Nokia lança N97

Design = maneira de impressionar os amigos com algo que seja ruim mas bonito

:smiley:

Desde o início da criação automobilistica, design sempre esteve diretamnte ligado a lata tecnologia e inovação conceitual, o mesmo vale para motociclismo, nos celulares isso mudou, design apenas serve como referência para status e poder, sem trazer nenhum avanço tecnológico e conceitual.

No caso do iPhone ouve uma regressão, afinal nem MMS de 1950 ele tem rs e não venham os fanboys falar que milti-touch é mais importante do que Bluetooth hein

Eu já acho exatamente o contrario.

Ao lado do N97, o iPhone parece coisa do século passado. hehehe. :wink:

Dá uma olhada: http://www.spaziocellulare.com/News/2008/12/08/n97-e-iphone-un-dettagliato-foto-confronto/

E é claro que as coisas podem ficar ainda melhor:

Eu não ligo muito para celular (embora eu comprei para minha esposa um N95 e no final, eu uso muito o GPS dele), mas esse ai eu fiquei realmente impressionado.

Como o Luiz disse, não adianta ser lançado, temos que esperar alguém para trazer para nós :slight_smile:

O mais incrível é ver em sites de fanboys da apple/iphone (eu uso mac viu) os caras falando que a Nokia não tem capacidade de fazer um teclado virtual descente, por isso colocou teclado físico no N97 rsrsrs
Será que ninguém viu a surra que o 5800 da no teclado do iphone, não tem nem como comparar, nem chegar perto.

"

Qualquer coisa que a Apple faz sai um monte de clones.

[quote=Luiz Aguiar]O mais incrível é ver em sites de fanboys da apple/iphone (eu uso mac viu) os caras falando que a Nokia não tem capacidade de fazer um teclado virtual descente, por isso colocou teclado físico no N97 rsrsrs
Será que ninguém viu a surra que o 5800 da no teclado do iphone, não tem nem como comparar, nem chegar perto.
[/quote]

Fanboys em geral são um saco, não importa muito o fabricante.

Vamos então só criticar os dispositivos e não as pessoas?
Ou então logo mais vai ter gente soltando um “eu prefiro usar um startac ao XYZ” e ai o bicho vai pegar.

Tenho um n95 8GB e ele não deve nada ao iPhone. Das características que “saltam aos olhos” as vantagens do Nokia:

• é mais leve;
  • tem uma câmera fotográfica infinitamente melhor;
  • tem câmera frontal;
  • faz videos com qualidade de DVD;
  • tem receptor de rádio;
  • infravermelho;
  • é quadband;
  • suporta 6 horas de conversação, contra 5 e pouco do iPhone…

Mais do que isso, por dentro, são parecidos. Ambos usam ARM 11 como base de seu processador, ambos possuem aceleração gráfica via placa PowerVR MBX e ambos usam praticamente o mesmo sistema GPS. Porém a Apple tem um “marketing” agressivo, forte, capaz de ludibriar milhares de pessoas que acham bonitinho o telefone dela. E nisso a Nokia é tão gelada quanto seu país de origem.

Eu, hoje, não perderia tempo pra trocar de celular por um n97 se esse já estivesse a venda no brasil e eu tivesse a grana necessária hehehe… mas iPhone é, antes de tudo, uma marca criada com base no marketing.

Eu troco meu N95 por um ipod touch 2a geracao.

show… :smiley:

Que tal o touchscreen?

[quote=marcelocastellani]Das características que “saltam aos olhos” as vantagens do Nokia:

• é mais leve;[/quote]

Realmente, 15 gramas a mais vai rasgar meu bolso (N95 - 120g x iPhone 135g). E por falar em bolso, o iPhone cabe melhor no meu, por sua anatomia. Ele é muito mais fino, apesar de mais largo e comprido (porém, tem tela BEM maior).

Infinitamente não! 2 megas x 5 megas. Mas sicneramente pra mim não faz diferença. Se eu quiser foto de qualidade boa, uso minha digital Sony/Kodak/Samsung/Casio/etc, com lentes, definição e flash muito superiores.

[quote=marcelocastellani]- tem câmera frontal;

• faz videos com qualidade de DVD;
  • tem receptor de rádio;
  • infravermelho;
  • é quadband;
  • suporta 6 horas de conversação, contra 5 e pouco do iPhone… [/quote]

Não sei da qualidade do vídeo do N95, mas se é DVD, acho que vou comprar uma e fazer uns filmes de casamento pra ganhar dinheiro… rsrsrsrs… Chega a ser de cinema? Se for, estou mudando de profissão. :smiley:

Ainda bem que a bateria do iPhone dura o suficiente pra eu falar o que preciso e recarregar quando preciso. 6 ou 5 horas, quando tiver que ficar na mão, você ficará, acredite!

Dependo o que você chama de ludibriar. Eu pesquisei antes sobre iPhone e N95, tanto pelo hype, pelo visual, funcionalidades e características técnicas, além, claro, da função telefone. Escolhi bem pegando o iPhone (geração 1) e sou feliz com ele.

