Oracle terá versão grátis e versão paga do Java

E oq que é que mudou?

Já existiam versões pagas de JVM, além que a versão “grátis”, se é essa a preocupação, ainda vai ter algumas melhorias vindas da JRockit.
Esse modelo de versões pagas com add-ons existem pra muitos produtos open-source e nunca ninguém nem reclamou e nem foi obrigado a usar.

[]s

Opa, boa tarde.

Na verdade nada mudou ainda, mas a idéia de fazer dividir a principal vm do mercado em open/paga pode deixar alguns executivos com um pé atras.
Fica aquele pensamento: “oque vem depois”?
A visão do Java está muito ligada a imagem da Sun e sua JVM, esses “burburinhos” no mercado podem descartar o Java de alguns projetos, infelizmente é assim, trabalho com diversos clientes, e cada um tem uma visão diferente do futuro, e tem alguns que não querem gastar nem um real a mais com software, mesmo faturando 10 milhões por mês.
Mas se rodar legal na jvm open então tudo certo.

[quote=insonix]Opa, boa tarde.

Na verdade nada mudou ainda, mas a idéia de fazer dividir a principal vm do mercado em open/paga pode deixar alguns executivos com um pé atras.
Fica aquele pensamento: “oque vem depois”?
A visão do Java está muito ligada a imagem da Sun e sua JVM, esses “burburinhos” no mercado podem descartar o Java de alguns projetos, infelizmente é assim, trabalho com diversos clientes, e cada um tem uma visão diferente do futuro, e tem alguns que não querem gastar nem um real a mais com software, mesmo faturando 10 milhões por mês.
Mas se rodar legal na jvm open então tudo certo.
[/quote]

Mesmo na época da Sun havia uma JVM paga, a Java SE for Business. Agora, só porque é Oracle passou a ser perigoso?

Engraçado, nestas horas todo mundo se esquece do JIT da IBM, das JVMs da Azul, JRockit, etc.

O tiro no pé não vai ser dado pela Oracle (eu realmente concordo com tudo o que ela fez até agora), mas sim pelos programadores Java, que, em um dos momentos mais críticos da história da plataforma, ao invés de apoiar, só alimentam FUD e vão contra a empresa que, querendo ou não, está pagando seus salários indiretamente.

Acho que não há motivos para alarde.

O objetivo da oracle sempre foi monetizar o JAVA, e esse é somente mais uma atitude para se realizar isso.

Primeiramente se fragmenta o framework, com versão gratis e paga, investe o minimo na versão free, igual as versões
express, para clientes leves,

e ao mesmo tempo investe pesadamente na versão monetizada, para problemas médios, grandes e complexos. Com o tempo,
por causa de mais recursos, os clientes migram da verão gratis express, para a versão paga. É nesse estilo que a Oracle trabalha,
pois é uma empresa capitalista.

Essa decisão da oracle de monetizar o java pode fazer com que várias soluções não sejam feitas em java,
mas é um risco que a oracle escolheu para se ganhar dinheiro.

O lado bom nisso é que mais dinheiro circulará no meio Java, com mais investimentos,
e talvez, talvez, isso possa aumentar os salários.

[quote=insonix]Opa, boa tarde.

Na verdade nada mudou ainda, mas a idéia de fazer dividir a principal vm do mercado em open/paga pode deixar alguns executivos com um pé atras.
Fica aquele pensamento: “oque vem depois”?
A visão do Java está muito ligada a imagem da Sun e sua JVM, esses “burburinhos” no mercado podem descartar o Java de alguns projetos, infelizmente é assim, trabalho com diversos clientes, e cada um tem uma visão diferente do futuro, e tem alguns que não querem gastar nem um real a mais com software, mesmo faturando 10 milhões por mês.
Mas se rodar legal na jvm open então tudo certo.
[/quote]

Porque infelizmente? É isso que a Oracle quer mesmo, quem não quer gastar um real com software que vá procurar programadores opensource.

