Melhorar o nível técnico

++

Mas o problema de não responder os trolls, é que muitas vezes ele distorcem tanto a informação do tópico que uma pessoa desavisada pode acabar pensando que aquilo era verdade…

Colocar uma marcação nas mensagens onde o pessoal pode sinalizar trollagem, e depois os moderadores aprovarem ( ok moderadores tem vida e serviço, não da para dedicar tanto tempo assim) a mensagem estaria marcada como trollagem ( através de troca de cor, ícone, etc…) e então a partir daquele momento você não poderia mais da reply naquela mensagem e talvez poderia se pensar em proibir aquele usuário a continuar postando naquele tópico.

O que mais me deixa p*. é a maneira de expressão que várias pessoas se comunicam. Poxa, o português é tão massacrado aqui, as pessoas usam “a” como sendo advérbio de tempo, não sabem usar os “porquês”, não sabem usar acentuação, e abreviam tudo o que for possível. Isso que é irritante, chega a dar desgosto de ler tópicos tão mal redigidos.

Concordo em numero, genero e grau - aconteceu hoje, leia a parte em negrito.

Duas propostas que acredito que sejam MUITO validas.

  1. Nomes reais - assim como no Java Ranch - integracao com Facebook ou LinkedIn(opcional)
  2. Flags - apos um numero N de flags em um post/comentario/topico moderadores seriam acionados automaticamente.

[quote]Pelo contrário. Acho que atitudes mais severas atraem trolls. Eles gostam é de ver o circo pegar fogo. Se vc repreende, ele se faz de vítima. Se vc retruca, ele aproveita para espalhar flame.
O que realmente coibe trolls é não responde-los. Ou silenciosamente apagar todos os seus posts (quando for um troll mais do que confirmado, claro). Troll que não faz barulho é troll infeliz. (Vinigodoy)
[/quote]

[quote]Duas propostas que acredito que sejam MUITO validas.

  1. Nomes reais - assim como no Java Ranch - integracao com Facebook ou LinkedIn(opcional)
  2. Flags - apos um numero N de flags em um post/comentario/topico moderadores seriam acionados automaticamente.(Keller)[/quote]

Perfeito! ++

[quote=ViniGodoy]Pelo contrário. Acho que atitudes mais severas atraem trolls. Eles gostam é de ver o circo pegar fogo. Se vc repreende, ele se faz de vítima. Se vc retruca, ele aproveita para espalhar flame.

O que realmente coibe trolls é não responde-los. Ou silenciosamente apagar todos os seus posts (quando for um troll mais do que confirmado, claro). Troll que não faz barulho é troll infeliz.[/quote]
Eu discordo totalmente.

Primeiro que ignorar não retira as mensagens deles e quem cair no tópico (pelo google, por exemplo) lê coisa errada.
Segundo que é impossível fazer com que todos ignorem os trolls. Exemplo: você reconhece um troll e para de responder. Eu não sei que é troll e continuo respondendo. Mais tarde eu percebo e paro, mas aí já entrou gente nova no fórum que responde, e isso nunca acaba.

Sem falar que já vi troll por aqui que não ligava muito se era respondido ou não.

Mas a ideia de apagar os posts, já acho um avanço.

Uma outra coisa (que requer implementação) poderia ser os próprios usuários marcando de alguma forma outros usuários, tipo aquela estrelas que tinha aqui. Se muitos marcassem alguém como troll, aparecia um selo de troll (entre outros possíveis) no perfil e posts do sujeito.

E acho a ideia de exigir nome real, foto, linkedin etc uma péssima ideia. O thingol por exemplo não tinha nada disso associado e nem precisava.

[quote=Schuenemann][quote=ViniGodoy]Pelo contrário. Acho que atitudes mais severas atraem trolls. Eles gostam é de ver o circo pegar fogo. Se vc repreende, ele se faz de vítima. Se vc retruca, ele aproveita para espalhar flame.

