Melhorar o nível técnico

O problema é que não vejo como fugir disso, creio que a maioria aqui é acostumada a frequentar vários fóruns pela internet.
E em TODOS o nível vem caindo absurdamente.
Eu sempre admirei muito o GUJ, desde a época que o fórum era feito em PHP e o thiagosc e o jprogrammer eram considerados os maiores trolls =D
O que eu acho ruim é que tem muito ego inflado aqui, nossa todo mundo sempre está certo, é horrível isso.

PS. O thingol não posta mais ?

A questão é que logo logo algum loco vai começar a dizer que a moderação ta exagerando e apagamento mensagens indevidas, já vi o Luiz Aguiar ser cassado por um trollzinho que abria topicos pra xingar ele por ele ter apagado uma mensagem dele.

Tem um cara que não vejo faz tempo aqui é o Taborda, não que eu concordasse com ele, mas pelo menos ele argumentava decentemente :stuck_out_tongue:

O problema do guj é o mesmo que aflinge qualquer comunidade gratuita. Ela precisa recorrer a publicidade como modelo de negócio, quando isso acontece a tendência é o usuário virar o anunciante e o que era usuário vira produto, degradando assim sua experiência.

Concordo que off-topic não agrega nada em conteúdo, mas se a seção representa uma parte expressiva do tráfico (e por consequencia, da receita) do site ela não é desnecessária.[/quote]

qual é a audiencia que agrega valor pro guj? pense em longo prazo.

Se o guj for sobreviver do conteúdo de 4 ou 5 anos atrás está fadado a morte! por isso é importante que os caras técnicos dominem isso aqui, infelizmente e está acontecendo o inverso.

Eu tenho achado o GUJ bem tranquilo ultimamente.

Mas o que tem me desmotivado é a quantidade absurda de tópicos com dúvidas repetidas.
O pessoal não tenta usar nem a busca do fórum, nem a do google.

Um pouquinho de pesquisa antes de perguntar evitaria uns 90% dos tópicos das sessões que respondo.

Outra coisa que me tira toda a alegria de viver é quando vejo mais um tópico com DefaultTableModel. E o cara muitas vezes começa com “Eu sei que muitos aqui não apoiam o Default, mas eu tô usando e tô com esse problema…” (e o problema geralmente se resolveria se ele não usasse o Default).

Lendo todos os comentários, cheguei à conclusão de que esse tópico é mais um desnecessário, já que a questão talvez fosse essa.
Ao invés de reclamar, comecem a participar mais, criem tópicos que acham relevantes, de sua opinião e se achar que algo não é interessante ignore.
Sobre usuários “antigos” não participar mais, acho muito natural, as pessoas mudam o foco, apenas isso.

[quote=ViniGodoy]Eu tenho achado o GUJ bem tranquilo ultimamente.

Mas o que tem me desmotivado é a quantidade absurda de tópicos com dúvidas repetidas.
O pessoal não tenta usar nem a busca do fórum, nem a do google.

Um pouquinho de pesquisa antes de perguntar evitaria uns 90% dos tópicos das sessões que respondo.

Outra coisa que me tira toda a alegria de viver é quando vejo mais um tópico com DefaultTableModel. E o cara muitas vezes começa com “Eu sei que muitos aqui não apoiam o Default, mas eu tô usando e tô com esse problema…” (e o problema geralmente se resolveria se ele não usasse o Default).[/quote]

++

O problema do guj é o mesmo que aflinge qualquer comunidade gratuita. Ela precisa recorrer a publicidade como modelo de negócio, quando isso acontece a tendência é o usuário virar o anunciante e o que era usuário vira produto, degradando assim sua experiência.

Concordo que off-topic não agrega nada em conteúdo, mas se a seção representa uma parte expressiva do tráfico (e por consequencia, da receita) do site ela não é desnecessária.[/quote]

qual é a audiencia que agrega valor pro guj? pense em longo prazo.