Mas se os custos do projeto vão aumentar, pq o salário aumentaria? Tomara que isso não aumente o uso de DotNet =/

[quote=mochuara]

Porque infelizmente? É isso que a Oracle quer mesmo, quem não quer gastar um real com software que vá procurar programadores opensource.[/quote]

Software Gratuito != Software Livre(vide a Red Hat) e principalmente, programadores livres não comem ar, se eles colaboram com softwares de graça é pq é util a eles.

A oracle decidir trabalhar desta forma infelizmente não é um bom negócio para nós.

Geralmente as empresas que adotam essa postura de ter uma versão free e outra paga de seus softwares, usam a versão free como cobaia para testes, alem de não dar nenhum suporte e não se responsabilizar por eventuais bugs, alias, bugs estes que demoram uma eternidade para serem resolvidos na versão free.

Por isso eu vejo essa opção da Oracle como uma perda pro Java. Sempre tivemos uma excelente JVM que sempre foi free. Tudo bem que existam outras JVMs pagas, mas a da Sun sempre foi free e sempre atendeu de maneira excelente a comunidade. Agora já não estará mais garantido que a JVM free será excelente.

E Tudo bem que a Oracle precise fazer isso pra rentabilizar o Java, e portanto é preciso respeitar a decisão deles, porém, acho que não dá pra tapar o sol com a peneira e falar que está tudo bem, que nada mudou e que não precisa fazer alarde. Isso muda as coisas sim! Agora provavelmente se quisermos uma JVM confiável pra ir pra PROD teremos que pagar.

[quote=elias_era][quote=mochuara]

Porque infelizmente? É isso que a Oracle quer mesmo, quem não quer gastar um real com software que vá procurar programadores opensource.[/quote]

Software Gratuito != Software Livre(vide a Red Hat) e principalmente, programadores livres não comem ar, se eles colaboram com softwares de graça é pq é util a eles.[/quote]

Alguma coisa tem que ser feita agora que a mamata acabou.

[quote=lavh]A oracle decidir trabalhar desta forma infelizmente não é um bom negócio para nós.

Geralmente as empresas que adotam essa postura de ter uma versão free e outra paga de seus softwares, usam a versão free como cobaia para testes, alem de não dar nenhum suporte e não se responsabilizar por eventuais bugs, alias, bugs estes que demoram uma eternidade para serem resolvidos na versão free.

Por isso eu vejo essa opção da Oracle como uma perda pro Java. Sempre tivemos uma excelente JVM que sempre foi free. Tudo bem que existam outras JVMs pagas, mas a da Sun sempre foi free e sempre atendeu de maneira excelente a comunidade. Agora já não estará mais garantido que a JVM free será excelente.

E Tudo bem que a Oracle precise fazer isso pra rentabilizar o Java, e portanto é preciso respeitar a decisão deles, porém, acho que não dá pra tapar o sol com a peneira e falar que está tudo bem, que nada mudou e que não precisa fazer alarde. Isso muda as coisas sim! Agora provavelmente se quisermos uma JVM confiável pra ir pra PROD teremos que pagar.[/quote]

Sem dúvida, Java vai perder um monte de “cliente” de versão grátis. Vai todo mundo voltar pra Delphi. rs

Quer excelencia? Pague. A verdadeira comunidade Java, não os sugadores opensource de plantão, agradece.

[quote=mochuara][quote=lavh]A oracle decidir trabalhar desta forma infelizmente não é um bom negócio para nós.

Geralmente as empresas que adotam essa postura de ter uma versão free e outra paga de seus softwares, usam a versão free como cobaia para testes, alem de não dar nenhum suporte e não se responsabilizar por eventuais bugs, alias, bugs estes que demoram uma eternidade para serem resolvidos na versão free.

Por isso eu vejo essa opção da Oracle como uma perda pro Java. Sempre tivemos uma excelente JVM que sempre foi free. Tudo bem que existam outras JVMs pagas, mas a da Sun sempre foi free e sempre atendeu de maneira excelente a comunidade. Agora já não estará mais garantido que a JVM free será excelente.