O que realmente coibe trolls é não responde-los. Ou silenciosamente apagar todos os seus posts (quando for um troll mais do que confirmado, claro). Troll que não faz barulho é troll infeliz.[/quote]
Eu discordo totalmente.

Primeiro que ignorar não retira as mensagens deles e quem cair no tópico (pelo google, por exemplo) lê coisa errada.
Segundo que é impossível fazer com que todos ignorem os trolls. Exemplo: você reconhece um troll e para de responder. Eu não sei que é troll e continuo respondendo. Mais tarde eu percebo e paro, mas aí já entrou gente nova no fórum que responde, e isso nunca acaba.

Sem falar que já vi troll por aqui que não ligava muito se era respondido ou não.

Mas a ideia de apagar os posts, já acho um avanço.

Uma outra coisa (que requer implementação) poderia ser os próprios usuários marcando de alguma forma outros usuários, tipo aquela estrelas que tinha aqui. Se muitos marcassem alguém como troll, aparecia um selo de troll (entre outros possíveis) no perfil e posts do sujeito.

E acho a ideia de exigir nome real, foto, linkedin etc uma péssima ideia. O thingol por exemplo não tinha nada disso associado e nem precisava.[/quote]

Exatamente! ficar ignorando só faz com que os trolls se sintam livres para encher o fórum de besteira, isso quando outros tolls não respondem um tópico que fala de porcaria nenhuma e consequentemente acabam empurrando as threads realmente interessantes para baixo.

Sou totalmente a favor de usar usuários do linkedin por exemplo, isso vai evitar aquele bando de usuários “anônimos” recém criados que ficam trollando.

Sem querer “esquentar” ainda mais essa discussão sobre trolls, mas já dando uma opinião “do contra”, eu também acho que a melhor saída é denuncia-los, ao invés de responder, como alguns moderadores já disseram aqui.

Agora, voltando ao assunto do início do tópico (ou não):

[quote=Paulo Silveira][quote=Kenobi]
O GUJ no passado era tido como um dos fóruns mais exclusivos, onde alguns profissionais que passaram por aqui como: Carlos Vilela - CV (ThoughtWorks), Philip Calcado - Shoes(ThoughtWorks) , Rodrigo Kumpera - Louds (Novel - Mono), Vanessa Sabino (Bani), Urubatan, Luca Bastos, Maurício Linhares, thingol (quem se lembra ? ), marcelomartins , Rafael Steil, Velo, entre outros tantos que me fogem agora e tornarvam isso aqui especial.

[/quote]

Essa galera, que ha 5 anos ja nao anda mais por aqui, busca novos conhecimentos. E o GUJ ajuda muito o desenvolvedor iniciante e intermediario. O avancado encontra ajuda em codigo no github, irc, mailing lists e colegas de trabalho. É natural esse pessoal sair, e uma nova leva de desenvolvedores entrar…

Kenobi, a qualidade nao caiu, é que voce amadureceu e hoje conhece muito mais que antigamente. Ja o nivel do GUJ manteve-se o mesmo, e agora voce enxerga um GAP.

Sobre as propostas dadas, acho que precisamos mesmo obrigar os nomes reais no forum, assim como o javaranch sempre fez. Associando facebook/linkedin ou algo assim, ninguem mais ira trollar de maneira aleatoria. De qualquer maneira vale o lembrete: denuncie o troll e nao responda a ele.[/quote]

Estou concordando com o Paulo Silveira. Agora mesmo estava vendo essa thread e achei a discussão muito legal, aprendi um monte de coisas também =]

Ué, e o que é que acontece quando você denuncia um troll?

Tem/tinha vários trolls conhecidos por “todos”, incluindo moderadores e nada acontece. Exemplo: http://guj.com.br/prepost/238401/1231739/twitter-muda-front-end-de-ruby-para-java

A administração do GUJ é informada, ai cada caso é um caso, alguns são excluído na hora, outros ficam em observação e caso necessário, excluídos posteriormente.