Se o guj for sobreviver do conteúdo de 4 ou 5 anos atrás está fadado a morte! por isso é importante que os caras técnicos dominem isso aqui, infelizmente e está acontecendo o inverso.[/quote]

Não é so fechar o off-topic que vai manter os trolls afastados. Precisa implementar mecanismos continuos de curação e isso tudo consome recursos.

Não existe almoço grátis. Eu pagaria para acessar um forum com discussōes de alto nivel, mas não sei se represento uma parte significativa para viabilizar essa mudança.

[quote=Anime]Sobre usuários “antigos” não participar mais, acho muito natural, as pessoas mudam o foco, apenas isso.
[/quote]
Acredito eu que a maioria não mudou o foco ainda.

O thingol, quando nos últimos posts, trabalhava com .net. Nada a ver com Java e ele respondia umas coisas bem cabulosas sobre a tecnologia.
O próprio Kenobi e o Luca conversavam a tempos atrás sobre SOA no Tectura. O marcelodestro e o Sergio Lopes estava discutindo um dia sobre tunning de aplicações que rodavam em cima do Jetty. E o Maurício Linhares postou bastante coisa no tópico sobre o Twitter ter trocado um pedaço do sistema de Ruby pra Java com Netty (juntamente com o Luca, o Kenobi e o seufagner). Além desses, tem o Paulo Silveira, que luta pra manter a parte de Notícias em dia.

Claro, uns vão pra outra area ou escrever código em outra linguagem, iniciar uma startup, virar home broker… Mas quem dava um suporte pras discussões interessantes do GUJ sabe que nem todos aqui programam em Java e que, acima de tudo, sabem discutir.

Com certeza.
Não foi isso que quis dizer com “mudar o foco”, pode ser uma questão pessoal, falta de tempo, por exemplo… :wink:

[quote=Anime]Lendo todos os comentários, cheguei à conclusão de que esse tópico é mais um desnecessário, já que a questão talvez fosse essa.
Ao invés de reclamar, comecem a participar mais, criem tópicos que acham relevantes, de sua opinião e se achar que algo não é interessante ignore.[/quote]
É isso aí.
O GUJ é um ótimo forum, e como já disseram aí acima está até tranquilo ultimamente, mais maduro e “auto-moderado”. Os moderadores não deveriam dar mais atenção a esta reclamação do que às outras iguais que aparecem de vez em quando, e tambem não mudar a sua rotina. Acho que todos tem mais o que fazer.
Quem não quer conviver com trollagem tem que ficar fora da internet, infelizmente.

Edit.: Até que este tópico foi útil, pois mostrou um bug acho que do JForum… o tópico tem duas páginas, mas a primeira, creio que por ter tido muitos posts removidos, não “sabe” que há uma segunda página… :smiley:

Eu tenho visto muitos tópicos interessantes nas notícias do GUJ, vira e mexe dou uma fuçada. Eu não acho que o nível técnico esteja caindo, acho que a participação dos Mestres Jedi que diminuiu. Nâo por culpa deles, mas pelo simples fato de que eles hoje provavelmente tem mais responsabilidades do que alguns anos atrás e agora o tempo é restrito. Em relação as dúvidas que poderiam ser sanadas com uma pesquisa rápida no google, isso sempre aconteceu e deve ser relativizado. Ás vezes(muitas vezes, é verdade :slight_smile: ) é pura preguiça mesmo, mas em outros casos é inexperiência. Eu creio que a solução para “revitalização” do GUJ é aumentar o número de moderadores e/ou o nível de moderação.