E Tudo bem que a Oracle precise fazer isso pra rentabilizar o Java, e portanto é preciso respeitar a decisão deles, porém, acho que não dá pra tapar o sol com a peneira e falar que está tudo bem, que nada mudou e que não precisa fazer alarde. Isso muda as coisas sim! Agora provavelmente se quisermos uma JVM confiável pra ir pra PROD teremos que pagar.[/quote]

Sem dúvida, Java vai perder um monte de “cliente” de versão grátis. Vai todo mundo voltar pra Delphi. rs

Quer excelencia? Pague. A verdadeira comunidade Java, não os sugadores opensource de plantão, agradece.[/quote]

Cara, não estou questionando o direito lícito da Oracle de cobrar pelo Java, nem tão pouco querendo discutir se é justo ou não cobrar. Só quis enfatizar que diferente do que estão dizendo por aqui, essa escolha da Oracle muda bastante as coisas, pois antes tinhamos uma JVM excelente de graça, e agora provavelmente a versão excelente não será mais de graça.

PS: Você não sabe responder em um forum sem querer ser ironico(=Palhaço)? Toda vez que vc responde uma mensagem vc vem com ignorância e debochando das mensagens dos outros. Essa postura é ridicula e só mostra o que você é, que não se garante então tem que ficar trollando em foruns.

PS2: Desculpe moderadores, sei que me excedi, e como vocês podem ver pelo meu histórico, isso não faz parte do meu comportamento, mas é que to de saco cheio das respostas deste cara.

A Oracle está certa em atender melhor seus clientes e ao mesmo tempo disponibilizar uma alternativa gratuita. Esse povo não cansa de sugar nao?

Olá a todos vou expressar minha humilde opinião .

Acredito que a Oracle vai “acabar” porém aos poucos com a jvm gratuita, como assim? começando pelas incompatibilidades entre as mesmas, a decisão dela já esta jogando fora um dos motivos se não o mais um dos mais importantes que e ser open-source(Liberdade e Tudo!), sou gerente de projetos e digo que vários fatores levam a escolha de uma ou outra tecnologia, confesso que sou meio javeiro de coração porém como profissional tenho que analisar os prós e contras de cada tecnologia, o java nos moldes da Sun(O que saudade) para nos desenvolvedores era espetacular, porem e inegável que a Oracle vai querer reaver o dinheiro investido na compra da Sun seja como for, confesso que na nossa empresa estamos um pouco com receio de adotar java nos próximos projetos e daqui alguns meses sair a noticia “Agora java e Pago e Custa 50,00 por estação” esse e o sentimento da nossa empresa e acredito ser de muitos colegas aqui do forum, torço e muito para estarmos errados, porem e complicado após estar acompanhando as noticias aqui na comunidade e ver projetos e mais projetos descontinuados + Processos, claro que se estiverem na razão e não tiveram um acordo tem que defender seus interesses.

Pois bem como empresa nossas escolhas se erradas custam muito dinheiro, estamos acompanhando atentos as movimentações do mercado (Ainda não corremos para as colinas risos:) ) mas estamos muito preocupados.

Abraço pra os amigos

Fernando

Boa noite,

Aguenta, coração, muitas noticias emocionantes e pouco tempo. Agora falando sério, já esperava que a Oracle ia ter, que focar em seus recursos pagos, como a JVM e o Mysql, como exemplo.

Sinceramente, desconheço o que causou a venda da SUN para a Oracle, mas é dificil crer que tenha sido por um capricho qualquer. Mas vou ao ponto que interessa.

Agora a Oracle, comprou mais uma empresa, e já havia adquirido a SUN. Quanto mais uma empresa, cresce, maior os custos:

  • Mais funcionários;

  • Maior consumo de energia recursos como: energia eletrica;

  • Mais equipamentos, sob sua responsabilidade, como: computadores e maquinas de produção;

  • Mais gasto, nos setores administrativos: logistica, marketing, etc.