[]s

Então, também acho que a moderação poderia ser um pouco mais rígida quanto a isso

Na verdade eu gostaria de levar a discussão pra um outro nível, o que poderíamos fazer para atrair essa galera novamente para o fórum!?

Com todo o respeito,

Eu acho que a maioria acordou do lado esquerdo da cama e bateu o dedinho do pé no canto do sofá.

Concordo com o Vinni sobre a exclusão dos tópicos menos elaborados, entretanto, esse discurso xenofóbico, eu repudio.

[]'s

Sobre essa galera eu não sei…mas alguns dos que estão começando agora na comunidade realmente são interessados(sei disso porque sou um desses novatos :smiley: )…tava reparando isso nesse post: http://www.guj.com.br/java/238496-sugestao-para-cursos

Por isso a ideia de ter flag seria uma boa, se alguem levantar uma flag contra uma resposta voce ja pode comecar a desconfiar, mesmo nao tendo conhecimento do troll.

Hahah, achei muito legal a ideia do “selo de troll”. +1!

O thingol e alguns outros sao excessoes… :wink:

Com o nome real voce pensa duas vezes antes de postar, pratica comum de empresas usar o google pra procurar algo do candidato na internet.
Imagina voce expondo seu nome aqui no GUJ, pensaria duas vezes antes de falar qualquer coisa. :slight_smile:

[quote]Com o nome real voce pensa duas vezes antes de postar, pratica comum de empresas usar o google pra procurar algo do candidato na internet.
Imagina voce expondo seu nome aqui no GUJ, pensaria duas vezes antes de falar qualquer coisa. [/quote]

Exatamente, essa é minha proposição.

É um tanto radical, acaba um pouco com diversão de Nicks, Avatares, mas obriga o profissional a ter um maior comprometimento com o que está ecrevendo.

Ninguém iria gostar de contratar profssionais que possuem um péssimo português, aquém tecnicamente da pretensão da vaga e principalmente, mal educados.

Bom, conversei com o Paulo hoje, parece que teremos a implementação de um botão para indentificar mensagens ruins. Mas ainda consideraria fortemente a associação a algo mais profissional, como o linkedin.

Aliás, estamos finalizando o portal SOACloud na SOA|EXPERT, que funcionará no endereço www.soacloud.com.br e trataremos somente dos assuntos correlatos (SOA, BPM, BI, CEP, ESB, Cloud etc) e nossa estratégia para “auto-moderação” está em associar o profile do usuário ao Linkedin e iremos coibir anônimos da vida.

Mas acho que essa thread cumpriu sua missão e podemos fechá-la.

Um abraço,

Felipe Oliveira - @scaphe (twitter) - SOA|EXPERT.
www.linkedin.com/in/soaexpert

Muito bom saber disso! Valeu por compartilhar a informacao. :thumbup:

Bom minha opiniao nisso e’ de que associao ao linkedin deve ser opcional - mas concordo com o “fim dos nicks”.
Imagina ter que criar uma conta no linkedin para poder criar uma conta no GUJ - acho um pouco de exagero.

+1! []'s

[edit1]
Apenas lembrando ao pessoal quao importante e’ escrever em bom Portugues.
Isso facilita e muito para o pessoal que tem Portugues como segunda lingua - ex. usuarios: JxtaNode, Sami e outros…
[/edit1]

[quote=Paulo Silveira][quote=Kenobi]
O GUJ no passado era tido como um dos fóruns mais exclusivos, onde alguns profissionais que passaram por aqui como: Carlos Vilela - CV (ThoughtWorks), Philip Calcado - Shoes(ThoughtWorks) , Rodrigo Kumpera - Louds (Novel - Mono), Vanessa Sabino (Bani), Urubatan, Luca Bastos, Maurício Linhares, thingol (quem se lembra ? ), marcelomartins , Rafael Steil, Velo, entre outros tantos que me fogem agora e tornarvam isso aqui especial.