Realmente…mas o que eu acho mais estranho é que com tantos ambientes mais propícios a trolls como YouTube(a origem de todo esse mal),blogs e foruns aleatórios, os caras vem torrar a paciência em um forum essencialmente profissional… é muita falta do que fazer

eu já disse isso a muito tempo, e digo muitas vezes para conhecidos…
não é questão de preconceito nem nada…

mas devido a inclusão digital que aconteceu nos últimos anos (Brasil), boa parte da internet com conteudo em portugues teve uma queda da qualidade…
vejam as redes sociais… o GUJ não foge a regra… assim como o JavaFree teve uma queda (lógico que eles nunca foram melhores que o GUJ =P)

não tem jeito… tudo que se torna de fácil acesso para todos, perde qualidade…
redes fechadas com usuarios selecionados (e monitorados) sempre conseguem manter o nível…

ainda mais agora com esse BOOM de cursos tecnicos para analise de sistemas, muito mais pessoas tem acesso a programação,
e eles caem aqui de paraquedas…

lógico que Trolls existem em qualquer lugar, mas com relação ao excesso de erros de portugues e baixo nível de conversa, acredito que minhas afirmações estejam corretas ^^

Essa galera, que ha 5 anos ja nao anda mais por aqui, busca novos conhecimentos. E o GUJ ajuda muito o desenvolvedor iniciante e intermediario. O avancado encontra ajuda em codigo no github, irc, mailing lists e colegas de trabalho. É natural esse pessoal sair, e uma nova leva de desenvolvedores entrar…

Kenobi, a qualidade nao caiu, é que voce amadureceu e hoje conhece muito mais que antigamente. Ja o nivel do GUJ manteve-se o mesmo, e agora voce enxerga um GAP.

Sobre as propostas dadas, acho que precisamos mesmo obrigar os nomes reais no forum, assim como o javaranch sempre fez. Associando facebook/linkedin ou algo assim, ninguem mais ira trollar de maneira aleatoria. De qualquer maneira vale o lembrete: denuncie o troll e nao responda a ele.

[quote=alucardeck]eu já disse isso a muito tempo, e digo muitas vezes para conhecidos…
não é questão de preconceito nem nada…

mas devido a inclusão digital que aconteceu nos últimos anos (Brasil), boa parte da internet com conteudo em portugues teve uma queda da qualidade…
vejam as redes sociais… o GUJ não foge a regra… assim como o JavaFree teve uma queda (lógico que eles nunca foram melhores que o GUJ =P)

não tem jeito… tudo que se torna de fácil acesso para todos, perde qualidade…
redes fechadas com usuarios selecionados (e monitorados) sempre conseguem manter o nível…

ainda mais agora com esse BOOM de cursos tecnicos para analise de sistemas, muito mais pessoas tem acesso a programação,
e eles caem aqui de paraquedas…

lógico que Trolls existem em qualquer lugar, mas com relação ao excesso de erros de portugues e baixo nível de conversa, acredito que minhas afirmações estejam corretas ^^[/quote]

  Fora que no brasil a maioria do pessoal que fica pela internet, seja lá fazendo o que, é criançada...eu percebo isso nos jogos online que é meu passatempo preferido, desisti de jogar jogos brasileiros por causa disso...média por usuário = 8~13 anos. Prefiro pagar jogos estrangeiros onde quem joga é geralmente um pessoal mais maduro (quem já jogou qualquer coisa estrangeira sabe que é verdade).

  O incrível é que até lá fora o brasileiro já tá com a fama, o pessoal que não me conhece quando descobre que sou brasileiro já fica com um pé atrás.

  Mais não adianta...pra mim que quanto mais atenção você dá pra esse tipo de atitude de baixo nível, mais frequentes elas ficam.

[quote=leoviniga]Fora que no brasil a maioria do pessoal que fica pela internet, seja lá fazendo o que, é criançada…eu percebo isso nos jogos online que é meu passatempo preferido, desisti de jogar jogos brasileiros por causa disso…média por usuário = 8~13 anos. Prefiro pagar jogos estrangeiros onde quem joga é geralmente um pessoal mais maduro (quem já jogou qualquer coisa estrangeira sabe que é verdade).

  O incrível é que até lá fora o brasileiro já tá com a fama, o pessoal que não me conhece quando descobre que sou brasileiro já fica com um pé atrás.