Se eu tivesse grana eu compraria um Porsche, mas como não tenho, fico com meu velinho mesmo, mesmo tendo grana pra comprar um melhor. Não acho que valha pagar mais de 2 mil num celular, seja ele qual for.

E olha as imagens ali em cima. Qual “seduz” mais? hehehe… aaaa… vem iPod junto. Vem no N95?

muito show esse cel. choreei.

só por não ser o iTunes, que acho um dos piores players que já usei na vida, já gosto da idéia de ouvir música rsrs

Não uso o iTunes como player. Apenas para criar as listas de músicas e vídeos e transferir para o iPhone.

Acho gozado como Design vira “Ludibriar”. Se a Apple não entrasse nesse segmento, estaria vendo os mesmos telefones. Quer queira quer não, ela entrou sacudindo o mercado.
Nokia que já saiu do Japão pq não aguentou o tranco da concorrência local, não quer perder terreno e está certa, vai investir para conseguir se segurar.

A Apple veio com boas novidades, definitivamente uma WEB usável em celular. Antes mesmo de estar aqui oficialmente o Iphone já respondia por mais de 54% do uso de internet via celulares. Entre milhares de outros pontos é inegável a contribuição tecnogólica que trouxeram e sinceramente analisando SO + SDK e Patentes como MultiTouch eles estão ainda à frente.

O N97 inegavelmente é um hardware melhor que o Iphone, mas essa não é a proposta do Iphone. Aliás , quem assistir a apresentação de lançamento vai ver claramente que a intenção da Apple era fazer um Telefone que fosse usável, simples de se manusear e esse quesito cumpriram muito bem. Nunca sabia como fazer uma conference call por exemplo com meu nokia antigo, tinha que ler manual e talz, ali no “estilão apple” ícones bonitinhos, simples à mão.

Vão dizer que em termos de UCD - User Centered Design a Apple não inovou ? Vista vem copiando fortemente, assim como outros softwares que não ITunes são bem parecidos até com features como o flow… O Banshee segue o mesmo jeitão e se reparar até o listen usa uma logotipia parecida.

Basta olharem a apresentação do Symbian ScreenPlay - http://www.symbian.com/symbianos/os_screenplay.html , até a posição dos ícones como barra de energia ,e o mais absurdo o incoming - Muita cara de pau !! :slight_smile:

Sinceramente, assim como no mundo PC , prova que a Apple em questão de UCD mata a pau e desenha a tendência…

Ludibriar é prometer algo e não cumprir e ao meu ver não foi isso que aconteceu com o IPhone.

A Apple infelizmente não faz lançamentos sem ter ao menos um protótipo perto do final, portanto vai ser difícil saber o que estão tramando para evolução do brinquedo, ou seja, outras versões, já que o n97 ainda não está disponível.

Ainda prefiro o design da apple, dizer que o N97 é elegante ? Aquilo é comprar PC ao Mac …rss E se design não fosse importante, a Pininfarina poderia fechar as portas , Jimmy Choo não venderia um sapato e Ermenegildo Zegna não seria sua escolha para terno na hora de casar :slight_smile: Isso sem falar de MontBlanc ,Manolo Blahnik, Tiffany entre muitas outras empresas que possuem no seu maior diferencial o Design.

Que falta faz?

Não vou perder tempo e comentar daqui pra baixo por que percebi que vc é fã-natico da/pela Apple. Usei argumentos técnicos e recursos, não paixão. Meu mail foi uma comparação técnica. Vc tem um iPhone, eu um N95 8GB… ambos custam o mesmo, eu acho o meu melhor, vc acha o seu… mas eu acho melhor por quesitos técnicos, não por que tem icones bonitinhos…

Já ví paixão por mulher, time de futebol e até por político… agora paixão por marca de equipamentos eletrônicos é foda… parei por aqui…

Eu por exemplo vou usar Touch pq parece que esta tudo convergindo para isso, ou seja, logo não vai ter aparelho sem touchs, mas não me faz a menor falta, isso é gosto, não tecnologia mesmo.

Meu perfil de usuário de celulares e outras tranqueiras do tipo é: é feio, cabe no bolso, mas tem um monte de recursos legais? é esse mesmo que eu quero!
outro perfil que não é o meu: é lindo, é fashion, é todo mundo vai pagar pau, mas não tem tanta coisa bacana, nem coisas que ja usava antes e vou sentir falta, mesmo que use pouco! esse não é meu perfil!

Poxa, vamos parar de falar que quem quer fotos boas usa a compacta? pode ser? estamos falando de celulares, ok?!
Quem quer fotos boas comprar uma Canon 50D de quase $1000 e mais um jogo de objetivas ai de uns $3000, não uma compacta, encerrado o assunto então?
Engraçado que quem tem um Nokia ou um Sony, nunca falam isso rsrs

Já ouviram a qualidade de som de um modelo XpressMusic da Nokia? com fone estéro bluetooth, é show de bola… Kenobi, tu manjas pacas de música, faça esse teste :wink:

Tbm fico na mesmo linha do amigo acima, gosto de debater esse tipo de assunto, ms sempre pro lado técnico, acho qeu todos saem ganhando.

