Oracle suspende o fornecimento de servidores utilizados para desenvolvimento do PostgreSQL

A Sun Microsystem fornecia servidores para o pessoal que desenvolve o PostgreSQL, servidor de banco de dados open source. Os servidores eram utilizados para build e testes automatizados. A Oracle recentemente suspendeu o fornecimento desses servidores sem aviso prévio.

Fonte

Depois da compra da Sun, a Oracle parou de dar suporte para alguns projetos open source que aparentemente nao se encaixavam na visão da empresa. Na minha opinião, ela não esta errada em tomar esse tipo de atitude, o problema, nesse caso, foi não avisar com antecedência os desenvolvedores que utilizavam esses servidores. Isso acabou prejudicando bastante o trabalho deles

Nunca gostei da Oracle… e nem do Oracle…

(Empresa e banco de dados)

[quote=rogelgarcia]Nunca gostei da Oracle… e nem do Oracle…

(Empresa e banco de dados)[/quote]

Qual motivo de não gostar do banco de dados Oracle?

Assim… o banco de dados… tem vários recursos… tem coisas que só ele faz… e etc e tal…

É um banco bem robusto…

Os motivos de eu nao gostar:

  • A Oracle acha que todos devem segui-la e tudo deve ser em funçao da Oracle… por exemplo… o banco de dados Oracle… usa tudo fora dos padroes… tudo é exagero… mas mmuuuuiiittaa coisa que todo mundo faz de um jeito a oracle faz de outro…
  • Uma vez fui ler um livro para aprender sobre bancos de dados oracle… os dois primeiros capitulos eram só de puxação de saco da empresa (lavagem cerebral) ao invés de falar do banco realmente… então… acabei desistindo de ler o livro…
  • O banco de dados não foi feito para pessoas… erros com mensagens ruins… e mal descritivas do problema… sendo necessária muita especializacao no banco para resolver problemas relativamentes simples…
  • Pra vc conseguir instalar um banco de dados oracle… vc praticamente tem que ser certificado
  • Coisas que em outros bancos são automaticas e nao requerem um especialista… no oracle requer… exemplo tablespaces e CIA… vc cria um FK e o banco nao cria automaticamente o indice entre outros…

Enfim… tudo no Oracle é feito para vc ser um “cara Oracle” e isso se reflete no banco de dados… que nao é feito para funcionar bem e de forma fácil… e sim pra vc ter que contratar um desses "caras oracle"
Nao gosto desse tipo de filosofia…

Por isso uso Postgresql… que é um banco robusto, suporta grandes cargas de dados, vc nao precisa ser um especialista para ter um sistema relativamente grande, e funciona sem maiores problemas…
E se o postgresql não aguentar a sua aplicacao… a consultoria para configurar um banco de dados altamente especializado para os seus requisitos… será mais barata do que contratar um Oracle…

Eu gosto do banco de dados dele. É o melhorzinho que já vi.

Mas eu não gosto de retirarem totalmente o apoio do open-source, fica parecendo que eles não estão nem aí mesmo.

Também gosto muito do banco de dados Oracle, temos que saber diferenciar entre a empresa e o produto. Acho ridículo essa postura que a Oracle vem adotando, só faz criar um descontentamento com ela mesma na comunidade, é com o Open Solaris que não estão nem ai, é com o incentivou ao PostgreSQL, onde isso vai parar ?

Não tenho nada contra a empresa ganhar dinheiro, pois é assim que o mundo funciona, ninguém vive de favor. Mas isso contribuiria muito para gerar creditos para a Empresa, não vou entrar no mérito aqui de “Ahh e agora vão acabar com o java tbm”, pois já vimos varias discussões deste tipo

Coisas do tipo “Tabela não encontrada”. Aí vocẽ pensa: porr#, mas qual é a tabela? Hahahaha

Mas enfim, eu nunca tive problemas com a Oracle, e mesmo eu não sendo puxa-saco deles, tenho alguns vários cursos da Oracle University. Fiz porque achei bom mesmo. Mas a Oracle tem me deixado bem descontente com sua posição pós compra da Sun.

Como o Marky já disse, o problema foi não avisar. Não custa nada avisar. Independente de ser “banco concorrente” ou o que quer que o pessoal pense, basta um simples aviso.

Faz algumas semanas que a Oracle já está arrumando briga com a comunidade. Rolou stress com o pessoal do Opensolaris, Kenai e não me lembro o que mais. Fora o silencio logo após a compra da Sun, quando a comunidade toda cobrava uma posição sobre os projetos.

icefox, excelente comentário. Endosso cada palavra sua.

