Nokia adota sistema operacional para smartphones da Microsoft

Por essa e por outras que eu fui contra a venda da QT (trolltech) para a nokia.
agora veja…
A novell foi vendida para um consórcio M$. A nokia, proprietaria da QT, que por acaso é o framework utilizado no desenvolvimento do KDE, esta de parceria com a M$.
affx fala sério. fim dos tempo.

[quote=Elizeu_Santos]Por essa e por outras que eu fui contra a venda da QT (trolltech) para a nokia.
agora veja…
A novell foi vendida para um consórcio M$. A nokia, proprietaria da QT, que por acaso é o framework utilizado no desenvolvimento do KDE, esta de parceria com a M$.
affx fala sério. fim dos tempo.[/quote]

A nokia não é proprietária do QT, é proprietária da trolltech. Existem licenças que impedem que o framework seja descontinuado.
O acordo diz que se a nokia parar o desenvolvimento ela deve devolver o framework aos repositórios.

http://kde.org/community/whatiskde/kdefreeqtfoundation.php
http://kde.org/community/whatiskde/kdefreeqtfoundation.php#update_2009

[quote=Elizeu_Santos]Por essa e por outras que eu fui contra a venda da QT (trolltech) para a nokia.
agora veja…

Se for por isso a MS tb é tem participação na Apple, na verdade o tio Bill colocou uma grana preta pra levantar a Apple ou vocês não se lembram disso?

Isso ainda me parece um post a “MS é do mal e Nokia se juntou a ela”. Se for assim a Apple também vendeu a alma para o diabo, e bem antes.

Como a noticia não deixou muita gente contente então lançaram um plano alternativo

http://nokiaplanb.com/

[quote=Marky.Vasconcelos]Como a noticia não deixou muita gente contente então lançaram um plano alternativo

http://nokiaplanb.com/[/quote]

Ao que parece esse nokia plano b foi so uma supertrolagem de um engenheiro, pelo menos é isso que eles querem que os acionistas acreditem!

É, depois de verificar melhor esse plano acredito que possa ser trollagem, mas não deixa de ser um plano melhor do que migrar totalmente para o WP7.

[quote=x@ndy][quote=Elizeu_Santos]Por essa e por outras que eu fui contra a venda da QT (trolltech) para a nokia.
agora veja…

Se for por isso a MS tb é tem participação na Apple, na verdade o tio Bill colocou uma grana preta pra levantar a Apple ou vocês não se lembram disso?

Isso ainda me parece um post a “MS é do mal e Nokia se juntou a ela”. Se for assim a Apple também vendeu a alma para o diabo, e bem antes.[/quote]

Na verdade a Apple nunca vendeu a alma para o diabo. Não faz sentido para o diabo comprar a sua própria alma.

Sinceramente, não vejo isso como sendo algo ruim, seguindo a primazia pela concorrência. Já pensou na porcaria que seria se todos os phones SO fossem Android?

eu concordo que a concorrencia é positiva para nós mesmos, mais uma fabricante, e de peso em vendas usando android, poderia ser pessimo a longo prazo, mas WP7 também não é uma coisa boa… poderia usar o meego por exemplo…

Olha aí pessoal…temor de iniciante: como essa parceria Nokia-Microsoft pode afetar o espaço do java no mercado mobile? teremos de aprender csharp ou o windows não vai emplacar como dominante no mercado de celulares?

Realmente…

Eu por exemplo, estou programando Android para a empresa…
Mas já estou estudando programação para Iphone e Ipad…
Agora vai ser para Windows…

Espero que Black Berry suma… Pelo menos é uma linguagem a menos… rs

O espaço do javame para celulares já foi afetado a muito tempo, tanto é que será questão de tempo celurares com jme sumirem do mercado.

Quanto a linguagem java, será difícil ela sumir do mercado, não se preocupe. Você pode programar usando linguagem java para outro dispositivo que não seja uma jme como o android. Ou pode usar c++ ou c#. Existem muitas opções.

O meu temor é que após uma longa curva de aprendizagem Java eu fique reduzido ao Android. Além disso, eu ouvi falar aqui no GUJ que JSP também perdeu terreno.

Java para mobile só Android, esqueçam JME.

Java para sistemas web tem mercado por muito anos, não misturem as coisas.

[]s

Também acredito que JME vai sumir do mercado, a não ser que WP7 ou iOS tenha uma JME para ter alguns jogos antigos, mas acho improvavel.

[/quote]

O mercado de TI sempre foi muito dinamico, o problema é que agora temos cada vez menos tempo para nos adaptarmos às mudanças e ao surgimento de novas linguagens

Talvez, o que possa acontecer é o Android crescer tanto ao ponto de se tonar o novo java, mas mesmo assim, a curva de aprendizagem não seria perdida. O maior concorrente do java no mercado é uma copia dele. Acho dificil algo novo sair dessa linha.

O que fica obsoleto são as plataformas e não as linguagens. Se a jme sair do mercado você tem opção de usar java para outros dispositivos. Assim como c# pode não ser restrito ao dotnet.

Poderia muito bem escreverem c# para android, já que existe um compilador para isso.

A plataforma é o de menos.

Acredito que isso não venha acontecer, ainda vai existir mercado para Java durante muitos anos.
Apesar que HTML 5 assusta um pouco as outras plataformas Web.

[quote=Marky.Vasconcelos]
Acredito que isso não venha acontecer, ainda vai existir mercado para Java durante muitos anos.
Apesar que HTML 5 assusta um pouco as outras plataformas Web.[/quote]

Assusta por que? HTML5 é uma linguagem de marcação, voce pode programar em Java, C# ou qualquer outra linguagem com HTML5.

E o maior problema do HTML ainda não foi resolvido na versão 5: a compatibilidade com navegadores. Aliás, só piorou, porque como o padrão não está pronto, cada navegador implementa do jeito que achar melhor (pra ele, não pros usuários ou desenvolvedores).
E como a versão que estão se baseando é draft 1 ainda, pode ser que muita coisa mude antes da versão final, fazendo que as implementações atuais fiquem erradas em relação ao padrão. Padrão que estava previsto pra 2012 e foi adiado pra 2014! E lembrando que essa é a previsão pro HTML5, o CSS3 vai ser aprovado só depois…