Oracle terá versão grátis e versão paga do Java

Opa, eu também (e acredito que mais um monte de gente aqui também).

O Brasil é phoda. Ô povo que reclama! O pessoal usa, reclama, usa, reclama… Estou estudando muito Rails e vejo que apesar de conhecer muito rubista fanboy chato, os caras na comunidade deles produzem muito (vide o RubyOnBr). Vamos começar a produzir mais antes de ficar especulando coisas que não vamos mudar. Digo isso porque a área de software em sí possibilita uma oportunidade muito legal para nós desenvolvedores: se não gosta dessa JVM da SUN (Oracle), você pode fazer uma melhor e disponibilizar pra todo mundo. A JVM em sí vai continuar existindo da mesma forma. Esse argumento de implementação de referência tem que ser o melhor é totalmente sem fundamento, pois qual é a implementação de referência do JEE? Ele é o melhor application server no mercado?

Btw, eu estava dando uma olhada no VRaptor e puxa, não havia visto como ele é uma ferramenta coesa e possui recursos bem interessantes. Parabéns ao pessoal da Caelum por cada vez mais desenvolver material de qualidade.

Engraçado que eu não vejo esse mesmo pessoal (que produz material interessante e útil) reclamando.

Eu.[/quote]

Qual das duas situações? Ou foram as duas ao mesmo tempo? Você pode descrever por alto o projeto ou você vai ter que me matar, se me contar?

PS: pergunto apenas porque isso é assunto MUITO mais interessante pra mim do que discutir o que a Oracle vai fazer com o Java (estou mais preocupado com o que EU vou fazer com Java…)

Eu.[/quote]

Qual das duas situações? Ou foram as duas ao mesmo tempo? Você pode descrever por alto o projeto ou você vai ter que me matar, se me contar?[/quote]

O que eu posso falar com mais detalhes, e que, no caso, poderia gerar mais prejuízo financeiro(com risco de acidentes envolvendo pessoas). Fui o responsável pelo desenvolvimento do software de comissionamento da mina de Brucutu (Vale), que é a maior mina de beneficiamento de minério do mundo. Este software é o responsável por garantir que a mina possa ser montada/posta em operação. Um erro em um equipamento não bem testado pode levar a uma reação em cadeia na qual todo o investimento é perdido. Mais dados sobre o projeto podem ser obtidos no meu currículo (http://devkico.itexto.com.br (vai lá em “Sobre”)). (valor do investimento: 1.1 bilhões de dolares)

Além disto, também trabalhei em diversos outros projetos de engenharia, como levantamento de Capex, listas de materiais, cálculos, etc. Um erro, e o prejuízo chega a casa de bilhões de Dolares em alguns casos.

Agora: o que eu não entendo é: O QUE a sua pergunta tem a ver com este tópico?

Eu.[/quote]

Qual das duas situações? Ou foram as duas ao mesmo tempo? Você pode descrever por alto o projeto ou você vai ter que me matar, se me contar?[/quote]

O que eu posso falar com mais detalhes, e que, no caso, poderia gerar mais prejuízo financeiro(com risco de acidentes envolvendo pessoas). Fui o responsável pelo desenvolvimento do software de comissionamento da mina de Brucutu (Vale), que é a maior mina de beneficiamento de minério do mundo. Este software é o responsável por garantir que a mina possa ser montada/posta em operação. Um erro em um equipamento não bem testado pode levar a uma reação em cadeia na qual todo o investimento é perdido. Mais dados sobre o projeto podem ser obtidos no meu currículo (http://devkico.itexto.com.br (vai lá em “Sobre”)). (valor do investimento: 1.1 bilhões de dolares)

Além disto, também trabalhei em diversos outros projetos de engenharia, como levantamento de Capex, listas de materiais, cálculos, etc. Um erro, e o prejuízo chega a casa de bilhões de Dolares em alguns casos.

Agora: o que eu não entendo é: O QUE a sua pergunta tem a ver com este tópico? [/quote]

Só se for lhe pedir em casamento…

Alguém duvida que o NetBeans possa ser cobrado?

