Oracle terá versão grátis e versão paga do Java

[quote=mochuara][quote=worldfernando]Olá a todos vou expressar minha humilde opinião .

Acredito que a Oracle vai “acabar” porém aos poucos com a jvm gratuita, como assim? começando pelas incompatibilidades entre as mesmas, a decisão dela já esta jogando fora um dos motivos se não o mais um dos mais importantes que e ser open-source(Liberdade e Tudo!), sou gerente de projetos e digo que vários fatores levam a escolha de uma ou outra tecnologia, confesso que sou meio javeiro de coração porém como profissional tenho que analisar os prós e contras de cada tecnologia, o java nos moldes da Sun(O que saudade) para nos desenvolvedores era espetacular, porem e inegável que a Oracle vai querer reaver o dinheiro investido na compra da Sun seja como for, confesso que na nossa empresa estamos um pouco com receio de adotar java nos próximos projetos e daqui alguns meses sair a noticia “Agora java e Pago e Custa 50,00 por estação” esse e o sentimento da nossa empresa e acredito ser de muitos colegas aqui do forum, torço e muito para estarmos errados, porem e complicado após estar acompanhando as noticias aqui na comunidade e ver projetos e mais projetos descontinuados + Processos, claro que se estiverem na razão e não tiveram um acordo tem que defender seus interesses.

Pois bem como empresa nossas escolhas se erradas custam muito dinheiro, estamos acompanhando atentos as movimentações do mercado (Ainda não corremos para as colinas risos:) ) mas estamos muito preocupados.

Abraço pra os amigos

Fernando[/quote]

Esse ai é sugador confesso. Usa o produto comercialmente e não paga nem 50 reais para contribuir com a evolução da plataforma, imagina quanto deve ganhar o programador na sua empresa. :shock:

O mais curioso é que ninguém é capaz de sugerir uma alternativa, só ficam choramigando, a verdade é que não tem pra onde correr, até onde sei só existem a CLR e a JVM para escolher.
[/quote]

Olhe não e ser sugador os 50 reais que me refiro e com relação a custo do projeto, mas nao vou nem dar muita atenção a sua resposta pois acompanhando o forum vi sua atitude agressiva, pois bem e somente minha opinião, com relação aos desenvolvedores da minha empresa ganham bem sim, e inclusive um dos requisitos básicos para trabalhar aqui na empresa e ter educação e reipeitar a opinião das pessoas!

1 curtida

[quote=MatHeuZ]Ainda bem que eu sei PHP qualquer coisa se o Java transformar-se totalmente em .net eu pulo pro PHP.
8) 8) 8) 8) 8)
:lol: [/quote]

Se for por causa de mercado e comercio em cima da plataforma java lembre-se que o .net não tem versões pagas. Embora não seja opensource todas as versões são distribuídas da mesma forma.

[quote=juliocbq][quote=MatHeuZ]Ainda bem que eu sei PHP qualquer coisa se o Java transformar-se totalmente em .net eu pulo pro PHP.
8) 8) 8) 8) 8)
:lol: [/quote]

Se for por causa de mercado e comercio em cima da plataforma java lembre-se que o .net não tem versões pagas. Embora não seja opensource todas as versões são distribuídas da mesma forma.[/quote]

Bom, pela minha humilde opinião, a Oracle só pode cobrar pela JVM se ela fizer um fork.

Se ela fizer isso, ótimo, vai ficar igual o Interbase/firebird.

O que vai acontecer, nem a Oracle nem ninguém pode dizer, no entanto o movimento do Software Livre veio para ficar.

Quem garante que uma VM paga pode ser melhor que uma melhorada pela comunidade? Temos muitos exemplos disso.

E tem outra, se a tendência no futuro se confirmar de que “tudo” será computação nas nuvens essa “licença” de uso da VM
será para um servidor e não por cada estação.

Atualmente não faz muito mais sentido cobrar por licença, isso é uma mudança de mercado que o software livre impôs.

Vejam quanto custa uma licença do office hoje e quanto custava antes.

Pagar por um RAD, pouca gente paga nos dias de hoje, imagine uma VM.

O que realmente não dá, é ficar achando que uma empresa vai deixar uma equipe full-time disponível para manter um software free sem ganhar nada com isso, ninguém aqui é “Madre Teresa”.

[quote=guerios][quote=juliocbq][quote=MatHeuZ]Ainda bem que eu sei PHP qualquer coisa se o Java transformar-se totalmente em .net eu pulo pro PHP.
8) 8) 8) 8) 8)
:lol: [/quote]

Se for por causa de mercado e comercio em cima da plataforma java lembre-se que o .net não tem versões pagas. Embora não seja opensource todas as versões são distribuídas da mesma forma.[/quote]

Bom, pela minha humilde opinião, a Oracle só pode cobrar pela JVM se ela fizer um fork.[/quote]
Pode citar o trecho da GPL que obriga isso?

