[quote=josenaldo][quote=juliocbq][quote=josenaldo]Já que tocaram no assunto, vamos imaginar um cenário: E o que acontece se eles resolverem cobrar pelo Netbeans? IMagina quantos projetos terão de ser migrados por causa disso? Muita gente vai TER QUE PAGAR, por causa do custo da migração. Outros vão preferir migrar. Mesmo asim, ainda haverá trabalho, e trabalho = tempo = dinheiro.
Resultado: boa parte da comunidade tem que GASTAR (com Oracle ou não) por causa da Oracle. Pra quem adotou Netbeans por causa do custo, vai ser ótimo!
Pra vocês terem uma idéia de como o mercado funciona, participo de um projeto que vai ser feito em Flex (mesmo com Flex Builder sendo pago). Dentre as opções iniciais de tecnologia RIA, nem incluiram o Java FX por causa da incerteza que existe sobre o futuro dela.
Vocês acham que isso não vai acontecer com Mysql?
Cada vez que a Oracle pega uma tecnologia free e passaa cobrar, o mercado começa a temer pelo futuro do Java e do Mysql.
E nem adianta falar em fork. Mais de 90% dos projetos opensource, segundo o sourceforge, são mantidos apenas pelos proprios criadores. Se este sai do projeto, ele morre. E o fork, normalmente, só dá certo se o criador se envolve.
Sobre o Mysql, acho sim que ele vai morrer com o tempo. E que o Maria DB vai ocupar o seu lugar.[/quote]
Realmente é muito custoso sim. Mas como profissionais esse tipo de mudança não deve nos afetar. Morre uma tecnologia, mas existem n outras disponíveis.[/quote]
O problema é que esse tipo de mudança afeta. E muito!
Existe um custo de estudo para o profissional. E para a empresa, existem n custos para mudar uma tecnologia. Não é a toa que muita empresa ainda usa Cobol.
O problema existe quanto uma empresa OBRIGA todas as outras a mudarem apenas para que ela tenha lucro. Isso PREJUDICA outras empresas, pois elas gastam sem ganhar nenhum benefício, apenas são obrigadas a reinventar a roda. Até a MS aprendeu e parou de obrigar seus desenvolvedores a reescrever todo o sistema a cada versão do visual studio.
E sobre haver outras tecnologias, não é tão simples assim. Não existe no mercado outro plugin para ODF do MS Office. Agora, alguém vai ter que fazer. E ainda se arriscar a ser processado por quebra de patente, direito autoral ou coisa parecida. Ou seja a comunidade pode ficar sem opções e ser obrigada a pagar. Resultado: ODF vai ter mais problemas para ser aceito.[/quote]
Tem custo sim claro. Mas comprar a camisa da tecnologia é um erro fatal pelos mesmos motivos que você citou. É isso que eu quero dizer. Se por acaso o netbeans for comercializado, espero que a oracle lucre muito, pois eu poderia mudar de ide sem problemas, e até de linguagem. Eu estou falando como profissional e funcionário, não como empresário.