Eu duvido. A plataforma é 100% SPL,GPL2 ou CDDL (esta terceira, problemática :)) , que garante que todo o conhecimento deva ser retornado aos desenvolvedores. Sendo assim, sempre vai haver uma versão livre, gratuita e de qualidade, pois a própria comunidade vai mantê-la, tal como tem sido feito hoje.

Agora: eu não duvidaria da criação de uma versão paga dele, seja pela própria Oracle ou por alguma outra entidade, tal como ocorre no caso do MyEclipse por exemplo. E sinceramente, dependendo do preço e das funcionalidades oferecidas, eu pagaria. E não vejo nenhuma razão pra FUD ai.

Tem a ver porque um colega aí mencionou o uso de Java em aplicações de missão crítica em comparação a C# e eu queria ver se alguém no fórum estava envolvido com esse tipo de desenvolvimento. Mas eu entendo que é difícil falar do assunto…

Eu duvido. A plataforma é 100% SPL,GPL2 ou CDDL (esta terceira, problemática :)) , que garante que todo o conhecimento deva ser retornado aos desenvolvedores. Sendo assim, sempre vai haver uma versão livre, gratuita e de qualidade, pois a própria comunidade vai mantê-la, tal como tem sido feito hoje.

Agora: eu não duvidaria da criação de uma versão paga dele, seja pela própria Oracle ou por alguma outra entidade, tal como ocorre no caso do MyEclipse por exemplo. E sinceramente, dependendo do preço e das funcionalidades oferecidas, eu pagaria. E não vejo nenhuma razão pra FUD ai.

[/quote]

É sempre possível algo do tipo hostile takeover, não? Uma empresa contratar os principais commiters do projeto e dominar de fato o processo de evolução do produto. As empresas compram outras empresas com o simples intuito de tira-las do mercado… Não vejo porque não fariam o mesmo com o Netbeans, se valesse a pena, claro.

Já era visto que isto ia acontecer. :smiley:

Att.

Eu duvido. A plataforma é 100% SPL,GPL2 ou CDDL (esta terceira, problemática :)) , que garante que todo o conhecimento deva ser retornado aos desenvolvedores. Sendo assim, sempre vai haver uma versão livre, gratuita e de qualidade, pois a própria comunidade vai mantê-la, tal como tem sido feito hoje.

Agora: eu não duvidaria da criação de uma versão paga dele, seja pela própria Oracle ou por alguma outra entidade, tal como ocorre no caso do MyEclipse por exemplo. E sinceramente, dependendo do preço e das funcionalidades oferecidas, eu pagaria. E não vejo nenhuma razão pra FUD ai.

[/quote]

É sempre possível algo do tipo hostile takeover, não? Uma empresa contratar os principais commiters do projeto e dominar de fato o processo de evolução do produto. As empresas compram outras empresas com o simples intuito de tira-las do mercado… Não vejo porque não fariam o mesmo com o Netbeans, se valesse a pena, claro.[/quote]

Hostile takeover de um projeto open source é complicado né? :slight_smile:

Bom, pra te tranquilizar: olha aqui a lista dos parceiros estratégicos do Netbeans:
http://netbeans.org/community/partners/list-strategic.html

E aqui a lista de parceiros da comunidade Netbeans:
http://netbeans.org/community/partners/list-community.html

Como pode ver, é uma pá de gente pra se “comprar”. Isto sem mencionar os programadores, que estão espalhados pelo mundo inteiro.

eu, não de morte, mas de prejuízos financeiros.
Um bug em um sistema de segurança pode acarretar processos ou prejuízos de milhões. Até morte mesmo se isso envolve pessoas e segurança de condomínios.

Java é uma boa tecnologia, mas não é melhor nem pior que c#.

Em termos de desempenho o java é a mesma coisa que o c#. Nem melhor nem pior. Agora missão crítica creio ninguém aqui ter trabalhado em um realmente. Um exemplo disso é um software que realiza cálculos de uma hidrelétrica. Um us de atrazo e lá se vão bilhões de litros de água sem contabilizar. É algo até difícil de imaginar. Java ou .net não se enquadram em tecnologias para esse tipo de solução.

