Tudo mundo fala super bem do Oracle e tudo mais, entao blz, certo credito deve ter realmente, mass Facebook, Twitter, Google utilizam Oracle ?
Nunca entendi pq a maioria dos produtos da Oracle tem sempre mais de 1GB de download, ja pensou nisso ?
Nos lugares onde voce viu Oracle era necessario realmente um Oracle ?
Sera que essa coca nao é fanta ?
Oracle é Foda, Oracle é Foda, Oracle é Foda, po vamo parar ne, as vezes senso critico é bom.
obs: Acabo de olhar agora nos pacotes do debian eo package do postgree tem algo com torno de 257.5 kB, calma, claro que instalado e contando suas depedencias deve ter umas 100x mais que isso, mas o que justifica um Oracle ter mais de 1gb ? justificar seu alto custo ?
Eu não tenho nada contra o banco da oracle. Tem é claro algumas particularidades, mas dai quase todos bancos tem. O DBII por exemplo tem as suas também, como o Sql Server…
Mas no caso da empresa, é uma empresa com fins lucrativos, é claro que eles vão tentar eliminar o que acreditam ser concorrencia.
Agora eles possuem o Oracle que é pago e o MySql, não vão querer dar espaço para outros crescerem as custas dos produtos deles.
Mas o pessoal que desenvolve o postgress, com certeza vai dar um jeito nisso para manter o desenvolvimento.
Demorou, se fosse presidente da oracle iria fazer o mesmo.
As empresas que antes eram “patrocinadas” pela sun ja foram avisadas indiretamente depois da aquisição. Vários contratos vão ser revistos o que nao interessar para os negócios da oracle (opensource ou não) vao ser cortados isto é negócio.
Até agora a Oracle não colocou o preço do download do Java, acabou o doce, negócios são negócios, ow Alex veja aí com o pessoal da Oracle quando vai custar o runtime do Java, obrigado.
Quando vocês tomam alguma decisão, no que pensam primeiro ? Em vocês ou nos outros? Nos seus interesses ou no de outros?
A decisão da Oracle já foi tomada, não precisa chorar(muitos estão) pois agora é a hora de mexer as perninhas e fazer algo pelo postgreSQL pois ele não vai acabar até o ultimo shit+del hehe.[/quote]
Não é possivel exigir ética de empresas. Quando os investidores querem resultados, vale qualquer coisa (dentro da lei, geralmente). Agora, cabe ao pessoal do postgres correr atraz de outro suporte pra fazer esses testes.
Particularmente, eu prefiro postgres a oracle, sem nenhuma dúvida. Em questões de escalabilidade e performance, não vejo nenhuma desvantagem do postgres, e a usabilidade do postgres é até melhor. A única ferramenta do oracle que eu realmente acho fenomenal é o Toad.
A partir de hj a propaganda contra os produtos da Oracle deveria ser feita por todos os profissionais da área, pq no fim das contas, quem quer Oracle são as empresas, os desenvolvedores já estão muito bem servidos pelo Postgre.
Morte a Larry Ellison e a Oracle!
Já que estamos falando no pgsql, eu migrei algumas aplicações de MySQL para PostgreSQL há algum tempo e fiquei muito satisfeito. Não migrei por causa da Oracle ser a mãe do MySQL, mas sim porque o MySQL não possui suporte a sequence, além das impementações de procedures de triggers serem bem limitadas. No pgsql essas features são bem mais elaboradas.
Posso meter mais lenha na fogueira? Há pouco publiquei um tópico sobre uma notícian o baguete que o tio Elisson é o executivo mais bem pago da decada. http://www.guj.com.br/posts/list/214054.java. Pelo visto o negócio dele realmente está dando “bons” lucros.
Quanto ao PostgreSQL no Solaris, creio que o pessoal do time do PostgreSQL vai achar uma alternativa. Acho pouco provável que o suporte ao Solaris deva acabar.
Alguem aqui por favor me mostre uma linguagem de programacao PAGA, onde tu tem que pagar pra desenvolver, e tem que pagar pelo runtime pra executar ela. Eh serio pq eu nao conheco, se tiver eh uma grande novidade pra mim. Mas por favor PAREM com esta ASNEIRA de que o java vai ser pago. Sequer a Microsoft faz isso.
Agora outra coisa muito diferente seria pagar por uma JVM com features especiais, mas para nos desenvolvedores isto nao fede nem cheira, estaremos programando em java or whatelse normalmente, se a empresa necessitar de tal VM diferenciada que compre.
Compartilhamos a mesma opinião. Tenho usado pgsql em aplicações muito robustas e tudo têm funcionado muito bem, inclusive replicação e features mais avançadas.
Mas eu realmente tenho uma dúvida sobre quais as features do Oracle que o PostgreSQL não suporta. E falo em features que realmente usamos, e não features como rodar classes Java dentro do banco de dados, coisa que até hoje nunca ví projeto algum usar.