Quanto ao banco de dados Oracle, bom ele é, mas não é o melhor não. E nada me tira da cabeça que a Oracle anda com uma dor de cotovelo como o pgsql. E convenhamos, é um forte concorrente mesmo. Porém acho que a Oracle pode separar as coisas, afinal o suporte do PgSQL em ambiente Solaris de certa forma pode favorecer ela a manter um sistema pago com suporte maior a aplicativos.

Não sei se fui mal interpretado no meu comentário sobre porque eu nao gosto do banco de dados oracle…

Mas acho que meus argumentos foram todos direcionados ao banco de dados… apesar de nao gostar também da postura da empresa…

Enfim… não gosto do banco de dados pelos motivos que mencionei…

Exatamente disso que estou falando… hehehehe

o que você faz para criar um objeto cujo o nome dele tem mais de 30 caracters? tipo

pessoa_fisica_has_dado_bancario

eu teria que tirar da norma de nomes de objetos, por isto não gosto deste banco, tem sido o meu calo.

[quote=Marky.Vasconcelos]Eu gosto do banco de dados dele. É o melhorzinho que já vi.

Mas eu não gosto de retirarem totalmente o apoio do open-source, fica parecendo que eles não estão nem aí mesmo.[/quote]

[quote=rodrigopmatias]o que você faz para criar um objeto cujo o nome dele tem mais de 30 caracters? tipo

pessoa_fisica_has_dado_bancario

eu teria que tirar da norma de nomes de objetos, por isto não gosto deste banco, tem sido o meu calo.

[/quote]

Mas também convenhamos né, pra que referenciar objetos com mais de 30 caracteres? Não precisa escrever um texto :smiley:

Trabalho com alguns produtos Oracle na empresa, e falando sério, tem coisas que ela complica mesmo, mas o DB para sua categoria/alvo atende bem sim.
Não tenho nada contra a filosofia da empresa, assim como as outras tal como Google, IBM, MS, Red Hat/JBoss etc. enfim, ninguém é “empresa boazinha”, mas a Oracle está cada vez mais batendo de frente com a comunidade gerando um atrito desnecessário no qual poderia ser revertido para dar mais crédito a empresa como o colega icefox disse.

Não custava nada ter avisado os desenvolvedores, isso mostra que fundo o quão incomoda o projeto ou simplesmente um “to nem ai”.

A discução tá forte por aí:

http://br-linux.org/2010/oracle-silenciosamente-desativa-servidores-de-teste-do-postgresql-para-solaris/

Pessoal,

O Oracle Database é um excelente banco de dados, principalmente se você tem um DBA capacitado para fazer o tuning. Muitas mensagens deles não são muito amigáveis (os famosos ORA-XXXX), mas não é a toa que ele é o preferido por muitas empresas.

Isso não tem nada haver com a política da Oracle para com os compromissos assumidos pela Sun Microsystems (antes dela ser comprada pela Oracle), não vamos misturar as coisas. Nesse caso, eles prejudicaram bastante o pessoal do PostgreSQL. Eu acho que eles até estão certos em não dar suporte para projetos que não fazem parte da visão da Oracle.Não custava deixar o servidor disponível por mais, sei lá, 4-6 meses para dar tempo do pessoal do PostgreSQL encontrar uma outra empresa que forneça a infra-estrutura que eles precisam.

Realmente eles poderiam ter avisado…

Agora, sobre o banco de dados, além das mensagens (que são meio em lógica mesmo), e ferramentas para manipulação (que são horríveis), ainda não vi banco mais robusto e com a gama de recursos que ele tem. E já trabalhei com Oracle, DB2, SQL Server, PostgreSQL etc. E outra, não foi forçando a barra (monopólio) que ele se tornou líder entre as empresas…

Paz e bem!

eu tenho certa impreção ruim das mensagens de erro dos bancos de dados, mas eu usei poucos… a impreção não é que o banco oracle tem umas mensagens ruins, é que qualquer banco de dados tem mensagens ruins mesmo… nesse ponto não gostei nem do oracle, nem do mysql e nem do sql server (que usei muito pouco).

quanto as recentes atitudes da empresa em algumas coisas eu até concordo, outras não me pareceu muito bom como tirarem o kenai por exemplo (apesar de eu só saber meio superficialmente o que é e por isso não ter uma opinião sobre o assunto), essa por outro lado foi uma falta de profissionalismo enorme… não suspenderem o fornecimento de servidores, mas sim fazer isso sem avisar… isso foi falho para a imagem da empresa…

Infelizmente o MySQL perdeu o bonde…

Hoje eu recomendaria o PostgreSQL…

Por diversos motivos…

E isto que a Oracle fez , é a o MAIS NORMAL…

a Sun que era boba , tendo comprado o MySQL , continuar apoiando outros bancos de dados…

Agora começou a aparecer os problemas GRITANTES de uma administração caotica…

[quote=Granella][quote=rodrigopmatias]o que você faz para criar um objeto cujo o nome dele tem mais de 30 caracters? tipo

pessoa_fisica_has_dado_bancario

eu teria que tirar da norma de nomes de objetos, por isto não gosto deste banco, tem sido o meu calo.