[]s

Quanto vai custar o Java Premium? então a versão open será a Starter Edition? no caso do swing poderá criar apenas 3 janelas por sistema?

1 curtida

ótimo, o .net não tem mesmo versão paga, tem apenas aquela porcaria de projeto mono(que quase ninguém se interessa)
mas será que o projeto open java vai ficar igual o projeto mono—> o projeto mono não dah certo por falta de interesse da Microsoft e falta de ajuda de consórcios.
o Java pode parar de ter ajuda da Oracle e ainda os consórcios que ajudam podem largar mão.(este é meu medo)

[quote=juliocbq][quote=MatHeuZ]Ainda bem que eu sei PHP qualquer coisa se o Java transformar-se totalmente em .net eu pulo pro PHP.
8) 8) 8) 8) 8)
:lol: [/quote]

Se for por causa de mercado e comercio em cima da plataforma java lembre-se que o .net não tem versões pagas. Embora não seja opensource todas as versões são distribuídas da mesma forma.[/quote]

respondendo: Isso é verdade, é só mudando o tipo de licença

Pode citar o trecho da GPL que obriga isso?

[quote=Luiz Aguiar][quote=guerios][quote=juliocbq][quote=MatHeuZ]Ainda bem que eu sei PHP qualquer coisa se o Java transformar-se totalmente em .net eu pulo pro PHP.
8) 8) 8) 8) 8)
:lol: [/quote]

Se for por causa de mercado e comercio em cima da plataforma java lembre-se que o .net não tem versões pagas. Embora não seja opensource todas as versões são distribuídas da mesma forma.[/quote]

Bom, pela minha humilde opinião, a Oracle só pode cobrar pela JVM se ela fizer um fork.[/quote]
Pode citar o trecho da GPL que obriga isso?

[]s[/quote]

[quote=guerios][quote=juliocbq][quote=MatHeuZ]Ainda bem que eu sei PHP qualquer coisa se o Java transformar-se totalmente em .net eu pulo pro PHP.
8) 8) 8) 8) 8)
:lol: [/quote]

Se for por causa de mercado e comercio em cima da plataforma java lembre-se que o .net não tem versões pagas. Embora não seja opensource todas as versões são distribuídas da mesma forma.[/quote]

Bom, pela minha humilde opinião, a Oracle só pode cobrar pela JVM se ela fizer um fork.

Se ela fizer isso, ótimo, vai ficar igual o Interbase/firebird.

O que vai acontecer, nem a Oracle nem ninguém pode dizer, no entanto o movimento do Software Livre veio para ficar.

Quem garante que uma VM paga pode ser melhor que uma melhorada pela comunidade? Temos muitos exemplos disso.

E tem outra, se a tendência no futuro se confirmar de que “tudo” será computação nas nuvens essa “licença” de uso da VM
será para um servidor e não por cada estação.

Atualmente não faz muito mais sentido cobrar por licença, isso é uma mudança de mercado que o software livre impôs.

Vejam quanto custa uma licença do office hoje e quanto custava antes.

Pagar por um RAD, pouca gente paga nos dias de hoje, imagine uma VM.

O que realmente não dá, é ficar achando que uma empresa vai deixar uma equipe full-time disponível para manter um software free sem ganhar nada com isso, ninguém aqui é “Madre Teresa”.

[/quote]

JVM nas nuvens??? Que isso…

Desculpe-me não estou comparando de jeito nenhum, o Java tem outras finalidades que o PHP não chega nem aos pés.
mas é um projeto opensource que é ganha implementações todos os dias, toda hora!!
Muitas comunidades trabalhando para evoluir.
(coisa q o Java vai perder)
E PHP existem agora muitos frameworks ótimos que estão trabalham com (MVC) 3 camadas de funcionamento -ZEND, Symfony, PRADO, CAKEPHP, CodeIgniter, Yii, etc.
Mesmo assim não chega nem aos pés.

o bixo está correndo atrás do Java, e vai pegar, isso se o RubyOnRails não passar na frente primeiro.
Do android eu já não falo mais nada—> A Google vai acabar fazendo a mesma coisa q a Oracle.

:evil: :evil:

caramba agora comunidade é sugar!!!
contribuir é sugar???

Centralizar tudo é a melhor opção
em vez de descentralizar e obedecer apenas obedecer as JSR (Java Specification Requests )
basta discutir e inserir mudanças na JSR, e ainda cobrar agilidade nas mudanças.

Ué, quem falou? A Oracle sempre teve uma JVM paga e uma Gratuita (amba adquiridas da BEA), e as duas são melhores que a JVM da Sun. A IBM também tem uma JVM paga melhor.