[/quote]

Essa galera, que ha 5 anos ja nao anda mais por aqui, busca novos conhecimentos. E o GUJ ajuda muito o desenvolvedor iniciante e intermediario. O avancado encontra ajuda em codigo no github, irc, mailing lists e colegas de trabalho. É natural esse pessoal sair, e uma nova leva de desenvolvedores entrar…

Kenobi, a qualidade nao caiu, é que voce amadureceu e hoje conhece muito mais que antigamente. Ja o nivel do GUJ manteve-se o mesmo, e agora voce enxerga um GAP.

Sobre as propostas dadas, acho que precisamos mesmo obrigar os nomes reais no forum, assim como o javaranch sempre fez. Associando facebook/linkedin ou algo assim, ninguem mais ira trollar de maneira aleatoria. De qualquer maneira vale o lembrete: denuncie o troll e nao responda a ele.[/quote]

Isso e o que o fabiocsilva falou me parece ser bastante sensato.

Você mesmo, qualquer um que leia os GUJ ou qualquer outro fórum técnico, vai perceber que começa no Java Básico, daqui a pouco fuça no JSE, depois cai no Java EE e padrões de projeto. Uns anos e estará em outras linguagens, respondendo aleatóriamente ou simplesmente não participará mais de fóruns. Uns 4 anos de fórum aqui e percebi o ciclo de vida dos usuários, o mesmo que me alertaram quando comecei.

Eu antes respondia qualquer “Descobrir se é ímpar ou par” com um texto equivalente a um artigo, depois pegava as dúvidas comuns e tentava colocar em artigos simples (de iniciantes frequentes no fórum(eu) para iniciantes “normais”) e tentar jogar as dúvidas comuns (como conectar ao banco de dados, como usar componente Swing tal, etc). Depois no JF um trabalho legal foi colocar os posts relacionados e sempre tentar linkar artigos para o usuário se acostumar a ler. Depois de um tempo começaram a xingar moderadores exemplares em conhecimento de preguiçosos por só postarem links… Moderadores que estavam por lá há anos e só respondiam 4Fun, como muitos aqui fazem!

O que eu enjoo por aqui, e isso é pura opinião pessoal é:

  • fugas do post original em posts não OFF TOPIC e não notícias (em perguntas do tipo “NullPointerException acessando MySQL” as vezes acabamos em discussões qual o melhor banco de dados ou a morte do MySQL);
  • Brigas de Fan Boys no meio de questões técnicas(tbm sou culpado por isso, acho. Mas para isso tem o OFF e as notícias);
  • A ajuda de pai no projeto de ciência (o cara quer saber como fazer um CRUD, o pessoal acaba discutindo arquitetura de um ERP e no final o iniciante acaba saindo mais confuso e nada sai do post. Daí é hora de fazer o que o Paulo disse - migrar para um nível maior - pois para ajudar um iniciante é melhor pensar como um, ou tentar);

E na minha opinião de novo (não que seja importante :P), gírias e coisas como “vc” não importam desde que deixem o objetivo legível. Não adianta, caras, não dá pra fazer do GUJ um ambiente de engravatados também né?! É claro que não precisa ser um orkut por outro lado e tals… Também acho que OFF e Notícias super legal para o fórum, desde que bem usadas! A moderação também deveria ser mais ativa, mas com certeza ter usuários educados no sentido de seguir regras básicas(que ao meu ver estão longe de proibir liberdade de expressão, etc) é uma “benção”(sem desrespeitar igreja, é como minha mãe diria).

O complicado mesmo é os que querem receber sem contribuir, ou aqueles que abrem posts e depois voltam e postam “achei a solução aqui.” :S

E, por fim, não acho que o nível técnico diminui. Olha os posts do VinyGodoy, por exemplo, todos muito bons e didáticos! Além de outros novatos que ajudam os outros simplesmente focando na dúvida do cara, por mais que tenhamos uns errinhos conceituais ali no meio, é aí que entram os mais experientes :slight_smile:

[]'s

[quote]Isso e o que o fabiocsilva falou me parece ser bastante sensato.