  Mais não adianta...pra mim que quanto mais atenção você dá pra esse tipo de atitude de baixo nível, mais frequentes elas ficam.

[/quote]

é verdade… eu mesmo parei de jogar CS/Battlefield/ e qualquer MMORPG em server BR por causa da pivetada que enche o saco…

um acontecimento recente foi com a blackcats-games (eu sei, pirataria é crime)…
mas quase que todos os IPs brazucas foram banidos pq algum idiota daqui tentou derrubar o server dos caras (DDOS Attack se não me engano)… e ai já viu, começou a aparecer varios xingamentos para os brasileiros em seu forum… e eles quase tomaram a atitude de banir o Brasil…
e quem participa da rede sabe que em matéria de pirataria, eles batem qualquer rede pública (i.e. TPB)…
e lá não existem tantos trolls, ninguem quer ser banido de uma rede privada que é bem dificil de conseguir acesso (ou era, não sei como está hoje)…

Olá Paulo, bom vê-lo por aqui :slight_smile:

Eu entendo que o nível técnico do GUJ tenha um público-alvo delineado, mas deveria ter uma área para a OldSchool, seria últil à quem está chegando.

Contudo, antigamente nós tentávamos discutir tecnicamente e hoje o pessoal leva pro lado pessoal, brigas e muitas discussões sem sentido algum.

Fico triste em entrar pra responder algum tópico tecnicamente e o pessoal sair “trollando”, isso não é atitiude de profissional e essa é a minha crítica.

Talvez os Nicks tenham sido os vilões ou a integração com o portal java, não entendi o que aconteceu.

Um abraço,

PS: Eu sei que “amadureci”, cabelos brancos inclusive, mas venho aqui pra tentar colocar alguma coisa na cabeça dessa molecada :slight_smile:

Felipe

Cara,

Eu já cansei de falar aqui: tem gente que só acessa o GUJ porque o youtube é bloqueado na empresa…

[quote=Kenobi]Olá Paulo, bom vê-lo por aqui :slight_smile:

Eu entendo que o nível técnico do GUJ tenha um público-alvo delineado, mas deveria ter uma área para a OldSchool, seria últil à quem está chegando.

Contudo, antigamente nós tentávamos discutir tecnicamente e hoje o pessoal leva pro lado pessoal, brigas e muitas discussões sem sentido algum.

Fico triste em entrar pra responder algum tópico tecnicamente e o pessoal sair “trollando”, isso não é atitiude de profissional e essa é a minha crítica.

Talvez os Nicks tenham sido os vilões ou a integração com o portal java, não entendi o que aconteceu.

Um abraço,

PS: Eu sei que “amadureci”, cabelos brancos inclusive, mas venho aqui pra tentar colocar alguma coisa na cabeça dessa molecada :slight_smile:

Felipe

[/quote]

Engraçado… eu iria fazer um post exatamente sobre isso essa semana, perguntando aonde foi parar todo mundo. Até as brigas de antigamente por exemplo SAOJ x Calçado eram sensacionais.

Bom, ultimamente eu simplesmente “desisti”, reclamei algumas vezes e acabei virando "o chato ", fiz algumas inimizades justamente por criticar algumas atitudes. Concordo com o Paulo no ponto em que eu amadureci bastante de 6 anos pra cá, porém a política hoje é a do ‘nice guy’, como se o guj fosse uma grande mãe onde todos são bem vindos, algo bemmm diferente daquela época em que falta de respeito e algumas outras coisinhas eram… digamos que mais severas. Consequentemente vc acabava restringindo um pouco o pessoal que frequentava o fórum (espantando os trolls)

Pelo contrário. Acho que atitudes mais severas atraem trolls. Eles gostam é de ver o circo pegar fogo. Se vc repreende, ele se faz de vítima. Se vc retruca, ele aproveita para espalhar flame.

O que realmente coibe trolls é não responde-los. Ou silenciosamente apagar todos os seus posts (quando for um troll mais do que confirmado, claro). Troll que não faz barulho é troll infeliz.