Mas eu realmente tenho uma dúvida sobre quais as features do Oracle que o PostgreSQL não suporta. E falo em features que realmente usamos, e não features como rodar classes Java dentro do banco de dados, coisa que até hoje nunca ví projeto algum usar.[/quote]
Compara a versão do Chromium com a do Chrome e procura alguma diferença além do logotipo. Achou?
As versões open source são bem mais do que meia boca. Só não possuem os recursos protegidos de patentes de terceiros (como os codecs) e o envio de estatísticas para o Google, que é onde eles ganham o dinheiro que financia seus projetos abertos.
[quote=marcosalex][quote=chun]
Lanço uma versao meia boca opensource… crio um FORK dentro da empresa… e vendo o fork… mas dizendo que ele é baseado em um opensource…
fez isso com o chrome…
fez isso com o android…
E faz isso com quase todos seus produtos “livres”
[/quote]
Compara a versão do Chromium com a do Chrome e procura alguma diferença além do logotipo. Achou?
As versões open source são bem mais do que meia boca. Só não possuem os recursos protegidos de patentes de terceiros (como os codecs) e o envio de estatísticas para o Google, que é onde eles ganham o dinheiro que financia seus projetos abertos.
Android eu não conheço.[/quote]
Outro exemplo de Fork que tem dado certo é o do VirtualBox. Acho que é quase impossível o Java da Oracle se tornar pago, mas se for acho que adotaria este modelo. De qualquer forma se for considerar por ferramentas Java não existem só as da Oracle.
[quote=chun]Gostei dessa sua concepcao de concorrencia…
é a mesma coisa que a GM ajudar a FIAT fornecendo a fabrica deles para a FIAT fabricar o UNO…
A Sun ajudando o PostgreSQL é a mesma coisa…
Depois não sabem prq a Sun faliu.[/quote]
A Sun faliu porque sempre foi muito, mas muito mal administrada, desde o ano 2000. É só ver o histórico acionário que é fácil perceber que “algo estava errado”.
Entretanto, dizer que a culpa é somente do open-source eu não concordo. Agora, pagar não sei quantos bilhões pelo MySQL, aquilo sim foi loucura.
Acho que um modelo open-source que nem o da Red Hat é interessante e aparenta ser lucrativo, é só ver o tamanho da empresa hoje em dia.
[quote=Leozin][quote=chun]Gostei dessa sua concepcao de concorrencia…
é a mesma coisa que a GM ajudar a FIAT fornecendo a fabrica deles para a FIAT fabricar o UNO…
A Sun ajudando o PostgreSQL é a mesma coisa…
Depois não sabem prq a Sun faliu.[/quote]
A Sun faliu porque sempre foi muito, mas muito mal administrada, desde o ano 2000. É só ver o histórico acionário que é fácil perceber que “algo estava errado”.
Entretanto, dizer que a culpa é somente do open-source eu não concordo. Agora, pagar não sei quantos bilhões pelo MySQL, aquilo sim foi loucura.
Acho que um modelo open-source que nem o da Red Hat é interessante e aparenta ser lucrativo, é só ver o tamanho da empresa hoje em dia.[/quote]
Quanto a administração concordo, e o OpenSource na vida da Sun veio para colocar a ultima pá de terra , em uma empresa que desembolsou bem mais que um bilhão (que foi pago pelo MySQL) para licenciar e adquirir codigos , assim liberando seus produtos em formato aberto…
A red Hat nao precisou abrir todo seu portifolio FECHADO , comproando milhares de codigos desenvolvidos por outras empresas , para no final tentar “lucrar” com algo…
[quote=marcosalex][quote=chun]
Lanço uma versao meia boca opensource… crio um FORK dentro da empresa… e vendo o fork… mas dizendo que ele é baseado em um opensource…
fez isso com o chrome…
fez isso com o android…
E faz isso com quase todos seus produtos “livres”
[/quote]
Android eu não conheço.[/quote]
Achei , a Google MANDA no Chrome , nao tem nada de formato aberto… o desenvolvimento é todo fechado , e vários backports do Chrome são feitos para o Chromium , em uma tentativa de mostrar o quanto eles são gente boa…
Isso acontece com o Android tmb, tanto que uma epoca até quiseram retirar ele do kernel do linux , por falta de atualização.
quem quiser pode usar o openjdk que funciona muito bem e até mesmo o jdk7. Mesmo se a oracle cobrar pela jvm, e diga-se que openjdk já está a anos luz da vm da oracle.
Então não hà porque ter medo. A única coisa ao meu ver foi que o site java com a oracle não possui artigos decentes, enquanto que na época da sun o site possuia ótimo conteúdo.
Eu só estou sentido falta de ver a Oracle fazer alguma atitude positiva em relação ao Java.
Mas as coisas estão tão paradas quanto na época do final da Sun…