Oracle terá versão grátis e versão paga do Java

No site theregister há o detalhamento completo sobre como isto deverá ser feito, haverá a versão OpenJDK e a versão Premium http://www.theregister.co.uk/2010/11/06/oracle_dueling_jvms/ .

Aguardamos a análise do futurologista e porta voz da Oracle no GUJ MarcosAlex, felicidade para todos.

acho que é natural haver uma JVM paga da Oracle. Aliás, algumas JVMs de outros fabricantes já tinham versões pagas. Bom é saber que continuaremos tendo uma boa JVM aberta.

Quais as diferenças das JVM’s pagas ? chegou a utilizar em algum projeto ou somente a da sun (free) ?

O JRockit sempre foi pago (por isto eu não entendo o alarde que tão fazendo com esta notícia).

Além do fato de termos agora elementos do JRockit na JVM padrão (o que eu acho excelente), o que muda pra nós?

No caso do JRockit, eu sei que tem algumas coisas muito legais, como por exemplo melhores ferramentas de monitoramento e, se não me engano, até a possibilidade de substituição de bibliotecas a quente, sem a necessidade de fechar a aplicação (eu queria muito isto na JVM convencional).

sem alardes…

Não há alarde, a Oracle tem outra visão e deve cobrar pelo seus produtos, estou aguardando a visão do MarcosAlex e quanto que vai custar o NetBeans pra saber a reserva certa pra poder comprá-lo assim que sair a versão paga com recursos Plus que a Oracle terá para nós.

Se for pra manter a versão free como está e criar uma paga com “muitos plus a mais adicionais”, ótimo!

Mas se for pra fazer como fizeram com o Mysql, arrancar recursos pra fazer a versão free… pô, sacanagem hein oracle!

Sacanagem nada, eles sabem é como fazer dinheiro.

Mas mantendo uma JVM aberta tá ótimo!

Sem querer fazer alardes, só espero que a JVM free não seja descontinuada…

E concordo com o josenaldo!

Perguntar umas coisas aqui: qual ganho a Oracle teria em descontinuar a JVM aberta? Despopularizar a plataforma na qual ela gastou alguns bilhões de dolares? Jogar fora a mão de obra quase gratuita que ela obtém com a versão open source? Queimar o próprio filme no mercado e ferrar com a plataforma na qual são baseados diversos (a maior parte) dos seus produtos?

Outra pergunta: qual o problema de existir uma implementação com mais recursos premium? Todos os recursos presentes nesta versão premium são de vital importância pra vocês? Ou passaram a ser de extrema importância só porque você de repente descobriu que existem?

E ai galerinha apocalíptica, não é hora de pensar com um pouco mais de frieza não?

O alarde se dá, pois a jvm de referência sempre foi de uso livre. Apesar de ser natural a Oracle cobrar por uma versão, dá margem para que no futuro a versão paga se transforme numa versão bem superior à open.

JRockit sempre foi superior à open, e a da IBM, também paga, idem. E ai? Qual o problema?

O mesmo a gente vê com os servidores de aplicação. Weblogic, BEA, etc tem muito mais recursos que o Tomcat. No entanto, ele continua ai firme e forte. Precisa de contra argumento melhor?

A versão de referência não necessáriamente precisa ser a melhor, e nem por isto ela afunda ou deixa de ser usada. Aliás, que BOM que existem as versões pagas e caras né? Porque somente assim tem competição e, consequentemente, algum avanço na versão de referência, não é mesmo?

Acho que você não entendeu o que ele quis dizer. A Oracle já tinha uma versão paga antes mesmo de comprar a Sun.

O problema é que o tópico foi criado por um troll que não tem um post no GUJ que não seja flame.

Aliás, pensando melhor, é uma situação engraçada. As pessoas pagam por uma implementação JUSTAMENTE por ser superior à de referência e na qual se baseiam.

Logo, o que há demais nisto? É óbvio que as versões pagas são (e sempre foram) muito superiores às de referência, caso contrário, NINGUÉM COMPRA.

Acho que você não entendeu o que ele quis dizer. A Oracle já tinha uma versão paga antes mesmo de comprar a Sun.

O problema é que o tópico foi criado por um troll que não tem um post no GUJ que não seja flame.[/quote]

Ninguém está atacando nada aqui, é um debate de idéias, se não aceita a opinião dos outros, não participe.

[quote=Paulo Silveira]acho que é natural haver uma JVM paga da Oracle. Aliás, algumas JVMs de outros fabricantes já tinham versões pagas. Bom é saber que continuaremos tendo uma boa JVM aberta.[/quote].
Concordo plenamente com a tua idea, agora se a oracle meter features ruims na versão aberta de proposito, para obrigar que as empresas tenham que comprar a versão paga, ou se a oracle apenas ir actualizando a versão paga e deixar descontinuado a versão gratis,…???
da oracle eu espero tudo depois de ouvir a noticia do mysql sobre o inodb http://www.guj.com.br/posts/list/223685.java :frowning: :shock: :shock: :x :cry:

Sabe o que é mais engraçado? É ver as comunidades de outras tecnologias felizes com esta atitude da Oracle.
Pra estes eu digo: “O dia que estiver-mos na pior das situações, então estaremos iguais a vocês!”

Na minha opinião nenhum motivo pra alarde, isso é o que acontece hoje com a grande maioria das fornecedoras de tecnologias inclusive distribuições do linux.

Eu somente fiz a pergunta da utilidade da versão paga em relação a free em um mundo real, aplicações, vale a pena comprar a versão e porque?

E desde o primeiro post, está claro que a Oracle(que ja tinha a versão paga da JVM) iria continuar com essa linha, pois o intuito de QUALQUER empresa é ganhar dinheiro e sempre será !

Com certeza esta mudança terá impacto na comunidade em geral, não saberemos mensurar o tamanho do impacto mas provavelmente terá algum.
Para exemplificar oque estou falando uma das maiores empresas de software do Brasil, na qual eu ja trabalhei, adotou o java como plataforma para sua nova geração de software, deixando para trás o Delphi e escolhendo o java ao invés do dot Net. Um dos critérios para esta decisão é que o java é free, open source, e roda em qualquer plataforma.
Sempre fomos presenteados com a vm da sun, que sempre foi a mais confiável, e agora que começaremos a ter “diferenciação” entre as vms pagas e open source, talvez a visão dos nossos stake-holders mudem. O impacto pode ser imperceptivel, mas devem ter cabeças preocupadas pensando nas decisões tomadas no passado, se agora são as mais corretas.
Outra coisa que não me preocuparia muito é o MySQL, apesar de ser o grande concorrente do Oracle para empresas pequenas e médias, acredito que a Oracle não ponha restrições na versão da comunidade.
Ai migraremos para o postgre e afins que são tão bons quanto.

Existe os dois lados da coisa, tem empresa que acha que tudo o que é pago é mais confiável, então provavelmente podem deixar de adotar dotNet para ir para o Java por confiar na Oracle. Por outro lado pode perder em empresas que incentivam o SL, ou tem medo da JVM gratuita ficar inferior e ter que encarecer o projeto com a paga…
Sim, isso é óbvio, mas parece que já tem gente que esqueceu de algum lado :roll:

Sobre as JVM pagas, o que elas tem a mais?