[]'s

"

[quote=Kenobi]Acho gozado como Design vira “Ludibriar”. Se a Apple não entrasse nesse segmento, estaria vendo os mesmos telefones. Quer queira quer não, ela entrou sacudindo o mercado.
Nokia que já saiu do Japão pq não aguentou o tranco da concorrência local, não quer perder terreno e está certa, vai investir para conseguir se segurar.

A Apple veio com boas novidades, definitivamente uma WEB usável em celular. Antes mesmo de estar aqui oficialmente o Iphone já respondia por mais de 54% do uso de internet via celulares. Entre milhares de outros pontos é inegável a contribuição tecnogólica que trouxeram e sinceramente analisando SO + SDK e Patentes como MultiTouch eles estão ainda à frente.

O N97 inegavelmente é um hardware melhor que o Iphone, mas essa não é a proposta do Iphone. Aliás , quem assistir a apresentação de lançamento vai ver claramente que a intenção da Apple era fazer um Telefone que fosse usável, simples de se manusear e esse quesito cumpriram muito bem. Nunca sabia como fazer uma conference call por exemplo com meu nokia antigo, tinha que ler manual e talz, ali no “estilão apple” ícones bonitinhos, simples à mão.

Vão dizer que em termos de UCD - User Centered Design a Apple não inovou ? Vista vem copiando fortemente, assim como outros softwares que não ITunes são bem parecidos até com features como o flow… O Banshee segue o mesmo jeitão e se reparar até o listen usa uma logotipia parecida.

Basta olharem a apresentação do Symbian ScreenPlay - http://www.symbian.com/symbianos/os_screenplay.html , até a posição dos ícones como barra de energia ,e o mais absurdo o incoming - Muita cara de pau !! :slight_smile:

Sinceramente, assim como no mundo PC , prova que a Apple em questão de UCD mata a pau e desenha a tendência…

Ludibriar é prometer algo e não cumprir e ao meu ver não foi isso que aconteceu com o IPhone.

A Apple infelizmente não faz lançamentos sem ter ao menos um protótipo perto do final, portanto vai ser difícil saber o que estão tramando para evolução do brinquedo, ou seja, outras versões, já que o n97 ainda não está disponível.

Ainda prefiro o design da apple, dizer que o N97 é elegante ? Aquilo é comprar PC ao Mac …rss E se design não fosse importante, a Pininfarina poderia fechar as portas , Jimmy Choo não venderia um sapato e Ermenegildo Zegna não seria sua escolha para terno na hora de casar :slight_smile: Isso sem falar de MontBlanc ,Manolo Blahnik, Tiffany entre muitas outras empresas que possuem no seu maior diferencial o Design.

[/quote]

Concordo plenamente com vc. Eu tenho um sony (acho que eh um dos ultimos modelos que saiu), tem uma camera otima, mms, sms, mp3, jogos, etc etc. Sempre fui muito satisfeito com ele. Mas sinceramente eu usei somente UMA VEZ a net nele porque eu sempre achei um saco, no iphone eu navego direto. Fora os aplicativos legais que eu sempre uso tipo Facebook, Wordpress, Twitter, you tube e eu publico diretamente fotos do iphone pro meu flickr tb.

Teclado super facil de usar eh uma mao na roda quando vc tem que mandar sms em diferente linguas pra determinadas pessoas, nao preciso sair da tela que eu estou escrevendo o sms e ir em configuracao, trocar a lingua padrao, voltar pro sms e escrever, mandar, trocar a lingua novamente, NADA DISSO. No iphone ali no tecladinho do sms vc ja switch para qualquer lingua q vc tenha configurado e ja troca tudo ate o corretor ortografico.

O numero de aplicativos pro iPhone so vao aumentar e logo muito mais aplicativos uteis, por exemplo, aqui na suecia eu tenho “SL trafiken” e “Res i Stockholm” que eu posso ver todos os horarios de onibus, trem, metro. Tracar rotas de viagem, etc etc.
Tem tb o “SF Bio” que eh da rede de cinemas, eu compro ate tickets pelo aplicativos, vejo horarios, assisto traillers e outras coisas.
O Maps aqui funciona muito bem tb, sempre uso quando estou perdido em algum lugar.
O design impecavel, nao tem nem o que discutir.
IPod, sem comentarios.
Games, sempre achei jogo de celular uma MERDA, pro iphone tem muita coisa legal. (pra quem gosta de games como eu)

Pontos fracos:
As vezes da umas travadas e eu tenho que dar um reboot.
Nao tem MMS ( tinha isso no meu sony e as vezes eu usava, mas nao eh nada que comprometa)
Aconteceu uma ou duas vezes o sinal 3g sumiu e eu tive que rebootar, achei estranho.

Fora isso estou super satisfeito, estou usando muito mais o iphone do que meu antigo sony. Como eu disse a interface dele eh muito mais facil de usar.
Eu nunca fui fan de apple, tive iPod e soh. Sinceramente eu demorei pra decidir comprar um iphone fiquei com o peh atras mas quando eu comprei achei fora de serie, ate comprei um iMac depois disso hahaha

//Daniel