Em termos de desempenho o java é a mesma coisa que o c#. Nem melhor nem pior. Agora missão crítica creio ninguém aqui ter trabalhado em um realmente. Um exemplo disso é um software que realiza cálculos de uma hidrelétrica. Um us de atrazo e lá se vão bilhões de litros de água sem contabilizar. É algo até difícil de imaginar. Java ou .net não se enquadram em tecnologias para esse tipo de solução. [/quote]

Opa. Eu conheço alguns casos de missão crítica. Inclusive, Java 1.4 (atenção para a versão) foi usado para a implementação de sistemas de controle de ferrovias e roaming - não trabalhei diretamente no projeto mas conheço pessoas que participaram (interessantíssimo).

acho que alguém tem que pagar a conta…

como o pessoal falou tem linux versões pagas e outras não, por que o java não pode seguir este padrão

[quote=Mauricio de Mello]acho que alguém tem que pagar a conta…

como o pessoal falou tem linux versões pagas e outras não, por que o java não pode seguir este padrão[/quote]

+1

[quote=kicolobo][quote=Mauricio de Mello]acho que alguém tem que pagar a conta…

como o pessoal falou tem linux versões pagas e outras não, por que o java não pode seguir este padrão[/quote]

+1[/quote]

Bom, é minha humilde opinião, mas não espero que concordem até porque não é a favor.
Sempre existiram JVMs pouco melhores que a de referência (SUN), e em 9 anos trabalhando com java, nunca ví na prática diferenças entre essas, e a mais usada sempre foi a da SUN, alias num episódio bem curioso, tivemos problemas com weblogic e o suporte técnico (pessoalmente e pago) da BEA mandou usar a da SUN para resolver um problema de memória (3 técnicos para ser mais exato). As JVMs pagas sempre estiveram em produção rodando junto com o App Server customizado para elas. Geralmente em desenvolvimento se usa a da SUN.
Todos nós sabemos do esforço e empenho da SUN em fazer uma ótima VM gratuita, já a Oracle não tem como saber.
Citaram o JBoss pago e o JBoss Free, mas quem é a dona da criança? Quando se fala Red Hat, o que vem a tua cabeça? Compra várias empresas? Mata tecnologias? Só visa o lucro?
Não, você pensa em Jboss e Fedora. Já quando se fala Oracle, a coisa muda de cenário, chega próximo a quando se fala em M$. Se você não acha, faça uma pesquisa na net e veja o que a grande maioria acha.
Eu acho sim que a Oracle não se importa com o JCP, principalmente se atrapalhar ganho de lucros de alguma forma. Atitudes como essa podem “rachar” o JCP, mas só o tempo vai dizer porque depende muito de como a Oracle vai fazer isso. Se todo mundo ganhar nada muda, agora se só ela quiser ganhar…
Uma coisa é certa, você não pode fornecer uma plataforma como o Java gratuitamente e depois tirar isso. Quem usou de graça vai buscar alternativas gratuitas e não pagar por ela. Vide o JBuilder da Borland que nasceu pago e depois do Eclipse nem de graça alguém queria.
Linux gratuito e pago (mantido pela mesma distribuição) já nasceu assim, o Java não. Nunca foi da filosofia do java ter ferramentas fechadas. Software de serviços sim, mas ferramentas não, e a VM é a ferramenta.
Pense nisso.

Bom dia,

Oracle sempre fez pagar JRockit JVM.

No entanto, muitos são da opinião de que a JVM com duas versões, tem as consequências seguintes :

A versão livre não vai evoluir tão rápido quanto a paga,

E que só algumas grandes livrarias só serão encontrados nas versões pagas.

Essas pessoas chegam a dizer que isto adicionado ao fim da JVM da Apple pode muito bem significar o fim do Java, pelo menos como linguagem livre.

Eles estão certos? O futuro deve dizê-lo rapidamente agora.

Os quatro Cavaleiros do Apocalipse ainda estão desfilando por aqui?

Bom dia,

Algumas pessoas estão preocupadas e deve-se respeitar as opiniões e preocupações.

Para alguns JAVA é mais do que uma forma de ganhar dinheiro.

JAVA é um espaço de liberdade, imaginação, criatividade e inovação.

E é isso que está em questão, nada mais nada menos.

Fazia tempo que não acessava o GUJ. E é uma pena que quando volto aqui, vejo um tópico tão idiota quanto esse com tanta gente fazendo campeonato de quem fala o maior número de asneiras por post.