Oracle começa a cobrar pelo plug-in ODF

[quote=M3g4d3th][quote=fredferrao]Realmente o fanatismo, achismo, e tudo mais com ismo, ta dominando o tópico.
Ta parecendo aqueles paises muçulmanos, tem la uma multidão, ai um cara da um grito ou solta um peido :shock: , todo mundo entra em panico e um monte morre pisoteado. Aff! A coisa aqui ta proxima disso.

Corram para as colinas++

[/quote]

Hahahaha que preconceito com os muçulmanos…

[/quote]

e coloca preconceito nisso.

[quote=M3g4d3th][quote=fredferrao]Realmente o fanatismo, achismo, e tudo mais com ismo, ta dominando o tópico.
Ta parecendo aqueles paises muçulmanos, tem la uma multidão, ai um cara da um grito ou solta um peido :shock: , todo mundo entra em panico e um monte morre pisoteado. Aff! A coisa aqui ta proxima disso.

Corram para as colinas++

[/quote]

[/quote]

Só se for da sua parte. É apenas uma constatação. Um fato, onde viu o preconceito? Onde houve um PRÉ - conceito?? Falem por favor??? Ou voce nega que este tipo de coisa não é comum nos paises muçulmanos como india, palestina etc.

Quanto flame por causa de um plugin começar a ser cobrado :?
Tá certo que, na minha opinião, a Oracle nc devia ter o Java nas mãos, mas ela tbm não vai extinguir o Java assim ou sair cobrando o olho da cara.

[quote=fredferrao][quote=M3g4d3th][quote=fredferrao]Realmente o fanatismo, achismo, e tudo mais com ismo, ta dominando o tópico.

Corram para as colinas++

[/quote]

[/quote]

Só se for da sua parte. É apenas uma constatação. Um fato, onde viu o preconceito? Onde houve um PRÉ - conceito?? Falem por favor??? Ou voce nega que este tipo de coisa não é comum nos paises muçulmanos como india, palestina etc.[/quote]

me desculpe mas é muito preconceito mesmo. Ninguém é obrigado a concordar com ninguém. Não vamos misturar cor, raça ou credo em um debate de empresas. Numa boa mesmo.

[quote=juliocbq][quote=fredferrao][quote=M3g4d3th][quote=fredferrao]Realmente o fanatismo, achismo, e tudo mais com ismo, ta dominando o tópico.

Corram para as colinas++

[/quote]

[/quote]

Só se for da sua parte. É apenas uma constatação. Um fato, onde viu o preconceito? Onde houve um PRÉ - conceito?? Falem por favor??? Ou voce nega que este tipo de coisa não é comum nos paises muçulmanos como india, palestina etc.[/quote]

me desculpe mas é muito preconceito mesmo. Ninguém é obrigado a concordar com ninguém. Não vamos misturar cor, raça ou credo em um debate de empresas. Numa boa mesmo.[/quote]

Novamente só se for da sua parte.
Mas pense o que quiser, como disse ninguem é obrigado a concordar com o SEU preconceito.

Mas se preferir, para o bem da sua alma, altero o disse para algo assim: “Tao paracendo aqueles paises onde tem aquelas aglomerações religiosas, e entao com algum alarde qualquer a multidão entra em panico e um monte morre pisoteado”.

“O preconceito mora na mente, quem quer ver preconceito ve até onde ele nao existe”

os muculmanos podem ate se concentrar em multidoes,
mas com certeza eles se reunem de uma forma mto mais organizada do que mtas outras manifestacoes existentes por ai…
ou sera que ninguem peida nas multidoes no vaticano,
na 25 de março… dentro de um busao lotado :lol:

Olá

[quote=1 de abril]os muculmanos podem ate se concentrar em multidoes,
mas com certeza eles se reunem de uma forma mto mais organizada do que mtas outras manifestacoes existentes por ai…
na 25 de março… dentro de um busao lotado :lol: [/quote]

O que tem isto a ver com ODF? Amigos, vamos voltar ao tema do tópico. Quem não tem nada para contribuir não precisa escrever só para queimar seu filme.

[]s
Luva

[quote=Luca]Olá

O que tem isto a ver com ODF? Amigos, vamos voltar ao tema do tópico. Quem não tem nada para contribuir não precisa escrever só para queimar seu filme.

[]s
Luva[/quote]

não tem nada haver mesmo. Se o objetivo é popularizar o odf, acho que a oracle agiu de maneira contrária.

tem loko pra tudu " 1 de abril" deve ser zuera msm desse muleke!!

[quote=Luca]Olá

[]s
Luva[/quote]

bom que eu saiba… o topico nao foi um questionario de perguntas e respostas… isso eh uma discussao, formada por todas as respostas contidas no topico, cada pagina, entao se alguem nao entendeu o q eu quis dizer sobre o preconceito que foi abordado, eh q nao eh a melhor forma incluir religiao no meio (interpretacao ajuda as vezes)

Oracle começa a cobrar pelo plug-in ODF - legal eu nao vou comprar mesmo :roll:

A questão não é se vamos comprar ou não. A questão é que a politica de cobrança de ferramentas até então free pode se espalhar por outras ferramentas.