[/quote]

Mas também convenhamos né, pra que referenciar objetos com mais de 30 caracteres? Não precisa escrever um texto :smiley:
[/quote]

Simples, pelo fato de legibilidade, ou vai me dizer que um PessoaEndereco é menos legivel que um PesEnd? (Não cheguei a 30 caracteres hehehe).

Já tive muito desse problema, a porcaria do oracle precisa ter uma sequencia atrelada, e vc tem que usa-la não é automatico, mas me diga, por que não posso vincular a seguencia em um campo serial/indentity? Até o SQL Server tem isso…

Fizemos algumas padronizações nos nossos bancos para podermos mapear as entidades no JPA, porem, em tabelas com nomes grandes os nomes das chaves e sequencias tiveram de ser reduzidos, inicialmente o padrao seria TABELA_CAMPO_SEQ, acabou TABELA_SEQ, e as vezes o TABELA é truncado pra poder caber os dados ¬¬

Com o postgre não tive esse problema :smiley:

Falando a respeito da Oracle, eles tem 2 bancos (Oracle e MySQL), vão incentivar o principal concorrente gratuito por que? Não vejo problemas em fazer isso não, os recursos são deles eles tem que aproveita-los.

Eu gosto do banco de dados Oracle, e quando você trabalha com alguns terabytes de dados acho ele seguro e confiável, então quanto a banco eu não tenho crítica nenhuma, eu acho que retirar o apoio ao PostgreSQL é algo que estava “na cara” que ia acontecer, o erro foi não ter avisado com antecedência, fala que isto é óbvio porque a Oracle está investindo muito no Mysql (quem está acompanhando as últimas versões lançadas está vendo isso), então fica algo meio fora de contexto investir em um banco e apoiar também o “concorrente” deste.

Não sou eu que coloco estes nome é o ORM e ele não escolhe ai aparecem nomes esdruchulos.

[quote=Granella][quote=rodrigopmatias]o que você faz para criar um objeto cujo o nome dele tem mais de 30 caracters? tipo

pessoa_fisica_has_dado_bancario

eu teria que tirar da norma de nomes de objetos, por isto não gosto deste banco, tem sido o meu calo.

[/quote]

Mas também convenhamos né, pra que referenciar objetos com mais de 30 caracteres? Não precisa escrever um texto :smiley:

Trabalho com alguns produtos Oracle na empresa, e falando sério, tem coisas que ela complica mesmo, mas o DB para sua categoria/alvo atende bem sim.
Não tenho nada contra a filosofia da empresa, assim como as outras tal como Google, IBM, MS, Red Hat/JBoss etc. enfim, ninguém é “empresa boazinha”, mas a Oracle está cada vez mais batendo de frente com a comunidade gerando um atrito desnecessário no qual poderia ser r, evertido para dar mais crédito a empresa como o colega icefox disse.

Não custava nada ter avisado os desenvolvedores, isso mostra que fundo o quão incomoda o projeto ou simplesmente um “to nem ai”.[/quote]

O DB2 também tem essa limitação incômoda do tamanho de campos e de constraints. Particularmente, prefiro nomes grandes mesmo.

Se bem que quando a gente utiliza JPA, esses detalhes do banco deixam de ser tão importantes, ficando somente a performance e robustez. Mas cada caso é um caso, cada projeto é um projeto.

O problema eu acho que não é nem ser uma empresa boazinha… ou má…

Empresas são como pessoas psicopatas… nao estão nem aí pra nada a nao ser lucro…

O problema é que as empresas deveriam pensar em algo chamado sustentabilidade (não pense que sustentabilidade é plantar árvores)

A Oracle, não se enganem, quer dominar TUDO… e faz isso de forma meio como “os fins justificam os meios” causando certos danos ou efeitos colaterais que não são bons…

Além dessa situação do PostgreSQL (na verdade eu nem sabia que a Oracle ajudava com servidores e achei até estranho isso), já tiveram outras… inclusive discutidas aqui no fórum também…

Esse tipo de atitude, ou conjunto de atitudes, acabam gerando um desconforto geral… Numa situação onde só quem sai ganhando “aparentemente” é a Oracle…

E digo aparentemente, porque se ela destroi o que está em volta dela… acaba se destruindo também… (eu acho)… é dai que vem a falta de sustentabilidade…


Só lembrando também que muuuuuuuitas empresas usam Oracle… porque nao conhecem outra coisa…

Há… quem ajudava o PostgreSQL era a SUN… então tá explicado… heheh


É como eu digo… o sistema é auto destrutivo