Os problemas são na maioria os mesmos, primeiro começa a desligar sozinho ,wireless para de funcionar ou simplesmente dar umas travadas, se o usuário reparar bem a maquina chega a temperatura muito alta, isso fica fácil de diagnosticar quando existir na máquina um programa como o “everest” por exemplo que pode mostrar para seus usuários a temperatura de determinados Hardwares.
È um erro simples e fácil de resolver, levado pelo lado da medicina é como um câncer, tratado precocemente tem cura, não que ira ficar curado a vida toda, mas quanto antes detectado melhor.
Não gosto muito de ficar falando com termos técnicos tipo GPU, DIE, GBA, rebimboca da parafuzeta etc, etc,etc… termos de quem está dando aulas em cursos adoram, só para falar que sabem mais, vamos pelos termos simples e fácil de ser entendido.
A maioria dos semi-condutores tem um sistema de proteção, que para sua própria segurança é desligado quando chega a determinada temperatura, ai esta o primeiro erro de engenharia da HP, eles só colocaram o termostato no processador, quando a maquina fica muito quente o computador desliga ou trava porque o termostato ?do processador? acusa a alta temperatura e o desliga evitando assim que ele queime certo? Pois bem estamos falando de processadores AMD, os processadores capazes de agüentar as mais altas temperaturas, o dissipador cuida do refrigeramento do processador e é o mesmo que cuida da refrigeração do chipset Nvidia, esse chip é responsável pelo controle de grande parte dos HARDWARES, esse chip é soldado na placa mãe a uma temperatura de mais ou menos 180º normalmente o sistema todo tem que trabalhar em 60 e 70 graus, não é isso que acontece.
O processador AMD é capaz de chegar a temperaturas altíssimas, inclusive bem aproximo de 180º , imagine o processador esquentando 95º ?que é praticamente o normal?e o chipset 95º isso seria difícil? Eu acho que não, soma os dois, vamos relembrar que o chipset quando fixado na placa mãe é soldado a uma temperatura de 180º em interface de grade de esfera, 95+95= 190º o que aconteceria com o chipset? Isso mesmo ele dês-solda da placa mãe fazendo com que o notebook apresente todos esses defeitos.
Resolvendo o problema
Eu "igortmoc@hotmail.com" desenvolvi uma tecnica para acabar com o super aquecimento.
Existem setores na placa mãe que trabalham com a mesma voltagem do cooler, o que eu fiz foi roubar energia da placa mãe e jogar diretamente no cooler fazendo com que ele fique sempre ligado acabando assim com todo o problema de super aquecimento.
Para os notebooks que não ligam ou estao apresentando problemas como wireless não funciona ou desligando sozinho, tem que resoldar o BGA, o processo é simples com uma estacao de solda, breu liquido e seringa.Coloque o breu liquido na seringa e ejete entre o chip e a placa mãe ate transbordar os quatro lados feito isso aqueça a estação de solda em 350º e resolde, pelo fato do chip ser colocado na placa através uma interface de grade esferada, é so aquecer o chip que as esferas voltam pro lugar.
Resolvendo o problema de dissipaçao:Na maioria das vezes o dissipador nem chega a encostar no chip, na china eles colocam uma moeda entre eles, eu comprei uma chapa de aluminio e cortei no tamanho certinho,agora é so colocar pasta termica encima e embaixo e pronto agora é só montar.
Cuidados
1º Ao desmontar cuidado com os flets do painel, eles quebra muito facilmente
2º Quando desmontar, procure manusear em uma bancada isalada de preferencia de borracha.
3º Muito cuidado ao resoldar o chip, coloque a placa mãe em um lugar plano e não deixe a estasao de solda aquecer mais que 350º pode danificar o chip.
4º Quando colocar a chapinha de aluminio entre o dissipador e o chip, olhe se a chapa não encosta em componestes do chip, isso poderia ocasionar um curto,acabando assim com todas as esperanças de velo funcionando novamente.
5º não recomedo a ligacao direta da placa mãe, Como eu disse foi uma tecnica desenvolvida por mim, resolve definitivamente o problema, mas tem que ter alguma noçao em eletronica e circuito SMD.
Para maiores informacoes me edicione no msn que explico melhor.
Atenciosamente
Igor Thadeu Maia