Imagina você na semana que vem for baixa ro MySql e descobrir q ele vai ser cobrado? Ou o Virtual Box? NetBeans? E afins…

Pode ser que ela não venha taxar ferramentas da plataforma JAVA, mas isso já é um alerta para toda a comunidade a procurar alternativas.

Bom peço desculpa a todos, infelismente o meu post foi usado para descambar de vez com o tópico.
Num mundo preconceituoso qualquer palavra é um perigo. Entao perdao aos demais.

Continuemos com o topico. Plugin ODF?? Qua diaxo é isso? Alguem realmente usa isto??? O que vejo é o contrario, todos mundo salva como *.doc, pelo menos aqui na empresa.

Já que tocaram no assunto, vamos imaginar um cenário: E o que acontece se eles resolverem cobrar pelo Netbeans? IMagina quantos projetos terão de ser migrados por causa disso? Muita gente vai TER QUE PAGAR, por causa do custo da migração. Outros vão preferir migrar. Mesmo asim, ainda haverá trabalho, e trabalho = tempo = dinheiro.

Resultado: boa parte da comunidade tem que GASTAR (com Oracle ou não) por causa da Oracle. Pra quem adotou Netbeans por causa do custo, vai ser ótimo!

Pra vocês terem uma idéia de como o mercado funciona, participo de um projeto que vai ser feito em Flex (mesmo com Flex Builder sendo pago). Dentre as opções iniciais de tecnologia RIA, nem incluiram o Java FX por causa da incerteza que existe sobre o futuro dela.

Vocês acham que isso não vai acontecer com Mysql?

Cada vez que a Oracle pega uma tecnologia free e passaa cobrar, o mercado começa a temer pelo futuro do Java e do Mysql.

E nem adianta falar em fork. Mais de 90% dos projetos opensource, segundo o sourceforge, são mantidos apenas pelos proprios criadores. Se este sai do projeto, ele morre. E o fork, normalmente, só dá certo se o criador se envolve.

Sobre o Mysql, acho sim que ele vai morrer com o tempo. E que o Maria DB vai ocupar o seu lugar.

[quote=king_of_gods][quote=1 de abril]
Oracle começa a cobrar pelo plug-in ODF - legal eu nao vou comprar mesmo :roll:
[/quote]

A questão não é se vamos comprar ou não. A questão é que a politica de cobrança de ferramentas até então free pode se espalhar por outras ferramentas.

Imagina você na semana que vem for baixa ro MySql e descobrir q ele vai ser cobrado? Ou o Virtual Box? NetBeans? E afins…

Pode ser que ela não venha taxar ferramentas da plataforma JAVA, mas isso já é um alerta para toda a comunidade a procurar alternativas. [/quote]

Eu nem me preocuparia com isso. Se a Oracle passar a comercializar esses produtos passo a usar outros sem o menor problema, inclusive posso desenvolver em outras linguagens sem o menor problema.

[quote=josenaldo]Já que tocaram no assunto, vamos imaginar um cenário: E o que acontece se eles resolverem cobrar pelo Netbeans? IMagina quantos projetos terão de ser migrados por causa disso? Muita gente vai TER QUE PAGAR, por causa do custo da migração. Outros vão preferir migrar. Mesmo asim, ainda haverá trabalho, e trabalho = tempo = dinheiro.

Resultado: boa parte da comunidade tem que GASTAR (com Oracle ou não) por causa da Oracle. Pra quem adotou Netbeans por causa do custo, vai ser ótimo!

Pra vocês terem uma idéia de como o mercado funciona, participo de um projeto que vai ser feito em Flex (mesmo com Flex Builder sendo pago). Dentre as opções iniciais de tecnologia RIA, nem incluiram o Java FX por causa da incerteza que existe sobre o futuro dela.

Cada vez que a Oracle pega uma tecnologia free e passaa cobrar, o mercado começa a temer pelo futuro do Java e do Mysql.

E nem adianta falar em fork. Mais de 90% dos projetos opensource, segundo o sourceforge, são mantidos apenas pelos proprios criadores. Se este sai do projeto, ele morre. E o fork, normalmente, só dá certo se o criador se envolve.

Sobre o Mysql, acho sim que ele vai morrer com o tempo. E que o Maria DB vai ocupar o seu lugar.[/quote]

Realmente é muito custoso sim. Mas como profissionais esse tipo de mudança não deve nos afetar. Morre uma tecnologia, mas existem n outras disponíveis.

[quote=fredferrao][quote=juliocbq][quote=fredferrao][quote=M3g4d3th][quote=fredferrao]Realmente o fanatismo, achismo, e tudo mais com ismo, ta dominando o tópico.

Corram para as colinas++

[/quote]

[/quote]

me desculpe mas é muito preconceito mesmo. Ninguém é obrigado a concordar com ninguém. Não vamos misturar cor, raça ou credo em um debate de empresas. Numa boa mesmo.[/quote]

Novamente só se for da sua parte.
Mas pense o que quiser, como disse ninguem é obrigado a concordar com o SEU preconceito.

