile Intel® 945 Express Chipset Family

Precisa fazer uma pesquisa. Mas já te adianto que se a placa de vídeo do note oferece recursos avançados, com certeza vai esquentar. O problema do notebook discutido aqui é que além do chipset esquentar muito, a localização dos outros componentes também é um problema por estarem próximos a ele, sendo afetados pelo calor. Talvez seu note esquente mas não tenha o mesmo problema. Precisa dar uma pesquisada no seu modelo. É normal note esquentar, mas não é normal ele ficar pifando com pouco tempo de uso.

eeeeeeeeeeeeeee belezaaa eim…

O meu Pavilion ja esta comigo a 5 … 6 meses e funciona que é uma beleza.

Nada de problemas de hardware… ele só veio com 1 problema : Windows vista

Mas isso eu ja resolvi, formatei.

E tem mais comprei 3 anos de garantia quando adquiri ele =D

Legal!!! Mandei uma mensagem nosite da hp, me mandaram atualzar e resetar a BIOS, me passaram até o link para puxar o instalador, me mandaram fazer um bagulho de reinstalar o gerencamento de energia, fiz isso, quando reiniciei o computador, ele naum liga mais.
Abre a tela do lgo da HP, dai abre aquela tela de recuperação de erro do windows, dai eu ja tentei selecionar todas as opções, modo de segurança, com prompt, com rede ultima configração válida e tudo mais, e nada…

Sera q vo ter que formatar??? Tenho arquivo importante nele…

Editado: quando esta carregando no modo de segurança ele para no /driver/crcdisk.sys

[quote=joaohaik]Legal!!! Mandei uma mensagem nosite da hp, me mandaram atualzar e resetar a BIOS, me passaram até o link para puxar o instalador, me mandaram fazer um bagulho de reinstalar o gerencamento de energia, fiz isso, quando reiniciei o computador, ele naum liga mais.
Abre a tela do lgo da HP, dai abre aquela tela de recuperação de erro do windows, dai eu ja tentei selecionar todas as opções, modo de segurança, com prompt, com rede ultima configração válida e tudo mais, e nada…

Sera q vo ter que formatar??? Tenho arquivo importante nele…

Editado: quando esta carregando no modo de segurança ele para no /driver/crcdisk.sys [/quote]

Não é uma solução, mas se precisar recuperar os dados, você pode usar um cd live de linux (recomendo ubuntu). Ele vai rodar a partir do cd-rom, mas você terá acesso a seu hd podendo gravar os dados em um pendrive.
Espero que consiga resolver o problema, porque se depender da HP…