Não mudou nada.

O pessoal critica a Red Hat por ter um JBoss pago e um gratuito? A Sun tinha um MySQL livre e um cormercial, tinha um Glassfish, Vitual Box livres e comerciais, a Digium tem um Asterisk livre e um comercial…

Por que o mimimi com a Oracle, sendo que na época da Sun tinha muita gente recomendando como alternativa uma opção de JVM paga pra tira-la do buraco.

Isso não vai fazer que fique incompatível, mas abre possibilidade pra capitalizar a divisão Java, já que empresas podem pagar pra ter um ganho maior de performance. Lembrando que muitos algoritmos altamente eficientes são protegidos por patentes e não podem ser implementados pela JVM livre pra não ferir a licença GPL, mesmo que sejam gratuitos.

E lembrando também que até a versão mais parruda do Oracle DB é gratuita pra desenvolvedores pra que eles possam testar suas aplicações.

Ué, quem falou? A Oracle sempre teve uma JVM paga e uma Gratuita (amba adquiridas da BEA), e as duas são melhores que a JVM da Sun. A IBM também tem uma JVM paga melhor.

Não mudou nada.

O pessoal critica a Red Hat por ter um JBoss pago e um gratuito? A Sun tinha um MySQL livre e um cormercial, tinha um Glassfish, Vitual Box livres e comerciais, a Digium tem um Asterisk livre e um comercial…

Por que o mimimi com a Oracle, sendo que na época da Sun tinha muita gente recomendando como alternativa uma opção de JVM paga pra tira-la do buraco.

Isso não vai fazer que fique incompatível, mas abre possibilidade pra capitalizar a divisão Java, já que empresas podem pagar pra ter um ganho maior de performance. Lembrando que muitos algoritmos altamente eficientes são protegidos por patentes e não podem ser implementados pela JVM livre pra não ferir a licença GPL, mesmo que sejam gratuitos.

E lembrando também que até a versão mais parruda do Oracle DB é gratuita pra desenvolvedores pra que eles possam testar suas aplicações.

[/quote]

É porque na realidade há uma legião de “programadores” Java que ainda vivem na idade média, aonde lucro é considerado pecado.
Esta é a razão pela qual detonam a Oracle que tá tentando gerar dinheiro com Java (que pecado!) e são saudosos da Sun que vivia no vermelho (“santa” empresa!) :slight_smile:

Está na hora de acabar com o “De grátis”, quer usar Java? paga 50 reais o download da JVM Starter Edition, faz o registro e licencia, quer usar NetBeans? paga 5000 reais a licença do IDE e por aí vai, dinheiro gera dinheiro e é isso aí, um negócio não sobrevive só de ideologia, chega de sugadores, quer contribuir, dá o dízimo, “ou dá ou desce” quer ajudar na obra do Java? então amém.

Porque simplesmente não da pra piorar o salário do programador Java!

Mas falando sério, é uma questão de tempo para as empresas começarem a adotar linguagens como Scala e Clojure afim de mitigar os riscos de se amarrar a um fornecedor, já que essas linguagens rodam em ambas as plataformas, CLR e JVM.

No fim essas empresas se darão conta que poderão fazer mais com menos gente do que fazia em Java, já que essas linguagens são muito mais produtivas. Quanto mais incerteza quanto ao futuro do Java, mais o futuro é promissor para os programadores dessas linguagens.[/quote]

Também acho que é uma boa aposta, problema é que são pequenas empresas que apostam em linguagens “diferentes”, as grandes são mais lentas nesse quesito e as médias tem uma cabeça tão fechada que nem deve conhece-las. Ao menos é o padrão que tenho visto)

Cara, esse pensamento de que só dá para ganhar dinheiro cobrando pelo software é tão microsoft, e sugadores? Cara, a comunidade COLABORA com o desenvolvimento. Não é errado a Oracle cobrar pelo Java, mas o que pode acontecer? Pô, tem a CLR, será que esse custo a mais em projetos Java pode faze-lo perder algo?

[quote=Luiz Aguiar][quote=guerios][quote=juliocbq][quote=MatHeuZ]Ainda bem que eu sei PHP qualquer coisa se o Java transformar-se totalmente em .net eu pulo pro PHP.
8) 8) 8) 8) 8)
:lol: [/quote]

Se for por causa de mercado e comercio em cima da plataforma java lembre-se que o .net não tem versões pagas. Embora não seja opensource todas as versões são distribuídas da mesma forma.[/quote]

Bom, pela minha humilde opinião, a Oracle só pode cobrar pela JVM se ela fizer um fork.[/quote]
Pode citar o trecho da GPL que obriga isso?