Você mesmo, qualquer um que leia os GUJ ou qualquer outro fórum técnico, vai perceber que começa no Java Básico, daqui a pouco fuça no JSE, depois cai no Java EE e padrões de projeto. Uns anos e estará em outras linguagens, respondendo aleatóriamente ou simplesmente não participará mais de fóruns. Uns 4 anos de fórum aqui e percebi o ciclo de vida dos usuários, o mesmo que me alertaram quando comecei.

Eu antes respondia qualquer “Descobrir se é ímpar ou par” com um texto equivalente a um artigo, depois pegava as dúvidas comuns e tentava colocar em artigos simples (de iniciantes frequentes no fórum(eu) para iniciantes “normais”) e tentar jogar as dúvidas comuns (como conectar ao banco de dados, como usar componente Swing tal, etc). Depois no JF um trabalho legal foi colocar os posts relacionados e sempre tentar linkar artigos para o usuário se acostumar a ler. Depois de um tempo começaram a xingar moderadores exemplares em conhecimento de preguiçosos por só postarem links… Moderadores que estavam por lá há anos e só respondiam 4Fun, como muitos aqui fazem!
[/quote]

Oi,

Comecei a usar o fórum desta forma também. Entrei na empresa (onde trabalho hoje) no ano de 2004. Até o ano de 2006 (ano no qual me cadastrei no fórum) fiz meu “estagio” e estudei muito. Grande parte de meus colegas de trabalho usam o GUJ no seu dia-a-dia e acabei percebendo que além dos livros, poderia muito bem utilizar o fórum para retirar as minhas dúvidas.

Comecei lendo as perguntas do fórum (Java Basico) e sempre que conseguia, respondia ou tentava dar minha opinião sobre o assunto em questão. Olha, acho que fiquei respondendo no ‘Java Básico’ cerca de uns 2 anos. Depois disso passei a responder assuntos relacionados a Interface Gráfica (amo essa parte) e hoje já tenho uma base boa em programação.

E… porque estou falando isso? Bom, na época não importava se o cara escrevesse um português errado ou qualquer tipo de coisa. O importante pra mim era saber que a pessoa em questão estava com vontade de aprender e eu ficava feliz com isso.

O que muita gente aqui não sabe, é que alguns usuários não são Brasileiros e geralmente utilizam o Tradutor para conseguir perguntar e ter uma resposta para a sua dúvida. Já vi gente reclamando do português de um cidadão no qual era Espanhol e estava utilizando um tradutor para perguntar e tentar resolver sua dúvida.

Atualmente, é muito complicado ficar usando o fórum como antes. Não consigo acessar todos os dias, responder ou perguntas sempre e etc… As responsabilidades aumentam a cada ano e nem sempre vamos conseguir acessar esse excelente fórum (é isso que vocês devem compreender). Como já foi comentado, os usuários “antigos” não estão mais acessando o fórum devido a seus compromissos e não pelo nível técnico. A grande maioria desses usuários respondiam dúvidas por felicidade em transmitir o conhecimentos e não por obrigação.

Bom, fiz muitas amizades aqui no GUJ e mesmo não estando FullTime por aqui, muitas vezes acabo respondendo dúvidas por meio do e-mail e não vejo problema nenhum nisso.

Repassar o conhecimento, essa é a questão.

Tchauzin!

[quote=keller][quote=Schuenemann]
E acho a ideia de exigir nome real, foto, linkedin etc uma péssima ideia. O thingol por exemplo não tinha nada disso associado e nem precisava.[/quote]
O thingol e alguns outros sao excessoes… :wink:

Com o nome real voce pensa duas vezes antes de postar, pratica comum de empresas usar o google pra procurar algo do candidato na internet.
Imagina voce expondo seu nome aqui no GUJ, pensaria duas vezes antes de falar qualquer coisa. :)[/quote]

Toda regra tem exceções. Aqui mesmo no GUJ temos um usuário conhecidíssimo que só escreve coisas sem sentido e usa seu nome verdadeiro.