[quote=Kenobi]Acho gozado como Design vira “Ludibriar”. Se a Apple não entrasse nesse segmento, estaria vendo os mesmos telefones. Quer queira quer não, ela entrou sacudindo o mercado.
Nokia que já saiu do Japão pq não aguentou o tranco da concorrência local, não quer perder terreno e está certa, vai investir para conseguir se segurar.
A Apple veio com boas novidades, definitivamente uma WEB usável em celular. Antes mesmo de estar aqui oficialmente o Iphone já respondia por mais de 54% do uso de internet via celulares. Entre milhares de outros pontos é inegável a contribuição tecnogólica que trouxeram e sinceramente analisando SO + SDK e Patentes como MultiTouch eles estão ainda à frente.
O N97 inegavelmente é um hardware melhor que o Iphone, mas essa não é a proposta do Iphone. Aliás , quem assistir a apresentação de lançamento vai ver claramente que a intenção da Apple era fazer um Telefone que fosse usável, simples de se manusear e esse quesito cumpriram muito bem. Nunca sabia como fazer uma conference call por exemplo com meu nokia antigo, tinha que ler manual e talz, ali no “estilão apple” ícones bonitinhos, simples à mão.
Vão dizer que em termos de UCD - User Centered Design a Apple não inovou ? Vista vem copiando fortemente, assim como outros softwares que não ITunes são bem parecidos até com features como o flow… O Banshee segue o mesmo jeitão e se reparar até o listen usa uma logotipia parecida.
Basta olharem a apresentação do Symbian ScreenPlay - http://www.symbian.com/symbianos/os_screenplay.html , até a posição dos ícones como barra de energia ,e o mais absurdo o incoming - Muita cara de pau !!
Sinceramente, assim como no mundo PC , prova que a Apple em questão de UCD mata a pau e desenha a tendência…
Ludibriar é prometer algo e não cumprir e ao meu ver não foi isso que aconteceu com o IPhone.
A Apple infelizmente não faz lançamentos sem ter ao menos um protótipo perto do final, portanto vai ser difícil saber o que estão tramando para evolução do brinquedo, ou seja, outras versões, já que o n97 ainda não está disponível.
Ainda prefiro o design da apple, dizer que o N97 é elegante ? Aquilo é comprar PC ao Mac …rss E se design não fosse importante, a Pininfarina poderia fechar as portas , Jimmy Choo não venderia um sapato e Ermenegildo Zegna não seria sua escolha para terno na hora de casar Isso sem falar de MontBlanc ,Manolo Blahnik, Tiffany entre muitas outras empresas que possuem no seu maior diferencial o Design.
[/quote]
Concordo plenamente com vc. Eu tenho um sony (acho que eh um dos ultimos modelos que saiu), tem uma camera otima, mms, sms, mp3, jogos, etc etc. Sempre fui muito satisfeito com ele. Mas sinceramente eu usei somente UMA VEZ a net nele porque eu sempre achei um saco, no iphone eu navego direto. Fora os aplicativos legais que eu sempre uso tipo Facebook, Wordpress, Twitter, you tube e eu publico diretamente fotos do iphone pro meu flickr tb.
Teclado super facil de usar eh uma mao na roda quando vc tem que mandar sms em diferente linguas pra determinadas pessoas, nao preciso sair da tela que eu estou escrevendo o sms e ir em configuracao, trocar a lingua padrao, voltar pro sms e escrever, mandar, trocar a lingua novamente, NADA DISSO. No iphone ali no tecladinho do sms vc ja switch para qualquer lingua q vc tenha configurado e ja troca tudo ate o corretor ortografico.
O numero de aplicativos pro iPhone so vao aumentar e logo muito mais aplicativos uteis, por exemplo, aqui na suecia eu tenho “SL trafiken” e “Res i Stockholm” que eu posso ver todos os horarios de onibus, trem, metro. Tracar rotas de viagem, etc etc.
Tem tb o “SF Bio” que eh da rede de cinemas, eu compro ate tickets pelo aplicativos, vejo horarios, assisto traillers e outras coisas.
O Maps aqui funciona muito bem tb, sempre uso quando estou perdido em algum lugar.
O design impecavel, nao tem nem o que discutir.
IPod, sem comentarios.
Games, sempre achei jogo de celular uma MERDA, pro iphone tem muita coisa legal. (pra quem gosta de games como eu)
Pontos fracos:
As vezes da umas travadas e eu tenho que dar um reboot.
Nao tem MMS ( tinha isso no meu sony e as vezes eu usava, mas nao eh nada que comprometa)
Aconteceu uma ou duas vezes o sinal 3g sumiu e eu tive que rebootar, achei estranho.
Fora isso estou super satisfeito, estou usando muito mais o iphone do que meu antigo sony. Como eu disse a interface dele eh muito mais facil de usar.
Eu nunca fui fan de apple, tive iPod e soh. Sinceramente eu demorei pra decidir comprar um iphone fiquei com o peh atras mas quando eu comprei achei fora de serie, ate comprei um iMac depois disso hahaha
//Daniel