[]s[/quote]

Luiz, a forma que escrevi levou a diversas interpretações, desculpe-me

O fork aqui seria no sentido de por exemplo, a Oracle amanhã resolver cobrar pela JVM, no entanto ela não pode simplesmente
cobrar nada das versões anteriores por ser justamente distribuido de graça, e nem tanto pode se eximir a prestar suporte e/ou manutenção e/ou descontinuar as versões antes de 5 anos conforme legislação.

Então ela teria que fazer “fork” no versionamento interno deles e partir para uma nova versão paga, porém continuar com a versão anterior free.

Existem implicaçõs legais em uma atitude deste nível que vão complicar a vida da Oracle se a intenção se confirmar.

[quote=guerios][quote=Luiz Aguiar][quote=guerios][quote=juliocbq][quote=MatHeuZ]Ainda bem que eu sei PHP qualquer coisa se o Java transformar-se totalmente em .net eu pulo pro PHP.
8) 8) 8) 8) 8)
:lol: [/quote]

Se for por causa de mercado e comercio em cima da plataforma java lembre-se que o .net não tem versões pagas. Embora não seja opensource todas as versões são distribuídas da mesma forma.[/quote]

Bom, pela minha humilde opinião, a Oracle só pode cobrar pela JVM se ela fizer um fork.[/quote]
Pode citar o trecho da GPL que obriga isso?

[]s[/quote]

Luiz, a forma que escrevi levou a diversas interpretações, desculpe-me

O fork aqui seria no sentido de por exemplo, a Oracle amanhã resolver cobrar pela JVM, no entanto ela não pode simplesmente
cobrar nada das versões anteriores por ser justamente distribuido de graça, e nem tanto pode se eximir a prestar suporte e/ou manutenção e/ou descontinuar as versões antes de 5 anos conforme legislação.

Então ela teria que fazer “fork” no versionamento interno deles e partir para uma nova versão paga, porém continuar com a versão anterior free.

Existem implicaçõs legais em uma atitude deste nível que vão complicar a vida da Oracle se a intenção se confirmar.

[/quote]

O certo seria que todos os software gerados a partir da versão opensource, fossem realmente opensource, se quer usar algo comercial, que seja a versão paga para não abrir os fontes, este é o verdadeiro espírito do opensource, compartilhar, dividir para crescer, quer exclusividade? então paga, assim acaba com as acusações de que existe só “xupim” sugadores na comunidade, é um incentivo ao desenvolvimento.

melhor ele dando uma de Apple Fan Boy auhaua zueira so pra descontrair.

E para o pessoal que falta tanta merda da SUN uma empresa multi-nacional das mais inovadoras dos últimos tempos poderia pelo menos antes de falar que a empresa vivia no vermelho… ir verificar o porque ela ficou no vermelho uma boa forma de se informar é ler as explicações do próprio dono http://nighthacks.com/roller/jag/, como por exemplo os prejuízos milionários que a SUN teve com as embalagens dos processadores deles, que demorou muito tempo para ser descoberta entre outras coisas e isso foi um acontecimento para mais detalhes leia o post explicando por que ele vendeu a SUN, uma empresa que não se preocupava em ficar copiando e monetizando as coisas e sim inovava,tinha uma política educacional fortíssima programas de incentivo, treinamentos uma empresa muito mais humana, coisas que a Oracle fez o favor de destruir nos primeiros meses de aquisição.
Sou um grande entusiasta do Java mais ultimamente Java esta literalmente afundando nas mãos da Oracle, até a IBM está ajudando a Oracle nisso fica explicita a incompetência da Oracle.
Na minha opinião se não fosse o Google,IBM,Spring Source,ASF ,Red Hat e todas as outras que fazem o Java ser interessante , java já teria morrido e agora com uma empresa tosca no comando só fazendo com que essas os outros se afastem, cobrando por tudo deixando a comunidade Revoltada, Zuando o JCP, como nosso amigo gerente de projetos ali em cima disse gerando mais custos para os projetos sem dar nada em troca deixando o java menos atraente para os novos projetos.
Há 3 anos atrás eu não diria isto mais realmente nesses últimos tempos estudar C# é essencial pra nós, já que é quase igual ao Java e tem até algumas coisas melhores e pelo menos a Microsoft não necessita da ajuda de um concorrente para evoluir o C#,e conforme as cagadas da Oracle é só mudar de plataforma.

Reza a lenda que C#* não é tão seguro como Java, procede? Se for verdade Java vai continuar sendo usando em sistemas criticos(por cosequencia maiores tanto de tamanho como de salário)

  • na verdade a CLR

Alguém aqui já trabalhou em algum sistema Java onde um bug poderia causar a morte de diversas pessoas ou a perda de milhões de reais?

Eu.