Enfim, essas contas devem ser pagas, e quem as paga são os consumidores dos produtos fornecidos, pela Oracle. Assim como nós vivemos, dos produtos, que fornecemos, aos nossos clientes.

Agora deverá haver, muitas mudanças, pois a empresa esta crescendo num ritmo forte. Então é só ter calma e aguardar, há muita coisa positiva, agregada a esse fator. Uma vez, a empresa, tendo suas duas versões gratuita e paga é garantia, de que ela vai se mater firme. E continuaremos, a ter os produtos, livres/gratuitos ao nosso dispor.

Sou novo com o Java, mas posso dizer que, mesmo não havendo mudança drastica de performace da JVM free. Não vou ter, meu aplicativo, prejudicado quanto a performace.

Há mais fatores, envolvidos, como a concorrência entre as empresas. As versões, free e express, que servem para atrair os novos desenvolvedores, e são o suficiente para pequenos aplicativos. Acredito que a idéia de mercado, misto que está se impondo, pela livre concorrencia, também trará beneficios.

[]s

Porque simplesmente não da pra piorar o salário do programador Java!

Mas falando sério, é uma questão de tempo para as empresas começarem a adotar linguagens como Scala e Clojure afim de mitigar os riscos de se amarrar a um fornecedor, já que essas linguagens rodam em ambas as plataformas, CLR e JVM.

No fim essas empresas se darão conta que poderão fazer mais com menos gente do que fazia em Java, já que essas linguagens são muito mais produtivas. Quanto mais incerteza quanto ao futuro do Java, mais o futuro é promissor para os programadores dessas linguagens.

[quote=worldfernando]Olá a todos vou expressar minha humilde opinião .

Acredito que a Oracle vai “acabar” porém aos poucos com a jvm gratuita, como assim? começando pelas incompatibilidades entre as mesmas, a decisão dela já esta jogando fora um dos motivos se não o mais um dos mais importantes que e ser open-source(Liberdade e Tudo!), sou gerente de projetos e digo que vários fatores levam a escolha de uma ou outra tecnologia, confesso que sou meio javeiro de coração porém como profissional tenho que analisar os prós e contras de cada tecnologia, o java nos moldes da Sun(O que saudade) para nos desenvolvedores era espetacular, porem e inegável que a Oracle vai querer reaver o dinheiro investido na compra da Sun seja como for, confesso que na nossa empresa estamos um pouco com receio de adotar java nos próximos projetos e daqui alguns meses sair a noticia “Agora java e Pago e Custa 50,00 por estação” esse e o sentimento da nossa empresa e acredito ser de muitos colegas aqui do forum, torço e muito para estarmos errados, porem e complicado após estar acompanhando as noticias aqui na comunidade e ver projetos e mais projetos descontinuados + Processos, claro que se estiverem na razão e não tiveram um acordo tem que defender seus interesses.

Pois bem como empresa nossas escolhas se erradas custam muito dinheiro, estamos acompanhando atentos as movimentações do mercado (Ainda não corremos para as colinas risos:) ) mas estamos muito preocupados.

Abraço pra os amigos

Fernando[/quote]

Esse ai é sugador confesso. Usa o produto comercialmente e não paga nem 50 reais para contribuir com a evolução da plataforma, imagina quanto deve ganhar o programador na sua empresa. :shock:

O mais curioso é que ninguém é capaz de sugerir uma alternativa, só ficam choramigando, a verdade é que não tem pra onde correr, até onde sei só existem a CLR e a JVM para escolher.

Eu prefiro o mochuara idolatrando Lisp do que esses tópicos de “mercado/indústria”…

Ainda bem que eu sei PHP qualquer coisa se o Java transformar-se totalmente em .net eu pulo pro PHP.
8) 8) 8) 8) 8)
:lol:

Comparar PHP ao Java foi de doer :frowning: