Se a Sun cobrasse eu pagaria! acho que devemos tomar iniciativas e promover algo como um MariaDB Day #WIN
Muito bem lembrado, Italo.
Já cheguei a brincar com Python. Na época estava me decidindo entre Python e Ruby pra estudar. Acabei decidindo pelo Ruby por uma necessidade de projeto. Mas Python ainda está em minha fila de espera. rsrsr
Calma, Josenaldo! Você está entrando em desespero! heheheh
A Oracle não vai cobrar pelo OpenOffice e nem vai te impedir de salvar seus arquivos do OpenOffice pra .doc ou pra .docx. O que ela está cobrando é para um plugin do MS-Office que faz o caminho inverso. Normal, já que quem tem MS Office paga por ele e empresas que querem comunicar com outra suíte, paguem pra isso também. Isso é bom porque vai capitalizar a divisão da Oracle responsável pela suíte sem que ela mesma seja paga.
O próprio Eclipse está cheio de plugins proprietários e nem por isso vejo desenvolvedores cortando os pulsos :lol:
Quanto ao Netbeans, a Oracle também já afirmou que ele continuará gratuito e aberto. Até o jDeveloper hoje em dia está comuma licença mais permissiva…E o MySQL já saiu ganhando com a aquisição, conforme o outro post aqui no GUJ e calando os profetas do caos que até estão inventando preços agora…
A Oracle não investe bilhões em uma tecnologia pra matá-la, senão era só deixar do jeito que estava que a Sun já estavamorrendo mesmo…E dada as dezenas de aquisições que a empresa já fez, nenhum produto saiu perdendo com elas.
E é bom lembrar que as ferramentas da Oracle SEMPRE foram gratuitas pra desenvolvedores, muito antes de qualquer empresa fazer qualquer coisa pra ajudar.
[quote=marcosalex]Calma, Josenaldo! Você está entrando em desespero! heheheh
A Oracle não vai cobrar pelo OpenOffice e nem vai te impedir de salvar seus arquivos do OpenOffice pra .doc ou pra .docx. O que ela está cobrando é para um plugin do MS-Office que faz o caminho inverso. Normal, já que quem tem MS Office paga por ele e empresas que querem comunicar com outra suíte, paguem pra isso também. Isso é bom porque vai capitalizar a divisão da Oracle responsável pela suíte sem que ela mesma seja paga.
O próprio Eclipse está cheio de plugins proprietários e nem por isso vejo desenvolvedores cortando os pulsos :lol:
Quanto ao Netbeans, a Oracle também já afirmou que ele continuará gratuito e aberto. Até o jDeveloper hoje em dia está comuma licença mais permissiva…E o MySQL já saiu ganhando com a aquisição, conforme o outro post aqui no GUJ e calando os profetas do caos que até estão inventando preços agora…
A Oracle não investe bilhões em uma tecnologia pra matá-la, senão era só deixar do jeito que estava que a Sun já estavamorrendo mesmo…E dada as dezenas de aquisições que a empresa já fez, nenhum produto saiu perdendo com elas.
E é bom lembrar que as ferramentas da Oracle SEMPRE foram gratuitas pra desenvolvedores, muito antes de qualquer empresa fazer qualquer coisa pra ajudar.
[/quote]
Rapaz, você tem razão. Se alguém tem que pagar pelo ms office, então que o ms office pague para exportar para o openoffice. É uma visão interessante.
Muito bem lembrado, Italo.
Já cheguei a brincar com Python. Na época estava me decidindo entre Python e Ruby pra estudar. Acabei decidindo pelo Ruby por uma necessidade de projeto. Mas Python ainda está em minha fila de espera. rsrsr[/quote]
Claro, com certeza. O que não falta é ferramenta. Eu já tenho duas linguas para aprender. D e Python. Andei compilando umas brincadeiras em python para o .net. Ele funciona bem legal.
[quote=josenaldo]Já que tocaram no assunto, vamos imaginar um cenário: E o que acontece se eles resolverem cobrar pelo Netbeans? IMagina quantos projetos terão de ser migrados por causa disso? Muita gente vai TER QUE PAGAR, por causa do custo da migração. Outros vão preferir migrar. Mesmo asim, ainda haverá trabalho, e trabalho = tempo = dinheiro.
Resultado: boa parte da comunidade tem que GASTAR (com Oracle ou não) por causa da Oracle. Pra quem adotou Netbeans por causa do custo, vai ser ótimo!
Pra vocês terem uma idéia de como o mercado funciona, participo de um projeto que vai ser feito em Flex (mesmo com Flex Builder sendo pago). Dentre as opções iniciais de tecnologia RIA, nem incluiram o Java FX por causa da incerteza que existe sobre o futuro dela.
Vocês acham que isso não vai acontecer com Mysql? [/quote]
Na boa, o mysql não é assim tão bom para merecer tanta preocupação.
O MySQL foi , passado, bom para web porque não era transcional. Portais podiam muito bem usá-lo e era leve para essa finalidade, mas apenas para essa. O motor transacional não é otimizado assim. E nesse cenário o Postgres é melhor.
O PostgreSQL nasceu como um concorrente do Oracle e o é até hoje. É o melhor banco de dados de entre todos eles, pagos ou não.
Apenas um arquiteto embcil ou vendido iria usar Oracle ou MySQL ou qq outra coisa em vez de PostgresSQL. Hoje em dia os portais estão migrado para NoSQL o que significa que cada vez menos o mysql importa alguma coisa.
A Oracle tem agora o oracle db, o mysql e o javaDB. São bancos diferentes para objetivos diferentes. A Oracle não pode simplesmente fundir tudo num so porque eles não são compativeis em temos de finalidade a que se destinam. Por outro lado, a concorrencia é cada vez mais forte. Os bancos grande, incluive o oracle, viraram express , assim como o visual studio da microsoft o que significa que ninguem está interessado em cobrar dos desenvovledores como nos anos 80. Agora a ideia é cobrar das empresas que usufruem dos produtos. É por isso que aOracle e outros querem ter um stakc completo. Elas querem que nós façamos aplicações que rodam no ambiente deles para que eles possam vender esses stacks.
Se fazemos uma aplicação para 100 usuários simultaneos e ela precisa funcionar para 10000 o stack é a solução para aumentar, não é alterar a aplicação. Isso vai de encontrou ao conceito de nuvem e ao fato das aplicações serem cada vez mais portáveis.
O fato da Oracle cobrar pelo plugin não significa nada, pois só irá usá-lo quem usa o formato nativo do word. E hoje em dia isso vai sendo raro pois o próprio word já le odf. Ou seja, está se combrando uma ferramenta “obsoluta” para forçar a adoção do ODF e o abandono o fomato word.
É o mesmo que vender um plugin para converter o IE6 para funcionar como o firefox 3.6. O embecil que não quiser trocar o IE para a versão 8 ou instalar o firefox 3.6, vai ter que pagar por esse plugin ou viver no submundo das aplicações compatievis com IE6.
Mesmo que a Oracle cobre pela JVM , ela irá compara dos usuários, não dos desenvolvedores. E aqui, “usuarios” significa “empresas ricas que querem JVM turbinadas” ou seja, o mercado do JRockit ( cuja existencia prova que existem tais clientes ricos).
[quote=sergiotaborda]O fato da Oracle cobrar pelo plugin não significa nada, pois só irá usá-lo quem usa o formato nativo do word. E hoje em dia isso vai sendo raro pois o próprio word já le odf. Ou seja, está se combrando uma ferramenta “obsoluta” para forçar a adoção do ODF e o abandono o fomato word.
É o mesmo que vender um plugin para converter o IE6 para funcionar como o firefox 3.6. O embecil que não quiser trocar o IE para a versão 8 ou instalar o firefox 3.6, vai ter que pagar por esse plugin ou viver no submundo das aplicações compatievis com IE6.[/quote]
Sérgio, assino embaixo do que você disse. Agora pela manhã eu lí essa notícia aqui no GUJ e me pareceu uma pequena estratégia para forçar a galera a mudar logo para o OpenOffice. E na minha opinião essa postura somente ajuda ao próprio OpenOffice. O tal “usuário” é muito acomodado, ele prefere mil vezes usar um plugin do que mudar logo. Já que agora a coisa é paga, ou ele usa uma versão antiga ou muda de vez para o OpenOffice ao invés de tentar essas “magias negras”.
Qual? Aquela que eles juram que o banco está milagrosamente 200% mais rápido sem ao menos mostrar os benchmarks? Para mim isso é apenas falação.
Eu vejo os developers aqui falando : Ah se a Oracle cobrar tal produto eu paro de usar.
Vamos lá, a Microsoft cobra do Developer, a Oracle não te fo$$$de, ela cobra do nossos clientes: bancos, seguradoras, teles … E esses não nos dão plano de saúde de graça, desconto amigo nos seus produtos e ainda por cima faturam alto em cima dessas soluções (vide post anterior).
Então porque defender o empresariado ? Defendo a liberdade e custo free do desenvolvedor, ou seja, meu interesse !! O dia que a Oracle cobrar de nós programadores, ou pra aprender ou pra produzir, aí sim eu saio fora, do contrário acho justo o empresariado arcar com o custo do aprimoramento dos produtos, afinal essa $ é investida e volta diretamente para nós desenvolvedores em soluções mais robustas.
A lógica é simples: Tira budget da empresa de marketing, entre outros gastos, e coloca em pesquisa nas companhias de IT - Oracle, Progress, Tibco, IBM, Terracota, GridGain…
[quote=Kenobi]Eu vejo os developers aqui falando : Ah se a Oracle cobrar tal produto eu paro de usar.
Vamos lá, a Microsoft cobra do Developer, a Oracle não te fo$$$de, ela cobra do nossos clientes: bancos, seguradoras, teles … E esses não nos dão plano de saúde de graça, desconto amigo nos seus produtos e ainda por cima faturam alto em cima dessas soluções (vide post anterior).
Então porque defender o empresariado ? Defendo a liberdade e custo free do desenvolvedor, ou seja, meu interesse !! O dia que a Oracle cobrar de nós programadores, ou pra aprender ou pra produzir, aí sim eu saio fora, do contrário acho justo o empresariado arcar com o custo do aprimoramento dos produtos, afinal essa $ é investida e volta diretamente para nós desenvolvedores em soluções mais robustas.
A lógica é simples: Tira budget da empresa de marketing, entre outros gastos, e coloca em pesquisa nas companhias de IT - Oracle, Progress, Tibco, IBM, Terracota, GridGain… [/quote]
“GridGain” é um framework que merece investimento, eu implementei uma grade computacional no meu tcc usando incriveis 7 classes :shock:
Pois é, o problema é você meter isso na cabeça de um diretor ou presidente da empresa. Eu trabalhei muitos anos em uma graaande tele aqui do Brasil, e sabe qual é o pensamento deles com TI? puro gasto. Para eles TI é apenas dinheiro jogado fora. Eles preferem pagar 1MI por uma propaganda com gente sorrindo do que investir em TI.
Pois é, o problema é você meter isso na cabeça de um diretor ou presidente da empresa. Eu trabalhei muitos anos em uma graaande tele aqui do Brasil, e sabe qual é o pensamento deles com TI? puro gasto. Para eles TI é apenas dinheiro jogado fora. Eles preferem pagar 1MI por uma propaganda com gente sorrindo do que investir em TI.[/quote]
Claro
Marketing dá retorno. O cara investe 1MI, fatura 5MI, tirando os custos, lucra 3 MI. Você não investiria?
Agora ele investe 1 MI em TI, os caras enrolam, entragam algo que ele não quer, obrigam ele a gastar mais 1MI além do combinado, alegando licenças e outras coisas. E no fim, ele tem que gastar mais 3 MI em manutenção. E o retorno nisso? Muitas vezes, menos de 1 MI. E aí, dá vontade de investir num cenário deses?
ATENÇÃO: Números ficticios!
[quote=josenaldo]Já que tocaram no assunto, vamos imaginar um cenário: E o que acontece se eles resolverem cobrar pelo Netbeans? IMagina quantos projetos terão de ser migrados por causa disso? Muita gente vai TER QUE PAGAR, por causa do custo da migração. Outros vão preferir migrar. Mesmo asim, ainda haverá trabalho, e trabalho = tempo = dinheiro.
Resultado: boa parte da comunidade tem que GASTAR (com Oracle ou não) por causa da Oracle. Pra quem adotou Netbeans por causa do custo, vai ser ótimo!
Pra vocês terem uma idéia de como o mercado funciona, participo de um projeto que vai ser feito em Flex (mesmo com Flex Builder sendo pago). Dentre as opções iniciais de tecnologia RIA, nem incluiram o Java FX por causa da incerteza que existe sobre o futuro dela.
Vocês acham que isso não vai acontecer com Mysql?
Cada vez que a Oracle pega uma tecnologia free e passaa cobrar, o mercado começa a temer pelo futuro do Java e do Mysql.
E nem adianta falar em fork. Mais de 90% dos projetos opensource, segundo o sourceforge, são mantidos apenas pelos proprios criadores. Se este sai do projeto, ele morre. E o fork, normalmente, só dá certo se o criador se envolve.
Sobre o Mysql, acho sim que ele vai morrer com o tempo. E que o Maria DB vai ocupar o seu lugar.[/quote]
O mercado não vai temer o futuro do Java caso a Oracle comece a cobrar. Na verdade, o mercado não da a minima para o que é Java, quanto mais o seu futuro.
Quem vai temer sim, são aqueles que usaram Java de graça todo esse tempo e continuam duro, ou aqueles que pretendem começar a usar Java para praticar o que é conhecido como “movimento opensource” (só usar e não dar nada em troca).
Se o problema tem a ver com custos, vamos usar o Apache POI e promover os formatos doidos da Microsoft até que a Oracle recue e libere o plugin de graça de novo.
Inté.
[quote=josenaldo]Marketing dá retorno. O cara investe 1MI, fatura 5MI, tirando os custos, lucra 3 MI. Você não investiria?
Agora ele investe 1 MI em TI, os caras enrolam, entragam algo que ele não quer, obrigam ele a gastar mais 1MI além do combinado, alegando licenças e outras coisas. E no fim, ele tem que gastar mais 3 MI em manutenção. E o retorno nisso? Muitas vezes, menos de 1 MI. E aí, dá vontade de investir num cenário deses?
ATENÇÃO: Números ficticios![/quote]
Mas então vamos desligar os computadores do mundo e começar a usar papel e caneta. Diga para a tele que trabalhei, e de onde saiu essa história toda, para fazer as habilitações na base do fax, emitir uma nota fiscal na mão…
[quote=sergiotaborda]
Na boa, o mysql não é assim tão bom para merecer tanta preocupação.
O MySQL foi , passado, bom para web porque não era transcional. Portais podiam muito bem usá-lo e era leve para essa finalidade, mas apenas para essa. O motor transacional não é otimizado assim. E nesse cenário o Postgres é melhor.
O PostgreSQL nasceu como um concorrente do Oracle e o é até hoje. É o melhor banco de dados de entre todos eles, pagos ou não.
Apenas um arquiteto embcil ou vendido iria usar Oracle ou MySQL ou qq outra coisa em vez de PostgresSQL. Hoje em dia os portais estão migrado para NoSQL o que significa que cada vez menos o mysql importa alguma coisa.
A Oracle tem agora o oracle db, o mysql e o javaDB. São bancos diferentes para objetivos diferentes. A Oracle não pode simplesmente fundir tudo num so porque eles não são compativeis em temos de finalidade a que se destinam. Por outro lado, a concorrencia é cada vez mais forte. Os bancos grande, incluive o oracle, viraram express , assim como o visual studio da microsoft o que significa que ninguem está interessado em cobrar dos desenvovledores como nos anos 80. Agora a ideia é cobrar das empresas que usufruem dos produtos. É por isso que aOracle e outros querem ter um stakc completo. Elas querem que nós façamos aplicações que rodam no ambiente deles para que eles possam vender esses stacks.
Se fazemos uma aplicação para 100 usuários simultaneos e ela precisa funcionar para 10000 o stack é a solução para aumentar, não é alterar a aplicação. Isso vai de encontrou ao conceito de nuvem e ao fato das aplicações serem cada vez mais portáveis.
O fato da Oracle cobrar pelo plugin não significa nada, pois só irá usá-lo quem usa o formato nativo do word. E hoje em dia isso vai sendo raro pois o próprio word já le odf. Ou seja, está se combrando uma ferramenta “obsoluta” para forçar a adoção do ODF e o abandono o fomato word.
É o mesmo que vender um plugin para converter o IE6 para funcionar como o firefox 3.6. O embecil que não quiser trocar o IE para a versão 8 ou instalar o firefox 3.6, vai ter que pagar por esse plugin ou viver no submundo das aplicações compatievis com IE6.
Mesmo que a Oracle cobre pela JVM , ela irá compara dos usuários, não dos desenvolvedores. E aqui, “usuarios” significa “empresas ricas que querem JVM turbinadas” ou seja, o mercado do JRockit ( cuja existencia prova que existem tais clientes ricos).[/quote]
Na boa, pra começar, acho que arquiteto é quem faz arquitetura.
Agora, não é imbecil quem usa MySQL. Não faz diferença pra mim Oracle, MySQL, PostgreSQL ou qualquer outro se uso Hibernate. Aliás, nunca houve no mundo Java. Desde que comecei no Java, só ouço e vejo Hibernate. Parece que SQL é quase morto.
Agora, como não sou novato na área de TI e muito mais velho que grande parte da maioria do fórum, com certeza, ai vai minha pequena experiência nas diversas outras áreas que passei:
NoSQL nem deve ser comparado ou pensado como tal, ele é usado para outra finalidade, onde o banco de dados poderia ser muito bem um bloco de textos. Mas faltava um bloco de textos bem indexado ou com boas ferramentas que o fizessem. Portais, como disse, podem usufruir disso, blogs também. Não faz sentido ter banco de dados. Nunca fez. É importante distinguir uma série de textos que tem um papel e fundamento em uma época e vira histórico em 1 ano, sem quase acesso e sentido. Banco de dados não foi feito para essa finalidade, nunca.
Mas, seja como for, qualquer banco de dados escolhido, não acho o PostgreSql o melhor. Oracle é o melhor. Só acha postgresql melhor quem nunca teve que trabalhar com grandes quantidades de dados, mas grandes mesmo, com queries complexas, o que muitas vezes vai além do que um desenvolvedor faz.
Aliás, 99% dos desenvolvedores e os que arrotam se dizendo “arquitetos” não fazem a mínima idéia do que é uma querie complexa em uma empresa grande com milhares de dados consultados minuto a minuto. Se soubesse, DBA estava extinto para sempre. E, em grandes empresas, ele tem muita utilidade.
Só espero que novatos não leiam declarações como essa levando aos quatro cantos que mysql não é legal, que postgresql é o melhor e que matem a Oracle porque fez isso e aquilo.
Não olhem, o pessoal mais novo ai, pelo seu lado. Licença para grandes empresas não representam nem 1% do seu faturamento. Em vários casos, isso em 1 mês. Eu sei que é pouco imaginável gastar para meros mortais 1 milhão com software, no mínimo, mas saibam que existem perdas, e falo de perdas reais, de dinheiro não faturado por “n” motivos que ultrapassam a casa dos milhões em uma empresa. Isso é perda para elas. Só acha que software é perda quem vive o mundo de empresas médias e pequenas. Faz anos que vejo empresas de grande porte investindo pesado em software. Só vejo a SAP crescer, não o contrário.
A Sun quis fincar o Java nas empresas, fazendo muitas ganharem bilhões e ela mesmo, arrecadando alguns milhões. A Oracle não é idiota e está fazendo pagar quem realmente tem pagar e não apenas ganhar.
Agora, quanto ao assunto do tópico, é natural cobrarem pelo que é pago, como já disseram, por razões óbvias, o office é pago. ODF no Office na faixa é pra mim besteira.
Quanto aos chorões de plantão, lembre-se que muitos aqui ganham dinheiro sob uma plataforma que vem de graça, uma IDE que é de graça e até banco de dados é de graça. Pra vir é de graça, pra entregar o trabalho é pago, correto? Não pra mim, tem coisa errada ai.
[quote]
Quanto aos chorões de plantão, lembre-se que muitos aqui ganham dinheiro sob uma plataforma que vem de graça, uma IDE que é de graça e até banco de dados é de graça. Pra vir é de graça, pra entregar o trabalho é pago, correto? Não pra mim, tem coisa errada ai.[/quote]
Falou e disse a experiência, essa bondade não ia durar muito tempo, só acho que o OpenJDK pode deslanchar se o Java for cobrado, igual ao Delphi, enquanto ele existir e ainda conseguirem pirateá-lo o FreePascal Lazarus sempre vai ficar para trás.
Olá
Só para lembrar… praticamente todas as linguagens são gratuitas. Das poucas que conheço que são pagas me lembro as da Intel (Fortran e C) e o Delphi que na verdade cobra pela IDE. Então não há nada de errado neste modelo.
Não acredito que um dia a Oracle cobre pelo Java. Mas lembrem-se que a Oracle comprou a BEA e junto veio o JRockit que a BEA vendia e que a Oracle provavelmente também venderá.
[]s
Luca
Pois é, o problema é você meter isso na cabeça de um diretor ou presidente da empresa. Eu trabalhei muitos anos em uma graaande tele aqui do Brasil, e sabe qual é o pensamento deles com TI? puro gasto. Para eles TI é apenas dinheiro jogado fora. Eles preferem pagar 1MI por uma propaganda com gente sorrindo do que investir em TI.[/quote]
Claro
Marketing dá retorno. O cara investe 1MI, fatura 5MI, tirando os custos, lucra 3 MI. Você não investiria?
ATENÇÃO: Números ficticios![/quote]
É esse tipo de visão que nos afunda, enquanto profissionais de tecnologia. Como a VISA iria estabelecer seu modelo de negócio sem tecnologia ? Assim como milhares de corretoras, bancos, seguradoras, teles, grandes varejistas que escalam para milhões de clientes e “COMPUTAM” seu modelo de negócio numa escala imaginável de trabalho se fosse braçal.
Nós praticamente somos o motor das companhias e hoje existe diversas métricas para apontar o retorno desse “investimento”, aliás o Gartner Group é especialista nisso e aconselho o pessoal a se registrar e começar a ler alguns informes, eles orientam o conteúdo de acordo com o perfil. - http://www.gartner.com
O marketing, concordo é a exposição da empresa ao mercado e todas são complementares. Agora se você reparar, em muitas campanhas o retorno não chega a 4% e dependendo da estratégia que se adota em TI, você pode trazer um substancial retorno ao seu negócio.
Tenho um caso prático disso, trabalhei no pasasdo no projeto Amelia.com do Grupo Pão de Açúcar, que utilizava até o momento uma solução de e-commerce da IBM. Com a substituição para um eCRM-Server (BlueMartini) as vendas online subiram 30%, ou seja, muito maior que qualquer campanha de marketing.
E se você quer saber o que afundou o projeto, foi justamente o marketing : Amélia é pejorativo na cultura feminina, logo a campanha acabou com a popularidade do site.
O que me preocupa nessa historia toda é como o Oracle vai “Fazer Java”, mas acho que a qualidade so vai tender a aumentar, afinal a oracle nao é conhecida como a empresa do banco de dados da esquina… mas o que aumenta a minha preocupacao é a saida de James Gosling da Oracle, ele se demitiu, acho que seria muito interessante conhecer as razoes que levaram ele que é conhecido como “pai do Java” a tomar uma iniciativa dessas…
Abraços
André Martins