Mas se preferir, para o bem da sua alma, altero o disse para algo assim: “Tao paracendo aqueles paises onde tem aquelas aglomerações religiosas, e entao com algum alarde qualquer a multidão entra em panico e um monte morre pisoteado”.

“O preconceito mora na mente, quem quer ver preconceito ve até onde ele nao existe” [/quote]

Caramba velho que preconceito de novo com culturas diferentes, países diferentes… pow mano… feroz isso. =/
:cry: :frowning:

Com tanta discussão boba ja tá me dando saudade dos flames do thiagosc pelo menos dava pra tentar extrair alguma coisa!

Agora, não existe essa de jre, java ser pago, pior ainda o netbeans ser pago, se isso acontecer eu mesmo vou ser um dos primeiros a trabalhar em um fork.Isso se eu já não fizer isso com esse plugin.

Sobre a notícia, não acho que seja motivo pra começarem a correr pras colinas, mas esse pra mim foi um dos primeiros erros da oracle além de aumentar o preço da certificação. Pois essa atitude só vai fazer com que os formatos privados da microsoft continuem com sua soberania.

oracle–;

[quote=juliocbq][quote=josenaldo]Já que tocaram no assunto, vamos imaginar um cenário: E o que acontece se eles resolverem cobrar pelo Netbeans? IMagina quantos projetos terão de ser migrados por causa disso? Muita gente vai TER QUE PAGAR, por causa do custo da migração. Outros vão preferir migrar. Mesmo asim, ainda haverá trabalho, e trabalho = tempo = dinheiro.

Sobre o Mysql, acho sim que ele vai morrer com o tempo. E que o Maria DB vai ocupar o seu lugar.[/quote]

Realmente é muito custoso sim. Mas como profissionais esse tipo de mudança não deve nos afetar. Morre uma tecnologia, mas existem n outras disponíveis.[/quote]

O problema é que esse tipo de mudança afeta. E muito!

Existe um custo de estudo para o profissional. E para a empresa, existem n custos para mudar uma tecnologia. Não é a toa que muita empresa ainda usa Cobol.

O problema existe quanto uma empresa OBRIGA todas as outras a mudarem apenas para que ela tenha lucro. Isso PREJUDICA outras empresas, pois elas gastam sem ganhar nenhum benefício, apenas são obrigadas a reinventar a roda. Até a MS aprendeu e parou de obrigar seus desenvolvedores a reescrever todo o sistema a cada versão do visual studio.

E sobre haver outras tecnologias, não é tão simples assim. Não existe no mercado outro plugin para ODF do MS Office. Agora, alguém vai ter que fazer. E ainda se arriscar a ser processado por quebra de patente, direito autoral ou coisa parecida. Ou seja a comunidade pode ficar sem opções e ser obrigada a pagar. Resultado: ODF vai ter mais problemas para ser aceito.

[quote=josenaldo][quote=juliocbq][quote=josenaldo]Já que tocaram no assunto, vamos imaginar um cenário: E o que acontece se eles resolverem cobrar pelo Netbeans? IMagina quantos projetos terão de ser migrados por causa disso? Muita gente vai TER QUE PAGAR, por causa do custo da migração. Outros vão preferir migrar. Mesmo asim, ainda haverá trabalho, e trabalho = tempo = dinheiro.

Realmente é muito custoso sim. Mas como profissionais esse tipo de mudança não deve nos afetar. Morre uma tecnologia, mas existem n outras disponíveis.[/quote]

O problema é que esse tipo de mudança afeta. E muito!

Existe um custo de estudo para o profissional. E para a empresa, existem n custos para mudar uma tecnologia. Não é a toa que muita empresa ainda usa Cobol.

O problema existe quanto uma empresa OBRIGA todas as outras a mudarem apenas para que ela tenha lucro. Isso PREJUDICA outras empresas, pois elas gastam sem ganhar nenhum benefício, apenas são obrigadas a reinventar a roda. Até a MS aprendeu e parou de obrigar seus desenvolvedores a reescrever todo o sistema a cada versão do visual studio.

E sobre haver outras tecnologias, não é tão simples assim. Não existe no mercado outro plugin para ODF do MS Office. Agora, alguém vai ter que fazer. E ainda se arriscar a ser processado por quebra de patente, direito autoral ou coisa parecida. Ou seja a comunidade pode ficar sem opções e ser obrigada a pagar. Resultado: ODF vai ter mais problemas para ser aceito.[/quote]

Tem custo sim claro. Mas comprar a camisa da tecnologia é um erro fatal pelos mesmos motivos que você citou. É isso que eu quero dizer. Se por acaso o netbeans for comercializado, espero que a oracle lucre muito, pois eu poderia mudar de ide sem problemas, e até de linguagem. Eu estou falando como profissional e funcionário, não como empresário.

Josenaldo, lembrando que tem também o python como opção =D